Liminar garante compensação tributária de R$ 35 milhões ao Rio Grande do Norte

Publicado em: 13/08/2018

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar ao Estado do Rio Grande do Norte para garantir a compensação de créditos previdenciários no valor de R$ 35 milhões, suspensa devido a cancelamento de parcelamento com a União. Na Ação Cível Originária (ACO) 3156, o Estado reclama de cancelamento unilateral e da recusa da Receita Federal do Brasil a emitir certidão de débitos negativa ou positiva com efeitos de negativa, entendendo que está inadimplente com a União.

“Tal fato está acarretando graves e incontornáveis transtornos à administração estadual, na medida em que lhe faltam os recursos devidos da compensação previdenciária para pagar seus aposentados e pensionistas”, alegou o estado.

O ministro Edson Fachin verificou no caso perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, além da plausibilidade jurídica nas alegações trazidas pelo estado. O relator determinou assim a expedição de certidão positiva de débitos federais com efeitos de negativa, de maneira a viabilizar a compensação previdenciária no mês de agosto. Também determinou a intimação do estado para que emende a petição inicial, de forma a permitir a realização de audiência de conciliação, atendendo aos incisos VI e VII do artigo 319 do Código de Processo Civil. Determinou ainda a citação a União para que esclareça as questões trazidas nos autos pelo Rio Grande do Norte.

Manifestação

O estado alega que a União cancelou parcelamento tributário relativo ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), sustentando que em abril deste ano a União rompeu unilateralmente o acordo. A alegação foi de que o estado havia desatendido prazo para informações sobre a consolidação do parcelamento.

 

Faça o seu comentário

Boka Loka - Bebidas e Bomboniere

Concurso da PM do Paraná tem ‘masculinidade’ como critério em avaliação psicológica

Publicado em: 13/08/2018

Concurso da PM do Paraná tem ‘masculinidade’ como critério em avaliação psicológica (Foto: Reprodução)

 

Um concurso da Polícia Militar (PM) do Paraná com 16 vagas para cadetes, que abre inscrições nesta segunda-feira (13), tem a “masculinidade” como um dos 72 critérios da avaliação psicológica, que vai analisar se os candidatos possuem o perfil pré-estabelecido para o cargo.

Podem concorrer às vagas homens e mulheres, com idade até 30 anos. No entanto, o número de vagas preenchidas por mulheres não pode ultrapassar 50% do total, em respeito à Lei Estadual nº 14.804/2005.

O critério masculinidade é descrito no anexo II do edital como “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”.

Ainda segundo o edital, a “masculinidade” deve ser apresentada em um grau maior ou igual a “regular”.

A Aliança Nacional LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais) e o Grupo Dignidade publicaram uma nota de repúdio ao edital, afirmando que a exigência de “masculinidade” desconsidera a possibilidade de mulheres se candidatarem às vagas ou quer que elas tenham características masculinas, o que consideram discriminatório.

“Fere a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira no que diz respeito à igualdade de todas as pessoas, além de estar na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em relação ao alcance da igualdade entre os gêneros”, diz a nota.

A nota também pede que também pede ajuda a vários órgãos e autoridades para que o edital seja revogado. Entre as autoridades citadas, está a coronel Audilene Rocha, atual comandante da PM-PR e primeira mulher a assumir o cargo em 163 anos da corporação.

Edital de concurso público da PM exige ‘masculinidade’ do candidato na avaliação psicológica (Foto: Divulgação/ PM-PR)

 

Conselho Regional de Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) informou que teve acesso ao edital durante o fim de semana e que ainda vai discutir um posicionamento oficial do órgão, que deve ser divulgado em nota.

A coordenadora da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP-PR, Mari Angela Calderari Oliveira, adiantou que alguns itens do edital chamaram a atenção por estarem em desacordo com o que se entende da avaliação psicológica para concurso público.

De acordo com Oliveira, a Resolução nº 2/2016 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) instituiu normas para a avaliação psicológica e criação do perfil profissiográfico, que define competências que precisam ser avaliadas para identificar candidatos aptos a ocupar um determinado cargo.

A coordenadora ressalta que alguns pontos do edital realmente estão de acordo com a resolução do CFP – como a necessidade de devolutiva e a publicação somente do nome de aprovados –, mas alguns critérios não podem ser avaliados com objetividade, conforme determina a norma federal.

“A gente consegue identificar ali alguns daqueles constructos [critérios] que além de serem difíceis de avaliar objetivamente – embora eles coloquem que vai ter uma entrevista, que vão fazer um levantamento da história pregressa do sujeito e mais aplicação de teste – da forma como eles colocam é muito subjetivo”, explica.

“O que chama mais a atenção ali, não é só uma questão de ser objetivo para avaliar, mas é uma questão discriminatória, é colocar masculinidade com aquela descrição”, avalia.

Veja outros itens também chamaram a atenção da coordenadora:

Ordem I: Capacidade de o indivíduo em por as coisas em ordem, manter a limpeza, organização, equilíbrio e precisão. Nível esperado: maior ou igual a “médio”;

Ordem II: Capacidade de o indivíduo de preocupar-se com a limpeza e a ordem, sendo meticuloso, cauteloso e apreciando a rotina. Nível esperado: maior ou igual a “médio”;

Depressão I: Caracteriza-se por uma queda mais ou menos brusca da tensão neuromuscular com redução da atividade física e psíquica. Incapacidade do indivíduo para superar as menores das dificuldades. Nível esperado: médio/diminuído ou muito diminuído;

Depressão II: Padrões de interpretação que os indivíduos apresentam em relação aos eventos ao longo de suas vidas. Nível esperado: baixo/muito baixo.

Segundo Oliveira, na psicologia não existe essa divisão para casos de depressão. Já em relação aos itens de “ordem”, ela questiona o item higiene, que, segundo ela, não pode ser observado durante uma avaliação psicológica.

“Isso não é uma avaliação psicológica. Você avaliar a higiene da pessoa, você tem que fazer relação com um outro fator para que você consiga, senão você está fazendo um julgamento de valor, se ela tem higiene ou se não tem higiene. E na avaliação psicológica você não usa juízo de valor, senão não vai haver neutralidade. A gente busca neutralidade na avaliação”, detalha.

Para Oliveira, a elaboração do perfil profissiográfico chamou equivocadamente de masculinidade um conjunto de características que também podem ser encontradas nas mulheres.

“Quando você pensa nesse cargo, você pensa numa pessoa que tenha uma estabilidade emocional, que seja capaz de tomar uma decisão, que diante de uma situação difícil ela consiga avaliar as variáveis que estão envolvidas e pensar nas consequências das suas ações. Então, eu entendo que isso eles estão chamando de masculinidade, e que não necessariamente só homens têm essa capacidade, a mulher também tem essa capacidade”, afirma.

Análise

Para a psicóloga doutora em estudos de gênero Carla Françoia, o conceito de masculinidade está ultrapassado e não há como medi-lo. Ela ainda classificou o edital como sexista, por exigir um “comportamento masculino” independentemente do sexo dos candidatos.

“Eles pedem um tipo de subjetividade, medir um tipo de subjetividade, isso beira o absurdo”, afirma.

Françoia acredita que, nas entrelinhas, o edital demonstra uma intenção de ter pessoas com um perfil mais violento na polícia, o que vai contra movimentos atuais que buscam uma polícia apaziguadora.

“Realmente vai muito na contramão do que se espera de uma polícia mais apaziguadora. Eles querem uma polícia mais violenta. Isso é uma coisa absolutamente bizarra”, pontua.

A psicóloga espera que o edital seja revisto e afirma ainda que o conceito e masculinidade é uma construção social, que enxerga o homem como violento e mulher como doce e sensível.

“É o momento de quebrar essa divisão tão clássica do Século XIX, em que homens são fortes e mulheres são frágeis, homens são duros e mulheres são sensíveis, homens são racionais e mulheres são coração. E o que esse edital faz, ele reforça, dá força para isso que a gente está tentando destituir, que é essa divisão de papéis”, argumenta.

O advogado e professor de direito administrativo na Escola da Magistratura Federal do Paraná Marcus Bittencourt diz que o critério da masculinidade é discriminatório.

“A linguagem usada no edital pode afastar as mulheres desse tipo de seleção”, pontua.

Além disso, o item cria a possibilidade de questionamento do edital.

“Pode gerar uma impugnação ao edital. Isso pode ser feito já na esfera administrativa e nada impede que seja questionada judicialmente”, explicou.

Bittencourt lembra que estudos já demonstraram que habilidades comportamentais podem ser aprendidas.

“A gente precisa antes de tudo assertividade e sensibilidade do agente público. Isso pode ser tanto para com o homem como para a mulher, independentemente da questão de gênero”, detalha.

O que diz a PM

A Polícia Militar afirmou que foi dada, por parte de alguns setores da sociedade, uma interpretação equivocada ao critério “masculinidade”.

De acordo com a corporação, o objetivo é “avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de enfrentamento, aspectos estes extremamente necessários para o dia a dia da atividade policial militar”.

“A característica (masculinidade) tem essa denominação por opção do autor do instrumento psicológico, e sua descrição, constante no referido Edital, também foi extraída do instrumento de avaliação psicológica em questão. Essa característica, como dito, faz parte do instrumento, juntamente com outras sete características também presentes no edital supracitado”, diz trecho da nota oficial divulgada pela Polícia Militar.

Ainda conforme a PM, este teste é empregado desde 2013 e é comum em outras instituições de segurança pública. A corporação afirma que o resultado mínimo exigido independe de gênero e está “dentro da média da população brasileira”.

Na mema nota, a polícia diz que “não compactua e não tolera comportamentos e posicionamentos discriminatórios de qualquer natureza”.

O concurso

O edital do concurso para cadete da PM do Paraná foi publicado na última quinta-feira (9) e oferta 16 vagas, sendo duas destinadas a afrodescendentes. De acordo com o documento até 50% das vagas ofertadas podem ser preenchidas por mulheres.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, até 11 de setembro. Para participar do processo seletivo é preciso ter até 30 anos e o ensino médio completo.

Os candidatos aprovados vão passar por uma formação de três anos. O salário inicial é de R$ 3.213,61 e passa para R$ 9.544,44 após a conclusão do curso de formação de oficiais, quando o agente é promovido a 2º tenente.

As provas são compostas por duas etapas. A primeira, classificatória, realizada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), terá duas fases: uma com 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e a segunda com três questões discursivas para avaliação de compreensão e produção de textos.

Já a segunda etapa, de caráter eliminatório, realizada pela PM-PR por bancas designadas e reguladas pelo edital. As provas de habilidades específicas (PHE) incluem: investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física e exame de sanidade física.

O que diz o Núcleo de Concursos da UFPR

O G1 também procurou o Núcleo de Concursos da UFPR, responsável pela realização do processo seletivo, que informou, por meio da assessoria de imprensa, que os termos do edital vieram da PM.

 

G1

 

 

Faça o seu comentário

Montoril Vídeo Produções

Secretaria Municipal de Saúde alerta para riscos da não vacinação contra sarampo e poliomielite; campanha segue até o dia 31

Publicado em: 13/08/2018

   

Após a primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo (começou em 6 de agosto), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os riscos que a não imunização pode trazer para as crianças.

Transmitido diretamente de pessoa para pessoa, geralmente por espirros, tosse, respiração e fala, o sarampo é uma doença que apenas a vacinação é capaz de evitar. Apesar de geralmente não apresentar grandes complicações, a enfermidade pode se desenvolver de forma mais grave, com o acometimento do sistema nervoso central, podendo se complicar com infecções secundárias, como pneumonia, podendo levar à morte.

A poliomielite também, em geral, apresenta sintomas leves, como febre, dor de garganta, náusea e vômitos. Porém, cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, podendo causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em algumas ocasiões, levar à morte.

A campanha segue até 31 de agosto, com o Dia D ocorrendo em 18 de agosto. Ela é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. Apenas aquelas que foram imunizadas nos últimos 30 dias é que não precisarão de nova dose. Durante o período, o objetivo é imunizar 43.475 crianças na capital potiguar e os pais ou responsáveis pelos menores podem buscar atendimento em qualquer unidade de saúde do município.

 

Faça o seu comentário

Clinica Linhares

TRT-RN: Banco é condenado a indenizar empregada em Natal que foi confinada em cubículo

Publicado em: 13/08/2018

A 4ª Vara do Trabalho de Natal condenou o Itau Unibanco S.A. a pagar indenização, no valor de R$ 90 mil, à empregada que ficou isolada numa pequena saleta, sem tarefas a realizar e sofreu transtornos psicológicos sérios pelo assédio moral de seus superiores.

A bancária foi admitida em agosto de 2006, como caixa e, em 2011, foi promovida para a função de assessora operacional de empresas, “cargo em que a cobrança pelo cumprimento de metas era demasiada “.

Nesse cargo, ele passou a sofrer de sérios problemas psicológicos, como “transtorno de ansiedade generalizada e outras reações ao estresse grave” e foi afastada do trabalho.

Ao retornar da licença, a bancária foi isolada numa saleta. Diante dessa situação, ela entrou com uma reclamação trabalhista contra o banco.

Em sua decisão, o juiz Manoel Medeiros Soares de Sousa analisou um laudo pericial atestando que ela sofria de “perturbação emocional em virtude da sua incapacidade de se adequar às solicitações e ordens de seus superiores hierárquicos”.

O documento revela, ainda, que a bancária, ao retornar ao trabalho, após auxílio doença, em 2016, passou a não ter atribuição no serviço e “foi posta para ficar sozinha em uma saleta com dois metros de comprimento por um metro e meio de largura”.

Para o perito,”esses fatos caracterizam assédio moral e funcionaram como fatores agravantes do transtorno mental”.

Manoel Medeiros ressaltou, ainda, que a própria testemunha do banco afirmou que já presenciou a bancária “apresentando choro”, após contatos telefônicos com os seus superiores diretos.

O juiz reconheceu que “o ambiente e a postura dos gestores expunham a autora, sem dúvidas, a severa pressão psicológica, o que, aliás, resultou no seu adoecimento”.

Para ele, “o assédio em casos como o dos autos é evidente, notório e repetitivo. Mais grave ainda foi a atitude do banco ao isolar a reclamante após o retorno de seu afastamento por doença de ordem psicológica”.

O juiz condenou o banco a indenizar a bancária em R$ 20 mil por danos morais, mais R$ 20 mil doença adquirida e R$ 50 mil por danos materiais.

 

Processo: 0001465-32.2017.5.21.0004

Fonte: Ascom – TRT/21ª Região

 

Faça o seu comentário

Adriano Móveis

PIS/Pasep: resgate começa nesta terça para trabalhadores de todas as idades

Publicado em: 13/08/2018

A partir desta terça-feira (14), trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus recursos. O prazo ficará aberto até 28 de setembro.

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os recursos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.

Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Até 2017, o saque das cotas era permitido quando o trabalhador completasse 70 anos, em caso de aposentadoria e em outras situações específicas. Desde o ano passado, o governo federal flexibilizou o acesso e até setembro pessoas de todas as idades podem retirar o dinheiro.

Em julho, o pagamento foi suspenso para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018. Na primeira etapa do cronograma, encerrada no dia 29 de junho, 1,1 milhão de trabalhadores fizeram o saque, retirando uma soma de R$ 1,5 bilhão.

Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. A partir de amanhã, todas as pessoas poderão sacar os recursos corrigidos. A partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

 

Agência Brasil

 

Faça o seu comentário

Escritório de Contabilidade Robson Rafael

Em missa na Cidade da Esperança, Henrique recebe familiares e amigos para lembrar os 97 anos de nascimento do pai Aluízio Alves

Publicado em: 13/08/2018

O ex-deputado Henrique Alves foi o anfitrião da missa que celebrou, na noite deste sábado, 11 de agosto, os 97 anos de nascimento do pai Aluízio Alves.

A missa foi na Paróquia Nossa Senhora da Esperança.

Presença do senador Garibaldi Filho, do prefeito de Natal Álvaro Dias com o filho candidato a deputado estadual Adjuto Dias, do deputado Tomba Farias (PSDB), do ex-diretor do DNOC, Elias Fernandes…

Mulher do candidato a governador Carlos Eduardo Alves (PDT), a secretária de Política para Mulheres da Prefeitura, Andréa Ramalho Alves, representou o marido na missa do tio Aluízio Alves.

Thaisa Galvão

 

Faça o seu comentário

Hospital da Visão e BIOLAB Laboratório de Biodiagnósticos

Doação a campanha eleitoral precisa ser informada no IR

Publicado em: 13/08/2018

Os candidatos que participarão das eleições 2018 vão sair às ruas para pedir votos a partir da próxima quinta-feira.

Com a campanha batendo à porta, os eleitores que quiserem fazer alguma doação a partidos ou candidatos – sobretudo este ano, com a facilidade das vaquinhas virtuais -, devem prestar contas ao Fisco e estar atentos para não cair em fraudes ou na malha fina do Imposto de Renda (IR) a ser declarado no ano que vem.

O eleitor pode doar até 10% dos rendimentos brutos que obteve no ano passado, mas há ainda um teto de R$ 1.064,10 por dia no financiamento coletivo.

Os dados devem ser informados na ficha de “Doações a Partidos Políticos, Comitês Financeiros e Candidatos a cargos efetivos” no programa de declaração do IR 2019.

 

Faça o seu comentário

Deposito Santa Beatriz

Motoristas farão só exame médico: por melhor avaliação antes da eleição, Temer vai facilitar renovação da CNH

Publicado em: 13/08/2018

                   O presidente Michel Temer. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

 

Via expressa Numa medida que visa melhorar a avaliação do presidente Michel Temer (MDB) a menos de dois meses da eleição, o governo vai editar nos próximos dias uma medida provisória que facilita a renovação da carteira de habilitação. O texto, que está sendo fechado pelo ministro Alexandre Baldy (Cidades), determinará que a partir da expedição da CNH, motoristas façam apenas exames médicos a cada cinco anos, e não mais precisem passar pela burocracia para renovar o documento.

Atalho A proposta em estudo prega que a redução de exigências para renovação da CNH valha para todos os motoristas que tiverem até 55 anos. Após essa idade, a atualização do documento seria obrigatória a cada cinco anos, e a realização de exames a cada dois anos e meio.

 

Painel – Folha de São Paulo

 

Faça o seu comentário

Adriano Auto Center

Informe Publicitário: Academia União Fitnnes em João Câmara

Publicado em: 13/08/2018

grfgrger.jpg

 

Faça o seu comentário

Academia União Fitness

Noite violenta em Mossoró deixa um PM morto e outro ferido

Publicado em: 13/08/2018

A cidade de Mossoró mobilizou a Polícia na noite desse domingo(12), em casos distintos, que resultaram na morte de um PM e ainda um segundo policial, este ferido, que pertence ao quadro da Polícia Rodoviária do Estado.

No primeiro caso, um policial rodoviário foi baleado durante uma perseguição a criminosos que praticaram assaltos na cidade. O desfecho da ocorrência se deu na altura do bairro Boa Vista. Na ocasião, um dos homens disparou contra a viatura e atingiu um olho de André Vitor Gê do Nascimento. O PM foi socorrido ao Hospital Regional Tarcísio Maia e não corre risco de morte. Ainda nessa ação, policiais continuaram a perseguição dos bandidos. Resultado: um dos homens foi preso e o outro, de 18 anos, foi baleado e socorrido ao Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu.

No segundo caso, por volta das 23h, um soldado da PM, de apenas 26 anos, afastado por motivos de saúde, e fazia parte do 9º Batalhão de Polícia Militar de Natal, foi morto a tiros no bairro Barrocas. A ocorrência sem detalhes resultou na fuga dos bandidos após os disparos contra o jovem. Este é o 20º agente de segurança pública morto em 2018, no RN.

 

 

Faça o seu comentário

Núcleo Montoril Clínicas

PM acaba festa de luxo feita por facção criminosa em Cotovelo

Publicado em: 13/08/2018

A Avenida Praia Grande, em Cotovelo, é conhecida pelos veranistas de Natal pelas belas e luxuosas casas, que ostentam poder e riqueza aos seus donos e locatários. Porém, na noite deste domingo (12), este cenário paradisíaco na beira do mar terminou em caso de polícia. Duas pessoas foram presas pela Polícia Militar (PM) e 90 detidas para averiguação durante uma festa de uma facção criminosa.

Cerca de 90 pessoas ostentavam em uma festa regada com as melhores bebidas e drogas, coisa que só o fino do tráfico poderia viabilizar. Mas, a algazarra, consumo e vendas de entorpecentes no local chamaram a atenção de vizinhança, que acionou a PM para tomar alguma providência.

(Veja mais…)

 

 

Faça o seu comentário

Vende-se uma excelente chácara em João Câmara

Universitária FM abre inscrições para Festival Música Potiguar Brasileira

Publicado em: 13/08/2018

A Rádio Universitária FM (88,9), vinculada à Superintendência de Comunicação (Comunica), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu nessa sexta-feira, 10, as inscrições para a 8ª edição do Festival Música Potiguar Brasileira (FMPB), que busca revelar, divulgar e premiar gravações de obras musicais inéditas.

Este ano, o FMPB traz duas novidades. A primeira é que o mesmo artista pode se inscrever nas duas categorias, mas só poderá ser premiado numa delas. A segunda é que as inscrições serão feitas por meio do sistema SIGEventos da UFRN, garantindo maior visibilidade e segurança ao Festival.

As músicas serão julgadas por cinco especialistas de notório conhecimento musical, dentre os quais se encontram professores da Escola de Música da UFRN. O público também participa através do Voto Popular, escolhendo a “Melhor Música”. A votação do público pode ser feita pelo Facebook da Rádio Universitária.

O Festival

Desde seu início, em 2011, o FMPB abre espaço, na programação da Rádio Universitária FM, para cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores, valorizando a produção autoral e a diversidade da música potiguar, premiando musicais nas categorias ‘Instrumental’ e ‘Música com Letra’.

De acordo com a organização do evento, o festival vem se consolidando a cada ano e o seu sucesso pode ser constatado pelo crescente número de inscritos a cada edição. Na primeira, foram 69. Na última, em 2017, foram 192 inscritos

 

Com informações da UFRN

 

Faça o seu comentário

Belo Lar - Móveis e Eletros

Dirigentes do PDT pedem afastamento do partido por Carlos Eduardo tomar decisões sem ouvir e respeitar suas bases

Publicado em: 13/08/2018

Toda a Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Mossoró, apresenta pedido de desligamento de cargos.

Através de “Nota à sociedade” distribuída à imprensa, os componentes do colegiado justificam a decisão, “pela forma como a Executiva Estadual conduz decisões relativas à campanha deste ano, sem ouvir e respeitar suas bases, além de supervalorizar aliados de ocasião”.

Veja a íntegra em boxe abaixo:

Nota à sociedade

Por decisão pessoal e conjunta nossa, integrantes da Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Mossoró, comunicamos o afastamento dos respectivos cargos que ocupamos nesse colegiado.

Justificamos essa decisão, pela forma como a Executiva Estadual conduz decisões relativas à campanha deste ano, sem ouvir e respeitar suas bases, além de supervalorizar aliados de ocasião.

Nosso desligamento é uma forma de protesto, mas ao mesmo tempo de respeito à própria legenda e à sua história.

Antônio Tomaz Neto – Presidente

Genivan Vale – Vice-Presidente

Jeferson Daniel da Silva Araújo – Tesoureiro

Clélio José de Sena -Membro da Comissão Provisória

Jaedson Túlio da Silva Araújo – Membro da Comissão Provisória

Talita Suanny de Araújo Almeida – Membro da Comissão Provisória

 

Por: Carlos Santos

 

Faça o seu comentário

LimaTec - Maquinas e Motores

Chapas de Lula e Alckmin traçam roteiros de viagem

Publicado em: 13/08/2018

Depois de Lula  chancelar Fernando Haddad (PT) como seu interlocutor, o ex-prefeito e Manuela d’Ávila (PC do B), que assumirá a vice na chapa do PT, se reúnem nesta semana para traçar um roteiro de viagens.

A campanha de  Geraldo Alckmin (PSDB)  fechou data para evento em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

Ele irá à cidade no dia 2 de setembro com o candidato dos tucanos ao governo do estado, João Doria (PSDB).

 

Faça o seu comentário

Centro de Velório Uniplan - João Câmara/RN

Neymar marca e PSG vence na estreia do Francês

Publicado em: 13/08/2018

Nada como o Campeonato Francês para começar a apagar a ressaca da Copa do Mundo. Depois de ser muito criticado após a eliminação da seleção brasileira na Rússia, Neymar iniciou a temporada pelo Paris Saint-Germain marcando gol e conduzindo seu time a uma vitória tranquila de 3 a 0 sobre o Caen, na primeira rodada do Francês.

O jogo marcou a estreia do técnico alemão Thomas Tüchel, substituto de Unay Emeri.

Neymar abriu o placar logo aos 10 minutos, aproveitando uma falha na saída de bola do goleiro adversário.

O PSG ampliou ainda no primeiro tempo, com Rabiot, aos 34 minutos. Neymar foi substituído aos 37 do segundo tempo, dando lugar a Tim Weah, 18 anos, filho do ex-craque George Weah. O garoto ainda teve tempo de fechar o placar, aos 44 minutos.

 

O GLOBO

 

Faça o seu comentário

Academia Boa Forma

Empresário é baleado dentro de casa ao reagir à tentativa de assalto em Caicó

Publicado em: 13/08/2018

Um empresário é socorrido nessa manhã na cidade de Caicó vítima de disparo de arma de fogo. De acordo com informações de parentes, Dinoberg foi alvejado no abdômen ao reagir à possível tentativa de assalto na sua casa.

O crime aconteceu por volta das 5:30h de hoje, e segundo relatos, dois criminosos adentraram à casa da vítima quando sua mãe saía para a academia. Dinoberg teria presenciado a abordagem dos ladrões a sua mãe, e reagiu.

 

Por: Jair Sampaio

 

Faça o seu comentário

Grupo Araújo

Informe Publicitário: Padaria Pão Nosso em João Câmara

Publicado em: 13/08/2018

A padaria pão nosso está chegando com uma grande novidade para todos os clientes e amigos, toda semana teremos dois dias especiais: o dia da pizza e o dia do pão, onde vocês encontrarão a melhor qualidade desses produtos pelos menores preços. Aguardem!!

 

                                                A direção

pao-nosso-jc.jpg

 

 

Faça o seu comentário

Padaria Pão Nosso

Nova sede da Câmara Municipal de Jandaira é inaugurada

Publicado em: 12/08/2018

A solenidade aconteceu na noite de sábado (11), contou a presença da prefeita Marina Dias, além de outras autoridades.

inauguracao-cmjd-foto-30.jpg             Nova sede da Câmara Municipal de Jandaira (Foto: Marco Montoril)

 

O Presidente da Câmara municipal de Jandaira/RN. Severino Matias Filho, inaugurou a nova sede da Câmara Municipal, fica localizada no Centro da cidade. A solenidade aconteceu na noite de sábado (11), e contou com a presença da prefeita Marina Dias, além de outras autoridades.

Durante o evento cantaram o hino nacional, com todos os presentes os Edis fizeram uso da palavra na tribuna. Logo depois, ocorreu o descerramento da placa, inaugurando oficialmente a nova sede do legislativo, com todos os presentes se dirigindo ao plenário para dar procedimento à solenidade.

Em seu discurso, o vereador Severino Matias, presidente da Câmara Municipal de Jandaira Severino Matias, destacou a importância de todos os vereadores e ex-vereadores para a inauguração do prédio, lembrando que a construção da nova sede do Legislativo teve início na gestão do então presidente o ex-vereador Miguelzinho, que esteve presente à solenidade, tendo as obras complementação durante sua gestão, à frente da Casa de Leis (2017/2018), o apoio incondicional da prefeita Marina Dias. sendo finalmente concluída e inaugurada na atual gestão. Finalizou vereador presidente Severino Matias.

A partir da inauguração deste novo prédio, esperamos uma participação mais intensa por parte da população de Jandaíra, afinal, aqui é a Casa do Povo. É importante os moradores do município acompanhem o trabalho dos vereadores, principalmente assistindo às sessões ordinárias do Legislativo, que acontece todas as segundas feiras, a partir das 19hs, ressaltou o vereador Tércio Câmara em seu discurso.

A prefeita Marina Dias Marinho falou da importância da nova sede para o município. "Hoje é um dia histórico para a nossa cidade. Concretiza-se um sonho idealizado pela atual gestão. A Casa legislativa entrega aos seus cidadãos não apenas um prédio, mas a certeza de mais conforto e comodidade para a população participar e reivindicar por dias melhores. parabéns ao presidente Severino Matias Filho e demais vereadores, bem como como os ex-vereadores que por aqui passaram. Ex-presidentes e ex-vereadores Selmo de Melo, Miguelzinho, Marcone Bezerra entre outros, que tiveram um papel muito importante para o início dessa relevante obra. Agradeço por fazer parte desse dia impar para Jandaíra. Finalizou a prefeita Marina Dias.

Entre as autoridades que marcaram presença na solenidade, o ex-prefeito Fábio Marinho, ex-presidentes da Casa Legislativa, Selmo de Melo, Miguelzinho, Levanildo, Marcone Bezerra , ex-vereadores entre outros.

A nova Câmara de Jandaíra possui 01 automóvel, 02 gabinetes, 3 banheiros (Sendo 1 banheiro com acessibilidade), 01 cozinha, um salão nobre, climatizada, plenário com 40 poltronas, além de outras dependências. O atendimento ao público no Legislativo acontece de segunda a sexta-feira, das 8hs às 13hs.

 

Por: Marco Montoril

inauguracao-cmjd-foto-34.jpgMomento que a nova sede da Câmara Municipal de Jandaira era inaugurada pela prefeita Marina Dias e o vereador presidente Severino Matias (Crédito/Foto: Euripedis Dias)

inauguracao-cmjd-foto-33.jpginauguracao-cmjd-foto-31.jpginauguracao-cmjd-foto-35.jpginauguracao-cmjd-foto-36.jpginauguracao-cmjd-foto-37.jpgMédico Cubano Drº Luiz, vereadora Valéria e o vereador Presidente Severino Matias (Foto: Marco Montoril)

inauguracao-cmjd-foto-38.jpg

                  inauguracao-cmjd-foto-40.jpg

Vereador Presidente Severino Matias e o contador Reinaldo Bezerril (Foto: Marco Montoril)

inauguracao-cmjd-foto-32.jpgVereador presidente Severino Matias, ladeado dos vereadores, prefeita Marina Dias e o contador Reinaldo Bezerril (Foto: Marco Montoril)

 

 

Faça o seu comentário

Montoril Vídeo Produções

Policial do CPRE é atingido por disparo durante ocorrência em Mossoró

Publicado em: 12/08/2018

Um policial militar foi gravemente ferido na noite deste domingo (12) durante uma ocorrência em Mossoró. Bandidos, ao verem a viatura, efetuaram disparos. Um dos tiros terminou perfurando o para-brisa do veículo e atingindo o PM no olho.

O policial foi socorrido e encontra-se no centro cirúrgico em estado grave. O quadro de saúde inspira cuidados.

O blog não conseguiu confirmar o nome do policial. Só se sabe que ele é do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e que estava no meio de uma ocorrência.

 

Faça o seu comentário

Deck Bar

Bombeiros resgatam homem que tentava suicídio na BR-101

Publicado em: 12/08/2018

O blog recebeu a confirmação de que tudo terminou bem no caso de um homem que tentou suicídio na BR-101, na entrada de Natal, na noite deste domingo (12).

Cidadão que tentava se matar e que deixou o trânsito praticamente parado foi resgatado pelos agentes de segurança pública e está recebendo cuidados psicológicos.

O blog noticiou o caso há pouco: BR-101 em Neópolis fica praticamente parada durante tentativa de suicídio.   

 

BG

 

 

Faça o seu comentário

JD Lan House