Garoto potiguar de 13 anos e 2,10m de altura chama atenção no basquete

Publicado em: 19/07/2019

Ele pratica basquete há apenas um ano, mas já é considerado uma joia da modalidade. Jonatha Fonseca tem 13 anos e incríveis 2,10m de altura. O tamanho e o talento do garoto levaram vários clubes do Brasil e do mundo ficarem de olho no potiguar

Descoberto pelo olheiro Carlos Oliveira, que corre atrás de jogadores com potencial espalhados pelo Brasil, Jonatha ganhou atenção especial da Confederação Brasileira de Basquete e conta com o suporte de uma equipe multidisciplinar, que vem acompanhando sua evolução desde o início deste ano, com médico, fisioterapeuta e preparador físico.

Há poucos dias, Jonatha defendeu pela primeira vez a seleção brasileira sub-14, sendo vice-campeão do Campeonato Sul-Americano da categoria, disputado em Goiânia.

- Foi uma grande experiência, também para aprendizado. A gente passou muito tempo lá treinando e aprendendo coisas novas que me ajudaram bastante - falou. 

Jonatha Fonseca (com o número 34) é o mais alto da seleção brasileira de basquete sub-14 — Foto: Giovanni Kleinübing/CBBJonatha Fonseca (com o número 34) é o mais alto da seleção brasileira de basquete sub-14 — Foto: Giovanni Kleinübing/CBB

 

Além do acompanhamento de Carlos Oliveira, que vai a Natal uma vez por mês, Jonatha treina no Complexo Educacional Contemporâneo com o técnico Thiago Ferraz, que comprova a dedicação do atleta.

- Jonatha é muito bom fisicamente, cognitivamente, taticamente. É um diferencial dele. Normalmente, um menino que é muito alto não é tão coordenado e concentrado quanto ele. Ele pensa como um menino de 13 anos mesmo, ele brinca, mas, na hora do treino, ele é muito focado - declarou.

Jonatha Fonseca consegue enterradas com tranquilidade — Foto: ReproduçãoJonatha Fonseca consegue enterradas com tranquilidade — Foto: Reprodução

 

O fato de clubes do Brasil e de outros países terem demonstrado interesse em contar com o jogador é observado de perto pela família.

- A gente busca orientá-lo para que ele siga um caminho que não prejudique o desenvolvimento intelectual dele. Isso aí é prioridade. E, todas as decisões que tiverem que ser tomadas, a gente vai administrar para que sejam as melhores para ele - falou o pai de Jonatha, João Batista Fonseca.

Jonatha Fonseca espera que basquete se torne sua profissão no futuro — Foto: ReproduçãoJonatha Fonseca espera que basquete se torne sua profissão no futuro — Foto: Reprodução

 

O garoto também se mostra tranquilo e deseja que o basquete, realmente, seja o seu futuro.

- Vamos deixar as coisas acontecerem, mas um sonho grande meu é poder viver do basquete, é poder tornar isso que me sustente e que gosto de fazer - falou Jonatha.

 

Do G1/RN - Globo Esporte

 




Faça o seu comentário