DATAPODER: Aprovação do governo Bolsonaro cai para 48% e desaprovação segue estável com 42%

Publicado em: 29/10/2020

Pesquisa PoderData mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro é aprovado por 48%. O percentual variou 4 pontos percentuais para baixo, no limite da margem de erro, desde o último levantamento, feito 15 dias antes.

A administração do chefe do Executivo é desaprovada por 42% dos entrevistados, ante 41% no estudo anterior.

O levantamento ouviu 2.500 pessoas em 488 municípios, nas 27 unidades da Federação, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Os dados foram coletados de 26 a 28 de outubro, depois do embate de Bolsonaro com João Doria (PSDB), governador de São Paulo. O tucano quer vacinar obrigatoriamente contra covid-19 toda a população do Estado que comanda. Bolsonaro é contra.

E, na semana passada, o presidente decidiu cancelar 1 acordo firmado pelo Ministério da Saúde para aquisição de 46 milhões de doses da CoronaVac, imunizante contra covid-19 desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. “Não compraremos vacina da China”, escreveu Bolsonaro em mensagens a ministros, segundo apurou o Poder360.

O tema repercutiu fortemente na mídia, muitas vezes com tom crítico. Em grupos de WhatsApp, pipocaram vídeos de supostos médicos e profissionais de saúde –criticando e elogiando o governo.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os brasileiros que representem de forma fiel o conjunto da população.

A divulgação deste levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

 

PODER 360

 




Faça o seu comentário