Instagram Blog do Montoril

Covid-19: Butantan entrega ao Ministério da Saúde mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac

Publicado em: 28/07/2021

                                     Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

 

O Instituto Butantan entregou nesta quarta-feira (28) mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Os imunizantes serão disponibilizados para todo o país pelo Programa Nacional de Imunizações.

Até o momento, o Butantan já entregou 61,6 milhões de doses da vacina encomendada por dois contratos assinados com o Ministério da Saúde. A previsão é que até o final de agosto o instituto forneça as 100 milhões de doses contratadas.

A entrega de hoje faz parte das 8,5 milhões de doses que estão sendo processadas a partir dos 6 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) recebidos da China no último dia 26 de junho. A matéria-prima é suficiente para a produção de 10 milhões de doses.

No último dia 13 de julho foram recebidos mais 12 mil litros de IFa que vão permitir o envase de 20 milhões de doses de vacina.

 

Agência Brasil

 

Faça o seu comentário

20 MILHÕES DE ACESSOS

FOTOS: 184.656 doses de Coronavac/Butantan, Pfizer e Astrazeneca são distribuídas aos municípios do RN nas últimas 24 horas

Publicado em: 28/07/2021

                                     Fotos: Paulo Nascimento

 

Durante a terça-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu remessas de imunizantes contra a Covid-19 e, cumprindo o padrão estabelecido, já na manhã desta quarta-feira (28), em menos de 24 horas, iniciou a distribuição das doses, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

As equipes saíram da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) conduzindo 184.656 doses de Coronavac/Butantan, Pfizer e Astrazeneca para os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Os lotes incluem tanto a primeira dose para quem ainda não iniciou o processo de imunização, como a segunda dose que completará o esquema vacinal de milhares de potiguares.

Mesmo no caso dos imunizante da Pfizer, que chegaram ao estado somente nesta quarta, a Sesap organizou um esquema de antecipação, utilizando as doses de reserva, para que os municípios prontamente pudessem receber as vacinas e agilizar a aplicação. As 35.100 vacinas, divididas entre primeira e segunda doses, desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta das 10h.

É importante ressaltar que a distribuição segue toda uma logística de segurança e conferência de dose por dose por uma equipe qualificada para que a vacina chegue ao potiguar cumprindo todas as etapas com responsabilidade e competência.

Esta semana a Sesap recebeu, entre terça e quarta, três voos com vacinas contra a Covid-19, somando mais de 173 mil doses. O primeiro lote contava com Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Covax Facility, somando 75.500 vacinas. Dessas, 58.700 doses são da Coronavac/Butantan, divididas igualmente entre primeira e segunda doses. As 16.800 vacinas da Astrazeneca são para completar a imunização de pessoas dos grupos prioritários.

No final da tarde da terça chegaram mais 69 mil doses de Astrazeneca/Fiocruz, direcionadas como 2ª dose de trabalhadores portuários, aeroportuários, pessoas com comorbidades e forças de segurança.

 

 

Faça o seu comentário

Farmácia Popular

FOTO: Espingarda no lugar de enxada em homenagem da Secom ao Dia do Agricultor gera críticas nas redes sociais

Publicado em: 28/07/2021

                                                      Foto: Reprodução

 

Em uma postagem alusiva ao Dia do Agricultor, nesta quarta-feira (28/7), a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) compartilhou uma fotografia que mostra a sombra de um homem carregando uma espingarda.

A publicação repete declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao dizer que os trabalhadores rurais não pararam durante a pandemia. Ele usa a imagem do homem do campo para criticar governadores e prefeitos pela decretação de medidas de restrição de circulação, adotadas em momentos mais agudos para conter a disseminação do vírus.

A imagem faz referência à medida que estendeu a posse de armas em toda a propriedade rural.

A publicação gerou reações negativas de parte das redes sociais, que questionaram a pertinência da fotografia.

 

Com Metrópoles

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz

Egito elimina Argentina e vai encarar o Brasil nas quartas de final do futebol masculino na manhã de sábado

Publicado em: 28/07/2021

                                  Foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

 

A seleção brasileira já sabe que vai enfrentar nas quartas de final do futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio. O Egito acabou ficando na segunda posição do grupo C, eliminando os bicampeões argentinos no saldo de gols para encarar o Brasil no próximo sábado, 31, às 7h (de Brasília).

Os egípcios garantiram a vaga com uma vitória sobre a Austrália na última rodada, com gols de Rayan, aos 44 minutos do primeiro tempo, e Hamdy aos 40 do segundo.

Já a Espanha garantiu a primeira posição da chave com o empate em 1 a 1 com a Argentina. Os gols do jogo foram de Merino, aos 21 minutos da segunda etapa abrindo o placar para os espanhóis, e Belmonte, empatando aos 42.

Egito e Argentina ficaram com quatro pontos cada, mas com um saldo positivo de um gol para os egípcios e de um negativo para os argentinos. A Espanha vai encarar a Costa do Marfim.

 

UOL

 

Faça o seu comentário

Vende-se uma casa em João Câmara

Eventos de massa para até 150 pessoas agora estão liberados para cidades como Natal e Mossoró

Publicado em: 28/07/2021

Autorizados desde a sexta-feira (23), os eventos de massa no Rio Grande do Norte para público de até 150 pessoas, desde que não ultrapassasse 20% da capacidade do local e que os indicadores compostos da pandemia estivessem entre os níveis 1 e 2, que são o verde claro e verde escuro, até o início desta semana não liberavam cidades como Natal,  Parnamirim, Macaíba e Mossoró, por níveis considerados fora do padrão mínimo de segurança epidemiológica.

Contudo, com o mais recente levantamento, Natal, Mossoró, Parnamirim e Macaíba estão entre as cidades liberadas para a realização desses eventos. Conforme decreto, a partir de 6 de agosto, o percentual de ocupação será ainda maior.

 

Faça o seu comentário

DRONE DO MONTORIL

Futebol masculino: Brasil vence Arábia Saudita e vai às quartas nas Olimpíadas

Publicado em: 28/07/2021

                                    (Foto: AYAKA NAITO / AFP)

 

O Brasil venceu, nesta quarta-feira (28), a Arábia Saudita por 3 a 1 e confirmou sua classificação para a próxima fase no torneio de futebol masculino das Olimpíadas 2020. Dessa forma, o futebol do país estará representado duplamente nas quartas de final olímpicas, já que a seleção de futebol feminino também se classificou, na terça-feira (27).

A vitória do time masculino, que garantiu seu lugar nas quartas, veio com gols de Matheus Cunha e Richarlison, duas vezes. A outra vaga do grupo D ficou com a Costa do Marfim, que, em um confronto direto pela vaga contra a Alemanha, conseguiu o empate em 1×1.

Foi o confronto mais tenso do grupo, já que o Brasil encontrou uma seleção saudita já eliminada e pouco capaz de deixar uma última imagem muito positiva – o que não significa que a vitória foi fácil.

O Brasil, afinal, foi superior ao longo da partida, mas, se contra a Costa do Marfim a queda de ritmo e a pouca velocidade dos movimentos ofensivos estão relacionadas ao jogador expulso precocemente, o mesmo não se pode dizer no duelo de hoje. A engrenagem não funcionou como contra os alemães.

Claudinho foi o destaque do setor ofensivo. Malcom entrou na vaga de Antony após o intervalo, em substituição que serviu de alerta para o driblador atacante do Ajax, disperso na partida. O gol da vitória só saiu aos 31 minutos, e por alguns instantes quem liderou o grupo foi a Costa do Marfim, que abriu o placar contra a Alemanha aos 22 – e tomou o empate aos 33.

Nos acréscimos, Richarlison ampliou a contagem após jogada de Malcom e passe de Reinier, outro que entrou no segundo tempo. O pombo, assim, assumiu a artilharia do torneio olímpico, com 5 gols, contra 4 do francês Gignac, o vice.

Brasil e Costa do Marfim jogarão com os classificados do Grupo C (Espanha, Argentina ou Austrália), cujos jogos começam às 8h desta quarta. O time de André Jardine, porém, já tem data e hora para voltar a campo: sábado (31), às 7h (horário de Brasília), no mesmo estádio de hoje, em Saitama – o famoso palco da semifinal da Copa do Mundo de 2002 entre Brasil e Turquia.

Eliminado das Olimpíadas nas quartas de final em 2000 (por Camarões) e 2008 (pela Argentina), o Brasil de 2021 parece bem resolvido com o jeito de jogar, mesmo quando o resultado demora para aparecer. Em um mata-mata, terá o desafio de manter o estilo e aumentar a eficiência de seu futebol.

Muito diferente de 2016

Na campanha do ouro olímpico de 2016, a terceira rodada serviu para causar outro efeito no time brasileiro. Após 180 minutos de 0x0 contra as fracas África do Sul e Iraque, apenas ganhar da Dinamarca não era suficiente. Era preciso mostrar bom futebol. E o Brasil venceu por 4×0, sacudindo o astral para a fase final.

Nela, superou a Colômbia em um jogo violento, Honduras em uma jornada tranquila e, claro, a Alemanha em uma icônica final. O encontro com a Arábia Saudita em solo japonês, desta vez, não teve, nem de perto, o mesmo apelo. Mas algumas tendências se reforçaram.

E são tendências ofensivas. Privilegiam e dão liberdade para Claudinho, que atua pelas pontas ou pelo centro do gramado, sempre com papel criativo. Tentam explorar laterais agressivos no ataque como Arana e Dani Alves, ainda que não seja uma campanha ótima de nenhum deles. E sustenta o ataque na versatilidade e força física de Richarlison, este sim, o principal jogador desta exitosa primeira fase.

Para um Brasil que não recuou em nenhum momento contra a Alemanha, mesmo com o 3×2 no placar, e tampouco reforçou a defesa após ter um volante expulso contra a Costa do Marfim, parece haver um padrão nas escolhas de Jardine.

A grande festa do grupo é dos elefantes marfinenses. A decepção é alemã. O Brasil cumpriu o seu papel, com margem para melhorar a campanha daqui para frente – e chega às quartas de final sem lesionados nem suspensões a cumprir.

 

Com CNN Brasil

 

Faça o seu comentário

20 MILHÕES DE ACESSOS

MST inicia captação de R$ 17,5 milhões no mercado financeiro

Publicado em: 28/07/2021

O MST iniciou nesta terça-feira (27) uma oferta pública no mercado de capitais. A partir de hoje, investidores poderão financiar a produção de alimentos orgânicos e da agricultura familiar do movimento.

O MST emitirá Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), no valor de R$ 17,5 milhões.

Qualquer pessoa poderá comprar os títulos a partir de R$ 100. O investimento tem uma remuneração pré-fixada de 5,5% ao ano. O CRA do MST tem um prazo de 5 anos, o que significa que é só depois desse período que o investidor terá o resgate do dinheiro aplicado.

 

Do Grande Ponto com informações de O Antagonista

 

Faça o seu comentário

ELISA MAGAZINE

Campanha Vacina Solidária chega a mais de 15 toneladas de alimentos arrecadados em Natal

Publicado em: 28/07/2021

Lançada no dia 5 de abril, a campanha “Vacinação Solidária” já arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos não perecíveis em Natal. A campanha desenvolvida pela Prefeitura, tem por objetivo reforçar o acolhimento às famílias em vulnerabilidade que residem no município. Em três meses, já foram arrecadados 15.000 quilos de alimentos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os pontos de coleta funcionam nos locais de vacinação contra a Covid-19.

A ‘Vacinação Solidária’ é mais uma forma que a gestão encontrou para auxiliar a população neste momento de pandemia. A iniciativa aproveita a necessidade de deslocamento da população até um ponto de imunização contra a Covid-19 em benefício de todos.

 

Faça o seu comentário

Vendemos pijamas cirúrgicos

Mesmo após um ano fechadas, escolas estaduais não têm laudo dos bombeiros para retomar aulas

Publicado em: 28/07/2021

Na volta às aulas presenciais, depois de quase 14 meses, apenas 20 das 615 escolas de toda a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte possuem o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento que comprova a regularidade de um determinado empreendimento em relação ao combate e prevenção de incêndios. O número corresponde a 3% de toda a rede estadual. A ausência desse documento não impede a escola de funcionar. A volta dos alunos para as salas de aula alcança 595 das 615 escolas, que funcionarão com 30% das turmas.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (ACVB) é um documento emitido pelo órgão certificando que, durante a vistoria, a edificação possui as condições de segurança contra incêndio previstas pela legislação. Toda empresa, estabelecimento, indústria e prédios residenciais são obrigados a ter o documento. Caso não possuam o AVCB, os espaços ficam sujeitos a interdições por parte do CBM em eventuais vistorias.

 

Tribuna do Norte

 

Faça o seu comentário

JD Lan House

EFEITO ÍTALO FERREIRA: Crianças de Baía Formosa lotam aulas de surfe

Publicado em: 28/07/2021

Em Baía Formosa, cidade de 9.300 habitantes no litoral sul do Rio Grande do Norte, os gêmeos Gabriel e Nathan, 11, encaram o mar todos os dias com um objetivo: tornarem-se campeões de surfe como o conterrâneo e agora medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, Italo Ferreira.

“Quem acompanhou a trajetória do Italo desde que ele era criança sabe do esforço e do foco dele. Qual surfista não se inspira num atleta assim?”, afirma a dona de casa Vanizia Souza, 37, mãe dos meninos e de outros três, todos envolvidos com o surfe. “Italo”, diz ela, “virou espelho de dedicação”, e não só a eles.

Há um “efeito Italo” na cidade, segundo a pedagoga e empreendedora social Barbara Arenhaldt, que em 2017 fundou com o marido, César, o Projeto Swell. A iniciativa oferece aulas gratuitas de surfe três vezes por semana para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. “Todos querem ser iguais a ele”, diz ela. As informações são da agência de notícias Folhapress.

 

Faça o seu comentário

Esporte Center & Casa do Vaqueiro

Conquista da medalha de ouro em Tóquio rende premiação de R$ 250 mil para Italo Ferreira

Publicado em: 28/07/2021

                                           Foto: reprodução/SporTV

 

O surfista potiguar Italo Ferreira receberá R$ 250 mil como premiação oferecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.

Em junho, o COB anunciou que a conquista do ouro valeria R$ 250 mil. A prata seria recompensada com R$ 150 mil e o bronze garantiria R$ 100 mil aos atletas.

Já as equipes com até seis atletas terão os seguintes valores para serem divididos: R$ 500 mil (ouro), R$ 300 mil (prata) e R$ 200 mil (bronze), em caso de conquista de medalha. Já os atletas das modalidades coletivas podem receber R$ 750 mil (ouro), R$ 450 mil (prata) e R$ 300 mil (bronze), também para serem divididos.

A premiação deverá ser entregue aos atletas ainda durante o ano de 2021, no Prêmio Brasil Olímpico ou em outro evento designado pelo COB. Atletas com medalhas em mais de uma prova acumulam premiação, recebendo a cada conquista.

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz

IMPRESSIONANTE: Confira drogas, armas, munições e carro apreendidos em operação policial em Extremoz

Publicado em: 28/07/2021

                                                        Imagens: cedidas

 

Uma operação policial realizada na noite desta terça-feira em Extremoz apreendeu grande quantidade de drogas, fuzil, munições e um automóvel.

VEJA MAIS: BOCA QUENTE: Operação das polícias em Extremoz apreende mais de 180Kg de maconha e cocaína, fuzil e munições

Segundo os policiais, cerca de 180 Kg de maconha e cocaína, além de outra quantidade de pasta base foram apreendidos. Entre as armas, um fuzil M 16 e outra arma de calibre 12.

 

BG

 

Faça o seu comentário

Vende-se uma casa em João Câmara

Brasil vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos após finalizar distribuição de doses para adultos, anuncia Queiroga

Publicado em: 28/07/2021

                                        Foto: reprodução/CNN Brasil

 

O Brasil vai iniciar a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos assim que já tiver distribuído doses a todos os maiores de idade, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (27) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e por representantes de estados e municípios.

Neste momento, menores não estão formalmente listados no Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com governo federal, Conass e Conasems, a prioridade será para os adolescentes com comorbidades.

Duas semanas atrás, o Ministério da Saúde foi intimado a analisar incluir os adolescentes no PNI, por uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado argumentou que, diante da existência de adolescentes com comorbidades e da adequação da vacina da Pfizer a essa faixa etária, não faria sentido manter a restrição a maiores de idade.

A decisão foi tomada no bojo da análise de um caso da cidade de Belo Horizonte (MG). A prefeitura da capital mineira foi ao Supremo para contestar uma outra decisão judicial, que a obrigou a administrar o imunizante da Pfizer em uma adolescente de 15 anos, portadora de uma doença crônica que afeta os pulmões.

Na nota, o ministro Marcelo Queiroga, o presidente do Conass, Carlos Lula, e o presidente do Conasems, Wilames Ferreira, manifestam concordância com a ideia de que estados e municípios não devem antecipar por conta própria os prazos entre a primeira e a segunda dose de vacinas.

Segundo o documento, foi pactuado que “estados e municípios devem seguir, rigorosamente, as definições do Programa Nacional de Imunizações (PNI) quanto aos intervalos entre as doses e demais recomendações técnicas”.

 

CNN Brasil

 

Faça o seu comentário

20 MILHÕES DE ACESSOS

João Câmara começa a vacinar pessoas com 35 anos nesta terça-feira (27)

Publicado em: 27/07/2021

 

Faça o seu comentário

Vendemos pijamas cirúrgicos

COVID: RN possui 204 leitos críticos e 244 leitos clínicos disponíveis

Publicado em: 27/07/2021

                                    Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

 

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento próximo do fim da manhã desta terça-feira (27).

Por volta das 12h10, havia 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Mais 03 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 204 leitos críticos e outros 244, sendo clínicos.

 

Faça o seu comentário

Vende-se uma casa em João Câmara

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 40,7%

Publicado em: 27/07/2021

                                        Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

 

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 40,7%, registrada no fim da manhã desta terça-feira (27). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 239.

Até o momento desta publicação são 204 leitos críticos (UTI) disponíveis e 140 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 244 disponíveis e 99 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 44,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 30,1% e a Região Seridó tem 48,1%.

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz

Professores no RN que continuarem trabalhando remotamente até fechamento do ciclo de vacinação não serão punidos, destaca Sinte-RN, após audiência com secretário de educação

Publicado em: 27/07/2021

                                    Foto: Reprodução/Sinte-RN

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) destaca que não será aplicada qualquer punição aos trabalhadores em educação que optarem por continuar trabalhando remotamente até o fechamento do ciclo da imunização contra a Covid-19, desde que essa opção seja comunicada oficialmente e as atividades virtuais registradas. É o que afirmou o secretário estadual de educação, professor Getúlio Marques, em audiência virtual com o SINTE/RN nessa segunda-feira, 26 de julho.

O Gestor disse que o SIGEDUC deve ser o canal utilizado. Assim, as tarefas e o planejamento devem ser inseridos no Sistema. Os profissionais com comorbidades e/ou até mesmo àqueles que tomaram as duas doses da vacina e não se sentem seguros para retornar também devem apresentar justificativa.

Quanto ao retorno híbrido, iniciado nessa segunda (26), o secretário disse que os primeiros 15 dias são destinados aos ajustes e a ouvir todos de acordo com suas especificidades.

Na ocasião, o Getúlio Marques explicou sua fala na entrevista concedida a uma rádio de Natal no último dia 15 de julho. Garantiu que sua declaração foi mal interpretada e que jamais cogitou cortar o ponto, efetuar desconto salarial ou aplicar uma outra medida contra os professores que se recusarem a acatar o chamado da Secretaria Estadual de Educação (SEEC).

Indagado pelos dirigentes do Sindicato sobre os rumores de pressões exercidas sobre os professores, disse que qualquer denúncia dessa natureza deve ser encaminhada para a SEEC.

Ao final da audiência, o Gestor afirmou respeitar a posição do SINTE/RN e da categoria, mas reiterou que as aulas híbridas continuarão acontecendo, uma vez que os índices de contaminação e óbitos pelo novo coronavírus no RN diminuíram.

Diante das explicações do Secretário, o Sindicato reafirma que continuará orientando a categoria no sentindo de cumprir a decisão tomada na última Assembleia. Assim, a entidade seguirá defendendo a manutenção do trabalho remoto até que a imunização seja concluída.

 

Com Informações do Sinte-RN

 

Faça o seu comentário

20 MILHÕES DE ACESSOS

FOTOS: RN recebe lotes de Coronavac e Astrazeneca; carregamento é parte das 179 mil doses aguardadas para esta semana

Publicado em: 27/07/2021

                                          Fotos: Paulo Nascimento

 

A vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte ganha um importante reforço esta semana. Por volta do meio-dia desta terça-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu os primeiros carregamentos de vacinas que serão distribuídas aos municípios. São três lotes de doses da Coronavac/Butantan e da Astrazeneca, somando 75.500 vacinas.

Dessas, 58.700 doses são da Coronavac/Butantan, divididas igualmente entre primeira e segunda doses. Já as 16.800 vacinas restantes, recebidas via consórcio Covax Facility, são todas para completar a imunização de pessoas dos grupos prioritários.

A equipe da Sesap trabalhará ao longo do dia para organizar a distribuição das doses dentro do tempo hábil.

De acordo com a indicação do Ministério da Saúde, ao fim da tarde desta terça-feira ainda serão encaminhadas mais 69 mil doses de Astrazeneca/Fiocruz, direcionadas como 2ª dose de trabalhadores portuários, aeroportuários, pessoas com comorbidades e forças de segurança.

Na quarta-feira (28) pela manhã deve ser entregue mais um lote, dessa vez de vacinas da Pfizer, com 35.100 doses, fracionado em parte para dar continuidade ao trabalho de imunização por faixa de idade e outra parte voltada a completar o esquema vacinal dos potiguares.

 

Faça o seu comentário

Rodrigo Montoril - Fisioterapia

Bolsonaro assina decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), conhecido como Lei Rouanet

Publicado em: 27/07/2021

                                           Foto: © Isac Nóbrega/PR

 

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), conhecido como Lei Rouanet. A norma, publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União, incentiva o desenvolvimento de projetos culturais no país capitalizando e distribuindo recursos para o setor cultural. “Assinamos o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura. O instrumento objetiva uma gestão eficiente, com controle de prestação de contas — e traz inédita valorização de Belas Artes e Arte Sacra”, comentou Bolsonaro hoje no Twitter.

Além de incentivar às Belas Artes, envolvendo a arquitetura, pintura, escultura, música, dança, teatro e literatura, o programa terá um plano anual que será desenvolvido pela Secretaria especial de Cultura, chefiada hoje por Mario Frias.

Entre os tipos de projetos listados como os que podem receber apoio do programa estão os que fomentam atividades culturais “com vistas à promoção da cidadania cultural, da acessibilidade artística e da diversidade”. Também podem ser apoiados os que desenvolvem atividades que fortaleçam e articulem as cadeias produtivas e os arranjos produtivos locais que formam a economia da cultura.

A lista inclui ainda iniciativas que promovam a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras no exterior, assim como o intercâmbio cultural com outros países. Ações com vistas a valorizar artistas, mestres de culturas tradicionais, técnicos e estudiosos da cultura brasileira, também são elegíveis.

O Pronac prevê ainda apoio as atividades culturais de caráter sacro, clássico e de preservação e restauro de patrimônio histórico material, tombados ou não. Também pode ser acionado para impulsionar festejos, eventos e expressões artístico-culturais tradicionais, além daquelas já tombadas como patrimônio cultural imaterial.

A Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo poderá escolher, mediante processo público de seleção, os programas, projetos e ações culturais a serem financiados e poderá designar comitês técnicos para essa finalidade.

Recursos

Segundo o decreto, o montante dos recursos destinados aos processos públicos de seleção e a sua respectiva distribuição serão definidos pelo ministro do Turismo e publicado no Diário Oficial da União, com base em proposta elaborada pelo Secretário Especial de Cultura do Ministério do Turismo, observado o estabelecido no plano anual do Pronac.

As empresas patrocinadoras interessadas em aderir aos processos seletivos promovidos pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo deverão informar, previamente, o volume de recursos que pretendem investir, bem como sua área de interesse, respeitados o montante e a distribuição dos recursos definidos pela Secretaria Especial.

 

Agência Brasil

 

Faça o seu comentário

PROGRAMA PAZ REAL

Brasil vence a Zâmbia e está nas quartas de final do futebol feminino para duelo contra o Canadá

Publicado em: 27/07/2021

                           FOTO: MOLLY DARLINGTON/REUTERS

 

O Brasil aproveitou a expulsão de uma jogadora de Zâmbia ainda no começo do primeiro tempo, e venceu a seleção africana por 1 a 0, na manhã desta terça-feira (27). Com a vitória, as brasileiras estão classificadas para as quartas de final do futebol feminino dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

No outro jogo do grupo F, a Holanda também venceu sua partida contra a China por 8 a 2 e, com isso, o Brasil ficou na segunda colocação da chave. Na próxima fase, marcada para a próxima sexta-feira (30), o Brasil enfrenta o Canadá, que passou em segundo no grupo E (atrás da Grã-Bretanha), às 5h.

Jogo pegado

O jogo começou bastante movimentado. Com três minutos de jogo, a seleção brasileira chegou pela primeira vez no ataque. Depois de uma bola cruzada na área, a defesa de Zâmbia se atrapalhou, mas a goleira Nali segurou bem o chute de Rafaelle.

No contra-ataque rápido, a artilheira zambiana Barbra Banda, que fez seis gols nos dois primeiros jogos, mandou para o gol e obrigou Bárbara a fazer uma bela defesa e, na sequência, agarrar novamente o chute do rebote.

Aos 8 minutos, novamente a seleção brasileira chegou com perigo. Após uma bela jogada de Ludmila, Bia Zaneratto recebeu livre na área, frente a frente com a goleira zambiana, mas teve o chute defendido.

Na sequência, Ludmila novamente foi para área, sofreu falta e acabou trombando com a goleira, que acabou se machucando e precisou ser substituída. Nesse mesmo lance, o VAR chamou a árbitra de campo para analisar no vídeo uma falta em Ludmila, e a zagueira Mweemba acabou sendo expulsa.

Na cobrança da falta, quase 10 minutos depois (por causa do atendimento à goleira), Andressa Alves mandou no canto esquerdo de Musole, que havia acabado de entrar no jogo, para abrir o placar a favor da seleção brasileira.

Pouco depois, em uma chegada de Zâmbia, a partida teve um momento preocupante. Em uma bola alta na área brasileira, Bia Zaneratto e Kundananji acabaram se chocando de cabeça e precisaram de atendimento. Mesmo sangrando, a jogadora zambiana ainda voltou para partida após o lance, mas a brasileira precisou ser substituída.

Com uma a mais em campo, o jogo foi todo de domínio da seleção brasileira. Mas a chance mais perigoso aconteceu aos 57 do primeiro tempo (o árbitro deu 14 minutos de acréscimo), quando a Andressa Alves pegou na entrada da área e mandou no travessão. Foi o último lance perigoso do primeiro tempo, que acabou em 1 a 0 para o Brasil.

Para o segundo tempo, a treinadora Pia Sundhage tirou as experientes Marta e Formiga, e colocou Duda e Júlia Bianchi. E a partida retornou do mesmo jeito que acabou o primeiro tempo: com a seleção brasileira com muita posse de bola, trocando passas e tentando lances ofensivos, mas sem ameaçar tanto o gol zambiano.

Conforme o tempo foi rolando no segundo tempo, o jogo ficou pegado, com muitos choques entre as jogadores das duas seleções. No final, as zambianas ainda tentou colocar pressão, já que somente o empate serviria para dar a classificação a elas. Mas não conseguiu sucesso nas investidas, e o jogo terminou 1 a 0 para o Brasil.

 

R7

 

Faça o seu comentário

Vende-se uma casa em João Câmara