Senado analisará fim da reeleição e mandato de 5 anos no começo de junho, diz vice-líder do MDB

Publicado em: 24/05/2024

Senado analisará fim da reeleição e mandato de 5 anos no começo de junho, diz  vice-líder do MDB | CNN Brasil                       Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

 

O senador piauiense Marcelo Castro, vice-líder do MDB no Congresso Nacional, afirmou em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (23) que o Senado irá analisar o projeto do novo Código Eleitoral no começo do próximo mês, nos dias 5 e 6 de junho.

De acordo com Castro, que falou à imprensa após uma reunião de líderes com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), serão discutidos tópicos como o fim da reeleição para cargos do Executivo, a implementação de mandatos de 5 anos e a coincidência entre mandatos de diferentes cargos.

“O que eu julgo como um compromisso dos líderes, do presidente Rodrigo Pacheco, o mais importante, é a gente votar o [novo] Código Eleitoral no dia 5 de junho, na CCJ”, afirmou o senador.

“No dia 6 de junho a gente vai fazer uma sessão de debates no plenário da casa para discutir o fim da reeleição para os cargos executivos, de prefeito, governador e presidente da República, a introdução ou não de 5 anos de mandato, e também a coincidência ou não das eleições”, acrescentou.

Castro também destacou que, apesar de fazerem parte do mesmo projeto, as propostas serão analisadas de forma individual, com a possibilidade de aprovação para algumas e reprovação para outras.

“Se chegar a uma conclusão do debate que fim da reeleição não é uma coisa importante, que a sociedade não quer isso, é um tema que vai sair. […] Se chegarmos ao debate que o mais importante é mandato de 5 anos ou a coincidência dos mandatos, vamos priorizar isso”, disse.

“E se chegarmos à conclusão que eu já cheguei, que o mais importante é por fim à reeleição, botar mandato de 5 anos e coincidir as eleições, aí nós faremos as três coisas de uma vez só”, concluiu o vice-líder emedebista.

Ainda durante a coletiva, Castro também falou sobre outras pautas que serão analisadas pelo Congresso, como a votação de vetos e a apreciação da proposta que busca oficializar a criação de carreiras indigenistas.

“Foi deliberado que nós teremos sessão [do Congresso] na terça-feira, às 14 horas, para votar os vetos”, explicou o senador. Quarta-feira a gente terá sessão semipresencial para apreciar o PL 1.213/24, que trata da reestruturação de várias carreiras dos servidores públicos”, afirmou o senador.

Novo Código Eleitoral

O projeto de lei complementar (PLP) 112/21, que dispõe sobre a reforma do Código Eleitoral brasileiro, foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2021. No Senado, passou pelas mãos de diversos relatores até a nomeação de Marcelo Castro para a função.

Em março, o senador apresentou um texto de 162 páginas que busca unificar em um único documento toda a legislação eleitoral, somando um total de 127 mudanças em relação às normas atuais.

Entre os pontos contemplados pelo projeto, está a questão da inelegibilidade, vista como “insuficientemente clara” e aberta a “diferentes interpretações”. Também foram abordados a desincompatibilização, as sobras eleitorais, o papel da inteligência artificial dentro do contexto eleitoral, as pesquisas eleitorais e a prestação de contas dos partidos.

 

CNN Brasil

 

Faça o seu comentário

HONDA BAIXA VERDE -

Câmara Municipal de Jandaíra oferece curso: ‘A rede social do vereador’

Publicado em: 24/05/2024

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "? CÂMARA MUNICIPALD CÂMARAMUNICIPALDE DE JANDAIRA COMPETENCIAE COMETTNIAE.COMEPSIREO OMPRORIS5O ????? FaLe FBBULDAGe DO LEGIELATIVO Curso A Redé Social do Vereador para parlamentares, assessores e ecolaboradores. VENHA APRENDER COMO os VEREADORES PODEM UTILIZAR REDES SOCIAIS PARA SE COMUNICAR MELHOR COM POPULAÇAO, COMPARTILHAR SUAS AÇÕES E PROJETOS, E FORTALECER A PARTICIPAÇA CIDADÃ. NESTA TERÇA-FEIRA A-FEIRA (28 DE MAIO) DAS 9H ÀS 12H NA CÂMARA MUNICIPAL PARTICIPE! @camaradejandairarn"

Na próxima terça-feira (28), das 9h às 12h, a Câmara Municipal de Jandaíra oferece um curso imperdível: “A Rede Social do Vereador”, para parlamentares, assessores e colaboradores.

Com o Professor John Dantas, venha aprender como os vereadores podem utilizar as redes sociais para se comunicar melhor com a população, compartilhar suas ações e projetos, e fortalecer a participação cidadã.

Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades e contribuir para uma Jandaíra mais conectada e informada!

 

Faça o seu comentário

JF TECNOLOGIA

Governo Federal define nova data do Concurso Público Nacional Unificado

Publicado em: 23/05/2024

Concurso Público Nacional Unificado 2024: Data Definida!

O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) já conta com nova data: 18 de agosto. A prova reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. Em breve o cronograma completo será divulgado.    

Após o adiamento causado pelo desastre no Rio Grande do Sul, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro. Os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação. 

Coordenada pelo MGI, a rede é formada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN), Secretarias de Segurança Pública Estaduais, além da Fundação Cesgranrio e dos Correios. 

Agora, o Ministério da Gestão vai começar o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos locais definidos anteriormente. No caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado.   

Locais de prova – Os candidatos terão de acessar novamente os cartões de prova, para confirmar se o local de prova foi mantido ou alterado.  O cartão de confirmação de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7/agosto. O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR. 

 

Fonte:  GOV.BR

 

Faça o seu comentário

27 MILHÕES DE ACESSOS

Polícia Civil do RN prende homem condenado por estupro de vulnerável na Zona Leste de Natal

Publicado em: 23/05/2024

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Parnamirim                                           PC/ASSECOM

 

Policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/POLINTER) deram cumprimento, nesta quinta-feira (23), a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem, de 56 anos, condenado por estupro de vulnerável. Ele foi preso no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal.

De acordo com a investigação, o suspeito, que estava foragido, foi condenado por estuprar uma criança na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, no ano de 2003. Após o trabalho de apuração da DECAP, foi possível localizar e capturar o acusado.

O suspeito foi condenado a cumprir uma pena de 14 anos e 04 meses de prisão em regime fechado, conforme determinação da 1ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante – TJRN. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

 

Fonte: PCRN

 

Faça o seu comentário

HONDA BAIXA VERDE -

TRT-RN mantém justa causa de operário em licença médica que postou fotos correndo e em festa junina

Publicado em: 23/05/2024

Concurso TRT RN: edital é publicado com iniciais até R$15 mil | Folha  Dirigida                                          Foto: Divulgação/TRT

 

Um operário de fabricação que trabalhou para a Simas Industrial de Alimentos S/A foi demitido por justa causa pela empresa porque, estando de licença médica, publicou fotos e vídeos em suas redes sociais praticando esportes e participando de uma festa junina.

Ele tentou reverter sua demissão na Justiça, mas não conseguiu. Uma decisão da 9ª Vara do Trabalho de Natal não apenas reconheceu o justo motivo de sua demissão, como negou-lhe o pagamento de uma indenização por danos morais pleiteada por ele.

O operário recorreu da decisão ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e coube à desembargadora Isaura Barbalho Simonetti, da Primeira Turma de Julgamento, apreciar o recurso em que ele admitiu que praticava corridas por hobby e, também, atuava como digital influencer.

Em seu pedido de anulação da justa causa, o operário argumentou que “as atividades extralaborais, inclusive aquelas realizadas durante os períodos de afastamento por saúde, não caracterizam violação às normas laborais ou quebra da fidúcia necessária à relação de emprego”.

A empresa defendeu-se juntando como provas ao processo o registro de ponto do operário, seu histórico de atestados médicos e sua ficha médica demonstrando que, mesmo afastado do trabalho “em razão de lesão na coluna”, ele encontrava-se praticando corrida e chegou a participar de uma festa junina, no mesmo dia em que se afastou do trabalho por motivo de doença.

Para a desembargadora Isaura Simonetti, “depreende-se que o fato ensejador da dispensa foi a prática de ato de improbidade consistente em irregularidades a respeito de sua condição de saúde, visto que o reclamante encontrava-se afastado por problema de saúde, porém mantinha sua rotina de treinos, trabalhos externos e vida social ativa, sem qualquer indício de repouso ou indisposição para o trabalho”.

A relatora do recurso confirmou a sentença da primeira instância e manteve a demissão por justa causa do operário. Ela foi acompanhada em seu voto pela unanimidade dos desembargadores da Primeira Turma de Julgamentos do TRT-RN.

(Só para caso de dúvidas: Recurso Ordinário n.º 0000819-94.2023.5.21.0009)

 

Faça o seu comentário

R CRUZ - ASSESSORIA CONTÁBIL

João Câmara recebe duas novas viaturas do tipo Triton 4×4 para PMRN

Publicado em: 23/05/2024

                                         Foto: PMRN/Reprodução

 

A cidade de João Câmara recebeu mais duas novas viaturas do tipo pick-up L200 Triton 4×4 para auxiliar nos trabalhos diários de patrulhamento operacional e ronda ostensiva em áreas urbanas e rurais do município, fortalecendo assim as ações voltadas à prevenção de atos de violência e melhoria na segurança da população.

As viaturas foram entregues pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira (21). A solenidade de entrega dos veículos, ocorrida no Centro de Convenções de Natal, durante a abertura do I Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Esse modelo de viatura 4×4 permitirá um deslocamento mais ágil e eficiente das forças policiais, inclusive em locais com menos condições de mobilidade, como é o caso de estradas vicinais, possibilitando uma resposta rápida às ocorrências de modo geral. 

 

 

 

Faça o seu comentário

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Caminhada "FAÇA BONITO" Mobiliza São Miguel do Gostoso Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em: 23/05/2024

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com os órgãos de controle social municipal e parceria com a Secretaria de Educação; promoveram nesta quarta feira (22) a caminhada do 18 de maio, da campanha "FAÇA BONITO", que tem como objetivo conscientizar a população acerca da luta no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O momento contou com a presença dos trabalhadores do SUAS, Conselheiros Municipais, crianças do serviço de convivência, professores, alunos e simpatizantes do momento.

É um momento importante em que toda a comunidade é envolvida e que vem reiterar nosso compromisso da luta diária em defesa e cuidado a nossas crianças.

 

Faça o seu comentário

27 MILHÕES DE ACESSOS

Karateca vai representar o RN no Mundial Escolar

Publicado em: 23/05/2024

Yasmin Costa conquistou o ouro nos JEBs e a vaga para o Gymnasiade, no Bahrein - Foto: Reprodução

Por Fábio Pacheco

A atleta Yasmin Costa, da Escola Padre Miguelinho, de Natal, foi a grande campeã na Série Ouro na modalidade do karatê, categoria Sub-18, dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2024), em Aracaju/SE. A conquista garantiu classificação para representar o Brasil no Gymnasiade, evento multiesportivo escolar mundial, a ser realizado no período de 23 a 31 de outubro, em Bahrein, no Oriente Médio. Yasmin vai fazer parte de uma das modalidades esportivas contempladas para integrar a Delegação Brasileira. Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela CBDE e encerram no dia 25 de maio, no próximo sábado, na capital sergipana.

 

Diário do RN

 

Faça o seu comentário

JD Lan House

Lixo de Natal: Fim de concessão, aterro inapropriado e dívida milionária

Publicado em: 23/05/2024

                                          Foto: Reprodução

 

Questionamentos quanto ao que vai acontecer com milhares de toneladas de lixo produzidas diariamente na capital potiguar é um dos assuntos do momento. A coisa, literalmente, não está cheirando bem. Nos últimos dias, veio à tona que o prazo de concessão pública para uso do aterro localizado no município de Ceará-Mirim, área que recebe todo o resíduo gerado em Natal, está acabando e que também está chegando ao fim a vida útil do próprio aterro.

Quem mais tem provocado o debate é o jornalista Dinarte Assunção, que tem acumulado postagens no Blog do Dina acerca da polêmica. Inicialmente, ele chama a atenção para o fato de a empresa Marquise, que ano passado adquiriu a concessão da Braseco, mesmo sabendo que faltava apenas um ano para o contrato acabar. “Essa movimentação gerou especulações sobre os interesses por trás da compra, especialmente considerando que o aterro de Ceará-Mirim está no fim de sua vida útil e localizado em uma área de segurança aeroportuária. A proximidade com o aeroporto de São Gonçalo torna ilegal a continuidade do aterro, devido aos riscos significativos para a segurança aérea”, destaca.

Em seu site, a Braseco alega que a escolha do local de instalação do aterro sanitário foi bastante criteriosa, “de forma que pudesse cumprir as exigências normativas e critérios contratuais, e atender amplamente o maior número de municípios e outros clientes da região”.

O empreendimento ocupa uma área total de 900 mil metros quadrados, sendo 600 mil metros quadrados destinados à descarga de resíduos sólidos e semissólidos. O dimensionamento de projeto é para o recebimento de 1.300 toneladas de resíduos por dia.

O jornalista divulgou ainda a informação de que a Prefeitura do Natal não deve renovar o contrato com a Marquise. “O processo ainda estaria em análise da Procuradoria, mas a tendência seria de não renovação”, relata.

“A transação para a exploração do aterro, considerado o ‘filé’ dentro da cadeia de destinação de resíduos, foi inicialmente passada para a Braseco em 2004, com duração de 10 anos. Em 2014, o contrato foi renovado por uma década. O acordo original estipulava que, ao fim da concessão, todos os bens adquiridos pela concessionária deveriam ser revertidos para a Prefeitura de Natal, conforme abordado anteriormente pelo Blog do Dina. No entanto, a renovação realizada em 2014 não descontou os valores já pagos à Braseco através da tarifa de lixo, que incluíam os investimentos e a remuneração da empresa”, acrescenta Dinarte.

Dívida milionária

Além do encerramento do prazo de concessão do negócio, da proximidade do fim da vida útil do aterro e da localização do terreno, que fica em uma área de segurança aeroportuária, a menos de 10 km do Aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, fato que impediria a renovação do contrato (estar perto do aeroporto representa riscos significativos para a segurança do terminal aéreo caso ocorra algum dano ambiental, por exemplo), outro argumento também é válido: dívidas.

A Urbana, empresa municipal responsável pela gestão de resíduos, acumula mais de R$ 300 milhões em dívidas, incluindo encargos trabalhistas e impostos federais. Esse passivo financeiro colossal coloca em risco a sustentabilidade da gestão de resíduos na cidade. Dinarte ressalta que especialistas argumentam que a prefeitura está negligenciando um ativo valioso que poderia ajudar a quitar essas dívidas, que é a exploração do gás gerado pelo aterro de Ceará-Mirim.

“Estima-se que essa exploração poderia gerar receitas de cerca de R$ 50 milhões por ano. Essa proposta foi apresentada em um evento promovido pela Justiça Federal e pelo Tribunal Regional do Trabalho, que discutiu alternativas para resolver as dívidas da Urbana. As receitas geradas poderiam oferecer uma solução viável para os problemas financeiros da empresa municipal”, frisa.

Por fim, vale refletir e repetir os questionamentos feitos pelo jornalista. São eles: Por que a Marquise comprou a concessão do aterro prestes a expirar e com sérias restrições legais? Qual é o plano da Prefeitura do Natal para a destinação dos resíduos após o término da concessão? Por que não há um aproveitamento do potencial de geração de receita do gás do aterro para aliviar as dívidas da Urbana?

O Diário do RN enviou à Marquise as perguntas pertinentes. E recebeu de volta o posicionamento da empresa. Leia abaixo:

“O Grupo Marquise atua no setor de gestão de resíduos há mais de 30 anos e é o segundo maior player do Brasil nesse segmento. O grupo analisou todos os riscos, contratos existentes e as séries de possibilidades que se abrem com a aquisição. Com esta operação, o Grupo Marquise poderá oferecer a toda região metropolitana de Natal uma oportunidade de os municípios terem um equipamento com tecnologia de ponta como alternativa, especialmente por se tratar de uma empresa com grande expertise em tecnologias para tratamento de gás”.

 

Diário do RN

 

Faça o seu comentário

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Prefeitura de São Miguel do Gostoso promove capacitação em Primeiros Socorros para professores

Publicado em: 23/05/2024

Em cumprimento à Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que determina a obrigatoriedade de treinamento em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma formação especial para os professores da Creche Municipal Mundo da Criança I.

O treinamento ocorreu no dia 30 de abril de 2024, no Centro de Cultura, e foi conduzido pelo Enfermeiro Emergencista Kezion Soares de Moura. O objetivo principal da capacitação é preparar os educadores para agir de forma correta em situações de emergência, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças sob seus cuidados.

Durante o evento, Kezion Soares de Moura abordou diversas técnicas de primeiros socorros, incluindo a maneira adequada de lidar com engasgos, quedas, cortes e outros tipos de acidentes que podem ocorrer no ambiente escolar. O enfermeiro enfatizou a importância da rapidez e da precisão no atendimento inicial, destacando que ações corretas podem ser decisivas para salvar vidas e minimizar danos.

A formação também buscou fomentar a cultura da prevenção e promoção da saúde nas escolas. "Através deste projeto, esperamos desenvolver ações que não apenas respondam a emergências, mas que também previnam a ocorrência de acidentes e promovam um ambiente mais seguro para nossas crianças," afirmou Franklin Albert, Secretário Municipal de Educação e Cultura.

Essa ação reflete o compromisso da administração municipal em cumprir a legislação vigente e em assegurar que todos os profissionais da rede de ensino estejam devidamente preparados para agir em situações de emergência. A expectativa é de que, com essa formação, haja uma significativa redução nos riscos e uma melhoria na qualidade do atendimento inicial prestado nas escolas.

"Estamos investindo na formação contínua dos nossos profissionais de educação para garantir que nossas escolas sejam espaços seguros e acolhedores. A capacitação em primeiros socorros é uma medida fundamental para proteger nossas crianças e proporcionar tranquilidade às famílias", revela o prefeito Renato de Doquinha.

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso continuará a promover iniciativas que visem a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, reafirmando seu compromisso com a educação e a saúde de nossas crianças.

 

Faça o seu comentário

Farmácia Popular

PF prende em Pipa foragido de Justiça do Maranhão

Publicado em: 23/05/2024

                                                 Foto: PF-RN

 

Trabalho investigativo integrado entre a Polícia Federal no Rio Grande doNorte e no Maranhão resultou na prisão de um homem de 32 anos que cometeu o crime de homicídio há 12 anos no Maranhão.

Ele chegou se esconder nos estados do Pará e Bahia, antes de fixar residência na Praia de Barra de Cunhaú, município de Canguaretama, no litoral sul do Rio Grande do Norte.

Trocas de informações realizadas entre os Grupos de Capturas da PF no RN e no Maranhão identificaram que ele estava empregado em um restaurante na Praia de Pipa, município de Tibau do Sul, onde foi detido nessa terça-feira (21), com mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Maranhão. Foi submetido a exame de corpo de delito no Itep, e sob custódia na sede da PF, à disposição da Justiça.

 

BZ Notícias

 

Faça o seu comentário

HONDA BAIXA VERDE -

Encontrado corpo de advogada gaúcha que teve casa soterrada. Os pais também morreram

Publicado em: 23/05/2024

Corpo de advogada soterrada é encontrado após 18 dias de buscas no RS -  Banda B                                   (Foto: reprodução rede social)

 

A cidade de João Câmara recebeu mais duas novas viaturas do tipo pick-up L200 Triton 4×4 para auxiliar nos trabalhos diários de patrulhamento operacional e ronda ostensiva em áreas urbanas e rurais do município, fortalecendo assim as ações voltadas à prevenção de atos de violência e melhoria na segurança da população.

As viaturas foram entregues pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira (21). A solenidade de entrega dos veículos, ocorrida no Centro de Convenções de Natal, durante a abertura do I Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Esse modelo de viatura 4×4 permitirá um deslocamento mais ágil e eficiente das forças policiais, inclusive em locais com menos condições de mobilidade, como é o caso de estradas vicinais, possibilitando uma resposta rápida às ocorrências de modo geral. 

 

BZ Notícias

 

Faça o seu comentário

27 MILHÕES DE ACESSOS

Prova de concurso público para a Guarda Municipal de Macaíba acontece no domingo

Publicado em: 23/05/2024

                                        (Foto: Divulgação)

 

A prova objetiva do concurso público da Guarda Civil Municipal de Macaíba será aplicada a partir das 14h do próximo domingo (26) de maio de 2024. A prova terá duração de quatro horas, com término programado para o horário das 18h.

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva com antecedência mínima de 60 minutos do horário fixado para o seu início, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, produzida em material transparente, do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e de documento de identidade original.

No edital constam todas as informações necessárias para os candidatos e está disponível na Edição Diário Oficial Eletrônico, Ano IV – N° 1404, a partir da página 50, datado de 23 de fevereiro de 2024, assim como no site oficial da empresa mencionada.

O concurso em questão está sob a responsabilidade da Idecan em todas as suas etapas. Os candidatos que forem aprovados na prova objetiva serão submetidos à aplicação de teste de aptidão física, à avaliação psicológica, à avaliação de saúde, à investigação social e ao curso de formação, para então poderem efetivamente exercer sua função.

 

Ponta Negra News

 

Faça o seu comentário

Estúdio Mais Ser

Brasil se aproxima de 3 mil mortes por dengue em 2024

Publicado em: 23/05/2024

Brasil passa de mil mortes por dengue em 2024 e se aproxima de recorde  histórico | Dengue | G1                                             (Foto: reprodução)

 

O Brasil está se aproximando da marca de 3 mil mortes por dengue em 2024. Segundo dados do painel de monitoramento do Ministério da Saúde, até a manhã desta quinta-feira (23), foram contabilizados 2.969 óbitos pela doença. Outras 2.662 mortes, por sua vez, estão sob investigação – isto é, para ver se há relação com a infecção.

Este é o maior número de mortes confirmadas por dengue desde o início da série histórica do monitoramento pela pasta, em 2000. Até então, o número mais alto era o de 2023, quando, durante todo o ano, 1.179 pacientes morreram pela doença. Neste ano, a marca foi ultrapassada ainda no primeiro semestre, no dia 10 de abril. Em relação aos casos prováveis de dengue, o número já chega a 5.183.505 – o que significa que o coeficiente de incidência da doença, para cada 100 mil habitantes, é de 2552,7. O estado de Minas Gerais continua liderando o número de infecções, com 1.452.561 mil registros. Em seguida, aparecem São Paulo (1.429.456) e Paraná (544.642).

 

Ponta Negra News

 

 

Faça o seu comentário

Drogaria Bom Viver

Operação com forças de segurança investiga central de fake news no RN

Publicado em: 23/05/2024

                                       Foto: Thalles Íkaro

 

Uma operação norte-rio-grandense, batiza de “DesFarsa” e deflagrada nesta quinta-feira (23), investiga a existência de uma Central de Fake News que opera com a intenção de criar, disseminar ou promover notícias falsas sobre autoridades do Estado, com fins políticos e manipulação da opinião pública.

Segundo as investigações das autoridades de segurança, foi revelado um esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis em redes sociais, uma delas contando atualmente com mais de 20 mil seguidores, voltadas a beneficiar interesses políticos e pessoais dos envolvidos. As informações são criadas conforme o interesse dos clientes para influenciar e formar a opinião pública, bem como com o propósito de coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas.

A operação contou com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e Gaeco catarinense e da Polícia Militar do RN, resultando no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada (RN), além de Garuva, em Santa Catarina.

Quatro promotores de Justiça, 14 servidores do Gaeco/GSI e 20 policiais militares do RN, além de cinco servidores do Gaeco/SC estiveram envolvidos na operação.

 

Ponta Negra News

 

Faça o seu comentário

PROGRAMA PAZ REAL

Justiça da Bahia marca audiência de julgamento de Wendel Lagartixa

Publicado em: 23/05/2024

Grande Ponto - Julgamento de Wendel Lagartixa na Bahia é marcado                                            Foto: Reprodução

 

A Justiça da Bahia definiu a data para a audiência de instrução e julgamento do policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como Wendel Lagartixa. O evento está agendado para o dia 11 de julho deste ano, às 14h30, no Fórum João Mangabeira, na Comarca de Vitória da Conquista, na Bahia. Durante a audiência, Wendel Lagartixa será interrogado e testemunhas relacionadas ao processo serão ouvidas.

O policial militar reformado encontra-se sob custódia desde o dia 10 deste mês, quando foi detido por policiais rodoviários federais na BR-116, em Vitória da Conquista. Na delegacia, durante o registro da ocorrência, ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e fraude processual.

Atualmente, Wendel está detido em um presídio militar na Bahia, localizado em Salvador. Seu advogado de defesa, João Antônio Dias, expressou confiança na inocência do cliente e afirmou que trabalhará para garantir sua libertação.

“Em teoria, o julgamento ocorrerá na data agendada. Contudo, na prática, há casos em que a sentença é proferida pelo juiz posteriormente. Nós esperamos que seja durante a audiência. Estamos confiantes e faremos todo o possível para garantir sua soltura”, declarou o advogado. Na defesa preliminar apresentada à Justiça, Wendel negou qualquer envolvimento nos crimes dos quais é acusado.

 

Agora RN

 

Faça o seu comentário

GACC - RN

Delegada afirma que fugitivos de prisão do RN contribuíram para roubos avaliados em R$ 1 milhão

Publicado em: 23/05/2024

                                               (Foto: reprodução)

 

Os foragidos da prisão Rogério Coutinho Madruga, Gustavo da Rocha Dias, 29 anos, e Ricardo Campelo da Silva, 43 anos, foram presos na noite de terça-feira (21) por fornecer apoio logístico a uma organização criminosa durante um roubo que ocorreu em Natal e resultou em um prejuízo de R$ 1 milhão. Isabela Turl, delegada da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur), divulgou a informação. A investigação criminal ajudou a polícia a encontrar o paradeiro dos homens.

De acordo com Isabela, o crime em questão ocorreu na última semana e foi cometido contra uma pessoa física. “Durante a investigação deste roubo, surgiu uma linha investigativa de que os foragido haviam prestado apoio logístico para que a associação criminosa cometesse o roubo. A partir daí, a gente conseguiu diligenciar, confirmar e localizar o paradeiro dos dois”, relatou. A delegada também informou que as informações policiais apontam que eles estavam na comunidade há alguns dias.

Além de Gustavo e Ricardo, uma outra mulher (foragida por furto e rompimento de tornozeleira eletrônica) foi presa durante a ação de terça-feira. Os criminosos também foram enquadrados por porte ilegal de armas, durante a captura. Quanto ao apoio recebido pela dupla foragida, a delegada relatou que outros indivíduos além da mulher presa os ajudaram com comida e moradia, mas ainda não foram identificados. A investigação do roubo milionário cometido na capital potiguar segue em andamento.

A fuga resultou em ações no presídio Rogério Coutinho Madruga. Xavier disse que todos os presos da unidade que faziam algum tipo de serviço foram classificados. Até o final de 2024, todos os presos do sistema prisional do Estado devem ser classificados. Os presos com condições idênticas dentro da unidade já foram classificados. Em um universo de doze mil, classificamos dois mil. No entanto, pretendemos classificar toda a população (carcerária) até o final do ano para aumentar a segurança no trabalho penal, afirmou.

 

Com Informações do Blog de Jair Sampaio

 

Faça o seu comentário

JD Lan House