URGENTE: Sociedade Brasileira de Infectologia diz que é urgente e necessário abandonar o uso da cloroquina em qualquer fase do Covid

Publicado em: 17/07/2020

                                             Foto: George Frey/Reuters

 

Em documento divulgado na tarde desta sexta (17), a Sociedade Brasileira de Infectologia considera “urgente e necessário” que a hidroxicloroquina “seja abandonada no tratamento de qualquer fase da Covid-19”. Também recomenda que o dinheiro público não seja gasto “em tratamentos que são comprovadamente ineficazes e que podem causar efeitos colaterais” e que as verbas disponíveis sejam aplicadas em equipamentos, em  instalações hospitalares e em medicamentos “eficazes e seguros”.

Para a SBI, municípios, estados e Ministério da Saúde devem reavaliar suas orientações de tratamento da doença. As recomendações estão no Informe nº 16 da sociedade, que trata da atualização sobre a hidroxicloroquina no tratamento precoce da Covid-19. O texto cita dois estudos, realizados com pacientes norte-americanos, canadenses e espanhóis, que concluíram pela ineficácia do uso do medicamento.

De acordo com o texto, um dos trabalhos demonstrou que não houve redução na duração dos sintomas ou de hospitalização e mortalidade nem mesmo com os pacientes que receberam o medicamento no primeiro dia após o aparecimento dos sintomas. Além disso, 43% dos tratados com hidroxicloroquina apresentaram efeitos colaterais, principalmente gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vômitos.

Trecho do documento da SBI que recomenta o abandono da cloroquina no tratamento da Covid-19 | Imagem: reprodução

Já o estudo realizado na Espanha concluiu que não houve redução na carga viral nem melhora da situação clínica no grupo de pacientes que recebeu o medicamento. Como no outro caso, a evolução desses pacientes foi comparada com a dos que receberam apenas placebo (comprimidos sem qualquer efeito farmacológico).

Segundo a SBI, os dois trabalhos, aliados aos publicados anteriormente, confirmam que a hidroxicloroquina não traz benefícios clínicos na prevenção, no tratamento precoce ou em sua administração para pacientes hospitalizados.

Com base nos estudos, a SBI, então, decidiu acompanhar a orientação “que está sendo dada por todas sociedades médicas científicas dos países desenvolvidos e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a hidroxicloroquina deve ser abandonada em qualquer fase do tratamento da Covid-19” .

Assinado pelo presidente da SBI, Clóvis Arns da Cunha, o documento foi elaborado por ele e outros nove infectologistas.

Confira AQUI  o documento.

 

CNN Brasil

 




Faça o seu comentário