Israel x Hamas: guerra entra no 50º dia com trégua; fim não é cogitado

Publicado em: 25/11/2023

Conflito Israel-Hamas: 5 conclusões após 4 semanas de guerra - BBC News  Brasil                              Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images

 

Neste sábado (25/11), a guerra entre Israel e o Hamas completa 50 dias. O conflito, que teve como ignição o ataque surpresa do grupo extremista contra o território israelense, acumula mais de 14 mil mortos, além de uma crise humanitária que recai sobre a população de mais de 2 milhões de pessoas na Faixa de Gaza.

Nesta semana, a guerra teve inaugurada uma nova fase, já que Israel e o Hamas chegaram a um acordo em que é prevista a libertação de 50 reféns e um cessar-fogo de quatro dias. Ainda que represente a primeira interrupção em dias de seguidas ofensivas, a guerra não dá sinais de acabar. Especialistas consultados pelo Metrópoles avaliam que o conflito não deve arrefecer, pelo menos a curto prazo.

Após fechar o acordo, nesta semana, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou a trégua em troca dos reféns como uma decisão difícil, mas necessária. Ele tem reiterado, porém, que a guerra não acabou e que só terá fim quando o país cumprir suas metas: libertar todos os reféns mantidos em Gaza, destruir o Hamas e garantir que nenhum grupo ameace a existência de Israel.

 

Metrópoles

 




Faça o seu comentário