Dez pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus devem chegar ao RN neste domingo

Publicado em: 17/01/2021

O Rio Grande do Norte deve receber os 10 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus neste domingo 17, segundo informou o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). O voo deve chegar à Base Aérea de Parnamirim por volta das 23h30. A transferência ocorre após caos na rede estadual de saúde do Amazonas, que registra hospitais lotados e sem oxigênio para tratar as pessoas contaminadas com o coronavírus. Todo o trâmite é conduzido pelo governo federal.

De acordo com o governo estadual, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) entrará com apoio logístico de ambulâncias e reposição de oxigênio da aeronave, além de hospedagem dos profissionais e insumos e medicamentos ao HUOL para garantir o atendimento aos dez pacientes.

Os detalhes do plano foram alinhados em uma reunião no sábado 16 com representantes do núcleo dirigente da Sesap, direção do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e Ministério da Saúde.

Por meio de nota, o Huol esclareceu ainda que o Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está em articulação com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para sequenciar amostras do vírus nos pacientes amazonenses com o objetivo de identificar possível nova variação do Sars-CoV-2. Representantes do hospital universitário promovem uma entrevista coletiva na segunda-feira 18 para detalhar a ação de socorro ao Amazonas.

“Ressalta-se também que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem”, destacou o Governo do RN em comunicado a imprensa.

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19: média móvel de mortes cresceu 183% em uma semana.

 

Agora RN

 




Faça o seu comentário