Secretaria de Saúde de Natal tem contratos de cirurgias ortopédicas suspensos e transfere pacientes para Hospital de Campanha

Publicado em: 08/10/2021

                                        Foto: Reprodução / 2019

 

Com os contratos de cirurgias ortopédicas com o Hospital Memorial e a Clínica Paulo Gurgel, suspensos, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal vai transferir, nesta sexta (8), os pacientes que estavam no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, que fica no Hospital Walfredo Gurgel, para o Hospital de Campanha de Natal, para que aguardem pelas cirurgias com um pouco mais de conforto.

De acordo com a Sesap, a demanda e espera de pacientes por cirurgias ortopédicas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, aumentou consideravelmente devido à não renovação dos contratos da Prefeitura de Natal com os unidades de saúde do setor privado: Hospital Memorial e a Clínica Paulo Gurgel. Cada unidade realizava, em média, oito cirurgias diárias e com a suspensão dos contratos, 16 cirurgias deixaram de ser realizadas todos os dias.

Para a mudança, foi levado em consideração o fato do Hospital de Campanha de Natal não ter pacientes com covid-19. A transferência foi acordada entre Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e Ministério Público Estadual (MPE), para diminuir o fluxo de pacientes, considerados de responsabilidade do município, mas que estavam no Hospital Walfredo Gurgel. Segundo a Sesap, a central de regulação vai garantir a cirurgia desses pacientes o mais breve possível, já que o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel não paralisou as cirurgias e o estado conta com apoio do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

 

Agência Saiba Mais

 




Faça o seu comentário