Modelo de 14 anos morre após trabalhar 13 horas seguidas na China

Publicado em: 29/10/2017

                Vlada Dzyuba (Foto: Divulgação)

Uma modelo russa de 14 anos morreu de tanto trabalhar depois de uma temporada exaustiva na China. Vlada Dzyuba sofria de exaustão e meningite crônicas após um evento de 13 horas de duração em Xangai.

Segundo o Daily Mail, a adolescente desmaiou e entrou em coma momentos antes de passar mais uma vez pela passarela, uma das muitas entradas que ela faria na runway aquele dia. Infelizmente, Vlada nunca recobrou a consciência e veio a falecer dois dias depois.

Ainda de acordo com o jornal britânico, a jovem estava amarrada com um ‘contrato de escravidão’, sem direito a um convênio médico, e estava ‘muito assustada’ para procurar tratamento sozinha. Oficialmente, ela deveria trabalhar apenas 3 horas por semana e ter um acompanhamento médico para poder continuar na área.

A morte de Vlada levanta mais uma vez a discussão das condições de trabalho para jovens modelos, principalmente porque é comum novos talentos russos irem para a China em busca de mais destaque na moda.

Moscou, capital russa, deve ainda pedir explicações oficiais ao governo chinês para saber exatamente quais eram as condições de trabalho de Vlada, também porque ela foi envolvida em um contrato que exigia que ela perdesse dias de aula na escola em sua cidade natal, Perm.

A agência de modelos que recrutou a jovem admitiu, de acordo com o jornal, não ter checado com atenção o contrato da modelo antes de mandá-la para participar da Xangai Fashion Week, um dos eventos de moda mais famosos da Ásia.

O ombudsman de direitos humanos em Perm, Pavel Mikov, assugurou vai investigar pessoalmente a morte da adolescente.

 

Marie Clarie

 




Faça o seu comentário