‘Médico não abandona o paciente’, diz Mandetta ao ser questionado se deixará o cargo

Publicado em: 03/04/2020

                                           Foto: Reprodução/TV Brasil

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta sexta-feira (3) que “médico não abandona o paciente”.

Mandetta deu a declaração em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto depois de ter sido questionado se deixará o cargo.

“Quanto a eu deixar o governo por minha vontade, eu tenho uma coisa na minha vida que eu aprendi com os meus mestres: ‘Médico não abandona paciente, meu filho’. Eu já cansei de terminar plantão na minha vida, e o plantonista que tinha que chegar para me render, para eu poder ir embora, não aparecer, por problemas quaisquer, e eu ficar 24 horas dentro do hospital”, declarou Mandetta nesta sexta.

“Eu já passei Natal dentro de hospital com filho pequeno em casa e mulher esperando. O foco é do serviço. É do trabalho. Esse paciente chamado Brasil, quem me pediu para tomar conta dele neste momento é o presidente. E eu tenho dado para ele todas as informações. E entendo, entendo. Entendo os empresários que se queixam a ele. Entendo as pessoas que veem o lado político e colocam a ele. Entendo as pessoas que gostariam que a solução fosse uma solução rápida”, acrescentou o ministro da Saúde.

 

G1

 

Faça o seu comentário

Drogaria Timoneiro

Pesquisadores australianos testam antiparasita para matar coronavírus

Publicado em: 03/04/2020

                           Foto: Reprodução/Universidade de Pittsburgh

 

Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália, anunciaram nesta sexta-feira (3) a descoberta de que um remédio antiparasita disponível ao redor do mundo pode ser capaz de matar o novo coronavírus, causador da covid-19.

Segundo o estudo, quando testado em laboratório, a Ivermectina foi capaz de acabar com qualquer material genético do vírus em 48 horas.

O líder do estudo, Dr. Kylie Wagstaff confirmou que, além da eliminação total em 48 horas com uma única dose, o remédio mostrou, também, eficácia na redução da carga viral nas primeiras 24 horas.

O pesquisador alertou, ainda, que os testes foram realizados in vitro, sendo necessários testes em humanos para garantir a eficácia da droga:

“A Ivermectina é amplamente usada e é vista como uma droga segura. Nós precisamos descobrir agora se a dosagem que é possível de se utilizar em humanos será eficaz”.

Apesar de desconhecer o mecanismo exato de como a Ivermectina atua no coronavírus, o líder do estudo acredita que, baseando-se em estudos anteriores com outros tipos de vírus, ela faz com que vírus pare de “reduzir” a habilidade da célula de se livrar dele.

A droga já havia mostrado eficácia em testes in vitro contra outros tipos de vírus, como os da dengue, da zika, do influenza e até mesmo do HIV.

O próximo passo é definir uma correta dosagem para humanos, garantindo a segurança do paciente, ao mesmo tempo em que o vírus ainda seja afetado. Só a partir daí é que será possível iniciar os testes clínicos.

 

R7

 

 

Faça o seu comentário

Farmácia Paz

Justiça nega liminar de aluna para não pagar mensalidade da UNP durante pandemia

Publicado em: 03/04/2020

                                          Imagem: reprodução

 

A juíza Gisela Besch, do 1º Juizado Especial Cível de Mossoró, indeferiu pedido liminar feito por uma aluna do curso de Nutrição da Universidade Potiguar (UnP) que pleiteava a suspensão do pagamento das mensalidades do curso enquanto durar a suspensão das aulas por decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), por estar matriculada apenas em disciplinas práticas presenciais.

Leia a matéria completa no site Justiça Potiguar.

 

Faça o seu comentário

Inovare Odontologia

SESAP estranha comportamento de “alguns profissionais médicos”

Publicado em: 03/04/2020

A Sesap divulgou nota à imprensa na tarde desta sexta-feira, 3, estranhando o comportamento e críticas de alguns profissionais médicos em relação às ações da Pasta.

Leia a íntegra:

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

NOTA À IMPRENSA

NATAL (RN), 03 de abril de 2020.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estranha o comportamento de alguns profissionais médicos nas críticas que vêm fazendo as ações empreendidas pela Pasta no que diz respeito ao combate a Covid-19, que virou uma pandemia mundial e que preocupa as autoridades sanitárias de todo o Mundo.

A Sesap lembra que o Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado da Federação a elaborar um Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Covid-19. O plano, de conhecimento de todos principalmente da classe médica, serve para fundamentar a atuação do Estado, direcionando os municípios na elaboração e efetivação de seus planos, visando a organização da rede assistencial e de vigilância, em conformidade com o Ministério da Saúde.

O Plano foi concluído em fevereiro de 2020 a partir da constituição de comitês de enfrentamento de emergência e eventos de importância de saúde pública coordenador pela Sub-Coordenadoria de Vigilância Edpidemiológicae efetiva participação do corpo técnico da Sesap, Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do RN e Município de Natal por meio dos responsáveis pelas áreas

temáticas que compõem o Plano.

O objetivo geral é minimizar os efeitos da disseminação de uma cepa pandêmica sobre a morbimortalidade e suas repercussões na economia e no funcionamento dos serviços essenciais como:

1 monitorar a entrada de uma cepa pandêmica no estado;

2 retardar a disseminação de uma cepa pandêmica entre a população;

3 reduzir a morbidade, principalmente das formas grave da doença e mortalidade o´por Covid-19;

4 fortalecer a infraestrutura do Estado paa lidar com situações de emergência epidemiológica em doenças de transmissão respiratória: igilância em saúde, diagnóstico laboratorial, assistência e comunicação;

5 fortalecer as ações realizadas nos municípios do RN para vigilância ativa e assistência aos possíveis casos;

6 – identificar grupos prioritários de acordo com os distintos níveis de progressão da dispersão do vírus e da disponibilidade de drogas.

 

Faça o seu comentário

Rádio 89 FM - João Câmara

Governo vai usar aplicativo para cadastrar informais que têm direito a auxílio de R$ 600

Publicado em: 03/04/2020

                                             Foto: Ilustrativa

 

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse nesta sexta-feira (3) que será usado um aplicativo para celulares para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo mas têm direito de receber o auxílio de R$ 600.

Esse aplicativo, informou, poderá ser baixado a partir da terça-feira (7).

O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus.

Segundo o ministro, entre 15 milhões e 20 milhões de trabalhadores que têm direito ao auxílio não estão atualmente em nenhum cadastro usado pelo governo.

Devem fazer o cadastramento pelo aplicativo:

trabalhadores que não estão no Cadastro Único único do governo;

contribuintes individuais do INSS;

microempreendedores individuais.

De acordo com o ministro, trabalhadores que já estão nos cadastros do governo mas que não sabem disso e venham a tentar fazer o credenciamento pelo aplicativo, vão ser informados de que precisam fazer esse registro.

Onyx informou ainda que:

o dinheiro será creditado na conta bancária informada pelo trabalhador;

ou ele receberá uma autorização para fazer o saque nas lotéricas.

“Futuramente vamos evoluir para disponibilizar nos caixas eletrônicos também”, afirmou o ministro.

Onyx afirmou que a previsão é que esses trabalhadores possam começar a receber o auxílio 48 horas depois de concluírem o cadastramento pelo aplicativo.

“Queremos dar tranquilidade ao taxista, ao vendedor de pipoca, à diarista, de que ela, a partir de terça-feira (7), terá as condições de fazer o cadastramento e, em poucas horas, receber os recursos”, disse o ministro da Cidadania.

 

G1

 

Faça o seu comentário

GD CONTABILIDADE

Coronavírus no Brasil: 359 mortes e 9056 casos confirmados; 60 óbitos nas últimas 24 horas

Publicado em: 03/04/2020

O Ministério da Saúde atualizou no fim da tarde desta sexta-feira(03) em 359, o número de mortes por Covid-19, em coletiva realizada em Brasília. No momento, a taxa de mortalidade representa 4%.

São 9056 casos confirmados do novo coronavírus.

Na região nordeste, por exemplo. são 1399 pacientes confirmados com a doença – 15,4% dos casos no país.

O Rio Grande do Norte, de acordo com último boletim epidemiológico, tem 176 casos confirmados e quatro óbitos.

 

Faça o seu comentário

Drogaria Bom Viver

Coronavírus: Conexão Enem será disponibilizado em canal do YouTube

Publicado em: 03/04/2020

                                     Foto: Assessoria de Comunicação

 

O Ministério da Educação divulgou esta semana que manteve as datas de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) e para ajudar os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio durante esse período de isolamento social, a Assembleia Legislativa, por meio da Escola da Assembleia e da TV Assembleia, vai disponibilizar todas as aulas do Projeto Conexão Enem no YouTube.

O Conexão Enem é um projeto de educação da Assembleia Legislativa voltado para estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e exibe, ao vivo, pela TV Assembleia, as aulas e debates de assuntos pertinentes ao processo seletivo. No canal da TV Assembleia Legislativa no YouTube, todas as aulas do projeto estão disponibilizadas.

Para reforçar o conteúdo, também serão reprisadas, pela TV Assembleia, no canal aberto 51.3, as aulas da quinta temporada do Conexão Enem que foram exibidas em 2019. De acordo com o professor João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia, em virtude da paralisação das aulas, em função da pandemia, a Assembleia Legislativa está disponibilizando uma ferramenta, que será uma oportunidade para que os estudantes possam manter os estudos em preparação para o Exame.

“Como o recesso escolar se estende, pelo menos até 23 de abril, com mais de um mês sem aula na rede pública, vamos disponibilizar no canal da TV Assembleia todas as aulas do Conexão Enem, em ordem cronológica, para que os estudantes possam ter acesso, via canal do YouTube. Para aqueles estudantes que não têm acesso a internet, vamos reprisar também na televisão”, explicou o professor.

O Conexão Enem já rendeu excelentes frutos aos alunos que acompanharam as aulas pela TV Assembleia e também aos que participaram dos aulões presenciais. O Projeto pensado pela atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aborda diversos temas e disciplinas com conteúdo programático preparado por professores experientes, que ajudam alunos a se preparam para o processo seletivo mais importante de acesso às universidades.

Nos últimos seis anos, por cinco vezes o tema da redação do Exame foi debatido nas aulas do Conexão Enem. O que demonstra a capacidade e interação dos professores com as abordagens e temáticas do certame.

 

ALRN

 

Faça o seu comentário

VIVO PRE

Crea-RN anuncia novas datas para a anuidade 2020

Publicado em: 03/04/2020

        

O prazo para pagamento da anuidade 2020 do Crea-RN foi prorrogado. Quem desejar pagar à vista e sem juros pode quitar até o mês de SETEMBRO. Já os que optarem pelo parcelamento podem fazê-lo em até quatro vezes de SETEMBRO a DEZEMBRO, sem juros e sem acréscimo. A alteração foi publicada na Portaria nº 29/2020 que prorrogou o prazo para pagamento da Anuidade 2020.

Os profissionais que preferirem pagar à vista ou parcelar a anuidade também podem fazer a opção no sistema para quando desejarem. Para alterar a data de pagamento, os profissionais/empresas devem acessar o ambiente virtual no Sistema do Crea-RN e fazer a mudança. “Essa alteração não precisa ser hoje, haja vista que na portaria consta que todos os profissionais, quites com a Anuidade 2019, estarão adimplentes até setembro”, explicou a gerente de Atendimento e Registro, Ricelle Carvalho.

Uma pergunta recorrente dos profissionais aos servidores do Crea-RN nas redes sociais é se quem quitar a anuidade em setembro terá o desconto. Ricelle responde que não e explica o porquê: “A Resolução 1066/2015, com valores definidos na PL 1544/2019, do Confea concede esses descontos para quem paga as anuidades em janeiro e fevereiro de cada ano”.

Para ter acesso à Portaria 29/2020, basta clicar no link https://bit.ly/ProrrogacaoAnuidade

É importante lembrar que os descontos de 90% para os recém-formados com até 180 dias da colação de grau continuam valendo, mas atenção para o prazo estabelecido a contar do dia da colação. Já os profissionais seniores também têm direito a 90% de desconto até o dia 30 de setembro de 2020.

 

Faça o seu comentário

CN Engenharia

Bandidos visam motoboys com aumento de entregas por causa do coronavírus e categoria protesta na Ponte Nova por segurança

Publicado em: 03/04/2020

                                        Foto: Reprodução/Via Certa Natal

 

Motoboys realizam um protesto no fim da tarde desta sexta-feira(03), na ponte Newton Navarro, em Natal. De acordo com o Via Certa Natal, os organizadores reclamam que estão saturados com a onda de assaltos contra a categoria.

Destacam que a situação se agravou neste tempo de coronavírus, já que o aumento de pedidos deixou os trabalhadores mais expostos à violência urbana. Todos os dias aproximadamente trinta motos são tomadas dos motoboys, reclamam.

 

Faça o seu comentário

Honda

Ministério da Saúde corrige data e informa que caso de Covid-19 ocorrido em janeiro foi em 25 de março

Publicado em: 03/04/2020

                                             Foto: Reprodução

 

O Ministério da Saúde corrigiu nesta sexta-feira (3) a informação que havia divulgado nesta quinta (2) de que a primeira morte por coronavírus no país tinha sido em 23 de janeiro. Veja a nota:

“O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados.”

Questionado sobre quem teria cometido este erro, o Ministério da Saúde disse: “Informamos que o erro foi por parte da SES-MG, que é responsável por cadastrar as notificações no sistema”.

Já a Secretaria de Estado da Saúde disse apenas que apura o ocorrido.

Na quinta-feira (2), o governo informou que a primeira morte causada por coronavírus no Brasil ocorreu em 23 de janeiro, mais de um mês antes daquele que foi confirmado como o primeiro caso. De acordo com o Ministério da Saúde, a descoberta é resultado de uma “investigação retrospectiva” dos pacientes internados com quadros de síndrome respiratória aguda grave.

Até então, o primeiro caso caso positivo de coronavírus tinha sido anunciado em 26 de fevereiro: um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e que esteve na Itália. Quando o caso foi confirmado à época, já havia outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas descartadas. Ao contrário da mulher de Minas Gerais, o empresário de São Paulo não chegou a ser internado e conseguiu se curar da doença.

“Lembrem-se que estamos fazendo a investigação de casos internados. Muitos desses casos estão com material colhido, e nós tivemos, a partir de investigação retrospectiva, a identificação do primeiro caso confirmado. Ele é da semana epidemiológica 4, de 23 de janeiro”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, nesta quinta-feira (2).

Morte inédita

Em Minas Gerais, até o momento, não houve nenhuma morte registrada no dia 25 de março, tampouco. O primeiro óbito confirmado no estado foi em 29 de março, conforme antecipado pelo G1 naquele dia e tornado público pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) no dia 30 de março.

Tampouco houve até o momento nenhum caso de morte em Minas de paciente com 75 anos, data informada pelo Ministério da Saúde.

No boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG no início da tarde desta sexta (3), são confirmadas seis mortes pela Covid-19 em Minas Gerais, mas nenhuma delas é de paciente morto no dia 23 de janeiro ou no dia 25 de março.

O G1 questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre essas divergências e perguntou quem seria esse paciente morto no dia 25 de março e aguarda resposta.

Divergência

Ainda na noite desta quinta-feira (2), a SES-MG disse desconhecer esta morte em 23 de janeiro e reiterou que o primeiro caso de coronavírus confirmado em Minas Gerais foi no dia 8 de março, de paciente em Divinópolis.

Já o primeiro caso suspeito de coronavírus, segundo a SES, foi o de 28 de janeiro. “Era uma mulher de 22 anos, com histórico de intercâmbio estudantil para Wuhan e retorno ao Brasil em 24/01/2020. Este caso foi descartado dias depois”.

Na manhã desta sexta-feira (3), a SES-MG afirmou que aguardava mais informações do governo federal para identificar o caso e “adotar as medidas pertinentes”.

A pasta informou que, segundo dados disponíveis no Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe), no mês de janeiro de 2020 foram registradas 163 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais. Destas, 71 notificações foram de SRAG em pacientes com mais de 70 anos de idade.

Outra data para o zika

O secretário afirmou que uma mudança na data que marcou a confirmação do primeiro caso também ocorreu com o vírus da zika.

“Isso foi feito também no zika vírus. Inicialmente achávamos que os primeiros casos eram de abril de 2015 e, um ano depois, com investigação retrospectiva, verificamos que tinha caso de zika vírus identificado em banco de sangue na região amazônica desde abril de 2014”, disse Wanderson.

 

G1

 

Faça o seu comentário

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

RN apresenta redução da criminalidade no mês de março

Publicado em: 03/04/2020

O Rio Grande do Norte apresentou redução das Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLI) durante o mês de março em relação ao mesmo período do ano passado, além de registrar diminuição dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em diversas cidades.

O total de CVLI no terceiro mês do ano foi de 126, uma redução de 14,29% comparando com o ano passado, quando ocorreram 147 casos. Levando em consideração os três primeiros meses de 2020, dentro dos tipos de condutas letais, apresentaram queda os homicídios dolosos (passou de 291 para 284) e a lesão corporal seguida de morte (passou de 38 para 28).

Entre os municípios mais populosos do Estado, destaque para a diminuição do CVLI em Parnamirim, caindo de 25 para 20 (-20%) e São Gonçalo do Amarante, saindo de 29 para 19 (-34,5%).

Em relação aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), comparando os meses de março de 2020 e março de 2019, as cidades de São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim tiveram uma redução, respectivamente, 12,9% e 33,3%. Na capital potiguar, destaque também para a redução de assaltos a ônibus, que passaram de 44 para 34 no mesmo período, uma queda de 22,7%.

Podemos também pontuar os resultados positivos obtidos pela Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado, que é composta pela Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, e que tem realizado importantes operações no RN. O trabalho conjunto dos setores de inteligência das forças de segurança gerou, por exemplo, a desarticulação de uma quadrilha no interior potiguar, a apreensão de fuzis na Bahia, e a prisão de um membro de uma facção do RN que estava escondido em Goiás.

“O trabalho integrado desenvolvido pela Força Tarefa é fundamental no enfrentamento da criminalidade no Rio Grande do Norte. Ações conjuntas de Inteligência estão resultando na diminuição dos índices de criminalidade e violência”, destacou o secretário da Segurança do RN, coronel Francisco Araújo.

 

Faça o seu comentário

JP Gás - João Câmara

Coronavírus: dez municípios do RN encaminham decreto de calamidade pública à Assembleia Legislativa

Publicado em: 03/04/2020

                                        Foto: Assessoria de Comunicação

 

Diante da pandemia do Coronavírus em todo o mundo que alterou as atividades no Poder Público, 10 municípios do Rio Grande do Norte encaminharam à Assembleia Legislativa a documentação solicitando aprovação do decreto de calamidade pública. A lista atualizada até 12h desta sexta-feira (3) inclui Apodi, Serra Caiada, Ceará-Mirim, Extremoz, Felipe Guerra, São Rafael, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Serra do Mel e Doutor Severiano.

O Plenário do Legislativo Potiguar apreciará nas próximas sessões os projetos de Decretos Legislativos referentes aos municípios por meio de sessão remota do legislativo potiguar, através do Sistema de Deliberação Remota (SDR). As sessões remotas começam na próxima terça-feira (7).

Os Projetos de Decretos Legislativos são apreciados e consequentemente aprovados ou rejeitados. Após essa etapa, a Assembleia elabora o decreto e publica no Diário Oficial Eletrônico.

O legislativo potiguar continua recebendo a documentação no e-mail secleg@al.rn.leg.br para tramitação dos expedientes remetidos.

 

ALRN

 

Faça o seu comentário

Colegio Objetivo - João Câmara/RN

ALARMANTE: Projeção da Sesap é de 300 mortes por Covid-19 nos próximos 30 dias no RN

Publicado em: 03/04/2020

O secretário-adjunto de Estado de Saúde Púbica Petrônio Spinelli afirmou que o Governo do Estado trabalha com uma projeção de 300 mortes por Covid-19 nos próximos 30 dias. A informação foi repassada aos jornalistas em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (3).

Até o momento, quatro óbitos foram confirmados no Estado, sendo três em Mossoró e um em Natal. Todas as mortes ocorreram no período de uma semana.

Spinelli voltou a defender a necessidade do isolamento social no Rio Grande do Norte.

“As pessoas precisam entender que precisam estar em casa de verdade. Nosso maior dilema é gente chegar precisando de respirador e não ter para todo mundo”, desabafou.

Leia matéria completa  aqui  no Saiba Mais – Agência de Reportagem.

 

Faça o seu comentário

Grupo Araújo

Estado prorroga por 90 dias prazo para recolhimento de ICMS de pequenas empresas

Publicado em: 03/04/2020

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) autoriza o Rio Grande do Norte a postergar por três meses o recolhimento de ICMS de pequenas empresas e 180 dias em caso de Microempreendedores Individuais (MEI)

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou, nesta sexta-feira (3), a proposta do Governo do Rio Grande do Norte para postergar por 90 dias o prazo de vencimento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para as empresas optantes pelo Simples, e por 180 dias o do Microempreendedor Individual (MEI). A prorrogação faz parte de um pacote de medidas anunciadas no início da semana pela governadora Fátima Bezerra, atendendo a reivindicações do setor produtivo e como forma de minimizar os impactos das medidas de restrições impostas para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no estado. A decisão vai beneficiar 109.869 contribuintes deste imposto no RN, que terão um prazo estendido para quitar o imposto.

O anúncio da prorrogação está alinhada também com a Resolução 152 do CGSN, que estabeleceu o adiamento desde o dia 18 de março por seis meses a data de pagamento dos tributos federais: Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Contribuição para o PIS/Pasep e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) também publicou na quinta-feira (2) a portaria 393/2020, que postergou o recolhimento do ICMS devido por antecipação tributária, nas operações e prestações interestaduais, para aquelas empresas usuárias do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE-RN) que estavam em situação adimplente em 29 de fevereiro de 2020. A antecipação de ICMS ocorre em algumas operações interestaduais quando, pela sua natureza, o estado destinatário recolhe parte do imposto na entrada de seu território, compensando esse valor com o montante a ser cobrado na venda da mercadoria.

Com a medida da SET, o imposto antecipado das operações realizadas a partir do dia primeiro deste mês fica com o vencimento para o dia 3 e 25 do mês subsequente para as empresas do Simples e o contribuinte normal respectivamente.

“Essa decisão reforça o compromisso do Governo do Estado para atenuar os efeitos da crise do coronavírus nas empresas do Rio Grande do Norte. Estamos adotando uma série de ações para reduzir o impacto gerado pela pandemia e restrições de circulação da população aos negócios e economia potiguar como um todo”, pontua o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

As duas medidas integram o pacote de ações anunciadas pelo governo em prol do setor produtivo. Além de medidas tributárias, o pacote também envolve outras áreas. Ficam postergadas também por 90 dias as licenças ambientais e do Corpo de bombeiros, assim como os parcelamentos tributários ativos. O governo também decidiu isentar doações de mercadorias destinadas aos órgãos públicos e assistenciais e definiu que serão adotadas medidas específicas para os setores que tiveram suas atividades mais fortemente impactadas ou paralisadas temporariamente, como é o caso do turismo.

Foi ainda ampliada a validade de Certidão Negativa para 90 dias. O governo determinou também a suspensão dos prazos dos Processos Administrativos Tributários (PAT) e prorrogação do prazo para entrega de Informativos Fiscais. O Estado se comprometeu a facilitar o acesso ao crédito e remanejamento de mais recurso para a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, assim como reforçar a segurança pública visando à manutenção da integridade das empresas. Deverá ainda priorizar, nas aquisições públicas, as empresas sediadas no Estado e inserir o setor produtivo no comitê de crise na construção de um plano de reabertura dos empreendimentos.

 

Faça o seu comentário

JP Gás - João Câmara

Sheila Freitas deixa a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) com gratidão dos guardas municipais

Publicado em: 03/04/2020

                                        Foto: Divulgação/Arquivo

 

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, deixou a gestão da pasta nesta sexta-feira (03), no cargo assume Maria Mônica do Santos, que também já possui experiência na área de segurança pública atuando, entre outras áreas, na chefia de gabinete da Secretaria Estadual de Segurança Pública do RN (Sesed).

A delegada Sheila Freitas deixa o cargo amparada por um legado na segurança pública e defesa social de Natal, que chegou a aprovação do plano de cargo da Guarda Municipal do Natal (GMN) após quase 30 anos de luta da categoria. Medidas de investimento na capacitação profissional e no fortalecimento da GMN proveram a corporação de mais viaturas de patrulhamento urbano, mais coletes balísticos, armas de fogo, munição, armamento não letal e equipamentos administrativos como computadores.

Durante a passagem de Sheila Freitas a Semdes também passou a contribuir com outras guardas municipais do estado do Rio Grande do Norte. Nessa situação foram fornecidos cursos, treinamentos e formação profissional para as GMs dos municípios de Patú, Tangará, São Miguel e Coronel João Pessoa.

Na área da defesa dos direitos humanos e combate a violência a Semdes também cresceu com a criação da Patrulha Maria da Penha, investimento nos projetos de segurança preventiva operados pela GMN, Semente Cidadã e Agente Mirim Ambiental de Natal, atendendo mais 280 crianças e adolescentes carentes nas zonas Norte e Oeste de Natal, além da criação do Centro Municipal de Referência LGBT, e do Plano e do Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas de Natal.

Entre outras ações, foi criado a Ronda de Proteção Ambiental da GMN (Ropam), e as rondas Saúde e de Proteção Escolar foram fortalecidas e ampliadas. Já na Defesa Civil Municipal, foram realizados cursos de capacitação profissional direcionado aos agentes e elaborado o Plano Municipal de Contingência em parceria com a UFRN.

A saída da delegada Sheila Freitas da Semdes sensibilizou muitos servidores lotados nas mais diversas áreas da segurança pública e da defesa social que integram a pasta, fazendo com que vídeos de agradecimento ao trabalho realizado pela então secretária fossem espontaneamente gravados e postados nos grupos e redes sociais da Secretaria.

 

Faça o seu comentário

Panificadora & Conveniência João Paulo II

Sindicato dos Médicos do RN entra com liminar para suspender licitação do Hospital de Campanha do Estado na Arena das Dunas

Publicado em: 03/04/2020

Nesta sexta-feira (3) o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) entra com uma liminar para suspender a licitação aberta pelo Governo do Estado para montagem de um Hospital de Campanha na Arena das Dunas.

A licitação custará R$ 37,1 milhões aos cofres públicos e prevê o contrato com uma organização social para cuidar do equipamento que vai disponibilizar 180 novos leitos pelo período de seis meses como suporte aos pacientes em tratamento do Coronavírus.

O processo já é alvo também de investigação por parte do Ministério Público Estadual que analisa a legalidade do ato.

“Consideramos totalmente equivocada essa ação do Governo. De um lado temos mais de 200 leitos novos a serem abertos em dois hospitais públicos, o da Polícia Militar e o Deoclécio Marques de Parnamirim, que ficarão para a população após a pandemia. Temos o Hospital Rui Pereira em desativação já com dois andares ociosos e o Regional de Canguaretama ainda fechado por falta de condições sanitárias. Do outro o executivo propõe um hospital improvisado por seis meses ao custo de quase R$ 40 milhões. É um absurdo e demonstra a total falta de uma coordenação para abordar esse momento extremamente delicado”, contesta Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed/RN.

Segundo levantamento do sindicato, o Hospital da PM está com 150 leitos novos já prontos, sendo 130 de enfermaria e 20 de UTI, faltando apenas mão de obra para que entrem em funcionamento. O Hospital Deoclécio Marques também tem 80 leitos novos de enfermaria praticamente prontos para serem utilizados, precisando só das camas e acabamentos. Sem contar nos 200 disponíveis nos hospitais privados do Estado que já trabalham com o SUS.

“Além disso soma-se a decisão de tirar os queimados do setor onde eram tratados no Hospital Monsenhor Waldredo Gurgel para colocá-los em um local inadequado. Vale salientar que é o único setor de queimados do Estado. E por fim o fechamento da porta aberta do Hospital João Machado jogando os pacientes da saúde mental para a rede básica. É crime em cima de crime na saúde pública do Rio Grande do Norte”, finaliza o presidente do Sinmed/RN.

 

Fonte: Sinmed RN

 

Faça o seu comentário

Farmácia Popular

Chuvas em maior volume nas últimas 24 horas foram registradas em Natal; veja boletim pluviométrico com outras cidades

Publicado em: 03/04/2020

  

                                      Foto: Reprodução/Emparn

 

OESTE POTIGUAR

São Rafael(Emater) 29,5

Campo Grande(Particular 2) 28,2

Campo Grande(Particular) 26,9

São Rafael(Particular Ii) 26,3

Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 25,0

Upanema(Prefeitura) 13,5

Janduís(Emater) 11,0

João Dias(Emater) 10,0

Martins(Particular) 8,8

Itajá(Emater) 4,6

Lucrécia(Emater) 3,3

Baraúna(Emater) 2,7

Major Sales(Prefeitura) 2,5

Assu(Emater/st. Casa Forte) 2,0

Caraúbas(Particular) 1,5

Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 0,1

CENTRAL POTIGUAR

São José Do Seridó(Associacao Usuarios Agua) 25,0

Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 21,4

Caicó(Emater) 15,9

Cerro Cora(Emater) 12,5

Caicó(Acude Itans) 11,2

Bodo(Emater/trf p/delegacia) 7,5

São João Do Sabugi(Emater) 7,5

Acari(Particular) 7,0

Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 6,3

São José Do Seridó(Fz Caatinga Grande) 5,0

Caicó(Acude Mundo Novo-emparn) 4,0

São Fernando(Emater) 3,2

Angicos(Prefeitura) 1,5

Macau(Posto Nosso Barco) 0,9

Pedro Avelino(Particular) 0,4

AGRESTE POTIGUAR

Vera Cruz(Emater) 5,0

Bento Fernandes(Sec Agricultura) 4,7

Monte Alegre(Emater) 4,0

João Câmara (Centro Saude) 3,7

Monte Das Gameleiras(Emater) 1,0

LESTE POTIGUAR

Natal 31,4

Goianinha(Emater) 19,1

Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 13,7

São Gonçalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 8,5

 

Faça o seu comentário

JP Gás - João Câmara

Rei do Coladinho, cantor Paulynho Paixão, gravou vídeo após ter saído ileso do primeiro acidente antes de morrer: 'não tive nada'

Publicado em: 03/04/2020

Paulynho Paixão ficou conhecido por sua músicas com letras românticas ligadas especialmente ao ritmo brega. — Foto: DivulgaçãoPaulynho Paixão ficou conhecido por sua músicas com letras românticas ligadas especialmente ao ritmo brega. — Foto: Divulgação

 

O cantor piauiense Francisco de Paula Moura, o Paulynho Paixão, 43 anos, gravou um vídeo depois de ter sofrido o primeiro acidente antes de morrer na madrugada desta sexta-feira (3). No registro, ele mostra o estrago causado no carro que estava após o veículo ter capotado, por volta das 22h da quinta-feira (2), e comemora ter saído ileso. Horas depois, aproximadamente à 00h30, o músico resolveu retornar ao local, de moto, mas caiu na PI-225, altura da cidade de São Miguel da Baixa Grande, a 159 km de Teresina, onde morreu devido aos ferimentos.

"Capotei o carro aqui, gente. Graças a Deus, não tive nada. 'Tô' bem, mas o carro ficou só o 'bagaço' aqui", disse o cantor

De acordo com o irmão de Paulynho Paixão, Francisco da Cruz Moura, após o primeiro acidente o cantor foi para a casa da família, em São Miguel da Baixa Grande, de onde foi encaminhado ao hospital.

Horas depois, os irmãos do músico foram ao local para tentar buscar o carro em que ele havia se acidentado, mas, retornando à cidade, encontraram o Paulynho caído no chão, próximo ao Riacho Dantas, na PI-225.

O cantor foi encaminhado ao hospital de Valença, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 3h da manhã. O velório do artista foi marcado em São Miguel da Baixa Grande, cidade natal dele.

 

G1/PI

 

Faça o seu comentário

Farmácia Paz

Júnior Groovador se filia ao Cidadania e é anunciado como pré-candidato a vereador em Natal

Publicado em: 03/04/2020

                     Foto: Reprodução/ Programa Cara a Cara com BG

 

Natal tem um novo pré-candidato a vereador. Trata-se do músico Júnior Groovador, filiado ao Cidadania, em Natal. A informação foi confirmada em primeira mão por uma fonte ao Blog do BG.

Músico, militante da causa, sempre atuou em defesa dos músicos natalenses, principalmente com relação a pagamento. Depois do Rock in Rio, Groovador subiu com a bandeira do Rio Grande do Norte e sua voz ganhou força e notoriedade.

 

Blog do BG

 

Faça o seu comentário

ELISA MAGAZINE

Decreto de isolamento descumprido: Homem é preso após se recusar a parar partida de futebol em Natal

Publicado em: 03/04/2020

                                         Foto: PMRN/Divulgação

 

O portal G1-RN destaca. Um homem foi preso na quinta-feira (2) por descumprimento ao decreto estadual 29.583/2020, que proíbe aglomerações como norma de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Ele fazia parte de um grupo de cerca de 30 pessoas que estavam jogando futebol na Praia do Meio, Zona Leste de Natal.

A atividade coletiva acontecia na tarde desta quinta quando foi interrompida por uma viatura da Companhia Independente de Policiamento Turístico da Polícia Militar. Das 30 pessoas, apenas uma se recusou a parar de jogar. Diante da desobediência, ele foi conduzido para a delegacia onde foi autuado em flagrante.

Matéria completa  aqui.

 

Faça o seu comentário

Esporte Center & Casa do Vaqueiro