Metade dos brasileiros pegou ou conhece alguém que pegou a covid-19

Publicado em: 04/10/2020

Pesquisa do PoderData mostra que 50% dos brasileiros tiveram covid-19 ou conhecem alguém que contraiu a doença. É o maior resultado registrado pela divisão de pesquisas do Poder360, depois de uma variação de 3 pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito há 4 semanas.

Por outro lado, 4 em 10 entrevistados ainda não testemunharam o coronavírus em seu círculo social. É uma queda de 8 pontos desde agosto. Também é recorde negativo.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 28 a 30 de setembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 423 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A percepção do coronavírus é maior entre pessoas com nível superior, chegando a 62%. É o oposto do relatado por brasileiros com ensino fundamental, onde 40% afirmaram que tiveram o vírus ou conhecem alguém que ficou doente.

Os casos próximos disparam na região Norte, onde quase 9 em cada 10 relataram uma infecção em si em algum conhecido. O número contrasta com os cerca de 40% dos moradores do Sul e Sudeste, regiões com mais casos, mas com maior população.

Segundo dados de 6ª feira (2.out.2020) do Ministério da Saúde, o Brasil tem 4.880.523 casos e 145.388 mortos pela covid-19. Além disso, aproximadamente 4,2 milhões de pessoas se recuperaram da doença até o momento. Outras 502,5 mil pessoas estão em acompanhamento.

O número de mortes no Brasil também é elevado, quando feita a comparação proporcional. São 687 vítimas a cada milhão de habitantes –conforme cruzamento dos dados do Ministério da Saúde com a última estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 




Faça o seu comentário