Rafael Motta prestigia Feirinha de SantAna e celebra tradição do Seridó
31/07/2026

Caicó recebeu nesta quinta-feira (30) o candidato ao Senado Rafael Motta, que participou da Feirinha de Sant’Ana, um dos pontos altos da festa em homenagem à padroeira da cidade. Rafael caminhou entre as barracas, cumprimentou populares e apreciou pratos típicos da culinária seridoense, em um dos eventos mais tradicionais do calendário religioso e cultural do Rio Grande do Norte.
O candidato esteve acompanhado do time de Lula com Cadu Xavier, com o vereador Artur Maynard, o candidato a deputado federal Odon Júnior, dos deputados estaduais Francisco do PT e Dr. Bernardo.
“Voltar a Caicó na Feirinha de Sant’Ana tem um significado especial para mim. Foi daqui, do povo do Seridó, que recebi orações durante o período em que passei pelo acidente. Muita gente entregou minha vida a Sant’Ana e rezou por mim. Por isso, mais do que uma agenda, essa visita é também um agradecimento sincero a cada caicoense que teve fé por mim, pela minha vida. Essa festa representa a força espiritual desse povo, e eu carrego isso comigo”, disse Rafael Motta.

Essa publicação é um oferecimento
Mulher tem o intestino perfurado durante colonoscopia e morre em SP
31/07/2026

Foto: Reprodução
Mariana dos Santos Candido, de 41 anos, morreu ao ser submetida a uma cirurgia de emergência por complicações em um exame de rotina no Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo, em São Paulo. Laudo do IML é aguardado para investigação.
A paciente passou por uma colonoscopia, que havia sido agendado como exame de rotina e, durante o procedimento, o intestino foi perfurado. Ela foi submetida a uma cirurgia de emergência, mas não resistiu às complicações e morreu na tarde desta quarta-feira (29).
Mara Aparecida, tia de Mariana, havia recebido uma ligação da sobrinha no dia anterior à cirurgia. Na conversa, Mariana contou que estava com medo.
Ela me ligou antes de ontem só para dizer: Tia, eu te amo. Foi a última vez que nós conversamos. Ela disse que faria o exame no dia seguinte e que estava com medo, contou Mara em entrevista para o g1.
Mara contou que a família foi informada pelos médicos que a paciente teve praticamente metade do órgão lacerado durante a colonoscopia. De acordo com as informações, 50% do intestino de Mariana foi rasgado. A cirurgia de emergência tinha o intuito de fechar, mas a paciente não resistiu.
Segundo a tia, Mariana não tinha problemas de saúde conhecidos e realizava o exame pela primeira vez, por recomendação médica em razão do histórico familiar de câncer colorretal.
A familiar também criticou a falta de informações prestadas à família após a intercorrência médica. Segundo ela, representantes do hospital disseram que o exame foi realizado por um serviço terceirizado instalado dentro da unidade, e que um relatório sobre o caso só pode ser fornecido em 30 dias.
O que falaram para minha irmã foi que a culpa não era do hospital e que o exame tinha sido feito por um laboratório terceirizado, disse ela ao g1.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), procurada pelo g1, disse que abriu uma sindicância interna junto à Clínica de Endoscopia Salinas, responsável pela realização do exame, para apurar as circunstâncias do incidente. Segundo a administração municipal, a empresa presta serviço há 25 anos no hospital.
Em nota, a pasta afirmou que lamenta profundamente a perda da paciente e a apuração será rigorosa em relação à conduta médica adotada e que a direção do hospital segue à disposição da família.
Mariana morava com a mãe e deixou três filhos que cria sozinha, de 20, 15 e 9 anos. De acordo com a tia, ela trabalhava como agente de organização escolar em uma unidade da rede estadual de ensino e havia comemorado recentemente a conquista do emprego.
A Polícia Civil registrou o caso como morte suspeita e morte acidental. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que deve realizar o exame necroscópico para determinar a causa da morte.
Do g1
Essa publicação é um oferecimento
Paralisação nacional de motoboys mobiliza trabalhadores em Natal; manifestação segue até o Midway
31/07/2026

Foto: Reprodução
Motoboys realizam uma paralisação na manhã desta sexta-feira (31) em Natal como parte de uma mobilização nacional da categoria. Os participantes se concentraram na Área de Lazer do Panatis, na zona Norte da capital, e seguiram em carreata com destino ao Midway Mall, na zona Sul.
De acordo com a organização do movimento, a mobilização tem como objetivo reivindicar melhores condições de trabalho, valorização da categoria e a redução das taxas cobradas por plataformas de entrega. Em publicação nas redes sociais, os organizadores convocaram entregadores para participar do ato e afirmaram que a paralisação busca fortalecer a pauta por “respeito, condições dignas de trabalho e taxas justas”.
Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a carreata deve deixar a Área de Lazer do Panatis por volta das 10h20 e seguir em direção ao Midway Mall, com previsão de chegada entre 11h e 11h30. Em razão da manifestação, a expectativa é de lentidão no trânsito ao longo do percurso, especialmente na Avenida Senador Salgado Filho.
A pasta orienta que os motoristas, sempre que possível, evitem trafegar pela Avenida Senador Salgado Filho durante o horário da manifestação e busquem rotas alternativas para reduzir os impactos no deslocamento.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Obras em barragem rompida em Canguaretama são paralisadas após fiscalização do IGARN; licença é exigida
31/07/2026

Foto: Divulgação/Defesa Civil de Canguaretama
O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) notificou a empresa responsável pelo açude Outeiro, localizado na zona rural de Canguaretama, após constatar que as obras de recuperação da barragem estavam sendo realizadas sem a Licença de Obra Hidráulica, documento obrigatório para esse tipo de intervenção. Segundo o órgão, os serviços foram paralisados.
De acordo com informações da Defesa Civil de Canguaretama, o açude pertence ao Grupo Farias, proprietário da Usina Vale Verde, localizada em Baía Formosa. Segundo o IGARN, a recuperação da barragem somente poderá ser autorizada após a apresentação dos projetos técnicos de engenharia pela empresa responsável.
A documentação será analisada pela equipe técnica do Instituto, que verificará o atendimento às exigências legais, ambientais e de segurança antes de qualquer autorização para a execução das obras.
O IGARN informou ainda que o açude não estava cadastrado no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). Dessa forma, a responsabilidade pela operação, manutenção e conservação da estrutura era do empreendedor, conforme previsto na legislação aplicável.
A Defesa Civil Municipal de Canguaretama informou que, em relação ao ocorrido no açude da Fazenda Outeiro, a empresa responsável assumirá a responsabilidade pelos fatos registrados no último domingo. O órgão afirmou ainda que a aplicação de eventuais multas está em avaliação pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) e que segue realizando o monitoramento do local. Segundo a Defesa Civil, a situação encontra-se sob controle no momento.
Com o rompimento da barragem, a eventual reconstrução ou recuperação da estrutura deverá seguir a legislação vigente, observando critérios técnicos de segurança, procedimentos de licenciamento e demais exigências estabelecidas para obras hidráulicas.
Além das medidas administrativas relacionadas ao licenciamento, a empresa poderá responder, nas esferas administrativa e civil e, quando couber, em outras instâncias legais, por eventuais danos causados a terceiros em decorrência do rompimento da barragem. A apuração das responsabilidades compete aos órgãos responsáveis.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Carro fica destruído após derrubar poste e pegar fogo na Via Costeira em Natal
31/07/2026
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/t/A/Ef4WSDRwOnqf4JxE4nig/whatsapp-image-2026-07-31-at-08.20.48.jpeg)
Carro ficou destruído após pegar fogo na Via Costeira — Foto: Philipe Salvador/Inter TV Cabugi
Um carro ficou destruído na manhã desta sexta-feira (31) após bater em um poste e pegar fogo na Via Costeira, em Natal. O condutor do carro apresentava sinais de embriaguez e foi preso, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). Ele não ficou ferido.
Um homem que caminhava no calçadão foi atingido pelo poste - que atravessou a pista na queda - e teve lesão em um dedo da mão direita. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no próprio local.
O acidente aconteceu por volta das 5h45, no sentido de Ponta Negra para a Praia do Meio.
Testemunhas relataram que o motorista fazia uma curva quando perdeu o controle do carro, subiu no canteiro central da pista e colidiu com o poste, que caiu em seguida.
O próprio condutor tentou apagar as chamas com o extintor automotivo, mas não conseguiu. O veículo ficou totalmente destruído.
De acordo com o CPRE, o motorista se recusou a realizar o teste de alcoolemia, mas foi preso "pelos visíveis sinais de embriaguez" e encaminhado à Central de Flagrantes.
Testemunhas falaram que ele ainda tentou fugir do local, mas foi impedido por populares, que acionaram a polícia.
Acionado, o Corpo de Bombeiros informou, em nota, que utilizou técnicas específicas para controle e extinção das chamas, "evitando que o fogo se propagasse para a vegetação e outras áreas próximas".
Após a extinção do incêndio, foi realizado o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes e garantir a segurança da área.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/8/r/it130dTpeg1MeShzEJjw/whatsapp-image-2026-07-31-at-08.20.48-1-.jpeg)
Carro destruído pelo fogo na Via Costeira — Foto: Philipe Salvador/Inter TV Cabugi
Do g1RN
Essa publicação é um oferecimento
Gusttavo Lima é parado em blitz e faz teste do bafômetro: Nem o Embaixador escapa, bb
31/07/2026

O cantor Gusttavo Lima foi parado em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-427, a caminho de um show em Caicó, no Rio Grande do Norte. O momento descontraído foi compartilhado pelo próprio artista.
Ao se identificar, o cantor informou seu nome de batismo, Nivaldo Batista Lima. Sem reconhecer o sertanejo imediatamente, um dos policiais perguntou se ele era artista e qual era sua banda.
“O senhor é artista?”, quis saber o policial. “Qual é a banda do senhor?”
Em seguida, um outro policial se aproxima para pedir o CPF de Gusttavo, e elogia o cantor: “É impressão minha ou é o maior cantor do Brasil? Ah, é o próprio”. O cantor agradeceu a gentileza.
O artista fez o teste do bafômetro, que apontou resultado negativo para álcool, sendo liberado em seguida.
Na publicação, o cantor escreveu: “Nem o Embaixador escapa, bb. Parabéns pelo trabalho, PRF”.
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Mulher é presa horas após esfaquear companheiro no pescoço em Santa Cruz
31/07/2026

Foto: Divulgação
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (30), uma mulher de 52 anos, suspeita da prática do crime de tentativa de homicídio contra o próprio companheiro. A prisão ocorreu poucas horas após o crime.
De acordo com as investigações, o fato ocorreu por volta das 14h30, quando a vítima, um homem que mantinha um relacionamento com a suspeita há cerca de dois anos, estava sentada em um estabelecimento comercial no município de Santa Cruz. Na ocasião, a suspeita desferiu um golpe de faca na região do pescoço da vítima, que foi socorrida por seu pai e encaminhada para atendimento médico.
Após o crime, a suspeita fugiu do local. Ainda no hospital, policiais civis colheram informações com a vítima, dando início às diligências para localizar a autora.
Com base nas informações obtidas, a equipe policial localizou e prendeu a mulher. Ela foi conduzida à delegacia, onde foi autuada em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio, sendo posteriormente encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Essa publicação é um oferecimento
Multidão recepciona Allyson na Feirinha de Sant’Ana em Caicó ao lado do prefeito Dr. Tadeu
31/07/2026

Foto: Divulgação
O calor humano do povo do Seridó transformou a chegada de Allyson à Feirinha de Sant’Ana em uma grande demonstração de força popular. O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte foi recebido por uma multidão durante sua chegada em Caicó, nesta quinta-feira (30).
Ao lado do prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, coordenador da pré-campanha de Allyson na região do Seridó, o pré-candidato percorreu o evento sendo cumprimentado por moradores, comerciantes e visitantes.
A caminhada foi marcada por demonstrações de apoio e reforçou a força política de Allyson no Seridó. Ao lado de Dr. Tadeu, uma das principais lideranças da região, Allyson conversou com a população, ouviu demandas e destacou a importância de manter um diálogo próximo com os potiguares em todas as regiões do estado.
“É uma alegria imensa participar de uma festa tão tradicional e importante para o Rio Grande do Norte. A Feirinha de Sant’Ana representa a fé, a cultura e a força do povo seridoense. Ao lado do prefeito Dr. Tadeu, que tem realizado um grande trabalho por Caicó, fui recebido com muito carinho pela população. Esse acolhimento aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de construir um Rio Grande do Norte presente em todas as regiões e que valorize as suas tradições e a sua gente”, destacou Allyson.
Blog de Daltro Emerenciano
Essa publicação é um oferecimento
Parazinho entrega reforma e ampliação de escola municipal nesta segunda-feira
31/07/2026
Foto: reprodução
A Prefeitura de Parazinho realizará, na próxima segunda-feira (3), às 9h, a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Professora Maria de Fátima Dantas.
A obra representa mais um investimento da gestão municipal na educação, oferecendo um ambiente mais moderno, seguro e acolhedor para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. A Prefeitura convida a população para participar da solenidade e celebrar mais essa conquista para o município.
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
Walter Alves recebe apoio do ex-prefeito de Areia Branca
31/07/2026

A pré-candidatura de Walter Alves (MDB) a deputado estadual segue conquistando importantes apoios antes mesmo do início oficial da campanha eleitoral. Desta vez, o reforço vem da região Costa Branca do Rio Grande do Norte.
O ex-prefeito de Areia Branca por dois mandatos, Dr. Bruno Filho, anunciou apoio ao projeto político de Walter, destacando a parceria construída ao longo dos anos entre o MDB e o município, marcada por ações e investimentos que contribuíram para o desenvolvimento de Areia Branca e de toda a região.
A adesão fortalece a pré-campanha de Walter e amplia o grupo de lideranças que têm declarado apoio à pré-candidatura em diferentes municípios do estado. “Fico muito feliz em contar com o apoio do amigo Dr. Bruno Filho, uma liderança respeitada e que conhece de perto as necessidades de Areia Branca e da região”, afirmou.
Essa publicação é um oferecimento
Executiva Nacional do Solidariedade nega encerramento de atividades políticas no RN e diz que partido será presidido pela prefeita de Parnamirim Nilda Cruz
31/07/2026

Foto: Reprodução
A Executiva Nacional do Solidariedade emitiu nota oficial negando que o partido tenha encerrado suas atividade políticas no Rio Grande do Norte e informando que o diretório potiguar da legenda será presidido pela prefeita de Parnamirim Nilda Cruz.
O anúncio contraria o comunicado feito ontem pelo ex-presidente estadual do partido, Janiel Hercílio, que havia afirmado em nota que a legenda estava “encerrando momentaneamente sua atividades políticas no Rio Grande do Norte” e transferindo à Direção Nacional todas as decisões político-eleitorais para 2026.
De acordo com a Executiva Nacional, o partido “inicia uma nova etapa de fortalecimento de sua atuação no Estado, com uma reorganização política voltada à construção de um projeto ainda mais sólido para as eleições de 2026”. A nota reafirma ainda que a Federação Renovação Solidária, compota pelo Solidariedade e pelo PRD, seguirá na coligação do pré-candidato a governador Allyson Bezerra (União Brasil).
Essa publicação é um oferecimento
Time de Lula com Fátima, Cadu e Samanda prestigia a Feirinha de SantAna e reforça chapa governista em Caicó
31/07/2026

A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (30) da tradicional Feirinha de Sant’Ana, em Caicó, ao lado da chapa apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Norte. A caminhada reuniu o candidato ao Governo do Estado, Cadu Xavier, e a candidata ao Senado Samanda Alves, que percorreram o evento em contato direto com a população.
O grupo circulou pelo Largo da Catedral, cumprimentou comerciantes, conversou com moradores e visitantes e concedeu entrevistas à imprensa durante a programação da Festa de Sant’Ana, um dos maiores eventos religiosos e culturais do Estado.
A presença conjunta de Fátima Bezerra, Cadu Xavier, Samanda Alves reforçou a participação da chapa governista na festa e evidenciou a mobilização das principais lideranças ligadas ao campo político do presidente Lula no Rio Grande do Norte. Durante a caminhada, a governadora foi cumprimentada por participantes do evento e recebeu manifestações de apoio de parte do público presente.
Essa publicação é um oferecimento
Coronel Hélio prestigia Feirinha de SantAna e ressalta importância do evento para cultura e economia do Seridó
31/07/2026
.jpeg)


O candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL), participou nesta quinta-feira (30) da tradicional Feirinha de SantAna, em Caicó, um dos momentos mais emblemáticos da Festa de SantAna, padroeira da cidade. Ao lado do candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, Hélio percorreu o pavilhão da feira, conversou com comerciantes, feirantes, moradores e visitantes, acompanhando de perto a movimentação de um dos maiores eventos religiosos e culturais do Rio Grande do Norte.
Durante a agenda, Coronel Hélio destacou a importância da Festa de SantAna para a identidade cultural do povo seridoense e para o fortalecimento da economia regional. "A Feirinha de SantAna representa a força da nossa tradição, da nossa fé e da capacidade do povo do Seridó de transformar cultura em desenvolvimento. É um momento especial para reencontrar amigos, ouvir a população e reconhecer a importância de eventos como este para o comércio, o turismo e a geração de renda", afirmou.
A visita reuniu diversas lideranças políticas do estado, entre elas o candidato ao Governo, Álvaro Dias; os deputados estaduais Adjuto Dias, Coronel Azevedo e Terezinha Maia; o pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante, a pré-candidata a deputada estadual Anne Lagartixa, vereadores, ex-prefeitos, candidatos e lideranças de várias regiões do Rio Grande do Norte.
Realizada anualmente, a Festa de SantAna reúne milhares de fiéis e visitantes de todo o estado e integra o calendário religioso e cultural potiguar, consolidando-se como um dos principais eventos do Seridó e um importante impulsionador da economia local.
Essa publicação é um oferecimento
Campanha Antirrábica 2026: confira os locais de vacinação deste sábado (1º)
31/07/2026

Foto: Roberto Galhardo/SMS
Em mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026, a Prefeitura do Natal divulga os locais de imunização para este sábado (1º). Os agentes de combate às endemias da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) percorrerão bairros da capital realizando vacinação domiciliar. A população também contará com cinco postos fixos distribuídos pela cidade.
Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis com idade a partir de três meses, desde que não tenham sido submetidos a tratamento farmacológico nos últimos 30 dias e ainda não tenham recebido a vacina antirrábica em 2026.
Após um mês de campanha, a UVZ Natal já ultrapassou a marca de 24,5 mil animais vacinados, mantendo o cronograma dentro do planejado para alcançar a meta de 80% de cobertura vacinal. "Cada animal vacinado representa mais proteção para a população e demonstra o compromisso de nossas equipes com a saúde pública", afirma o chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Luciano Pereira da Silva.
A raiva é uma doença viral que acomete mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. A transmissão ocorre, principalmente, por mordidas, arranhaduras ou contato da saliva de um animal infectado com ferimentos ou mucosas. Como a doença apresenta letalidade próxima de 100% após o aparecimento dos sintomas, a vacinação periódica dos animais é a principal forma de prevenção e também contribui para interromper a transmissão para as pessoas.
Iniciada em 1º de julho, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 segue até 30 de setembro e tem como principal estratégia a vacinação porta a porta. O Dia D da campanha está marcado para 26 de setembro.
Locais de vacinação antirrábica neste sábado (1º)
Postos fixos (das 8h às 12h)
Distrito Norte II
Mimos Pet – Clínica Veterinária – Av. Pedro Álvares Cabral, 639 – Nossa Senhora da Apresentação
Distrito Sul
Carrefour Zona Sul – BR-101, s/n – Lagoa Nova
Royal Rações – Av. Praia de Tibau, 2.263 – Ponta Negra
Total Pet – Rua Monte Rei, 600 – Planalto
Distrito Oeste
Policlínica Oeste – Av. Pernambuco, 251 – Cidade da Esperança
Vacinação porta a porta (das 8h às 12h)
Distrito Norte I: Lagoa Azul (Loteamento Eldorado e Conjunto Gramoré)
Distrito Norte II: Nossa Senhora da Apresentação e Igapó
Distrito Oeste: Nossa Senhora de Nazaré
Distrito Sul: Ponta Negra
Distrito Leste: Areia Preta
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento
CALOTE: Hospital Rio Grande, Memorial e Hospital do Coração suspendem atendimento a pacientes enviados pelo Governo do RN por falta de pagamento
31/07/2026

Foto: Divulgação
O Hospital Rio Grande paralisou, nesta quinta-feira (30/07), todo o atendimento destinado a pacientes conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) , através do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, diante da falta de repasses financeiros.
Além dos atrasos, acordos já realizados também não foram cumpridos pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap).
No próximo dia 01/08 (sábado), o Hospital Memorial e Hospital do Coração também irão suspender os serviços.
Essa publicação é um oferecimento
REPÚDIO: Paraguai convoca embaixador do Brasil por falas de Lula sobre guerra
31/07/2026

Foto: Ricardo Stuckert
O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai convocou o embaixador brasileiro, José Antonio Marcondes de Carvalho, nesta quinta-feira (30), para transmitir a reclamação do governo em relação a algumas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a origem da guerra que opôs os dois países entre 1864 e 1870.
A convocação do embaixador em Assunção ocorre uma semana depois de o presidente Lula ter utilizado o conflito entre os dois países – a chamada Guerra da Tríplice Aliança, na qual o Uruguai e a Argentina lutaram ao lado do Brasil – para defender a necessidade de investir em defesa e segurança.
“Gostamos da paz, mas não podemos esquecer que, certo dia, o Paraguai decidiu invadir o Brasil. Invadiram Corumbá e, ao mesmo tempo, o Uruguai e a Argentina. E essa guerra, que parecia insignificante, durou cinco anos“, relembrou Lula, diante da indignação das autoridades paraguaias, que consideram errônea essa interpretação.
O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, informou em uma coletiva de imprensa que o embaixador foi convocado para esta sexta-feira, ao meio-dia, na sede do Ministério, onde lhe será entregue uma nota oficial de repúdio. “Sempre defenderemos os interesses supremos do Paraguai”, afirmou.
“A dignidade do Paraguai não é negociável”, enfatizou Ramírez, que confirmou que tanto Lula da Silva quanto seu homólogo Santiago Peña “conversaram por telefone sobre esse assunto delicado”. Nesse sentido, ele ressaltou que são mais os laços que unem os dois países, destacando a cooperação entre eles em diversos campos.
Antes dessa última ação diplomática, o Congresso do Paraguai emitiu, na quarta-feira, uma carta rejeitando essas declarações do presidente brasileiro que, em sua opinião, “distorcem e minimizam a história”, ainda mais por se tratar do que é considerado o maior conflito bélico em toda a região da América do Sul.
“A Câmara insta a que os acontecimentos históricos que marcaram profundamente nossos povos sejam abordados com sensibilidade, respeito e responsabilidade, e com espírito de reconciliação”, diz a carta.
A Guerra da Tríplice Aliança teve início no final de 1864, quando o Paraguai decidiu apoiar um dos dois bandos da guerra civil uruguaia, cujo outro contava com o apoio do Brasil e da Argentina.
Em resposta à presença brasileira no Uruguai, o Paraguai lançou, em dezembro daquele ano, uma invasão à então província de Mato Grosso, dando assim início a uma guerra cujas consequências históricas permanecem vivas até hoje, após as importantes perdas sofridas pelo país, incluindo territórios.
Jovem Pan
Essa publicação é um oferecimento
Tradição: recebido com carinho pelos amigos em Caicó, Álvaro Dias visita a tradicional Feirinha de SantAna
31/07/2026

Foto: Divulgação
O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou, na tarde desta quinta-feira, da programação da tradicional Festa de Sant’Ana, em Caicó, na região do Seridó. Durante a visita, percorreu o pavilhão da feirinha, conversou com moradores, comerciantes e visitantes e acompanhou parte das atividades da festa, uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do estado.

Ao longo da agenda, Álvaro também concedeu entrevistas à imprensa local e falou sobre a importância da Festa de Sant’Ana para a cultura potiguar e para a economia da região, destacando o papel do evento na valorização das tradições seridoenses.

A visita reuniu diversas lideranças políticas do Rio Grande do Norte. Estiveram presentes o candidato ao Senado, Coronel Hélio; a candidata a deputada estadual, Anny Lagartixa; o candidato a deputado federal, Coronel Brilhante; os ex-prefeitos de Caicó Batata e Roberto Germano; os pré-candidatos Jorge do Rosário e Expedito Ferreira; o prefeito de Acari, Fernandinho; a prefeita de Extremoz, Jussara; os deputados estaduais Terezinha Maia, Adjuto Dias e Coronel Azevedo; o prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira; o prefeito de Ouro Branco, Amarildo; os vereadores de Natal Aldo Clemente e Irapuã Nóbrega; o prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Couro Fino; o ex-prefeito Antônio Macaco; e o vice-prefeito Luiz Macaco, além de diversas outras lideranças políticas.

Realizada anualmente, a Festa de Sant’Ana reúne milhares de fiéis e visitantes de diferentes regiões do estado e integra o calendário religioso e cultural do Rio Grande do Norte, movimentando o turismo, o comércio e as manifestações culturais do Seridó.

Essa publicação é um oferecimento
Cadu leva time de Lula para Caicó e visita a Feirinha de SantAna
31/07/2026

O candidato a governador do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), participou das celebrações de Sant’Ana, em Caicó, na região Seridó potiguar. Ele prestigiou a abertura da programação musical na noite da quarta-feira (29), e também visitou a tradicional Feirinha de Sant’Ana, no largo da Catedral da padroeira do município.
Ao lado de Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT) candidatos ao Senado Federal, de líderes regionais e locais, como o vereador Artur Maynard, e de candidatos do Time de Lula aos cargos de deputado estadual e federal, Cadu caminhou nos corredores da feirinha com a governadora Fátima Bezerra, recebendo carinho, apoio e compartilhando das tradições seridoenses.
“A gente está aqui na feirinha para celebrar Sant’Ana e também reencontrar o povo do Seridó, de Caicó, dessa terra muito acolhedora, muito querida, onde tenho muitos amigos”, disse Cadu.
O candidato reforçou a importância de estar presente em espaços como a Feirinha de Sant’Ana, que é onde o povo está: “este ano é mais especial ainda, é um ano de eleição, em que a gente vai decidir os rumos do Rio Grande do Norte e do Brasil, e nós temos que estar aqui na Feirinha de Sant’Ana conversando com o povo, ouvindo suas demandas e falando do nosso projeto”, completou Cadu.

BNews Natal
Essa publicação é um oferecimento
TRE-RN mantém cassação do prefeito e do vice de Equador por abuso de poder político
31/07/2026

Foto: Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) manteve, nesta quinta-feira (30), a sentença que cassou os mandatos do prefeito de Equador, Cletson Rivaldo Queiroz (MDB), e do vice-prefeito, Caio Ferreira de Oliveira (PODE), além de declarar a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos
A decisão confirma a procedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pelo Diretório Municipal do Solidariedade.
De acordo com o julgamento, a Corte reconheceu a prática de abuso de poder político decorrente da instrumentalização de cooperativas durante o ano eleitoral. Os desembargadores destacaram um incremento de aproximadamente R$ 3,5 milhões nos repasses destinados às cooperativas em comparação com o exercício financeiro anterior, circunstância considerada suficiente para comprometer a normalidade e a legitimidade do pleito.
O Diretório Municipal do Solidariedade foi representado no TRE-RN pelos advogados Artur Carvalho, Marcus Barros e André Gambarra.
Justiça Potiguar
Essa publicação é um oferecimento
Samanda Alves assume compromisso de defender Hospital Universitário do Seridó no Senado
31/07/2026

A candidata ao Senado pelo PT, Samanda Alves, reafirmou nesta quinta-feira (30) o compromisso de atuar em Brasília para viabilizar a construção do Hospital Universitário do Seridó, em Caicó. A declaração foi feita após a assinatura da cessão do terreno à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), formalizada pela governadora Fátima Bezerra, etapa considerada essencial para o avanço do projeto.
Segundo Samanda, a iniciativa é resultado da articulação entre o Governo Federal, o Governo do Estado e a UFRN, que já garantiu recursos para a elaboração do projeto executivo da unidade hospitalar. A expectativa é que, com a regularização da área, sejam cumpridas as próximas etapas até o início das obras.
A candidata afirmou que, se eleita, pretende acompanhar de perto a tramitação do projeto em Brasília e trabalhar pela liberação dos recursos necessários para sua execução. “Quero ser a senadora que vai acompanhar cada etapa desse projeto até que o Hospital Universitário do Seridó esteja funcionando e atendendo a população”, declarou.
Quando concluído, o Hospital Universitário deverá ampliar a oferta de serviços de saúde na região do Seridó, além de fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e formação de profissionais da área da saúde vinculados à UFRN.
Essa publicação é um oferecimento




























