Reunião no Sebrae/RN alinha preparativos para a 4ª Agropec de Jandaíra
09/07/2025
Na manhã desta terça-feira, 8 de julho, foi realizada uma reunião no Sebrae/RN, em Natal, com o objetivo de alinhar os preparativos da 4ª Agropec – principal evento agropecuário de Jandaíra e de toda a região do Mato Grande Potiguar. A edição 2025 do evento está marcada para os dias 15 e 16 de agosto, no município de Jandaíra/RN.
Participaram do encontro João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae/RN; Reginaldo Viturino, prefeito de Jandaíra; Mona Nóbrega, gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) do Sebrae; Marcelo Medeiros, analista técnico do Sebrae; e Pedrita Bezerra, representando a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (Sape/RN).
Além dessas lideranças, o momento contou ainda com a presença de outros parceiros e colaboradores que desempenham papéis fundamentais na construção e execução do evento, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento da agropecuária na região.
O Sebrae reafirmou seu apoio institucional à Agropec, contribuindo com ações voltadas ao desenvolvimento rural, à geração de negócios e ao fortalecimento da agricultura familiar e da pecuária local.
Consolidada como uma vitrine para o agronegócio potiguar, a Agropec movimenta produtores, empreendedores, técnicos e gestores públicos, promovendo trocas de conhecimento, oportunidades comerciais e o desenvolvimento econômico do território do Mato Grande.
Essa publicação é um oferecimento
Governadora Fátima se reúne com prefeitos do Mato Grande e anuncia novo batalhão de polícia em Ceará-Mirim
09/07/2025
Fotos: Carmem Felix/Assecom
O Rio Grande do Norte ganhará um novo Batalhão de Polícia Militar (BPM), que será sediado na cidade de Ceará-Mirim, e vai atender cidades do Leste Potiguar e do Mato Grande. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (8), em reunião da governadora Fátima Bezerra com prefeitos de seis municípios dessas regiões.Eco-tourism packages
Com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, e da delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, os prefeitos de Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Maxaranguape, Pureza, Rio do Fogo e Taipu trouxeram suas preocupações com a segurança nos municípios.
Após transmitirem todas as preocupações e demandas para o Governo do Estado, os representantes municipais ouviram da governadora Fátima uma mensagem de solidariedade e de parceria. Ela explicou os avanços que já foram feitos na região, e destacou que entende a necessidade de ampliar as ações de segurança.
“Hoje, nós temos 148 policiais militares e 12 viaturas compondo o efetivo dessa região. Comparando com o efetivo que tínhamos antes, houve realmente um incremento, mas se faz necessário aumentar mais esse efetivo, que é o que vocês estão pleiteando aqui”, disse a governadora Fátima Bezerra.
“Tudo isso só foi possível graças aos esforços que temos feito, como os nove concursos na área da segurança em seis anos”, informou Fátima. Desses concursos, cinco foram só na Polícia Militar, o que resultou na nomeação de mais de 2.400 novos militares.
O resultado desse investimento também foi apresentado no encontro. “Nós conseguimos resultados positivos com isso. Na série histórica de crimes violentos, os chamados homicídios, em Ceará-Mirim, vemos que de 2011 a 2017 chegamos a 142 mortes naquela cidade. Agora, em 2025, estamos com quatro homicídios registrados, pontuou a governadora, citando dados do Fórum Nacional de Segurança Pública.
Vendo os resultados positivos, mas ainda a necessidade de seguir investindo na segurança, a governadora Fátima fez um importante anúncio para o grupo de gestores: “vai ter um batalhão em Ceará-Mirim”. Ela defende que se o trabalho dá resultado, é necessário avançar cada vez mais.
“Essas razões que os senhores colocaram aqui, para solicitar a implantação de um batalhão em Ceará-Mirim, são por demais pertinentes. Com isso vamos fortalecer as ações de segurança não só em Ceará-Mirim, mas também em Taipu, Maxaranguape, Pureza, e todas as cidades da região”, destacou a governadora.
O decreto criando o novo batalhão – o 17º na organização da Polícia Militar no Estado -, já está sendo preparado e deve ser publicado no Diário Oficial até a próxima semana.
O secretário de Segurança, Coronel Araújo, adiantou quais as próximas diligências a serem tomadas emrelação à instalação do novo BPM. “A partir de segunda-feira vamos montar, junto com o Coronel Pessoa, secretário de segurança de Ceará-Mirim, a estrutura do batalhão, o desenho da alocação das companhias nas cidades. Temos 370 policiais fazendo curso de formação, e assim que eles se formarem, uma parte vai ser alocada para atender a esse batalhão e demais cidades”, explicou Araújo.
Atendendo também a um pedido do grupo de prefeitos, o Governo do RN vai adotar, enquanto não se institui o novo batalhão, medidas de reforço do policiamento na região através de diárias operacionais. A demanda foi prontamente atendida pela governadora Fátima Bezerra.Eco-tourism packages
A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, destacou os avanços da instituição na região. Citando os dados apresentados pela governadora, ela destaca que dos quatro homicídios registrados em Ceará-Mirim, três já foram elucidados. “Eu faço muita questão de dizer porque não é falácia, não é conversa. Isso está nos inquéritos, são processos. Esse é um dado muito importante, e faço questão de dizer isso pois tenho muito orgulho das equipes de trabalho”, disse a delegada.
“Quero tranquilizar vossas excelências, enquanto autoridades que gerenciam os municípios. A região do Mato Grande não tinha, mas hoje tem um núcleo de investigação qualificada (NIQ). E o nosso modelo de investigação qualificada e inteligência é modelo, está sendo replicado, e vai ser discutido no Conselho Nacional dos Chefes de Polícia que acontecerá em Fortaleza”, completou Ana Cláudia Saraiva.
O prefeito Antônio Henrique, de Ceará-Mirim, agradeceu em nome da comitiva de prefeitos, a sensibilidade do Estado em atender as demandas do povo do Mato Grande. “O mais importante daqui é que conseguimos alcançar o pleito que a gente trouxe. Então, quero só agradecer ao Governo do Estado pelo atendimento às nossas demandas, e pela sensibilidade em aumentar o efetivo para que a segurança chegue muito mais forte para a nossa população”, disse Antônio Henrique.
Além das autoridades já nominadas, estiveram presentes na reunião o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Adriano Gadelha; os prefeitos Márcio Luiz “Cici” Pereira (Rio do Fogo), Ricardo Brito (Pureza), Fernando Batista Damasceno (Ielmo Marinho), Professora Nira Freitas (Maxaranguape) e Ariosvaldo Bandeira “Louvado” Júnior (Taipu). O prefeito de Nísia Floresta e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap) também esteve presente endossando o pleito.
Também participaram seis vereadores do município de Ceará-Mirim: Zélia Santos, Professora Erineide, Professora Elizete, Sueli Coutinho, Cristina Severo, Bruno César, e Marcone Barbosa (presidente da Câmara). Coronel Pessoa, secretário de segurança de Ceará-Mirim, e Júlio César, ex-prefeito da mesma cidade, também acompanharam a reunião.
Essa publicação é um oferecimento
Alcolumbre garante aumento de deputados mesmo que Lula não sancione
09/07/2025
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), disse nesta terça-feira (8/7) que se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não sancionar a lei que aumenta em 31 o número de deputados na Câmara, ele, como presidente do Congresso, vai promulgar a proposta.
“Se chegar às 10h [para promulgação], vai ser promulgado às 10h01”, disse o presidente do Congresso na chegada ao Senado nesta terça.
Na segunda-feira (7/7), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse no programa Roda Viva, da TV Cultura, que é “pouco provável” que Lula sancione o texto. Aliados têm aconselhado o presidente da República a não sancionar o projeto para não trazer para si o desgaste de uma medida que cria custos para o Orçamento.
A lei aprovada pelo Legislativo aumenta de 513 para 531 o número de parlamentares da Câmara. O tema foi aprovado com o placar mínimo para aprovação no Senado: 41 votos. O tema ainda divide parlamentares, mas deve ser promulgado por Alcolumbre.
Lula tem 15 dias para sancionar
O Congresso terminou de votar a proposta em 26 de junho e agora Lula tem até 16 de julho para sancionar o aumento dos deputados. Lula tem a opção de vetar o texto completamente ou não sancionar, o que faria que a proposta voltasse ao Congresso para ser promulgada por Alcolumbre.
“Decorrido o prazo de quinze dias úteis, o silêncio do presidente da República importará sanção”, diz um trecho do artigo 66 da Constituição Federal.
Caso a lei não seja sancionada em 48 horas depois do prazo de 15 dias pelo presidente da República, cabe ao presidente do Congresso assinar o termo que coloca a lei em vigor.
STF pediu revisão de cadeiras com 513 deputados, mas Congresso decidiu aumentar
A discussão sobre cadeiras na Câmara se deu após uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Casa revise, até 30 de junho, o número de parlamentares de cada estado, baseado no último Censo Demográfico, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
Caso o Legislativo seguisse a determinação à risca, alguns estados perderiam deputados, já que houve queda da população. O Rio de Janeiro, por exemplo, perderia quatro cadeiras. Ao invés disso, deputados só aumentaram as cadeiras para estados onde houve crescimento populacional. Daí o aumento de 513 para 531 parlamentares.
Ganham cadeiras as seguintes bancadas estaduais:
Pará – sobe de 17 para 21 deputados;
Santa Catarina – sobe de 16 para 20 deputados;
Amazonas – sobe de oito para 10 deputados;
Mato Grosso – sobe de oito para 10 deputados;
Rio Grande do Norte – sobe de oito para 10 deputados;
Ceará – sobe de 22 para 23 deputados;
Minas Gerais – sobe de 53 para 54 deputados;
Goiás – sobe de 17 para 18 deputados;
Paraná – sobe de 30 para 31 deputados.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
TRE-RN derruba todos os vereadores eleitos pelo PSOL em Bento Fernandes por fraude à cota de gênero
09/07/2025
Foto: TJRN
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) acolheu, nesta terça-feira (08), recurso eleitoral apresentado pelo advogado Yuri Cortez e determinou a anulação dos votos recebidos pelo PSOL no município de Bento Fernandes, no interior do Estado. A decisão, tomada por unanimidade, resultou na cassação dos mandatos dos vereadores eleito pela legenda Deca do Sindicato.
A tese acolhida pelo TRE foi de fraude à cota de gênero — prática conhecida como “candidaturas laranjas”, quando mulheres são registradas apenas para simular o cumprimento do mínimo legal de 30% de candidaturas femininas, mas sem intenção real de concorrer.
Segundo os autos, ficou comprovado que pelo menos duas candidatas do PSOL não realizaram campanha, não tiveram votação compatível com sua participação e sequer comprovaram material de divulgação eleitoral, evidenciando o caráter fictício da candidatura.
“Essa fraude compromete não apenas a lisura do pleito, mas também desrespeita a luta histórica por maior participação feminina na política”, afirmou Yuri Cortez durante sua sustentação oral no plenário do TRE-RN.
A decisão segue o entendimento consolidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considera a fraude à cota de gênero como causa suficiente para a nulidade dos votos e cassação de toda a chapa proporcional do partido envolvido.
Com o julgamento, os votos do PSOL foram anulados e o sistema proporcional de distribuição de vagas será refeito, podendo alterar significativamente a composição da Câmara Municipal de Bento Fernandes.
A decisão ainda cabe recurso ao TSE, mas já representa um marco importante na jurisprudência regional sobre o tema e tem efeitos imediatos.
BG
Essa publicação é um oferecimento
Resultados históricos no concurso da SESAP: aprovações recorde entre os primeiros colocados
08/07/2025
Foto: Divulgação
A @clevermed_ensino se destacou mais uma vez com diversos alunos entre os primeiros colocados no concurso da SESAP, consolidando-se como uma das mentorias mais eficazes do Brasil.
Foram mais de 60 aprovados, com nomes no TOP 10 geral e conquistas em várias regiões do estado.
Destaques:
1º lugar:
• Marina Mayara Batista do Rego
• Gildásio Gomes Fernandes Filho
• Cleanto Henrique M. de Sousa Torres
2º lugar:
• Waléria Ronina F. G. Machado
• Mariana Veras Diniz Maia
3º lugar:
• Caio Jonas O. Abrantes
• Evane Maria F. Praxedes
4º lugar:
• Brenda M. Borges
• Flora T. Moura Bandeira
• Ana Cecília Â. Matias
6º lugar:
• Sárvia O. Fernandes
• Dayane F. dos Santos Rodrigues
• Lavier K. H. Vidal
8º lugar:
• Marcos S. C. Pires
• Leonardo N. Pimentel
• Keylla S. F. Costa
10º lugar:
• Wanessa S. de Menezes
Resultado da metodologia sistematizada do Dr. Max Alves:
Simulados semanais com foco na banca
Aulas atualizadas e direcionadas
Resumos estratégicos
Provas comentadas
Avaliação de desempenho
Plataforma e app exclusivos
“Nossa missão vai além da aprovação: é formar um time de excelência na medicina brasileira.” – Dr. Max Alves
Últimas vagas da Mentoria ENARE/ENAMED 2025/2026!
A Mentoria para Médico Perito já encerrou por alta demanda.
Quer seu nome no próximo TOP 10?
Vem com a CleverMed!
Fonte: BG
Essa publicação é um oferecimento
Criminosos invadem igreja pela 2ª vez na Zona Norte
08/07/2025
Foto: Reprodução
A Capela da Mãe Peregrina, da paróquia Imaculada Conceição, localizada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal, foi alvo de criminosos pela segunda vez em menos de uma semana. Na madrugada desta segunda-feira (7), dois suspeitos invadiram a igreja e furtaram aparelhos de som. Já é o terceiro caso de furto na mesma igreja, somente este ano.
De acordo com imagens das câmeras de segurança da vizinhança, os criminosos chegaram por volta das 4h da manhã em uma bicicleta, arrombaram uma das janelas e acessaram o interior da igreja. Após recolherem os equipamentos, fugiram. Um dos suspeitos deixou uma sandália no local do crime.
Na invasão ocorrida no dia 2 de julho, os assaltantes seguiram um roteiro semelhante: entraram pela janela, abriram a porta principal e levaram uma caixa de som avaliada em cerca de R$ 1.980, além de um tripé e ventiladores. No início do ano, a igreja já havia sido furtada – na ocasião, foram levados uma mesa de som, microfones e potências de áudio.
Conforme a articuladora da igreja, Luzinete Bernardo, o templo já foi alvo de quatro arrombamentos, um deles em 2024. Ela relatou que, além de equipamentos de valor, os criminosos também já levaram objetos simples, como um banner. A dupla, que sempre age durante a madrugada, chega em uma bicicleta, desarmada, e repete o mesmo modo de operação: arrombam uma das janelas e furtam os itens com tranquilidade.
A Polícia Civil informou que a delegacia distrital que atende o bairro está conduzindo as investigações. A Igreja disse que registrou os Boletins de Ocorrência referentes a todos os casos, e a assessoria jurídica da Arquidiocese de Natal auxilia a comunidade durante o processo.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
INFORME PUBLICITÁRIO: Venha você e sua família e deguste o que a de melhor da loja da Cacau Show em João Câmara, RN.
08/07/2025
Ver essa foto no Instagram
A loja Cacau Show em João Câmara, RN, está localizada na Praça Baixa Verde, Nº 70, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Siga-nos em nossa rede social: @cacaushowjoaocamara
Essa publicação é um oferecimento
Vereadora Jeska Fernandes faz agradecimento a militância petista de João Câmara
08/07/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram
Obrigado militância petista de João câmara
Nosso sentimento é de gratidão a todos e todas que acreditaram com coragem e esperança no nosso projeto.
Vamos juntos e juntas continuar construindo o maior partido de esquerda da América Latina.
Avante militância.
Essa publicação é um oferecimento
Imagem mostra paciente no chão de corredor do maior hospital público do RN
08/07/2025
Foto: Reprodução/TV Tropical
Um vídeo que circula nas redes sociais nestelá segunda-feira (8) mostra um paciente deitado no chão do corredor do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, principal unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte. O homem, que aparece com ataduras no braço e na perna, teria passado a noite no local sem um acompanhante.
Segundo Caio, que fez a gravação enquanto acompanhava a esposa na unidade, o paciente foi colocado em uma maca apenas quando a equipe de reportagem da TV Tropical chegou ao hospital. O vídeo também mostra o movimento intenso no corredor e outros pacientes aguardando atendimento.
O caso reacende o debate sobre a capacidade e as condições de atendimento do Walfredo Gurgel, que há anos enfrenta desafios como superlotação e falta de insumos. O deputado estadual Kerginaldo Jácome, vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, afirmou que a situação é preocupante e que pacientes estão sendo transferidos para o interior do estado, em hospitais que muitas vezes não têm a estrutura necessária.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) se pronunciou em nota sobre o caso específico do paciente filmado no chão. Confira:
De acordo com a direção do hospital, o paciente deixou sozinho a maca em que estava e foi recolhido posteriormente neste outro local logo a situação foi vista pelos servidores da unidade. Ele não encontrava-se no chão por falta de leito ou de maca para abrigá-lo.
A unidade enfrenta uma sobrecarga de atendimentos desde o fim da semana passada, principalmente por um número elevado de casos graves de acidentes vasculares.
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Aniversariante do Dia
08/07/2025
"Feliz Aniversário para a nossa amiga e leitora do blog, a empreendedora Nira Estevam! Que seu dia seja cheio de alegria e que este novo ciclo traga muitas realizações e momentos especiais. Saúde e paz. (Foto: cedida arquivo familiar)
Essa publicação é um oferecimento
Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes
08/07/2025
Único time brasileiro nas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos, o Fluminense encara o Chelsea (Inglaterra) na tarde desta terça-feira (8), em Nova Jersey, pela classificação inédita à decisão do título. O jogo no MetLife Stadium, com capacidade para 82,5 mil torcedores, terá início às 16h (horário de Brasília).
O Tricolor carioca, comandado pelo técnico Renato Gaúcho, entra em campo com ao menos duas modificações em relação ao time que venceu o Al-Hilal (2 a 1) na última sexta (4). O lateral-esquerdo Freytes e o volante Martinelli estão suspensos por terem levado o segundo cartão amarelo no último jogo. O treinador deve optar pelo canhoto Renê na lateral-esquerda e pelo volante Hércules no meio-campo. O jovem piauiense foi decisivo nos jogos anteriores (Inter de Milão e Al-Hilal), quando balançou as redes ao deixar o banco de reservas no segundo tempo. Nesta terça, Hercules pode começar a partida contra o Chelsea como titular do Tricolor.
Outra dúvida de Renato Gaúcho recai sobre o lateral-direito Samuel Xavier, que sentiu dores musculares que o obrigaram a sair de campo no final do segundo tempo contra o Al-Hilal. Guga é um dos mais cotados para substituí-lo na posição.
Em entrevista coletiva na segunda (7), Renato Gaúcho perferiu não revelar o esquema tático, mas elencou alguns cuidados que o time deve ter em campo contra a equipe britânica.
"É um jogo de xadrez. Estudei bastante o adversário, da mesma forma que eu tenho certeza que eles estudaram o Fluminense. Será um jogo de paciência, você não pode se jogar para dentro do adversário nos primeiros minutos, como temos jogado essa Copa do Mundo. É muito perigoso, justamente pelo esquema que o Chelsea usa durante as partidas. Então, nós vamos tomar nossos cuidados e é lógico que vai ser muito importante ter a posse de bola, principalmente no horário do jogo, com um calor insuportável. Se se você ficar correndo atrás do adversário, se você não tiver essa posse, o desgaste é muito grande. Então vamos procurar neutralizar as principais jogadas do adversário. Quando ficar com a bola, jogar. A gente tem respeito pelo Chelsea, mas é um jogo de xadrez. Será uma partida de poucas oportunidades e quem aproveitar melhor com certeza vai ser vencedor”, pontuou o treinador.
O Fluminense fez a melhor campanha no Mundial entre as quatro equipes brasileiras – Botafogo, Flamengo e Palmeiras ficaram pelo caminho. Uma vitória simples contra o Chelsea garante o time carioca na grande final, no próximo domingo (13), contra o vencedor da outra semi - Paris Saint-Germain e Real Madrid se enfrentam na quarta (9). Em caso de empate nos 90 minutos, haverá prorrogação e, se persistir a igualdade no placar, a classificação será definida em cobrança de pênaltis.
Do lado do Chelsea, o treinador italiano Enzo Maresca também não poderá contar com todo o elenco. Além do centroavante Liam Delap e do zagueiro Levi Colwill, que cumprirão suspensão por terem recebido o segundo amarelo no duelo contra o Palmeiras, o meia-atacante Romeo Lávia segue lesionado.
A boa notícia é que atacante brasileiro João Pedro, recém-contratado pelos Azuis, deve começar jogando no lugar de Delap. Outro reforço será o meio-campista equatoriano Moisés Caicedo, que cumpriu suspensão contra o Verdão, mas estará de volta entre os tiulares do time britânico nesta terça.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Vereador Flávio Sami denuncia descaso da prefeitura com a iluminação pública nas comunidades de Passagem dos Caboclos e Ladeira Grande
08/07/2025
Foto: reprodução
O vereador Flávio Sami (conhecido como O Advogado do Povo) esteve recentemente nas comunidades de Passagem dos Caboclos e Ladeira Grande, onde constatou pessoalmente o abandono da gestão municipal em relação à iluminação pública.
Mesmo com os moradores pagando mensalmente a taxa de iluminação pública na conta de energia, diversas ruas dessas localidades seguem na escuridão. Segundo o vereador, mais de dez postes estão com lâmpadas queimadas e, até o momento, a prefeitura — responsável pela reposição — não tomou providências.
As comunidades estão há semanas sem iluminação, o que tem causado insegurança, medo e indignação entre os moradores. A ausência de luz compromete a mobilidade noturna, aumenta o risco de crimes e representa um desrespeito com quem vive e trabalha nessas regiões.
“Como vereador, cobro providências urgentes da gestão municipal. Iluminar uma rua é iluminar a vida das pessoas. Nosso povo merece dignidade, segurança e atenção!”, declarou Flávio Sami.
O parlamentar reforça que continuará fiscalizando e cobrando ações concretas para garantir direitos básicos às comunidades de João Câmara.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram
Fonte: Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
IFRN Campus João Câmara lança edital para apoio a projetos de pesquisa e inovação com bolsas institucionais
08/07/2025
Foto: reprodução
O Campus João Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) faz saber aos interessados sobre o lançamento do Edital nº 26/2025-DG/JC/RE/IFRN, referente à submissão de projetos de pesquisa e inovação com fomento institucional.
A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito do Campus, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com o Plano de Ação 2025 da Coordenação de Pesquisa e Inovação (COPEIN/JC).Serão concedidas até 4 bolsas de iniciação científica, com valor individual de R$ 400,00/mês, a serem pagas durante o período de setembro de 2025 a maio de 2026 (8 cotas). Cada proposta aprovada poderá receber até R$ 3.200,00.
Os projetos devem apresentar originalidade e ter previsão de execução de até oito meses. Caso envolvam seres humanos ou animais, será obrigatória a apresentação da aprovação pelos respectivos comitês de ética. A submissão deve ser realizada exclusivamente por meio do Suap, conforme orientações disponíveis no módulo de Pesquisa da plataforma.
Essa publicação é um oferecimento
Homem fica gravemente ferido após colisão de moto com poste em João Câmara
08/07/2025
Foto: reprodução/ @cafecommessias
Um grave acidente envolvendo uma motocicleta foi registrado na Rua Ariamiro de Almeida, em João Câmara, no início da noite deste domingo. De acordo com informações preliminares, um homem colidiu sua moto contra um poste, por motivos ainda não esclarecidos.
A vítima foi identificada como Carlos Eduardo de Aquino, de 27 anos. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local por uma equipe do SAMU, que utilizou uma unidade Semi-UTI para encaminhá-lo ao Hospital Regional de João Câmara.
Diante da gravidade da fratura sofrida, Carlos Eduardo foi transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde passou por exames de tomografia, além de avaliações das equipes de neurologia e ortopedia.
Com informações do @cafecommessias
Essa publicação é um oferecimento
Encerramento da Semana Missionária em João Câmara marcada por uma Caminhada de Fé e Esperança
08/07/2025
Foto: Marcos Vinicios/Pascom
Foto: Marcos Vinicios/Pascom
Foto: Marcos Vinicios/Pascom
O último domingo, 6 de julho, foi marcado por um momento especial e inesquecível para a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara com o encerramento da Semana Missionária, vivida intensamente pelas comunidades, em uma verdadeira caminhada de fé, oração e fraternidade.
A programação de encerramento começou com uma caminhada, que partiu da Capela de São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, em direção à Igreja Matriz. Fiéis de todas as idades se uniram neste gesto simbólico de peregrinação, levando no coração a gratidão por tudo o que foi vivido ao longo da semana.
Ao chegar à Matriz, os fiéis foram acolhidos com a Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso.. Em sua homilia, Dom João reforçou o chamado missionário de todos os batizados e nos encorajou a continuar levando a Palavra de Deus com amor e coragem.
A Semana Missionária contamos com a presença de freiras, padres, seminaristas, diáconos, leigos, leigas e missionários, todos unidos no propósito de evangelizar e fortalecer a fé nas comunidades. Foram dias de visitas, orações, celebrações, escuta e serviço — um verdadeiro mergulho na missão que Cristo nos confiou.
Foto: Marcos Vinicios/Pascom
Essa publicação é um oferecimento
‘Patinho feio’, Fluminense joga para chegar à decisão da Copa do Mundo de Clubes
08/07/2025
Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters
Único brasileiro vivo na Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense joga nesta terça-feira (8) para chegar à final. “Patinho feio” nas palavras do treinador Renato Gaúcho, o time tricolor vem fazendo uma campanha surpreendente nos Estados Unidos e busca dar mais um passo, em confronto com o Chelsea.
“Quando eu falo que é o patinho feio, com todo o respeito a todos os outros clubes, eu falo em termos financeiros, porque a gente tem que viver a realidade. O Fluminense não chega a dez por cento desses grandes clubes em termos financeiros. Então, esses grandes clubes têm todas as condições de contratar os grandes jogadores”, afirmou o técnico.
“Isso não quer dizer que o Fluminense não possa chegar a uma final e ganhar uma Copa do Mundo. É difícil? Sim, é difícil, mas é para todo o mundo”, acrescentou Renato. “Estou confiando muito no meu grupo, com todo o respeito ao Chelsea. O que eu posso dizer é que vai ser uma partida muito difícil. Não dá para você pensar em quem é o favorito.”
Com a menor folha salarial entre os quatro semifinalistas –cerca de R$ 15 milhões por mês– e um investimento inferior também ao dos outros clubes brasileiros que estavam na competição, o Fluminense foi sobrevivendo. Com um empate com o Borussia Dortmund, uma vitória sobre o Ulsan HD e um empate com o Mamelodi Sundowns, avançou em segundo no Grupo F.
A classificação com a vice-liderança na chave colocou a formação carioca no caminho da Inter de Milão, vice-campeã europeia. Com um gol de Cano no começo e um de Hércules no final, o time tricolor venceu por 2 a 0. Na sequência, enfrentou o Al Hilal, que havia eliminado o Manchester City, e triunfou por 2 a 1, gols de Martinelli e Hércules.
Chegou, assim, a hora de enfrentar o Chelsea, que jogará pela terceira vez contra uma equipe do Brasil na competição. Derrotada pelo Flamengo na fase de grupos, a formação inglesa vem de uma vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, em jogo decidido em uma falha de Weverton nos minutos derradeiros.
“A energia dos times brasileiros tem sido muito alta. Eles estão começando a temporada, a gente está terminando. Então, o nível de energia é diferente. Temos que lidar com isso”, afirmou o técnico Enzo Maresca, que fez elogios ao adversário que encontrará no MetLife Stadium, em East Rutherford.
“Eles têm muitos bons jogadores, muita experiência e qualidade. Precisamos estar atentos e cuidadosos. Eu já havia assistido a alguns jogos [de Renato Gaúcho] no Grêmio, é claro o estilo dele. Os primeiros times brasileiros que enfrentamos foram muito bons. Acreditamos que será da mesma forma agora”, disse o italiano.
Maresca não poderá contar com o volante Roméo Lavia, machucado. Também estão fora o zagueiro Levi Colwell e o atacante Liam Delap, suspensos. Está novamente à disposição o volante Moisés Caicedo, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras. E deverá voltar o lateral direito Reece James, que sentiu um desconforto muscular no aquecimento e foi retirado das quartas de final.
Do lado tricolor, cumprirão suspensão o zagueiro Freytes e o volante Martinelli. É provável que entrem em seus lugares, respectivamente, Thiago Santos e Hércules, porém não será surpresa se Renato adotar uma formação diferente. O treinador tem montado o Fluminense de acordo com o adversário e variado esquemas táticos.
Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Investigado pela PF, Careca do INSS inicia call center para consignados
08/07/2025
Foto: Reprodução
Apontado pela Polícia Federal (PF) como principal operador da farra dos descontos indevidos sobre aposentadorias, o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS (foto em destaque), montou nova empresa de call center para atuar com crédito consignado destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.
O novo negócio vai funcionar no mesmo local, em Brasília, em que ele mantinha as empresas de call center Truetrust e Callvox, usadas no esquema bilionário de fraudes em mensalidades associativas, revelado pelo Metrópoles. Como já mostrou a reportagem, quebras de sigilo feitas pela PF apontaram conexões entre entidades envolvidas na farra dos descontos e empresas que operam empréstimos consignados.
No último dia 30 de maio, os funcionários da Truetrust e da Callvox foram demitidos. Em seu lugar, o Careca do INSS montou a empresa Amigo Center S/A juntamente com seu filho, Romeu Carvalho Antunes, que também é investigado pela PF. O novo call center foi registrado na Receita Federal em 31 de março, antes da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, mas está contratando novos operadores agora.
O e-mail de registro da nova empresa está em nome de Milton Salvador de Almeida Junior. Ele é sócio do Careca do INSS e de seu filho na empresa Brasília Consultoria e na Callvox. Segundo a PF, as firmas do lobista receberam R$ 53,5 milhões de entidades envolvidas nas fraudes e repassaram R$ 9,3 milhões a dirigentes do INSS, por meio de empresas e parentes.
Em um grupo de 60 ex-funcionários da Callvox e da Truestrust, apenas 12 receberam o salário referente ao trabalho de maio e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo relatos, os trabalhadores que foram pagos assinaram acordo abrindo mão de multas rescisórias e outros direitos.
Um ex-funcionário filmou, na semana passada, as dependências da Amigo Call Center e mostrou que até mesmo as cadeiras da nova empresa estão etiquetadas com a logomarca da Truetrust. Na prática, a empresa opera no mesmo endereço, mas tem nome, CNPJ, funcionários e clientes diferentes. Agora, o call center vai operar para bancos e instituições financeiras que dão crédito consignado a aposentados.
Ainda fechada ao público, a conta do Instagram da Amigo Center tem cerca de 60 seguidores e diz que a empresa cuidará dos clientes. “Mais que crédito, é cuidado de amigo.”
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Juro alto eleva inadimplência de pequenas empresas, que buscam mais crédito para operar
08/07/2025
Foto: Arquivo/Agência O Globo
Em meio à escalada dos juros no Brasil — a Taxa Selic está em 15% ao ano, o maior patamar em 19 anos —, a busca por crédito por micro, pequenas e médias empresas não para de crescer. Mas o aumento trouxe um efeito colateral: a inadimplência atingiu em maio o maior patamar da série do Banco Central (BC).
Em maio, segundo dados do BC, esses negócios somaram R$ 1,179 bilhão em empréstimos, aumento de 11,6% em 12 meses. É financiamento usado principalmente como capital de giro. Com dívidas a pagar a um custo cada vez mais alto a reboque da taxa de juros, essas empresas buscam recursos para manter a operação rodando.
Nesse cenário, a inadimplência está em alta, enquanto avança o número desses negócios em recuperação judicial — em abril, eles representaram perto de 90% dos pedidos de proteção apresentados ao Judiciário. A inflação ainda alta, que reduz o consumo, também dificulta as vendas.
“A procura maior por financiamento é reflexo da dificuldade das empresas nesse ambiente de juros elevados. Estão buscando mais crédito para complementar o faturamento menor, pois as vendas estão sendo comprometidas pelos juros, que afetam o crescimento econômico. E isso leva as empresas a uma maior necessidade de capital de giro”, avalia Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de Estudos e Pesquisas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac).
Com IOF, impacto seria maior
O aperto no caixa poderia ser maior, caso o decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) tivesse entrado em vigor, já que o IOF incide toda vez que a empresa faz empréstimo para capital de giro ou antecipação de recebíveis. O tema será alvo de uma reunião de conciliação entre Executivo e Legislativo determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Qualquer aumento de imposto num ambiente já extremamente tributado encarece o crédito e pesa na capacidade das empresas de pagar dívidas”, diz Oliveira.
Ele destaca que, junto com a Selic, sobe o custo de crédito de todas as linhas, como as de capital de giro e desconto de duplicatas.
“Apesar do empréstimo estar mais caro, o crédito é a forma que o empreendedor de menor porte tem de manter a rotina financeira. Ele recorre ao crédito para ter capital de giro”, diz Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.
A busca por crédito pelas empresas no país chegou a subir cerca de 13% em fevereiro ante igual mês de 2024, segundo a consultoria. Essa alta foi impulsionada pela procura vinda de MPEs. Em abril, a variação anual foi de 6,3%. Do total de empresas no país, diz a economista, mais de 90% são micro, pequenas e médias.
“Qualquer aumento de imposto num ambiente já extremamente tributado encarece o crédito e pesa na capacidade das empresas de pagar dívidas”, diz Oliveira.
Ele destaca que, junto com a Selic, sobe o custo de crédito de todas as linhas, como as de capital de giro e desconto de duplicatas.
“Apesar do empréstimo estar mais caro, o crédito é a forma que o empreendedor de menor porte tem de manter a rotina financeira. Ele recorre ao crédito para ter capital de giro”, diz Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.
A busca por crédito pelas empresas no país chegou a subir cerca de 13% em fevereiro ante igual mês de 2024, segundo a consultoria. Essa alta foi impulsionada pela procura vinda de MPEs. Em abril, a variação anual foi de 6,3%. Do total de empresas no país, diz a economista, mais de 90% são micro, pequenas e médias.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Onde está a Aize de antes da campanha?; O povo clama por saúde, cadê as cirurgias?
08/07/2025
Em João Câmara, um dos principais municípios do interior do Rio Grande do Norte, a população começa a demonstrar crescente insatisfação com a atual gestão da prefeita Aize Bezerra. Um dos maiores focos de preocupação está na área da saúde, mais especificamente nas cirurgias de urgência que, segundo moradores, estão sendo tratadas de maneira lenta e sem respostas efetivas.
A Demanda por Cirurgias de Urgência
Muitos cidadãos que necessitam de procedimentos cirúrgicos urgentes enfrentam longas esperas para conseguir uma solução. Pacientes com problemas de saúde graves, com casos que exigem intervenção imediata, se veem abandonados em uma fila que parece não ter fim. A espera por cirurgias essenciais tem afetado diretamente a qualidade de vida dos moradores, que clamam por um atendimento mais ágil e eficiente.
“Estamos sofrendo. Meu pai está com uma cirurgia para ser marcada a 3 meses que precisa com urgência, mas não há previsão de quando vai acontecer. O que a prefeita está fazendo?”, desabafa uma moradora da comunidade do Amarelão.
A Falta de Respostas da Gestão Municipal
Embora a saúde tenha sido uma das promessas centrais durante a campanha de Aize Bezerra, a realidade é outra. Os cidadãos de João Câmara, que depositaram suas esperanças na atual administração, estão frustrados com a falta de ação concreta para resolver os problemas de saúde no município.
Os pacientes que precisam de cirurgias de urgência se deparam com uma estrutura saturada, com médicos sobrecarregados e uma gestão que parece não dar a devida prioridade a esses casos. O sentimento de abandono é palpável entre aqueles que lutam por um atendimento digno.
Cadê a Prefeita?
A pergunta que ecoa nas ruas de João Câmara é: “Cadê a prefeita?” Mesmo com tantas promessas de mudanças na saúde, Aize Bezerra tem se mostrado ausente quando se trata de atender diretamente às demandas da população. Enquanto os cidadãos enfrentam longas filas e a incerteza quanto ao futuro de suas saúdes, a prefeita não tem se pronunciado de forma clara sobre o que está sendo feito para solucionar a situação.
“Ela prometeu que a saúde ia melhorar, mas nada mudou. Cadê as ações que ela disse que faria? O povo precisa de respostas, não de promessas vazias”, afirma um morador indignado.
Enquanto isso você que acreditou na mudança. O TREM não mudou.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Blog de Netinho Faustino
Essa publicação é um oferecimento
Edinho Silva é eleito presidente nacional do PT com apoio de Lula
08/07/2025
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Edinho Silva, representante da CNB (Construindo um Novo Brasil), foi eleito o novo presidente do Partido dos Trabalhadores. O candidato de 60 anos foi escolhido como o novo comandante da sigla por parcialidade, já que Minas Gerais não pôde participar do pleito por problemas na candidatura de Dandara Tonantzin.
As parciais foram divulgadas pelo atual presidente da sigla, Humberto Costa. Foram 342.294 votos apurados até o momento, sem contar com as urnas de Minas. Leia quantos votos cada candidato recebeu e qual é a porcentagem:
Edinho Silva – 239.155 votos (73,48%);
Rui Falcão – 36.279 votos (11,15%);
Romênio Pereira – 36.009, (11,06%)
Valter Pomar – 14.006 votos (4,3%).
O petista, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi prefeito de Araraquara em 2 períodos: de 2001 a 2008 e de 2017 a 2024. Foi ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) do governo de Dilma Rousseff, de 2015 a 2016.
Ainda não foram contabilizados todos os votos de Pernambuco, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais -sendo que este último Estado só realizará o PED (Processo de Eleição Direta) no domingo (13.jul).
Edinho assume o cargo no início de agosto e fica até 2029.
A principal missão do novo comandante da sigla é organizar os candidatos do PT em 2026, em especial a reeleição de Lula para o 4º mandato. Em entrevista ao Poder360, ele disse não ter dúvidas de que o presidente será candidato.
“Claro que o PT tem que consolidar o seu campo, consolidar o campo para os seus parceiros históricos. Evidente que sim. Mas para que a democracia vença mais uma vez, nós teremos que dialogar com aqueles que não são tão parecidos com a gente, que não defendem historicamente as mesmas coisas que nós. E claro, sem abrir mão do nosso programa histórico, construído pelos nossos aliados, o que nos trouxe até aqui. Sou plenamente favorável a que esse diálogo se estabeleça”, afirmou.
Edinho precisará amarrar a frente ampla que levou Lula ao 2º turno em 2022 contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), formada por legendas de esquerda como: PC do B, PV, Solidariedade, Psol, Rede, PSB, Agir, Avante e Pros.
Ele afirmou que o partido terá como objetivo ampliar o número de deputados e senadores em 2026. Atualmente, o PT tem 67 deputados e 9 senadores.
Para ele, a estratégia de partidos de direita, ligados ao bolsonarismo, de eleger mais senadores para pressionar pela saída de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), visa provocar instabilidade política no país.
“Com instabilidade política, investidor internacional não vem e o nacional recua. Ninguém quer investir quando se caracteriza instabilidade”, disse.
O deputado federal Rui Falcão, 81 de anos, da corrente Novo Rumo, foi o principal adversário de Edinho. Desde que iniciou um movimento para entrar na disputa, o deputado dizia que sua intenção não é enfrentar Lula, mas ampliar o debate interno sobre o futuro do PT em um retorno às bases do partido.
Rui já comandou o PT em duas ocasiões: de 1993 a 1994 e de 2011 a 2017. Em 1993, conseguiu um feito que pretende repetir agora quando derrotou o grupo de Lula e de José Dirceu.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento