João Câmara se despede do seu pároco emérito. Monsenhor: Uma vida de dedicação e realizações

Publicado em: 30/12/2017

    Resultado de imagem para monsenhor luiz lucena dias                          Monsenhor Lucena, Apostolo do Mato Grande

 

Reconhecer as virtudes depois da morte, talvez não fosse a vontade do Monsenhor Lucena, mas, ao contrário, ele sempre teve o reconhecimento do seu trabalho durante sua vida, pelo menos, pelos munícipes de João Câmara e até mesmo das cidades vizinhas.

Monsenhor chegou em João Câmara e concluiu a obra de construção da Igreja Matriz, implantou um hospital, a Maternidade Noêmia Lucena, onde hoje funciona outras unidades de saúde na Praça Monsenhor Freitas, mas, me parece que a sua maior obra, fora suas atividades religiosas, foi a implantação do Colégio João XXIII, onde hoje funciona o Objetivo. Ali foi dado educação pra muitos filhos de João Câmara e da Região do Mato Grande, em convênio com a CNEC, Companhia Nacional de Escolas da Comunidade.

Monsenhor tinha uma vida dedicada a religião e seus horários diários de trabalho eram sempre preenchidos com alguma atividade, tanto religiosa como educativa e social. Deu início a um programa de criação de abelhas que, por causa de seus incentivos, a região passou a ser produtora de mel, embora essa produção de mel não dependesse dele, mas, foi ele o grande incentivador dessa atividade.

Monsenhor era um homem de talentos, tinha vocação religiosa, educativa e uma visão social e empreendedorista. Enfrentou muitas dificuldades para manter a Maternidade Noêmia Lucena, o Colégio João XXIII, mas, se manteve sempre firme nas suas decisões, só deixando as atividades fugirem de suas mãos quando não havia mais condições de continuidade por motivos alheios a sua vontade.

Em algumas vezes ele me confidenciou que não queria ascender a candidatura de bispado porque assim teria que deixar João Câmara onde tinha uma obra a realizar e para dá continuidade a sua obra, preferia não arriscar seu nome em uma ascensão maior do que Monsenhor.

Monsenhor era homem de fibra, de decisão, de enfrentar a diversidade, mesmo sem ir contra ela “aos troncos e barrancos”, mas, calmamente, fazendo dos “troncos e barrancos” o salto para atingir seus objetivos.

O Município de João Câmara, assim como a Região do Mato Grande, perdeu um esteio de moralidade, sabedoria, exemplo de realizações, de paciência e persistência. As vezes ele me perguntava como eu estava indo e eu respondia “assim como Deus quer…” e ele retrucava: “como Deus quer não, como você está querendo ir”, ou seja, queria o Monsenhor dizer que nós também temos liberdade para procurar e decidir nossos caminhos e nossas vidas.

Fica aqui a saudade do meu Professor que ao longo da minha vida, tanto na igreja como na escola, me deu lições de sabedoria, de entusiasmo e persistência. Mas sei que sua partida, embora não prematura, poderia ter se prolongado por mais algum tempo, no entanto, sua caminhada aos pés da Santa Cruz, vai ser a garantia para uma vida de compensações proveitosas no outro mundo.

Adeus Monsenhor Luis Lucena Dias, que Deus o tenha ao seu lado como soldado da luta em favor da evangelização e em defesa dos mais pobres e mais humildes e de lá, como fez aqui na terra, reze por todos, pobres e ricos, felizes e infelizes, salvos e pecadores. Adeus Monsenhor. um dia, no futuro nos encontraremos por lá.

 

Por: José Ribamar Leite

 




Faça o seu comentário