236 milhões de doses de vacinas para Covid-19 já foram administradas em todo o mundo

Publicado em: 28/02/2021

                                             Foto: Ascom / PMP

 

Mais de 236 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram administradas em pessoas de pelo menos 103 países, segundo um levantamento realizado pela Bloomberg. O desafio é ampliar para a casa dos bilhões, já que, para a imunização, algumas vacinas requerem a aplicação de mais de uma dose.

No Brasil, o número de doses administradas é de 8.451.740. As vacinas Coronavac e de Oxford foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. A primeira dose no país foi aplicada em São Paulo em 17 de janeiro. Outros 17 estados começaram a imunização com a CoronaVac em 18 de janeiro e os demais, no dia 19 daquele mês. Em 23 de janeiro, o Brasil iniciou a vacinação com a vacina de Oxford, que exatamente um mês depois teve o registro definitivo aprovado pela Anvisa.

A imunização nos Estados Unidos começou em 14 de dezembro com profissionais de saúde, e até agora foram aplicadas 72,8 milhões de doses – também se destacam no mapa a China, com mais 40,5 milhões de unidades aplicadas, Reino Unido, com 20,4 milhões, Índia, com 13,7 milhões, e Israel, com 7,9 milhões – país que mais vacinou proporcionalmente.

Os EUA apostam nos antígenos da Pfizer/BioNTech e da Moderna. Ambas as vacinas requerem duas aplicações com intervalo de semanas e ao menos 23,7 milhões de pessoas já tomaram as doses necessárias.

China e Rússia autorizaram seus próprios antígenos em julho e agosto, antes de serem totalmente testados. Desde então, os países administraram milhões de doses, embora forneçam atualizações menos frequentes sobre seu progresso.

 

Veja

 




Faça o seu comentário