Lula sanciona medida que autoriza renovação automática da CNH
05/06/2026

Foto: reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (5/6) medida provisória que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas a pontuação no ano anterior ao vencimento do documento.
Para acessar o benefício, contudo, o condutor ainda precisa fazer exames de aptidão física e mental. A medida havia sido aprovada pelo Senado Federal em maio e seguiu para sanção presidencial.
Com a nova regra, o condutor que estiver inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que recompensa motoristas que não cometeram nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses, terão a habilitação renovada automaticamente.
A medida foi relatada pelo ex-ministro dos Transportes, o senador Renan Filho (MDB-AL), que chefiava a pasta quando o governo Lula publicou a medida provisória. A medida tem a intenção de baratear o processo de obtenção da carteira de habilitação.
Por outro lado, os valores correspondentes à realização dos exames da avaliação psicológica ainda devem ser pagos pelo condutor, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os valores, contudo, terão um preço fixo e serão estabelecidos pela Secretaria Nacional de Trânsito.
A medida prevê ainda que valores serão atualizados anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou por outro índice oficial que venha a substituí-lo.
Essa publicação é um oferecimento
Preso algemado foge de viatura em frente à Delegacia de Plantão em Natal
05/06/2026

Foto: reprodução
Um homem conhecido como “Fantasma” está sendo procurado pelas forças de segurança após fugir algemado em frente à Delegacia de Plantão da Zona Norte. Segundo informações preliminares, o suspeito correu em direção a uma área de mangue localizada nas proximidades da unidade policial.
Durante a fuga, policiais realizaram disparos na tentativa de impedir a escapada, mas o fugitivo conseguiu entrar na área de vegetação e não foi localizado até o momento.
Ver essa foto no Instagram
Via Certa Natal
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara relembra legado de Monsenhor Lucena, que completaria 99 anos nesta sexta-feira, 05
05/06/2026

Foto: reprodução
Nesta sexta-feira (05), a comunidade católica de João Câmara e da região do Mato Grande recorda os 99 anos de nascimento de Monsenhor Luiz Lucena Dias, sacerdote que marcou a história religiosa, social e educacional do município e que ficou conhecido como o “Apóstolo do Mato Grande”.
Nascido em 5 de junho de 1927, na cidade de Pirpirituba, na Paraíba, Monsenhor Lucena dedicou grande parte de sua vida ao sacerdócio. Sua atuação pastoral foi especialmente marcante em João Câmara, onde exerceu o cargo de pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens durante 48 anos.
Filho de Eustáquio Dias Fernandes e Noêmia Lucena, mudou-se ainda criança para Natal, onde iniciou sua formação escolar. Posteriormente, ingressou no Seminário de São Pedro e concluiu os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário de Fortaleza.
Ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1955 por Dom Eugênio de Araújo Sales, na então Catedral de Natal, adotou como lema sacerdotal a passagem bíblica: “Sou o que sou pela graça de Deus” (1Cor 15,10).
Antes de chegar a João Câmara, exerceu seu ministério em Ceará-Mirim, São Rafael, Taipu e Touros. Em 1958, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, iniciando uma das mais longas e significativas missões pastorais da região.
Além do trabalho religioso, Monsenhor Lucena teve destacada atuação nas áreas da educação e da assistência social. Em 1959, fundou a Escola Comercial de João Câmara, que deu origem ao Colégio Comercial João XXIII. Dez anos depois, criou a Maternidade Noêmia Lucena, ampliando o atendimento à população, especialmente às mães e crianças do município.
Também foi responsável pela implantação de importantes movimentos e pastorais da Igreja, como a Pastoral da Criança, a Renovação Carismática Católica, a Pastoral do Dízimo e a Pastoral da Comunicação. Sua participação comunitária estendeu-se ainda à fundação da Associação Norteriograndense de Apicultores (ANA) e à colaboração na criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Câmara.
Nos momentos mais difíceis da história recente do município, como os abalos sísmicos de 1986, permaneceu ao lado da população, oferecendo apoio espiritual, solidariedade e conforto às famílias atingidas.
Em 1979, recebeu o título de monsenhor em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Igreja. Após tornar-se pároco emérito, em 2006, passou a residir na Granja Betânia, onde continuou colaborando com atividades pastorais e com a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário.
Monsenhor Lucena faleceu em 29 de dezembro de 2017, aos 90 anos, deixando um legado de fé, dedicação e compromisso com o povo do Mato Grande. Seu nome permanece ligado à história de João Câmara e à memória de milhares de pessoas que foram alcançadas por sua missão sacerdotal.
Neste dia em que completaria 99 anos, familiares, amigos, religiosos e fiéis renovam as homenagens a um dos maiores líderes religiosos da história da região.
Essa publicação é um oferecimento
Na Semana de Relações Públicas, Narcóticos Anônimos leva ao RN a mensagem de que a recuperação é possível
05/06/2026

Foto: Divulgação
Narcóticos Anônimos (NA) realiza até domingo (07) a Semana Mundial de Relações Públicas, um esforço coordenado globalmente para abrir canais de comunicação entre a irmandade e a sociedade. No Rio Grande do Norte, grupos presentes em oito cidades participam da mobilização, com reuniões abertas, palestras e ações de rua.
Como NA se baseia no princípio do anonimato pessoal, parte da população desconhece como a irmandade funciona. A semana existe justamente para mudar isso, com um objetivo simples: fazer com que o dependente que ainda sofre saiba que a recuperação é possível — e descubra onde encontrar ajuda.
NA é uma sociedade sem fins lucrativos, formada por homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema. O programa propõe abstinência total e tem um único requisito de adesão: o desejo de parar de usar. Não há taxas, matrícula ou vínculo com qualquer grupo religioso, político ou policial, e a irmandade está aberta a qualquer pessoa, independentemente de idade, renda, raça, orientação sexual ou crença.
Durante a semana, os membros promovem mutirões de cartazes em espaços públicos, palestras em escolas e hospitais, reuniões abertas e encontros virtuais. As ações também buscam informar profissionais que costumam ter o primeiro contato com quem precisa de ajuda — médicos, juízes, assistentes sociais, psicólogos e agentes penitenciários —, para que saibam encaminhar pessoas às reuniões.
O alcance do trabalho vai além das salas de reunião. Ao levar histórias de recuperação ao público, NA ajuda a reduzir o estigma em torno da dependência química. Por ser totalmente gratuita e autofinanciável, a irmandade alivia a demanda sobre hospitais, CAPS e sistema prisional, sem custo para os cofres públicos.
A política de comunicação de NA segue o princípio da atração, e não da promoção: a proposta não é fazer propaganda nem arrecadar recursos, mas manter visível o caminho para quem ainda procura uma saída. No Rio Grande do Norte, são 20 grupos e 43 reuniões semanais, além de uma linha de ajuda permanente.
Serviço — Narcóticos Anônimos no Rio Grande do Norte
Cidades com grupos : Caicó, Equador, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parnamirim e Tangará
Grupos no estado : 20
Linha de Ajuda : 3003-5222
Site : https://www.na.org.br/
Essa publicação é um oferecimento
Santo Antônio do Povo começa hoje em Ceará-Mirim com Mano Walter, Luan Estilizado, Márcia Fellipe e Mara Pavanelly
05/06/2026

O Santo Antônio do Povo tem início nesta sexta-feira (5) e promete reunir milhares de pessoas em Ceará-Mirim durante três dias de muita música, alegria e valorização da nossa cultura popular.
Promovido pela Prefeitura de Ceará-Mirim, o evento segue até domingo (7), fortalecendo as tradições juninas, impulsionando o turismo, movimentando a economia local e gerando oportunidades para comerciantes, ambulantes e empreendedores do município.
A abertura da festa acontece nesta sexta-feira com shows de Mano Walter, Kátia e Aduílio, Raynel Guedes, Léo Fernandes, Valber Fernandes e Placílio Diniz. No sábado (6), a animação continua com Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro. Já no domingo (7), o encerramento será comandado por Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordeon, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.
“Mais do que uma festa, o Santo Antônio do Povo é um momento de celebrar nossa identidade, nossas raízes e a força do nosso povo. Estamos investindo na cultura, no turismo e no desenvolvimento econômico de Ceará-Mirim, gerando emprego, renda e oportunidades para quem vive e trabalha aqui”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
Com uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes com segurança, organização e conforto, Ceará-Mirim abre as portas para mais uma edição de uma das maiores e mais tradicionais festas da região do Mato Grande.
É tempo de celebrar nossa cultura, fortalecer nossa economia e viver juntos a alegria do Santo Antônio do Povo.
Essa publicação é um oferecimento
Ex-deputado Getúlio Rêgo e ex-prefeito de Pau dos Ferros anunciam apoio a Coronel Hélio ao Senado
05/06/2026

(Foto: Divulgação)
A pré-candidatura de Coronel Hélio ao Senado segue ganhando apoios pelo interior do Estado. Nesta quinta-feira (04), mais um importante reforço se uniu ao projeto durante ato no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. O ex-deputado estadual Getúlio Rêgo e o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, oficializaram apoio à sua pré-candidatura ao Senado Federal.
O anúncio ocorreu durante encontro que reuniu lideranças políticas e representantes do grupo na região. A adesão fortalece o projeto de Coronel Hélio e amplia sua base de apoio em uma área importante do estado. O apoio também foi confirmado para as pré-candidaturas de Álvaro Dias, a governador, e Babá Pereira, para vice, que também estiveram presentes no evento.
Ao agradecer a confiança, Coronel Hélio destacou a união de forças em torno de um projeto voltado para o desenvolvimento do RN e para o fortalecimento dos municípios.
"Recebo esse apoio com muita gratidão e senso de responsabilidade. Getúlio Rêgo e Leonardo Rêgo têm uma história de relevantes serviços prestados ao povo potiguar e conhecem de perto as necessidades do nosso estado. Essa união fortalece nosso compromisso de trabalhar por mais investimentos, desenvolvimento e oportunidades para todas as regiões do Rio Grande do Norte", afirmou.
Com uma longa trajetória na vida pública, Getúlio Rêgo é reconhecido como uma das principais lideranças políticas do Alto Oeste, enquanto Leonardo Rêgo como ex-prefeito de Pau dos Ferros e mantém forte influência política na região.
A declaração de apoio acontece durante a série de visitas que Coronel Hélio realiza pelo interior do estado, em uma agenda marcada por encontros com prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias. A agenda segue nesta sexta-feira (05), e será encerrada no sábado (06).
Essa publicação é um oferecimento
Lula é rejeitado por 49,2% e Flávio, por 48,3%, diz pesquisa
05/06/2026

Foto: Reprodução
Levantamento Vox Brasil divulgado nesta 6ª feira (5.jun.2026) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 49,2% dos eleitores brasileiros em um cenário para a Presidência da República. Flávio Bolsonaro aparece na sequência, com 48,3%. Aécio Neves registra 41,3%.
A Vox Brasil entrevistou 2.100 pessoas em todo o território nacional de 1º a 3 de junho de 2026. A margem de erro é 2,15 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08016/2026. O estudo custou R$ 50.000. Foi pago com recursos próprios.
Essa publicação é um oferecimento
São João de Natal tem início nesta sexta-feira com shows de Cavaleiros do Forró e Limão com Mel
05/06/2026

Foto: Divulgação
O São João de Natal dá início à programação de 2026 nesta sexta-feira (5), com shows de Cavaleiros do Forró, Limão com Mel, Kátia e Aduíllio e Jotavê na Arena das Dunas. Será o primeiro dos quatro fins de semana, sendo três no pólo montado na zona Sul da capital potiguar, entre os dias 5 e 28 de junho.
Conforme divulgado pela Prefeitura, a abertura dos portões na área externa da Arena das Dunas está marcada para às 17h. Já a previsão para o início das apresentações desta sexta-feira está para às 19h.
A Prefeitura do Natal também convida ao público para realizar a doação de 1 kg de alimento não perecível durante os dias de evento. As doações serão destinadas ao Banco de Alimentos de Natal, em uma ação coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Os alimentos serão arrecadados durante os dias de evento na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias, onde estarão disponíveis pontos de coleta nas entradas. Alimentos como arroz, feijão, leite em pó e outros itens básicos poderão ser doados pelo público.
Está autorizada a entrada dos seguintes itens:
Cadeiras e bancos dobráveis
Bebidas em embalagens plásticas ou latas
Cooler de até 20 litros (será revistado cuidadosamente e está sujeito à fila)
Capa de chuva
Copo plástico
Copo térmico
Já os itens proibidos são:
Arma branca
Arma de fogo
Drogas ilícitas
Mesa de nenhuma espécie
Cadeiras e bancos que não sejam dobráveis
Bebidas em embalagens de vidro
Objetos em vidro (copos, perfumes, desodorantes ou qualquer produto em aerossol)
Objetos de metal (acrílico, tesoura, faca, estilete, canivete, pinças, alicates de unha, guarda-chuva)
Fogos de artifício, sinalizadores ou qualquer produto que gere estampido
Essa publicação é um oferecimento
Câmara Municipal de Jandaíra homenageia o vereador Thiago de Zezinho por seu aniversário
05/06/2026

Vereador Thiago Aguiar (Foto: reprodução)
Hoje é dia de celebrar a vida do vereador Thiago Aguiar! Em nome de toda a Câmara Municipal de Jandaíra, enviamos nossos mais sinceros votos de muita saúde, felicidade, sabedoria e sucesso.
Que esta nova etapa seja repleta de conquistas e que sua trajetória no Legislativo continue sendo marcada pela dedicação, compromisso e trabalho em prol do desenvolvimento do nosso município e do bem-estar da população.
Parabéns pelo seu aniversário! Que não faltem motivos para sorrir e seguir construindo uma história de realizações e serviço à comunidade.
Essa publicação é um oferecimento
Inmet publica alerta de chuvas para Natal e mais 68 cidades do RN até domingo
05/06/2026

Foto: Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de acumulado de chuva para Natal e mais 68 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é de perigo potencial e vale até as 23h59 do domingo (7). O aviso teve início às 8h55 da quinta-feira (4).
Segundo o Inmet, as cidades incluídas no alerta podem registrar chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. O órgão aponta baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em municípios que possuem áreas suscetíveis a esse tipo de ocorrência.
Confira a lista completas das cidades inseridas no alerta:
Arês
Baía Formosa
Barcelona
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Jandaíra
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
João Câmara
Jundiá
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parazinho
Parnamirim
Passa e Fica
Passagem
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Riachuelo
Rio do Fogo
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São José do Campestre
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Tomé
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serrinha
Sítio Novo
Taipu
Tangará
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor
Essa publicação é um oferecimento
PCC e CV passam a ser grupos terroristas para os EUA a partir de hoje
05/06/2026

Foto: Reprodução
A decisão do governo dos Estados Unidos de incluir o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) na lista oficial de organizações terroristas estrangeiras (FTO, na sigla em inglês) passa a vigorar nesta 6ª feira (5.jun.2026). Leia as íntegras em inglês (804 – kB) e em português (PDF – 147 kB) do comunicado.
A medida, assinada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, eleva o patamar de enfrentamento às duas maiores facções brasileiras. Na prática, o aparato de inteligência dos EUA –incluindo a CIA e as Forças Armadas– ganha autorização legal para atuar no monitoramento e estrangulamento financeiro dos grupos.
A legislação norte-americana sobre financiamento ao “terrorismo” permite sanções a bancos e empresas que operem com organizações enquadradas nessa categoria, mesmo sem conhecimento direto da ligação com os grupos.
A nova classificação abre uma frente de atrito diplomático e político. O Planalto e setores do Judiciário veem com reserva o movimento de Washington. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que a rotulagem de terrorismo atenta contra a soberania nacional e abre precedentes para a interferência externa.
Poder360
Essa publicação é um oferecimento
Parnamirim: Álvaro Dias desponta como favorito no município
05/06/2026

Mesmo com a prefeita Nilda apoiando Allyson Bezerra, perfil conservador do terceiro maior colégio eleitoral do Estado favorece o ex-prefeito de Natal
Parnamirim deverá ser um dos principais redutos de Álvaro Dias na disputa pelo Governo do Estado em 2026. O motivo, segundo observadores políticos, é simples: trata-se de um município com forte identidade de direita.
Mesmo com a prefeita Nilda Cruz declarando apoio à pré-candidatura de Allyson Bezerra, a tendência é que o eleitorado de Parnamirim siga um caminho diferente. O município foi o único do Rio Grande do Norte em que Jair Bolsonaro derrotou Lula na eleição presidencial de 2022, consolidando-se como o principal reduto conservador do Estado.
Terceiro maior colégio eleitoral potiguar, Parnamirim possui um eleitorado identificado majoritariamente com as pautas da direita, o que naturalmente favorece a candidatura de Álvaro Dias, que deverá contar com o apoio do grupo liderado pelo senador Rogério Marinho e do eleitorado bolsonarista.
Por isso, há quem considere Álvaro Dias como franco favorito em Parnamirim. Afinal, em uma eleição marcada pela polarização entre direita e esquerda, o terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte tende a permanecer fiel ao campo conservador.
Essa publicação é um oferecimento
Em Caicó, disputa para deputado estadual deverá ser polarizada entre Adjuto Dias e Bibi Costa
05/06/2026

Mesmo no mesmo palanque de Álvaro Dias para governador, tradição política local tende a dividir votos entre o verde e o vermelho
Em Caicó, a eleição para deputado estadual em 2026 deverá reeditar uma das mais tradicionais divisões políticas do município. A tendência apontada nos meios políticos é de uma forte polarização entre o deputado estadual Adjuto Dias, que tentará a reeleição, e o ex-prefeito Bibi Costa, que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Embora os dois estejam no mesmo palanque da candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Estado, a disputa local deverá respeitar as cores e as tradições políticas de Caicó. De um lado, Adjuto Dias representando o eleitorado identificado com o verde, o tradicional bacurau. Do outro, Bibi Costa, herdeiro político do grupo liderado pelo deputado Vivaldo Costa, identificado historicamente com o vermelho: o pela bucho.
Com a decisão de Vivaldo Costa de não disputar a reeleição, a expectativa é de que grande parte do seu eleitorado migre naturalmente para a candidatura de Bibi Costa.
Já Adjuto Dias conta com a força política do grupo liderado por seu pai, Álvaro Dias, filho de Caicó e candidato ao Governo do Estado, além da identificação histórica do eleitorado bacurau com sua família.
A avaliação predominante é que, independentemente da presença de outros candidatos, Adjuto Dias e Bibi Costa deverão reeditar uma rivalidade política histórica entre verde e vermelho, mesmo que ambos estejam unidos em torno da candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Estado.
Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura de João Câmara decreta ponto facultativo para sexta-feira, 5 de junho
05/06/2026

Foto: reprodução
A Prefeitura de João Câmara anunciou que a próxima sexta-feira, 5 de junho, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais. A medida foi comunicada pela administração municipal e vale para os órgãos da administração pública local.
Apesar da suspensão do expediente em parte dos setores públicos, os serviços considerados essenciais continuarão funcionando normalmente ou em regime de plantão, assegurando o atendimento à população e a manutenção das atividades indispensáveis.
A prefeitura não informou alterações nos serviços de emergência, saúde e demais atendimentos essenciais, que seguirão operando de acordo com suas escalas habituais.
A expectativa é que as atividades administrativas sejam retomadas normalmente no primeiro dia útil subsequente ao ponto facultativo.
Essa publicação é um oferecimento
Vereador Fernando Guilherme apresenta requerimento para construção de praça pública no Bairro Vila Verde
05/06/2026

Vereador Fernando Guilherme (Foto: Moisés Araújo)
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara/RN, o vereador Fernando Guilherme apresentou mais um importante requerimento voltado para a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população.
No documento, o parlamentar solicita que seja encaminhado à prefeita municipal o pedido para que determine ao órgão competente da administração a construção de uma praça pública na rotatória central do bairro Vila Verde.
De acordo com o vereador, a iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço adequado para lazer, convivência social e prática de atividades recreativas para os moradores da comunidade. Além disso, a obra contribuirá para a valorização urbanística do bairro, tornando a área mais organizada, agradável e segura para a população.
Fernando Guilherme destacou que a criação de espaços públicos de convivência é fundamental para fortalecer os laços comunitários e oferecer mais qualidade de vida às famílias que residem no Vila Verde.
O requerimento foi apresentado ao plenário e segue os trâmites regimentais da Casa Legislativa, sendo encaminhado ao Poder Executivo para análise e possíveis providências.

Blog de Moisés Araújo
Essa publicação é um oferecimento
Prefeita, vice-prefeito e grupo político de Triunfo Potiguar declaram apoio a Álvaro Dias
05/06/2026

Foto: Divulgação
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu um importante reforço político na tarde desta quarta-feira durante visita ao município de Triunfo Potiguar, no Médio Oeste potiguar.
A prefeita Darkinha, o vice-prefeito Abimael Fonseca e um amplo grupo de lideranças locais declararam apoio ao projeto político de Álvaro para as eleições de 2026, fortalecendo sua presença na região.
Além da prefeita e do vice-prefeito, o apoio conta com a adesão do presidente da Câmara Municipal, Juirliton Estevam, e dos vereadores Dadão do Boqueirão, Liomar, Agenor Ribeiro, Ceição de Creuza, Lidione Atanásio e Lúcia de Nero.
Também passam a integrar o grupo político de apoio os ex-vereadores Cição da Saúde, Necas Estevam e Jonas Estevam, além dos ex-vice-prefeitos Neto Apolinário e Gildenor Fonseca.
Durante o encontro, Álvaro apresentou sua trajetória na vida pública, destacando ações realizadas ao longo de seus mandatos e os resultados alcançados durante sua gestão à frente da Prefeitura de Natal.
O pré-candidato defendeu uma administração municipalista e reafirmou o compromisso de manter uma parceria permanente com os municípios potiguares.
Entre as propostas apresentadas, Álvaro destacou o projeto de regionalização e ampliação do atendimento médico nos hospitais regionais do Rio Grande do Norte, com o objetivo de aproximar os serviços de saúde da população e reduzir a necessidade de deslocamentos para os grandes centros urbanos.
“Queremos fortalecer os hospitais regionais, ampliar os atendimentos especializados e garantir que a população tenha acesso à saúde de qualidade mais perto de casa.
O Rio Grande do Norte precisa voltar a investir nas regiões e dar condições para que os municípios possam crescer e se desenvolver”, afirmou.
A adesão do grupo liderado pela prefeita Darkinha amplia a presença de Álvaro Dias no Médio Oeste potiguar e reforça o crescimento de sua pré-candidatura em diversas regiões do estado.
Essa publicação é um oferecimento
Exame Enem 2026: inscrições terminam nesta sexta-feira (5)
05/06/2026
![]()
Foto: Divulgação
Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 devem se ater ao prazo de inscrição que termina às 23h59 desta sexta-feira (5), no horário de Brasília.
A inscrição será exclusivamente na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para os concluintes do ensino médio de escolas públicas, a inscrição é automática. Nesse caso, o estudante precisa apenas confirmar sua participação no sistema de inscrição, escolher a opção de prova de língua estrangeira, se inglês ou espanhol, e indicar, se for o caso, a necessidade de recursos de acessibilidade ou se quer ser tratado pelo nome social.
Inclusão e acessibilidade
Também termina nesta sexta-feira o prazo para os candidatos que querem ser tratados pelo nome social em todas as fases do exame. O tratamento é destinado àqueles que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero. As pessoas trans devem sinalizar a opção no momento da inscrição.
Os participantes que necessitam de atendimento especializado também devem fazer a solicitação até esta sexta-feira. Neste ano, o Inep incluiu no edital as novas condições de pessoas com fibromialgia e transtornos mentais, como ansiedade, TOC, entre as situações possíveis para solicitar atendimento especializado.
Outras condições específicas dos candidatos para pedir o atendimento especializado são: baixa visão, cegueira, deficiência física, auditiva, intelectual, dislexia, transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar.
Taxa de inscrição
Após a inscrição, o sistema do Enem vai gerar a GRU Cobrança no valor de R$ 85. O pagamento deve ser feito até o dia 10 de junho.
A opções de pagamento são via Pix, cartão de crédito, débito ou boleto. A quitação poderá ser feita em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários.
A inscrição somente será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição.
O estudante beneficiado pelo programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) concluinte do ensino médio é isento da taxa de inscrição.
Isenção
O Inep lembra que, mesmo os estudantes que tiveram aprovado o pedido de isenção da taxa de inscrição, precisam acessar o sistema do Inep para confirmar a participação no exame.
Também deve se inscrever o candidato que teve seu pedido de isenção negado em definitivo ou teve a justificativa de ausência reprovada, conforme regras do edital do Enem 2026. Será necessário pagar o valor da taxa para ter a inscrição confirmada.
O Inep criou uma página virtual com as principais orientações para os participantes do Enem 2026. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame.
Nessa página, os candidatos podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Locais de provas
Neste ano, a aplicação das provas do Enem está agendada para os domingos 8 e 15 de novembro.
O Inep quer ampliar o número de locais de aplicação do exame para cerca de 10 mil, em todo o país.
De acordo com estimativas do Inep, aproximadamente 80% dos concluintes da rede pública devem fazer as provas nos dois dias na própria escola em que estudam. A medida tem o objetivo de facilitar o acesso ao exame e reduzir deslocamentos.
Para os estudantes que precisarem fazer a prova em outro município, o MEC informou que estuda alternativas de apoio logístico para transporte entre os municípios.
Essa publicação é um oferecimento
Cadu de Lula mostra força municipalista ao receber mais de 20 prefeitos em evento
05/06/2026

Foto: Divulgação
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula (PT), demonstrou musculatura política ao reunir 21 prefeitos e prefeitas no lançamento de sua plataforma colaborativa de governo, na noite na última terça-feira (02), na Arena das Dunas. A expressiva presença de líderes municipais sinaliza a capilaridade da pré-candidatura e reforça a estratégia de interiorização do projeto político do “Time de Lula” no estado.
A importância desses aliados foi destacada pela governadora Fátima Bezerra, que enfatizou que a parceria com as prefeituras foi fundamental para recuperar a competitividade do estado e garantir que investimentos em saúde, segurança e infraestrutura chegassem a cada cidade. Segundo ela, a pré-candidatura de Cadu representa a garantia de que as gestões municipais continuarão tendo um parceiro direto no governo estadual. O presidente nacional do PT, Edinho Silva, também reforçou que a união entre prefeitos e o governo federal de Lula é o que permite a execução de obras estruturantes nas cidades.
Cadu de Lula reafirmou seu compromisso com as demandas locais, garantindo que seu programa de governo será construído ouvindo as realidades de cada canto do Rio Grande do Norte. “A gente tá indo em cada município, e nós vamos andar o estado todinho para conversar com o povo, para mostrar ao povo tudo que representa a reeleição do presidente Lula e a nossa eleição para governar o estado”, declarou o pré-candidato, enfatizando que sua prioridade é o “cuidado com quem mais precisa das políticas públicas”.
No evento foram registradas as presenças das prefeitas Jane (São Vicente), Simone (Japi), Divanize (Baraúna), Fátima (Coronel João Pessoa) e Flavinha Veras (Macau); além dos prefeitos Felipe (Lajes), Lucas Galvão (Currais Novos), Elvécio Gurgel (Janduís), Cletson (Equador), Thiago Almeida (Parelhas), Reginaldo Vitorino (Jandaíra), Dino (Porto do Mangue), Ivanildinho (Timbaúba dos Batistas), Canindé Justino (Lagoa Salgada), Joãozinho (Itajá), Jackson Dantas (São José do Seridó), Edinho (Poço Branco), Jairo (José da Penha), Júnior Marchante (Vera Cruz), Canindé (São Rafael), e Leandro (Canguaretama)
Essa publicação é um oferecimento
Presidente Nacional do PT, Edinho Silva, destaca Samanda Alves como liderança em ascensão e reforça apoio à pré-candidatura ao Senado
05/06/2026

Foto: Divulgação
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, fez uma menção elogiosa à pré-candidata ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Samanda Alves, durante evento partidário, destacando sua trajetória política e capacidade de liderança.
Ao se dirigir à petista potiguar, Edinho relembrou o período em que conheceu Samanda durante o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido e ressaltou o desempenho dela à frente da legenda no estado.
“Quero fazer uma saudação a essa companheira que eu tenho um respeito imenso. Eu a conheci no PED, no processo de eleição do nosso partido, e ela se mostrou, nesse período, uma presidenta do PT com capacidade de liderança e capacidade de articulação política”, afirmou.
O dirigente nacional também classificou Samanda como uma liderança em crescimento dentro do partido e demonstrou confiança em sua trajetória política.
“Quero dizer aqui, Samanda, que você efetivamente é uma liderança em ascensão. Você é uma liderança em crescimento. Você é uma liderança que certamente vai representar tudo aquilo que nós temos construído nas últimas décadas aqui no Rio Grande do Norte. Você vai representar o nosso projeto”, declarou.
Edinho ainda manifestou apoio à pré-candidatura da petista ao Senado Federal, afirmando acreditar que ela poderá representar o estado e o partido em Brasília.
“Tenho certeza de que, com a força da nossa militância, você vai representar com muita dignidade o povo do Rio Grande do Norte no Senado Federal. Muito obrigado por todas as parcerias, Samanda. Gratidão”, concluiu.
A declaração reforça o prestígio de Samanda Alves junto à direção nacional do PT e fortalece seu nome na disputa por uma vaga no Senado nas eleições de 2026.
Essa publicação é um oferecimento
Casal é preso e moto furtada é recuperada em Parnamirim
05/06/2026

Foto: Cedida
A Guarda Municipal de Parnamirim prendeu um casal e recuperou uma motocicleta furtada na noite dessa quarta-feira (3). O veículo havia sido furtado no bairro Tirol, na zona Leste de Natal, nas proximidades de um shopping.
De acordo com a Guarda Municipal, os agentes receberam a informação de que o veículo já estava no Centro de Parnamirim. As equipes se deslocaram e conseguiram localizar a moto e prender os suspeitos.
Durante a abordagem, os guardas encontraram uma tornozeleira eletrônica rompida. A dupla foi encaminhada para a delegacia para os procedimentos cabíveis.
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento


























