Filha de Eduardo Cunha vai usar número do pai na campanha para deputada federal

Publicado em: 14/08/2018

Filha de Eduardo Cunha, a publicitária Danielle Dytz da Cunha é candidata a deputada federal pelo MDB do Rio de Janeiro.

 

Além de usar o sobrenome do pai, ela requereu o mesmo número do ex-deputado preso.

 

 

Faça o seu comentário

Sant

Um casal feliz precisa transar uma vez por semana, indica estudo

Publicado em: 14/08/2018

Pesquisa afirma que quantidade não é qualidade quando o assunto é sexo

Há quem diga que para ficar de bom-humor é preciso fazer sexo todos os dias. No entanto, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, transar uma vez por semana é o suficiente para ser um casal feliz.

                                        Foto: shutterstock

 

A pesquisa tentou descobrir a relação entre o sexo e a felicidade ao analisar 30 mil americanos por mais de 40 anos. Essa, porém, não foi a única vez que uma instituição reconhecida quis responder quantas vezes é preciso transar, no curto período de tempo, para ser um casal feliz .

Em outra ocasião, inclusive, a Universidade Carnegie Mellon, dos Estados Unidos, analisou 128 casais heterossexuais, com idades entre 35 e 65 anos, para abordar o assunto. Divididos em dois grupos, os participantes tiveram que informar os dias que tiveram relações sexuais e os números, mais uma vez, apontaram que fazer sexo uma vez por semana é o suficiente.

Durante a pesquisa, os integrantes do primeiro grupo não receberam nenhuma instrução sobre a quantidade de sexo que poderiam ou deveriam fazer. Já o segundo, de acordo com a Universidade, resolveu dobrar a quantidade. Para a surpresa dos pesquisadores, no entanto, a felicidade de quem transou mais vezes não foi maior.

Em 2017, de acordo com um estudo publicado pelo “Personality and Social Psychology Bulletin”, descobriu-se que afeição e conversas casuais, mais do que fazer sexo, são as maiores responsáveis pela felicidade em longo prazo.

A pesquisa foi realizada com 335 pessoas que estavam em relacionamentos. Elas responderam perguntas relacionadas à frequência com a qual faziam sexo, sobre o quão afetuosos eram na relação e sobre a quantidade de vezes em que experimentavam emoções positivas, como alegria e contentamento.

O resultado observado, de acordo com os psicólogos que conduziram o estudo, aponta que sexo é um “veículo” para que haja mais carinho, e quantidade nem sempre é qualidade. Para ser um casal feliz , portanto, investir na afeição e no carinho é uma ótima saída.

 

IG

 

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz - Aniversário

IFRN lança edital de cadastramento reserva para estudantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em São Gonçalo

Publicado em: 14/08/2018

O valor da bolsa para os selecionados é de R$ 400,00 mensais, concedido pela CAPES com duração de até 18 meses. As inscrições iniciaram ontem (13) e seguem até hoje (14)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN), divulgou, nesta segunda-feira (13), edital de cadastramento reserva de alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Estão aptos a participar da seleção, alunos do curso de Língua espanhola do Polo Ruy Pereira do Santos, em São Gonçalo.

O valor da bolsa para os selecionados é de R$ 400,00 mensais, concedido pela CAPES com duração de até 18 meses. As inscrições iniciaram ontem (13) e seguem até hoje (14). Para conhecer mais sobre a seleção e a documentação necessária para realizar a inscrição, acesse o edital completo: Edital_PIBID

O PIBID é um programa do Ministério da Educação e atende as atribuições do legais da CAPES (Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. Entre os objetivos do programa estão a valorização do magistério; o aumento da qualidade da formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura e o incentivo a formação de professores em nível superior para a educação básica.

 

 

Faça o seu comentário

Rodrigo Montoril - Fisioterapia

Suplente Edna Santiago deverá assumir vaga de Lobão na Câmara de Caicó

Publicado em: 14/08/2018

                                                 

Com o afastamento do vereador Lobão (MDB), preso preventivamente  na operação Tubérculo, hoje em Caicó, a suplente Ana Edna da Silva, do PTdoB, conhecida como Edna Santiago.

Edna é a primeira suplente da coligação da qual o MDB de Lobão fez parte nas eleições de 2016.

 

Faça o seu comentário

Núcleo Montoril Clínicas

Acusado de articular cassação de Batata, vice Marcos do Manhoso assumirá a Prefeitura de Caicó

Publicado em: 14/08/2018

Vice-prefeito de Caicó, Marcos do Manhoso, do PP, assumirá o comando do Executivo local nas próximas horas com a prisão do prefeito Batata (PSDB), na operação Tubérculo, desdobramento das operações BlackOut, também em Caicó, e Cidade Luz, em Natal, que apura irregularidades em contratos com empresas de iluminação pública.

Marcos já foi acusado pela vereadora Mara Costa (PROS), eleita presidente da Câmara de Caicó para o biênio 2019/2010, de articular a cassação do prefeito Batata.

No dia 14 de junho Marcos do Manhoso concedeu entrevista ao caicoense Marcos Dantas e falou sobre a acusação.

Marcos se dizia “decepcionado” com a gestão do prefeito Batata.

Confira a entrevista:

Thaisa Galvão

 

 

Faça o seu comentário

JB Gás & Água

Empresário assassinado por bandidos ao tentar defender a mãe em um assalto será enterrado hoje em Caicó

Publicado em: 14/08/2018

Além da prisão do prefeito Batata e do vereador Lobão, Caicó vive o drama da morte do empresário Dinobergh de Moura Almeida, de 36 anos.

Dino ou Doutor Fininho, como era conhecido, foi baleado ao tentar livrar a mãe de um assalto na madrugada de ontem no bairro Maynard, zona Leste deem Caicó.

Após ser atingido por tiros, ele foi levado para a UTI mas não resistiu e morreu no final da tarde.

Dinobergh fazia parte como voluntário do projeto Risoterapia, que alegrava pacientes nos hospitais de Caicó. No projeto ele era o “Doutor Fininho”.

O empresário será enterrado hoje.

A população de Caicó se manifestou nas redes sociais.

                     

 

Faça o seu comentário

Agradecimento aos 9 milhões de acessos

Delações, gravações com ofertas de dinheiro e cargos estão entre as provas que culminaram com a prisão do Prefeito Batata e o vereador Lobão

Publicado em: 14/08/2018

O BlogdoBG apurou que entre as muitas provas coletadas pelo ministério público para deflagrar a operação Tubérculo nesta terça-feira em Caicó que culminou com a prisão preventiva do Prefeito da Cidade, Batata e do vereador Lobão Filho, estão a delação premiada de duas pessoas e uma gravação feita com o vereador Lobão Filho oferecendo cargos na prefeitura de Caicó e uma quantia considerável em dinheiro.

Provocado pelo o BlogdoBG, a assessoria do MP se limitou a dizer que as 11:00h terá uma coletiva comandada pessoalmente pelo procurador Eudo Leite onde será apresentado e detalhada toda operação.

O vice-prefeito, Marcos do Manhoso deverá ser convocado pela Câmara Municipal da cidade ainda nesta terça-feira e assumir a Prefeitura.

A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz e Blackout. Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo. Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão.

 

BG

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz - Aniversário

URGENTE: Operação do MPRN em Caicó prende prefeito Batata e vereador de Caicó

Publicado em: 14/08/2018

Resultado de imagem para batata caicó e lobão                                        Vereador Lobão e Prefeito Batata

 

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) prendeu nesta terça-feira (14) o prefeito de Caicó, Batata, o vereador da cidade Lobão e ainda um lobista suspeitos de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação.

A operação Tubérculo cumpriu três mandados de prisão, e outros seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito Robson de Araújo e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada.

A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz e Blackout. Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo. Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão.

 

 

 

Faça o seu comentário

Rádio 89 FM - João Câmara

Conta de luz sobe quatro vezes mais que a inflação só em 2018

Publicado em: 14/08/2018

A conta de luz já subiu quatro vezes mais que a inflação em 2018. Enquanto o IPCA ficou em 2,94% de janeiro a julho deste ano, a energia elétrica aumentou 13,79% para a população brasileira no mesmo período.

De acordo com o jornal “O Estado de São Paulo”, o aumento está relacionado a uma série de fatores como a alta do dólar, o peso crescente dos subsídios e a falta de chuva.

A previsão para os próximos meses não é positiva. A expectativa é de que novos aumentos possam comprometer ainda mais a renda das famílias brasileiras.

“A tarifa tem subido de forma preocupante e está chegando ao limite de pagamento do consumidor”, diz Romeu Rufino, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além das questões conjunturais, como o baixo volume de chuvas, outros fatores estão pesando no custo da energia. Um deles é a decisão de elevar a cobrança de encargos na conta de luz para bancar, inclusive, programas públicos que não têm relação alguma com o setor elétrico.

Desde 2015, para não onerar o Tesouro Nacional, os custos do setor são transferidos para o consumidor. De lá para cá, a tarifa de energia subiu 30 pontos porcentuais acima da inflação, segundo levantamento feito pela empresa de comercialização e consultoria Safira Energia.

No Rio Grande do Norte o aumento ainda foi maior que a média nacional, por essas bandas bate na casa dos 16%.

 

 

Faça o seu comentário

Restaurante Palhoção

FOTOS: Profissionais do projeto "Medida Certa" da Academia União Fitnnes em João Câmara, da palestra aos seus alunos.

Publicado em: 14/08/2018

 

academia-uniao-foto-05.JPGacademia-uniao-foto-02.JPGacademia-uniao-foto-03.JPGacademia-uniao-foto-01.JPGacademia-uniao-foto-04.JPGacademia-uniao-foto-06.JPGEmpresários Netinho e Marjeane, e os profissionais da Academia União Fitnnes de João Câmara (Fotos: Marco Montoril)

 

Faça o seu comentário

Academia União Fitness

Paraibana de 12 anos diz no Senado que decisão de desembargador do TRF-5 mata todos os dias quem tem artrofia muscular espinhal

Publicado em: 14/08/2018

Prestem atenção no depoimento dessa menina.

Ela é Laissa Silva, paraibana de 12 anos, que tem AME – Artrofia Muscular Espinhal tipo 3.

Laissa participou na semana passada, de uma audiência na Comissão dos Direitos Humanos no Senado Federal.

A família de Laissa entrou na justiça e ganhou o direito de ter acesso ao medicamento Spinraza, que cientificamente comprova evolução visível no tratamento.

Porém, das 8 doses necessárias ao tratamento, Laissa só conseguiu tomar duas, já que o desembargador Rubens Canuto, do TRF da 5ª Região, em Recife, suspendeu a distribuição do remédio pelo SUS, alegando que o medicamento era caro e não teria eficácia para o tipo III da Atrofia Muscular Espinhal.

Por decisão do desembargador, o tratamento de Laissa foi suspenso.

A família da menina entrou com uma ação para reverter a situação.

A menina paraibana Laissa que sofre de uma doença rara chamada Atrofia Muscular Espinhal (AME) do tipo III teve seu medicamento suspenso após uma decisão da 5ª Região do Tribunal Regional Federal. A doença não tem cura e faz com que o paciente perca movimentos simples e também tenha dificuldades para respirar. Os sintomas podem ser amenizados com o uso de medicamentos, mas cada dose da medicação custa em torno de R$ 209 mil reais.

“Eu me emocionei com a fala da Laissa e tenho certeza que todos os presentes também se emocionaram, principalmente ao ver os resultados que a medicação trouxe. Continuo nessa luta por todos os pacientes com doenças raras. Eu não vou desistir de vocês”.

A declaração foi do senador Romário Farias , que participou da audiência.

 

Faça o seu comentário

ELISA MAGAZINE

Informe Publicitário: Atenção Prime Consignados está com o convênio ativo com a Prefeitura de João Câmara

Publicado em: 14/08/2018

prime-consegnados.jpg

Atenção funcionário público da Prefeitura Municipal de João Câmara a Prime Consignados está com o convênio ativo com a Prefeitura de João Câmara, você funcionário efetivo venha agora mesmo fazer seu consignado.

Estamos aberto de segunda a sexta das 08hs às 12hs e das 14hs até às 17hs

“Trabalhamos com crédito consignados para aposentados e pensionista do INSS”

Telefones para contatos: (84) 3262-3264 - 99444-1530 - 99834-5391 ou 98835-9766

Falar com Diego, Nilaine ou Vanessa

End: Rua Vereador João Urbano, Nº65 – Centro – João Câmara/RN

E-mail: primeconsignados1@hotmail.com

prime-consegnados-01.jpgPrime Consignados fica localizado na Rua Vereador João Urbano, Nº65-Centro/João Câmara/RN

 

Faça o seu comentário

Sant

Vídeo: Vereadora Irani Antunes esta com Hermano para Deputado Estadual e Mestre Raimundo para Federal

Publicado em: 14/08/2018

Nesta segunda feira (13), a vereadora Irani Antunes usou parte do seu tempo na tribuna da Câmara de vereadores de João Câmara, para declarar em alto e bom som, o seu apoio ao deputado estadual Hermano Morais e Mestre Raimundo para federal.

Na oportunidade a vereadora afirmou:É uma honra apoiar e votar em Hermano Morais, em virtude do seu compromisso com o povo potiguar e suas propostas para o povo da região do Mato Grande.

Então os amigos da vereadora Irani e as pessoas que tem respeito pela vereadora, vota em Hermano para estadual e Mestre Raimundo para Federal .

 

Blog do Jasão

 

Faça o seu comentário

Uniplan - João Câmara/RN

Classificado do Blog: Vende-se uma excelente chácara em João Câmara

Publicado em: 14/08/2018

vende-se-cahacara-em-jc-foto-06.JPG

Oportunidade única, vende-se uma chácara em João Câmara, terreno medindo 1/5 hectares, próximo ao Hospital Regional, com 2 (Duas) casas, 3 (Três) quitinetes, 1 piscina, cajueiros, mangueiras, coqueiros entre outros frutíferos. localizada em uma das melhores áreas da cidade de João câmara.

 

Mais informações e valores nos seguintes Fones (84) 99434-1671 (WhatsApp) ou 99424-0075

vende-se-cahacara-em-jc-foto-05.JPGvende-se-cahacara-em-jc-foto-03.JPGvende-se-cahacara-em-jc-foto-04.JPG

 

Faça o seu comentário

Montoril Vídeo Produções

Possibilidade de recurso é esgotada, e condenação de Dison é mantida no Supremo

Publicado em: 14/08/2018

Deputado estadual foi condenado pela Justiça potiguar a 5 anos e 8 meses de reclusão por apropriação de bens enquanto era prefeito de Goianinha

                                Deputado estadual Dison Lisboa (PSD)

 

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou transitado em julgado na última sexta-feira, 10, um processo no qual o deputado estadual Dison Lisboa (PSD) contestava uma condenação imposta a ele pela Justiça do Rio Grande do Norte. Com isso, encerram-se as possibilidades de recurso neste caso, e o parlamentar deverá continuar cumprindo pena.

Condenado em 2013 a 5 anos e 8 meses de reclusão no regime semiaberto por apropriação de bens ou rendas públicas quando era prefeito de Goianinha, no Agreste Potiguar, Dison cumpre pena desde julho do ano passado. Ele continua exercendo normalmente suas atividades na Assembleia Legislativa, mas usa tornozeleira eletrônica.

Após a condenação na Justiça potiguar, a defesa de Dison Lisboa ingressou com uma série de recursos no Superior Tribunal de Justiça e no STF. A última tentativa havia sido um embargo de declaração contra um agravo regimental negado no âmbito de um recurso extraordinário com agravo. O recurso foi rejeitado por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo (ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber).

O prazo para apresentação de novos recursos se esgotava, segundo o STF, no dia 7 de agosto. Como a defesa de Dison não ingressou com novos pedidos, houve a declaração de trânsito em julgado da decisão, ou seja, não cabe mais recursos.

A assessoria de comunicação e a defesa de Dison Lisboa não foram localizadas pela reportagem. Até a publicação dessa matéria, os contatos não foram retornados. Apesar da sentença, o deputado teve o nome aprovado em convenção partidária e é candidato à reeleição pelo PSD.

 

AGORARN

 

Faça o seu comentário

Baixa Verde Honda

Prêmio Congresso em Foco: Fátima Bezerra é escolhida por jornalistas como a 4ª melhor senadora da atual legislatura

Publicado em: 14/08/2018

Na tradicional premiação anual do site Congresso em Foco, a senadora Fátima Bezerra foi a única parlamentar do Rio Grande do Norte relacionada entre os que se destacaram.

Entre os melhores congressistas do Senado, ela foi a quarta colocada.

A avaliação levou em conta o voto popular e de jornalistas.

O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira durante evento no Porto Vittoria Espaço, em Brasília.

 

Faça o seu comentário

Belo Lar - Móveis e Eletros

Moro aceita denúncia contra Guido Mantega na Lava Jato

Publicado em: 14/08/2018

                                            Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

 

O juiz federal Sérgio Moro aceitou hoje (13) denúncia apresentada pela força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Com a decisão, Mantega se torna réu em uma ação penal pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), três ex-diretores da empreiteira Odebrecht ofereceram vantagens ilícitas ao ex-ministro para que ajudassem na edição de uma medida provisória de interesse da empresa.

Segundo a investigação, foram disponibilizados R$ 50 milhões em uma conta do setor de propinas da empresa, que ficou à disposição de Mantega. Parte do valor teria sido repassada aos publicitários Mônica Moura e João Santana, delatores na Lava Jato, para ser usada na campanha eleitoral de 2014.

Na mesma decisão, Moro rejeitou pedido do Ministério Público Federal (MPF) para incluir o ex-ministro Antonio Palocci na denúncia. Segundo o magistrado, apesar da acusação de que Palocci teria participado dos fatos, não há provas suficientes contra ele.

“Entendo que, no presente momento, pela narrativa da denúncia e pelas provas nas quais se baseia, carece prova suficiente de autoria em relação a ele. Rejeito, portanto, por falta de justa causa a denúncia contra Antônio Palocci Filho sem prejuízo de retomada se surgirem novas provas. Em decorrência da rejeição, poderá, se for o caso, ouvido como testemunha”, decidiu Moro.

Palocci assinou acordo de delação premiada com a PF. Ele está preso desde setembro de 2016 em função das investigações da Lava Jato.

A reportagem entrou em contato com advogado do ex-ministro Mantega, mas ainda não obteve retorno.

 

Agência Brasil

 

Faça o seu comentário

Rádio 89 FM - João Câmara

[VÍDEO] Ex-dona da Matrix reaparece e provoca alvoroço na porta da academia

Publicado em: 14/08/2018

A musa fitness Gabriela Bayerlein, ex-dona da Matrix, reapareceu em Natal na noite desta segunda-feira (12) e provocou um alvoroço na porta da academia. Ela foi acusada por ex-funcionários e por prestadores de serviços de simplesmente fechar as portas da academia sem avisar a ninguém, dar calote em todos que deviam, lesar clientes e de fugir para São Paulo.

Confira o momento da chegada

 

Faça o seu comentário

Drogaria Bom Viver

Prefeito do PSD se integra ao palanque da senadora-candidata Fátima Bezerra

Publicado em: 14/08/2018

Na mistura dos partidos que não seguram seus filiados, o prefeito de Severiano Melo, Dagoberto Bessa, do PSD do governador Robinson Faria, vai apoiar a candidata do PT, Fátima Bezerra.

O anúncio foi feito no final de semana em Mossoró.

Além do prefeito, também embarcaram no projeto da senadora Fátima Bezerra, o vice Coitinho, o presidente da Câmara Berg Monteiro e mais 3 vereadores.

 

 

Faça o seu comentário

Boka Loka - Bebidas e Bomboniere

Conta de luz só irá baixar com revisão de regras, diz diretor da Aneel

Publicado em: 13/08/2018

A alta no preço das contas de luz só vai ser solucionada se houver revisão das regras sobre encargos setoriais, subsídios do setor elétrico embutidos na conta de luz, sobre o risco hidrológico e diminuição nos tributos cobrados na distribuição de energia, defendeu hoje (13) o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

As tarifas de energia subiram em média cerca de 15% este ano, acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre janeiro e julho ficou em 2,94%. De acordo com Rufino, que amanhã passa o comando da agência reguladora para o diretor André Pepitone, esse custo tem que ser “revisitado”.

“Esse é um ponto que tenho manifestado permanentemente a minha preocupação. Alguns itens que compõem a tarifa têm que ser discutidos. O nível de tributação incidente sobre energia elétrica é exagerado e isso precisa ser repensado, pois em alguns casos os valores podem chegar a quase 40% do custo, disse à Agência Brasil.

A revisão do risco hidrológico é outro ponto defendido por Rufino como necessário para propiciar a redução nas contas. O risco hidrológico, ou GSF, na sigla em inglês, é apontado como uma das principais variáveis que influenciam na cor da bandeira tarifária, ao lado do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que é o preço da energia elétrica no mercado de curto prazo.

Matriz energética

Para Rufino é necessário debater uma mudança na matriz energética, especialmente no que diz respeito ao uso de termelétricas para suprir a demanda de energia em período de escassez de chuvas.

“Tem toda essa situação da escassez hídrica, com o regime de chuvas desfavorável e pela dependência que a gente tem da geração hidrelétrica isso agravou muito a situação. Mas também uma reavaliação da própria matriz”, disse.

Encargos

Outro ponto destacado é a revisão dos encargos setoriais. De acordo com Rufino, parte do custo desses encargos que subisidiam atividades de irrigação para produtores rurais, empresas que prestam serviços públicos de saneamento e a tarifa social para consumidores de baixa renda, acabam sendo cobrados diretamente ao consumidor.

“Os encargos setoriais é outro item, subsídios pagos pelo setor de energia elétrica, tem que ser reavaliado. Ele tem um peso muito grande e tem quase o mesmo tamanho do cusot e prestação de serviço por parte das distribuidoras”, afirmou Rufino.

Na semana passada, a Aneel aprovou, após pedido da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), consulta pública para a revisão no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) de 2018. Pela proposta, o aumento no fundo será de R$ 1,446 bilhão. O valor será repassado por meio da tarifa de energia, na conta de luz. “Essa decisão não é neutra. Se decide hoje e amanhã temos que repercutir na tarifa”, afirmou Rufino.

A medida foi questionada pelo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco que, em ofício, pediu que a Aneel só realizasse algum tipo de repasse após o final da consulta. Na ocasião, o ministro disse ter se surpreendido com a notícia de que o repasse seria imediato.

Para o ministério, a cobrança imediata infringe a lei 9.427/1996, que criou a Aneel e estabelece que “o processo decisório que implicar afetação de direitos dos agentes econômicos do setor elétrico ou dos consumidores, mediante iniciativa de projeto de lei ou, quando possível, por via administrativa, será precedido de audiência pública convocada pela Aneel.”

Rufino disse já ter conversado com o ministro e argumentou que suspensão não resolve a situação. “A consulta é muito mais no sentido de discutir se o cálculo está correto, mas não de se discutir se vai repassar ou não; porque isso já está dado. Quando houve a decisão de aumentar o valor da CDE, não tem mágica… via de consequência é repassar para o consumidor”, disse.

A CDE é usada para custear diversas políticas públicas do setor elétrico brasileiro, como o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda; programas como o Luz Para Todos; pagamento de indenizações a empresas e compra de parte do combustível usado pelas termelétricas.

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz - Aniversário