Número de imigrantes brasileiros ilegais nos EUA cresceu 130% em 10 anos
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Até 2022, ao menos 230 mil brasileiros moravam ilegalmente nos Estados Unidos, segundo estimativas do Pew Research Center, um centro de pesquisas apartidário. O índice representa um aumento de 130% se comparado a 2012, quando havia 100 mil brasileiros sem documentação no país. Apesar de não ter números recentes, o instituto, que diz usar métodos de pesquisa semelhantes ao do governo local, afirma que, de forma geral, a população de imigrantes não autorizados dos EUA provavelmente cresceu nos últimos dois anos.
Os brasileiros fazem parte dos imigrantes que estão na mira do governo de Donald Trump, que prometeu medidas mais duras no sistema de entrada no país. Neste ano, desde a posse de Trump, o Brasil recebeu ao menos dois voos com deportados. Um deles ficou marcado pelo fato de 88 brasileiros terem chegado ao país com algemas nas mãos e nos pés.
O Brasil é o sexto país com maior número de imigrantes ilegais nos EUA, ficando atrás apenas de México (6,9 milhões), El Salvador (750 mil), Índia (725 mil), Guatemala (675 mil) e Honduras (525 mil).
Durante o ano fiscal de 2024 (entre 1º de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2024), por exemplo, diariamente ao menos 88 brasileiros foram impedidos de tentar atravessar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos. A informação é do CBP (órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras) norte-americano.
Ao todo, foram 32.130 brasileiros impedidos de entrar no país no período, valor apenas 1% menor do que no ano fiscal de 2023, quando 32.492 foram pegos nessa condição.
Apesar da tensão com as políticas imigratórias de Donald Trump, os primeiros meses de governo do republicano barraram menos brasileiros que no início do ano passado, quando Joe Biden era o presidente dos EUA, o que pode ser explicado pela diminuição das tentativas dos imigrantes de entrar no país.
Em fevereiro deste ano, por exemplo, 267 pessoas foram impedidas de entrar nos EUA. Em contrapartida, em 2024, o número foi de 3.324.
O CBP aponta que houve uma redução de 71% em relação a janeiro de 2025, quando 29.101 estrangeiros foram apreendidos, e uma redução de 94% em relação a fevereiro de 2024, quando o governo apreendeu 140.641 estrangeiros.
R7
Tweetar |
Lançamento do “Mossoró Cidade Junina 2025” será dia 28 de março
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Assessoria de Mossoró/ Divulgação
A Prefeitura de Mossoró está preparando o lançamento do “Mossoró Cidade Junina (MCJ)” 2025, que acontecerá na próxima sexta-feira (28), no Hotel Thermas, às 18h. O prefeito Allyson Bezerra estará divulgando a programação completa do evento, incluindo os polos e as apresentações dos artistas nacionais.
O MCJ é considerado um dos maiores são-joões do Nordeste e atrai turistas de todo o país. Além disso, o evento promove a valorização dos artistas locais, com o credenciamento de artistas do município que desejam participar do MCJ e do “Mossoró Sal & Luz”, que será realizado em julho. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pela internet, por meio do endereço eletrônico (link unavailable) .
O lançamento antecipado dos festejos juninos é fundamental para que turistas e o comércio local se organizem. Durante os últimos anos, a Prefeitura vem investindo fortemente no “Mossoró Cidade Junina”, ampliando a programação com novos polos e mais dias de festa. O evento promove diversos benefícios para os setores de comércio e serviços do município, garantindo retorno financeiro.
Tweetar |
Motociclista de 49 anos morre atropelado em Mossoró
Publicado em: 23/03/2025
José Martins Veras Neto tinha 49 anos de idade e era voluntário da Apae — Foto: Cedida
Um acidente fatal ocorreu na manhã do último sábado (22), na Avenida Abel Coelho, no Bairro Abolição III, em Mossoró. Um motociclista, José Martins, de 49 anos, foi atropelado por um carro Citroën C3 que trafegava no mesmo sentido.
Os dois veículos seguiam no mesmo sentido em direção ao Bairro Abolição IV. O impacto da batida traseira foi tão intenso que o motociclista morreu na hora.
O condutor do carro apresentou sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Foto: Cedida TCM Notícias
Fonte: G1RN/TCM Notícias
Tweetar |
Mulher sofre disparos na cabeça ao aguardar moto por aplicativo na Zona Norte de Natal
Publicado em: 23/03/2025
Foto: cedida
Uma mulher identificada como “Manu” foi vítima de um atentado a tiros na Rua Dr. Carneiro Ribeiro, no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal, na noite de sábado (22). Ela aguardava uma moto por aplicativo quando um homem passou, cumprimentou a vítima e o motoqueiro, e logo depois retornou e efetuou aproximadamente quatro disparos contra sua cabeça. Em seguida, fugiu do local.
A mulher foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada a uma unidade hospitalar, mas o estado de saúde dela ainda não foi divulgado. No local do crime, foi encontrada uma sacola com um material semelhante a drogas, que será analisado pela perícia técnica.
As autoridades estão investigando o caso para esclarecer a motivação do crime e identificar o suspeito. A Rua Dr. Carneiro Ribeiro, onde ocorreu o crime, é uma via movimentada no bairro Pajuçara, com diversos estabelecimentos comerciais e residências.
Com Informações do Portal BO
Tweetar |
MPRN, STTU e órgãos de trânsito lançam campanha por conscientização de motociclistas
Publicado em: 23/03/2025
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e os órgãos gestores do Programa Vida no Trânsito (PVT) deram início à campanha “Juntos pela Vida”, que visa a reduzir os acidentes envolvendo motociclistas na Região Metropolitana de Natal. Acidentes com motocicletas vêm registrando números alarmantes em todo o Estado, especialmente na capital e região metropolitana.
Segundo dados apresentados durante a coletiva de imprensa, as vítimas de acidentes de moto foram a principal causa de atendimento no Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte, durante o ano de 2024.
O lançamento da campanha ocorreu na sede do MPRN e contou com a presença de diversas autoridades, como as promotoras de justiças Danielle Veras, Rosane Moreno, Iveluska Lemos; o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta; a secretária da Mobilidade Urbana de Natal, Jódia Melo; o secretário-adjunto de Trânsito da cidade, Newton Filho; o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal, Nivaldo Neto; o diretor-geral do Detran/RN, Jonielson Oliveira, e o coronel do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, Josemário Xavier de Paiva.
De acordo com o MPRN, a campanha será dividida em várias ações, incluindo fiscalizações intensificadas em pontos estratégicos da região, com a previsão de realizar duas ações por semana nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Extremoz, a partir do próximo mês de abril. Além disso, um cronograma de fiscalização será implementado para garantir a segurança dos motociclistas e reduzir o número de sinistros.
Durante a coletiva, a promotora de Justiça Danielle Veras destacou que a principal meta da campanha é diminuir os acidentes de trânsito, com foco nas vítimas que se locomovem em motocicletas. “Os motociclistas são o grupo mais acometido por sinistros, e precisamos de uma atuação mais efetiva dos órgãos de fiscalização para proteger essa população”, afirmou.
Em 2024, os acidentes com motocicletas apresentaram um crescimento significativo. No Hospital Walfredo Gurgel, por exemplo, a unidade registrou uma média de um paciente por hora, sendo vítima de acidente de moto. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, 1.399 pacientes deram entrada no hospital com lesões decorrentes desses acidentes. Durante o Carnaval, 88 casos foram registrados. A promotora de Justiça Rosane Moreno disse que “as promotorias da Saúde já vêm acompanhando toda essa situação para garantir uma melhoria da assistência da saúde e principalmente a redução da demanda de pessoas que se acidentam no trânsito”.
Impactos na Saúde e Infraestrutura
O impacto desses acidentes na saúde pública é imenso, como ressaltou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta. “Além das cirurgias e internações, muitos jovens se tornam inválidos por conta desses acidentes. A campanha busca conscientizar e proteger as vidas”, explicou o secretário. Ele destacou ainda que muitos dos acidentados são motociclistas jovens, com sequelas permanentes que afetam a qualidade de vida.
Já a secretária de Mobilidade Urbana em Natal, Jódia Melo, reforçou a importância da união entre os órgãos para reduzir os acidentes. “A parceria é essencial para reverter o diagnóstico de sinistros com motociclistas em Natal e na Região Metropolitana. Estamos trabalhando para aumentar a segurança no trânsito e salvar vidas”, declarou a titular da STTU.
Fiscalização e Educação
Segundo o secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Newton Filho, a campanha “Juntos Pela Vida” é a parte de um conjunto da ações abrangentes em favor de um trânsito mais seguro. “Existem ações para educação e as ações voltadas para as questões de infraestrutura. As ações de fiscalização que se intensificarão neste momento têm como principal objetivo garantir a segurança não somente dos condutores e passageiros de motos, mas de toda sociedade”, acrescentou ele.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Jonielson Oliveira, “os números de sinistros de trânsito vêm reduzindo nos últimos cinco anos no Estado, porém, tanto o número de sinistros como de vítimas fatais envolvendo motociclistas está aumentando. E a frota de motos vem acompanhando esse crescimento. Estes dados fundamentam a necessidade da campanha Juntos pela Vida e o Detran vai atuar para salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro e consciente, contando com o apoio de toda população”.
Dados
Entre 2020 e 2024, os números de acidentes com motociclistas aumentaram consideravelmente em Natal. Em 2024, vítimas de sinistro de moto foram a maior causa de atendimento no Hospital Walfredo Gurgel. Foram 1.233 acidentados.
Dados da STTU revelam ainda que, em 2020, foram 1.242 sinistros envolvendo motociclistas; em 2021, foram 1.282 sinistros com moto e vítimas lesionadas; em 2022, o número aumentou para 1.336; em 2023, 1.467 e, em 2024 chegou a 1.233. O aumento de vítimas lesionadas é um sinal claro de que a campanha Juntos pela Vida é necessária.
Os dados indicam ainda que os homens são a maioria das vítimas, com o bairro de Lagoa Nova liderando o ranking de sinistralidade. A sexta-feira é o dia da semana com maior número de acidentes, enquanto a quarta-feira concentra mais vítimas com lesões.
Com a mobilização de diversas instituições e a implementação das ações previstas na campanha, espera-se reduzir não apenas o número de acidentes, mas também o impacto na saúde pública e na qualidade de vida da população.
Fonte: Agora RN
Tweetar |
IDEMA aponta cinco trechos da Grande Natal impróprios para banho neste fim de semana
Publicado em: 23/03/2025
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) divulgou, nesta sexta-feira (21), que cinco trechos da Grande Natal estão impróprios para banho neste fim de semana. A análise foi realizada em 33 pontos de banho, incluindo praias e rios da região.
Os pontos considerados inadequados para atividades aquáticas são:
• Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
• Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
• Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
• Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), em Natal
• Redinha (Rio Potengi), em Natal
Esses locais permanecerão impróprios para banho até a divulgação do próximo boletim, prevista para sexta-feira (28). O Idema recomenda que os banhistas evitem essas áreas para garantir a segurança e a saúde.
Fonte: Diário do RN
Tweetar |
Cantor Rafa Diniz morre após se afogar no Rio São Francisco
Publicado em: 23/03/2025
Vítima fatal, cantor Rafa Diniz, de 22 anos (Foto: reprodução)
O cantor Rafa Diniz, de 22 anos, morreu na última sexta-feira (21) após se afogar no Rio São Francisco, localizado na Ilha do Fogo, entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a corporação foi acionada para atender a uma ocorrência nas proximidades do rio. No local, uma equipe de mergulho realizou buscas subaquáticas e encontrou o corpo do jovem submerso.
O artista já tinha sete discos lançados. Entre os principais sucessos, estão: E Agora Sonho Meu (2025), Aliança (2025), Plantão no Boteco (2024) e Mulher Segura (2023).
Rafa Diniz era mais conhecido na região de Petrolina e no interior da Bahia. O produtor Jhonny acredita que este EP traria uma nova perspectiva para a carreira do cantor, já que as músicas novas já estavam sendo bem recebidas por outros estados, como Maranhã e Ceará. “A virada de chave era esse EP”, lamenta o produtor.
A Polícia Civil de Pernambuco instaurou um inquérito policial para investigar a morte do cantor. A assessoria informou que o velório do artista será realizado na tarde deste sábado (22) em Petrolina (PE). O cortejo e o enterro de Rafa Diniz ocorre no domingo (23), às 9h, no Cemitério Campo das Flores, também na cidade.
Cantor Rafa Diniz morre após se afogar no Rio São Francisco | AGORA CNN - CNN Brasil
Fonte: CNN Brasil/Portal 96 FM
Tweetar |
Jandaíra: Classe política e fiéis participam da missa de 10 anos de sacerdócio do padre Wagner
Publicado em: 23/03/2025
Fotos: reprodução/instagram
A comunidade católica de Jandaíra participou neste final de semana da missa em Ação de Graças pelos dez anos de ministério sacerdotal do Padre Wagner.
Além dos fiéis, a classe política também marcou presença: o prefeito Reginaldo Vitorino, vice-prefeito Roberto, o presidente da Câmara, vereador Matias junto com outros vereadores.
“Hoje celebramos com alegria e muita fé a Missa de 10 anos de Ministério Sacerdotal do querido Pe Wagner, Vigário de nossa Paróquia. Parabéns Wagner, que venham muitos mais anos de bênçãos e dedicação!”, postou o prefeito Reginaldo Vitorino em suas redes sociais.
Fonte: Blog de Assis Silva
Tweetar |
Ezequiel se reúne com integrantes da Femurn e reafirma parceria com os municípios
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (20) uma comitiva da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), composta pelo presidente Babá Pereira e diversos prefeitos. Durante o encontro, foram discutidos temas como a apresentação oficial da nova diretoria da Federação e a reafirmação da parceria entre as instituições.
“Apoiar os prefeitos sempre foi uma prioridade. Receber a nova diretoria da Femurn e ouvir suas necessidades e propostas é sempre enriquecedor. Estamos firmes no compromisso com os municípios e, mais uma vez, nos colocamos à disposição para contribuir com o que for necessário”, afirmou Ezequiel Ferreira.
Na reunião, o presidente da Femurn, Babá Pereira, solicitou o apoio da Assembleia Legislativa para a realização do 3º Congresso Conecta Municípios Potiguares, que acontecerá de 9 a 11 de abril. “O apoio da Assembleia é fundamental para o sucesso do nosso evento, que este ano promete ser um dos maiores já realizados”, destacou.
A reunião também contou com a presença dos prefeitos: Gustavo Santos (Nísia Floresta), Iogo Queiroz (Jucurutu), Francisco André Régis (Itaú), Joaquim José Medeiros (Cruzeta), Augusto Cesar Pinheiro (Tangará), Luciano da Cunha Gomes (Lajes Pintada), além de Hudson Brito, secretário da Femurn e Neivaldo Guedes, da Espacial Eventos.
Tweetar |
Papa Francisco faz primeira aparição pública após mais de um mês internado
Publicado em: 23/03/2025
Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP
O Papa Francisco fez a primeira aparição pública desde sua internação em 14 de fevereiro. O Pontífice acenou e deu a bênção da janela do Hospital Gemelli, em Roma, aos fiéis que estavam agrupados na frente do local. Francisco foi encaminhado ao hospital há pouco mais de cinco semanas para tratar de uma pneumonia bilateral. Ele recebeu alta neste domingo e já saiu do hospital em direção ao Vaticano.
Veja a primeira aparição do papa Francisco após 38 dias internado | AGORA CNN - CNN Brasil
— Obrigada a todos — afirmou Francisco, ao cumprimentar o público da janela do Hospital. — Estou vendo a senhora com flores amarelas, ela é ótima — brincou o Pontífice.
O aceno ocorreu logo após o final do Angelus, oração que Pontífice de 88 anos não conduz desde 9 de fevereiro. Desde então, faltou à cerimônia por cinco semanas consecutivas, algo sem precedentes desde sua eleição em março de 2013.
A alta do Papa, hospitalizado desde 14 de fevereiro e cujo estado de saúde melhorou gradativamente nas últimas semanas, era aguardada por milhares de fiéis ao redor do mundo diante das dúvidas crescentes sobre sua capacidade para retomar suas atividades.
De acordo com a equipe médica de Francisco, ele retornará hoje à residência de Santa Marta, onde costuma residir. Além disso, terá que se submeter a um período de recuperação de pelo menos dois meses.
— Os progressos são feitos em casa porque o hospital, embora pareça estranho, é o pior lugar para uma convalescença, é o lugar onde se contrai mais infecções — explicou o doutor Sergio Alfieri.
O estado de saúde do Papa “está melhorando” e “esperamos que em breve possa retomar suas atividades normais”, afirmou o doutor Luca Carbono, outro membro da equipe médica que acompanha o Pontífice.
— A convalescença é, por definição, um período de recuperação, por isso é evidente que durante o período de convalescença, [o Papa] não poderá manter suas habituais entrevistas diárias.
O Pontífice de 88 anos estava no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, quando foi internado com um quadro de bronquite que, posteriormente, evoluiu para uma pneumonia em ambos os pulmões.
O anúncio da alta ocorreu depois de o Vaticano relatar, nos últimos dias, uma melhora gradual na saúde do Pontífice. O primeiro sinal foi a mudança do seu prognóstico, em 10 de março, que antes era classificado como reservado, ou seja, quando não é possível prever a recuperação do paciente. Até o início desta semana, Francisco vinha utilizando uma máscara de oxigênio, mas na terça-feira o Vaticano informou que, pela primeira vez, ele conseguiu ficar sem ela. Na quarta-feira, o Papa deixou de utilizar a máscara, segundo a Santa Sé.
Fonte: O Globo/CNN Brasil
Tweetar |
Anistia tem PT e PL unânimes, apoio do Centrão e indefinição em partidos de esquerda
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão
BRASÍLIA – Diante da possibilidade de o projeto de lei que anistia os condenados pelos atos de 8 de Janeiro ir a votação na Câmara, as bancadas do PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, estão unânimes em posicionamentos opostos sobre o tema, que pode inclusive beneficiá-lo. Porém, o apoio do Centrão e as indefinições em partidos historicamente de esquerda podem pesar a favor de um eventual perdão aos extremistas.
Como mostra o Placar da Anistia do Estadão, levantamento exclusivo divulgado neste domingo, 171 deputados são favoráveis a anistiar os condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) envolvidos no 8 de Janeiro. Outros 115 parlamentares discordam da proposta. Optaram por não responder outros 92. A proposta em discussão é o projeto de lei 2.858/2022, de autoria do deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO).
Notícias relacionadas
Projeto da anistia beneficia Bolsonaro? Entenda as brechas que podem incluir o ex-presidente
Lula viaja ao Japão com troca de aeronave nos EUA; entenda a escolha pelo KC-30
Veja as datas de julgamento do recebimento das denúncias dos núcleos acusados de tentativa de golpe
O extremistas foram condenados a penas que chegam até a 17 anos de prisão por crimes como associação criminosa armada, dano qualificado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado. Os que não participaram de atos violentos tiveram a oportunidade de firmar acordos de não persecução penal, com penas mais brandas e sem prisão.
O STF já responsabilizou 898 pessoas pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, segundo relatório divulgado pelo gabinete de Alexandre de Moraes em janeiro. Os processos somam 371 condenações, além de 527 acordos com o Ministério Público Federal (MPF).
O Estadão contatou todos os 513 deputados presencialmente, por telefone, via assessoria de imprensa e por e-mails enviados aos gabinetes. Até a publicação deste texto, três em cada quatro parlamentares (74%) responderam ao questionário. Outros 135 deputados não deram retorno. O levantamento é dinâmico, e será atualizado constantemente caso os parlamentares que não responderam se manifestem ou se houver mudança de posição.
O partido de Bolsonaro é o maior da Câmara, com 92 deputados. Na bancada, 70 disseram que apoiam a anistia e sete não quiseram responder. Outros 15 não retornaram.
Entre os 70 deputados do PL que apoiam a anistia, 50 acreditam que o benefício deve ser estendido a Bolsonaro e outros aliados denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A maioria do partido (54) também prefere que seja aprovada uma anistia total e somente sete concordam com uma redução das penas.
Já a sigla de Lula possui a segunda maior bancada, com 67 deputados. Entre os petistas, 59 disseram que votam contra a anistia, três não quiseram responder e outros cinco não retornaram.
Apesar da unanimidade no PT, partidos que comandam ministérios no governo Lula contam com deputados que apoiam a anistia. Um projeto que perdoa as penas de condenados e que está engavetado na Câmara possui brechas que podem livrar Bolsonaro, principal rival do petista.
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou na manifestação convocada por Bolsonaro no último dia 16 que iria pedir urgência na tramitação do projeto da anistia nesta quinta-feira, 20. Porém, ele recuou por falta de um acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O Republicanos, que comanda a pasta de Portos e Aeroportos com o ministro Silvio Costa Filho, tem 16 deputados favoráveis a anistia e somente um contrário. Os que não responderam somam 12 e 14 não atenderam a equipe de reportagem.
Apesar do posicionamento da bancada, o presidente do partido, deputado Marcos Pereira (SP), causou atritos com bolsonaristas ao afirmar, em uma entrevista à CNN na última terça, 18, que o projeto não deveria ser votado de imediato pelo fato de o processo não ter sido finalizado no STF. Aliado de primeira hora de Bolsonaro, o pastor evangélico Silas Malafaia chamou o dirigente partidário de “cretino”, ao que Pereira respondeu dizendo que o pastor é “uma espécie de Rasputin Tupiniquim”.
Já no MDB, partido que chefia os ministérios do Planejamento, Cidades e Transportes, 16 deputados apoiam o perdão aos bolsonaristas. Apenas dois disseram que devem votar contra. Outros sete não quiseram responder e 17 não deram retorno.
Um dos emedebistas que apoiam a anistia é o deputado Alceu Moreira (RS). Ao Estadão, ele disse que os julgamentos contra os bolsonaristas são “perseguição política pura”.
Ele também citou o julgamento da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que pichou a frase “perdeu, mané” na Estátua da Justiça, na frente do STF. Nesta sexta-feira, 21, o ministro do STF Alexandre de Moraes votou para condenar ela a 14 anos de prisão em regime inicial fechado.
“O golpe não houve. Se tem que identificar o crime para fazer dosimetria, tem que fazer o crime. Dar 14 anos para quem passou batom numa estátua não tem sentido. Não tem lógica. Esta é uma ação que não tem nada de processo judicial, não cumpre nenhum dos pré-requisitos. É perseguição política pura e vergonhosa”, disse.
O União Brasil, que comanda as pastas do Turismo, Comunicações e Integração Regional, tem 59 deputados. Procurados pelo Estadão, 22 disseram que apoiam a anistia e somente três disseram serem contra. Outros 18 não quiseram responder e 16 não deram retorno.
“O que eles fizeram é um crime inominável. Nossa democracia ainda é muito jovem e o que está acontecendo com essa autocracia é um momento delicado para que a gente transija sobre essas agressões às nossas instituições. Então sou contra a anistia para que as pessoas sejam punidas e nunca mais pensem em planejar um golpe em nosso país”, afirmou Luciano Bivar (PE), um dos três deputados do União que declarou voto contra o perdão aos condenados por depredar os Três Poderes.
Partido que comanda o Ministério dos Esportes, o PP também deve ser decisivo em uma eventual votação da anistia na Câmara. Na sigla, 16 apoiam o perdão aos golpistas e apenas um é contra. Optaram por não responder 14 deputados e 19 não atenderam a equipe de reportagem.
O PSD, que comanda Pesca e Aquicultura, Minas e Energia e Agricultura, tem uma divisão maior entre a bancada. Dos deputados, 12 apoiam e seis discordam da anistia. Outros oito não retornaram e 18 preferiram não responder.
PSB e PDT têm deputados com posição indefinida
Entre o PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e o PDT, do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nenhum deputado declarou abertamente que votaria a favor da anistia. Ainda assim, alguns de seus parlamentares podem dar votos para o perdão em uma deliberação na Câmara.
No PDT, seis dos 18 deputados preferiram não responder se são contra ou a favor da anistia aos condenados por golpismo. Um dos parlamentares disse ser a favor da proposta, mas iria esperar uma deliberação da sigla. Outros cinco disseram que são contra o perdão e seis não deram retorno.
Já no partido de Alckmin, oito disseram que são contra a anistia e quatro não quiseram responder. Um deles foi o deputado Duarte Júnior (MA), que afirmou à equipe de reportagem que ainda “não definiu questão” sobre o tema.
Por outro lado, os deputados Pedro Campos (PE) e Mário Heringer (MG), líderes do PSB e do PDT, respectivamente, declararam votos contrários.
Terra
Tweetar |
País inaugura a primeira fonte pública de cerveja na rua do mundo
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Reprodução
A cidade de Zalec, na Eslovênia, inaugurou a primeira fonte pública de cerveja do mundo, chamada de Green Gold Fountain. Localizada no parque central da cidade, a fonte celebra a rica tradição local no cultivo de lúpulo, ingrediente essencial na produção de cerveja. A região do Vale do Baixo Savinja, onde Zalec está situada, é conhecida como “Vale do Ouro Verde” devido às extensas plantações de lúpulo que a caracterizam.
A fonte possui seis torneiras, cada uma oferecendo um tipo diferente de cerveja eslovena. Para degustar as variedades disponíveis, os visitantes devem adquirir uma caneca de vidro equipada com um chip especial, vendida em diversos pontos da cidade. Com essa caneca, é possível servir doses de 100 ml de cada cerveja disponível. Além de proporcionar a experiência de degustação, a caneca serve como um souvenir da visita.
A Green Gold Fountain opera sazonalmente, de abril a outubro, periodo que coincide com o Festival do Ouro Verde, evento que celebra a cultura local com atrações gastronômicas e musicais. Desde sua inauguração, a fonte tem atraído turistas de diversas partes do mundo, consolidando Zalec como um destino turístico singular para os amantes de cerveja e cultura eslovena.
Terra
Tweetar |
Governadora, vice-governador, senadora e deputados na festa de emancipação política de Brejinho, a terra da farinha
Publicado em: 23/03/2025
A cidade d Brejinho, na região Agreste potiguar, administrada pelo prefeito Jefferson Gomes (MDB), sucessor do líder municipalista João Gomes, recepcionou nesta sexta-feira (21), a governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador Walter Alves (MDB), além da senadora Zenaide Maia (PSD), o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) e os deputados federais Mineiro (PT) e Benes Leocádio (União), parlamentares parceiros do município.
Na terra da farinha os governantes do RN prestigiaram os 62 anos de emancipação política do município, participando da inauguração da UBS Luiz Gonçalves da Silva, na comunidade de Santa Maria, visitando as obras do Centro Comercial da Feira do Gado, finalizando com o ato de inauguração do novo centro comercial da sede do município e entrega de novas barracas para exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar.
Além dos benefícios entregues ao povo de Brejinho durante todo o dia, no período da noite a população brejinhense e visitantes foram brindados com shows artísticos realizados em espaço público, no largo da Igreja São José, com apresentações de Flay, Raí Saia Rodada e Ryanzinho.
Blog de Daltro Emerenciano
Tweetar |
Filha de traficante confunde cocaína com doce e 20 crianças vão parar em hospital
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Reprodução
Vinte crianças, entre 4 e 5 anos de idade, fizeram exames médicos em um hospital após a suspeita de ingerirem cocaína dentro de uma escola municipal que fica em Itamonte (MG), cidade no Sul de Minas. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (21).
De acordo com a Polícia Militar, tudo começou quando a filha de um traficante da cidade, de 4 anos de idade, teria levado 16 papelotes da droga para a aula. Ela teria confundido a droga com doce de coco, e a distribuiu para os colegas de sala.
O caso foi descoberto quando um dos alunos apresentou o “doce” para professora, alegando que estava azedo. A Polícia Militar foi chamada.
Para a professora, a aluna de 4 anos disse que ganhou os produtos do pai. A polícia desconfia da versão da menina, achando que ela encontrou a droga escondida dentro de casa.
Ao todo foram apreendidos 16 papelotes da droga, destes, 9 parcialmente consumidos. As drogas estavam escondidas na mochila e debaixo da carteira da estudante. Um laudo da Polícia Civil confirmou que o material apreendido trata-se de cocaína.
Todas as crianças que estavam na sala foram levadas ao hospital, onde foram atendidas e passaram por exames laboratoriais. Elas passam bem e já tiveram alta.
Na escola, o tio de um dos alunos foi preso por desacato. Ele teria ameaçado a professora afirmando que “denunciar o crime traria problemas para a família” da educadora. Ele foi levado para a delegacia, onde foi liberado após assinar um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).
O pai da menina, de 28 anos, não foi encontrado. Segundo a polícia, ele tem passagens por porte ilegal de arma de fogo, violência doméstica e tráfico de drogas.
R7
Tweetar |
Lei reconhece praia de Ponta Negra como patrimônio natural e turístico do RN
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Reprodução
A praia de Ponta Negra, localizada na zona Sul de Natal, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Natural, Histórico, Paisagístico, Ambiental e Turístico Material do Estado do Rio Grande do Norte. A medida está prevista na Lei nº 12.094, sancionada pelo Governo do Estado, publicada na edição dessa sexta-feira (21) no Diário Oficial (DOE).
De acordo com o texto, “fica reconhecida como Patrimônio Natural, Histórico, Paisagístico, Ambiental, Turístico Material do Estado do Rio Grande do Norte a Praia de Ponta Negra, no Município de Natal”. A norma entrou em vigor na data da publicação.
A praia de Ponta Negra é o principal cartão-postal da capital potiguar, conhecida nacional e internacionalmente por abrigar o Morro do Careca, que se tornou símbolo da cidade. O local concentra uma das maiores redes hoteleiras da cidade, com restaurantes, bares e comércios voltados para o turismo, além de ser ponto de encontro de moradores e visitantes durante todo o ano.
Em setembro de 2024, a Praia de Ponta Negra passou a ser alvo de obras com o objetivo de ampliar sua faixa de areia. A chamada “engorda” teve início quando a draga responsável pelo serviço começou a depositar os primeiros 2 mil metros cúbicos de areia, marcando oficialmente o início da intervenção.
No total, 1 milhão de metros cúbicos de areia foram utilizados para recuperar e ampliar a faixa de areia, que antes enfrentava problemas de erosão e redução do espaço disponível para banhistas e turistas. A obra de aterro hidráulico foi finalizada em janeiro deste ano e resultou na ampliação da faixa de areia ao longo de 4,6 quilômetros da orla, iniciando na Via Costeira até o Morro do Careca.
Tribuna do Norte
Tweetar |
Lula tenta ganhar classe média com isenção do IR e MCMV
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha em medidas a fim de aumentar sua popularidade junto ao eleitorado que compõe a classe média, com renda domiciliar per capita entre R$ 1.926 e R$ 8.303 por mês. A última proposta do governo foi o envio de projeto de lei ao Congresso Nacional que amplia isenção do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) para o trabalhador que recebe até R$ 5 mil mensais.
De olho em 2026
O presidente Lula busca melhorar a popularidade do governo junto à classe média de olho na eleição de 2026.
Pesquisa Genial/Quaest de janeiro mostra 48% de aprovação e 54% de desaprovação da gestão entre quem ganha dois a cinco salários mínimos.
Ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Expansão do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para famílias com renda entre R$ 8 mil e R$ 12 mil.
A pesquisa Genial/Quaest de janeiro mostra que a aprovação do governo Lula permanece em 48% entre o eleitorado que ganha entre dois e cinco salários mínimos, hoje cotado a R$ 1.518. Já a desaprovação da gestão petista atingiu os 54% desse mesmo público.
A isenção do Imposto de Renda é uma promessa de campanha do governo Lula e foi entregue ao Congresso Nacional em um momento em que a gestão tenta melhorar o cenário de avaliação de olho na reeleição de 2026.
A proposta do Palácio do Planalto tem como objetivo isentar os trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês. Para compensar a perda arrecadatória, o governo prevê taxar aqueles que possuem altas rendas e os dividendos no exterior. Dessa forma, quem ganha acima de R$ 50 mil por mês terá que pagar imposto mínimo de até 10%.
Metrópoles
Tweetar |
Prefeitura inicia mutirão de colonoscopia em Natal
Publicado em: 23/03/2025
Foto: Divulgação
No último sábado (22), aconteceu o primeiro dia do mutirão para exame de colonoscopia no município. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acontece dentro das comemorações do Março Azul, campanha de conscientização de prevenção e detecção precoce do câncer colorretal.
“Durante toda semana foi feita a busca ativa dentro da fila dos pacientes que aguardavam pelo procedimento e foram dadas orientações para o exame, que precisa de preparo. Então, hoje iniciamos esse mutirão que vai totalizar 120 procedimentos em dois finais de semana. A intenção é, a partir de agora, proporcionar ações como esta para zerar as filas e acolher melhor a nossa gente”, comenta o secretário municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, reforçando que durante o dia também foram realizadas 10 cirurgias de vesícula e 18 exames ultrassonografia com Dopler.
A colonoscopia é um exame que avalia toda a extensão do intestino grosso em busca de lesões, e o principal exame para detecção do câncer colorretal. O mutirão acontece nos dias 22, 23, 29 e 30, para pacientes de baixa e média complexidade que passaram por consultas prévias e tiveram a solicitação para realização do exame.
Fernanda Otaviano, enfermeira e diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC) da SMS Natal, comenta sobre o sucesso da ação: “Dos 30 pacientes agendados para hoje, nós tivemos 100% de aproveitamento, não faltou ninguém. Todos os pacientes estavam bem satisfeitos, felizes, pois tinham pessoas havia bastante tempo na fila e hoje puderam realizar o procedimento”.
Marilene Nogueira de Araújo espera há dois anos pela colonoscopia, e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Achei muito boa a ideia desse mutirão para ajudar pessoas, que, assim como eu, não têm condições de pagar por esse exame. Eu sentia uma ardência no meu estômago e a médica pediu para o encaminhamento e surgiu esse mutirão, então hoje estou aqui para realizar o exame”.
O câncer colorretal é caracterizado pelo surgimento de tumores no intestino grosso (também conhecido como cólon ou reto), e pode ser causado por diversos fatores, como o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, o baixo consumo de cálcio, tabagismo e obesidade. Geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas que crescem na parede interna do intestino grosso, é tratável se descoberto precocemente.
Tweetar |