RN inicia matrícula antecipada para estudantes com deficiência e TEA na segunda-feira (17)
16/11/2025
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/K/AGTIZZRC6aAWTckHcMBA/ano-letivo-carmem-felix-6.jpg)
SEEC inicia matrícula antecipada para estudantes com deficiência e TEA na segunda-feira (17) — Foto: Carmem Felix
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) inicia nesta segunda-feira (17) o período de solicitação de matrícula antecipada para estudantes com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede estadual de ensino para o ano letivo 2026.
As solicitações devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (clique aqui), até o dia 5 de dezembro de 2025.
A intenção da SEEC é organizar, com antecedência, os serviços e recursos necessários para garantir acessibilidade física, linguística, pedagógica e metodológica para os alunos.
Atualmente, a rede estadual do Rio Grande do Norte atende 7.693 estudantes com deficiência e TEA.
Os pais e responsáveis que tiverem dificuldade no processo online podem buscar apoio nas escolas da rede, nas Diretorias Regionais de Educação (Direcs) ou no Grupo de Processamento de Dados (GPD), que funciona na sede da SEEC, no Centro Administrativo, em Natal.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil vence Senegal por 2 a 0 em amistoso preparatório para a Copa do Mundo 2026
16/11/2025

Em um amistoso quente, brigado e com “clima de Copa do Mundo“, o Brasil venceu Senegal por 2 a 0, neste sábado (15), no Emirates Stadium, em Londres.
Estêvão e Casemiro anotaram para a equipe de Carlo Ancelotti, que fez um excelente primeiro tempo e só controlou a partida na etapa complementar.
Essa foi a primeira vez que o Brasil conseguiu vencer a seleção africana. Em dois amistosos anteriores, o time canarinho somou um empate (em 2019) e uma derrota (em 2023).
Foi também o 4º triunfo de Carletto em sete partidas pela seleção – o italiano também tem um empate e duas derrotas.
A equipe canarinho agora volta a campo na próxima terça-feira (18), quando enfrenta a Tunísia, em Lille, na França, no último amistoso da Data Fifa de novembro.
Depois, o time só vai se reunir em março do ano que vem, quando realizará duas partidas de preparação nos Estados Unidos.
Essa publicação é um oferecimento
Indiciamento da PF contra Silvio Almeida aponta importunação sexual contra ministra Anielle Franco e professora
16/11/2025

Foto: Gabriela Catunda/MDHC
A Polícia Federal indiciou o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida por suspeita de importunação sexual contra a ministra Anielle Franco e a professora Isabel Rodrigues. O relatório foi enviado ao STF na segunda-feira (10) e está sob sigilo, sob relatoria do ministro André Mendonça.
Segundo pessoas que tiveram acesso ao documento, apenas esses dois casos foram incluídos no indiciamento; as demais acusações foram consideradas prescritas. As penas somadas podem chegar a 10 anos de prisão. Almeida já havia prestado depoimento à PF no início do ano.
As denúncias começaram em 2023, quando relatos chegaram à Organização Me Too e foram divulgados pelo portal Metrópoles. Entre eles, está o de Anielle Franco, que afirmou que as investidas do então ministro evoluíram de comportamentos inadequados para importunação física. A professora Isabel Rodrigues também o acusou de tocá-la sem consentimento em um almoço em 2019.
Silvio Almeida nega todas as acusações. Sua defesa afirma não ter acesso ao relatório da PF e reforça a inocência do ex-ministro, lembrando que o caso corre sob sigilo.
O indiciamento é a etapa final do inquérito policial. Agora, o processo segue para análise da Procuradoria-Geral da República, que pode denunciar o ex-ministro, pedir mais investigações ou arquivar o caso.
As denúncias resultaram na demissão de Almeida pelo presidente Lula, um dia após a repercussão inicial. O governo afirmou que a permanência dele era “insustentável” diante da gravidade das acusações. A pasta passou a ser comandada por Macaé Evaristo.
Com informações de Folhapress
Essa publicação é um oferecimento
Mãe do campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo lamenta absolvição de PM: ‘Enterrando meu filho pela 2ª vez’
16/11/2025

Foto: Reprodução/Instagram
A mãe do campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo, Fátima Lo, publicou um vídeo em que diz ter vivido “três dias de sofrimento” durante o júri popular que absolveu o policial militar Henrique Velozo, acusado de matar o atleta. Ela afirma que o desfecho a fez sentir como se tivesse “enterrado o Leandro pela segunda vez”.
Ela diz que a família foi humilhada no tribunal. Segundo Fátima, a defesa do réu teria provocado e constrangido os parentes do lutador, enquanto eles estavam impedidos de se manifestar. A mãe disse que a família foi “humilhada” e “massacrada” no tribunal.
Fátima também contesta o material exibido pela defesa. No vídeo, ela afirma que os advogados apresentaram “slides falsos” e “uma história inventada” para reforçar a tese de legítima defesa. A mãe critica especialmente a reconstrução do suposto confronto, dizendo que as técnicas atribuídas a Lo— como mata-leão, baiana e ezequiel— não condiziam com o laudo médico do policial.
Ela acusa a defesa de encenar um “teatro”. Fátima classificou a postura dos advogados como um “circo” e afirmou que eles atuaram como “100% atores”, o que, segundo ela, acabou convencendo os jurados.
A mãe agradece o apoio e diz que a família vai recorrer
Ao final, Fátima agradece à comunidade do jiu-jitsu e aos advogados que acompanham o caso desde o início. Ela afirma que todos têm sofrido com o resultado do julgamento e que a família pretende buscar a reversão da decisão.
PM foi absolvido
Julgamento durou três dias e maioria do júri, composto por cinco mulheres e dois homens, decidiu pela absolvição do PM. O tribunal teve início na última quarta-feira (12) e a sentença, a qual o UOL teve acesso, foi proferida às 20h30 de sexta-feira (14) no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, na Barra Funda, na região central de São Paulo.
Júri acolheu tese de advogado do ex-PM, que alegou legítima defesa de Velozo. Em nota, o advogado Cláudio Dalledone afirmou que as provas trazidas ao processo “demonstraram que o policial se defendeu do lutador”. “Desde o início, a defesa demonstrou, por meio de provas e análises técnicas, que Henrique Velozo agiu em legítima defesa, depois de ser agredido e desmaiado por Leandro Lo”, divulgou.
UOL
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Vereadora Jeska Fernandes apresenta indicação para criação de Lei que regulamenta uso dos boxes do Mercado Público.
16/11/2025
Ver essa foto no Instagram
Fonte: @jcemfocoof
Essa publicação é um oferecimento
Noivo protagoniza na festa de casamento fazendo coreografia com a cantora Lexa
16/11/2025

Foto: Reprodução
Durante um casamento, Lexa protagonizou um momento não tão comum no palco. Tudo aconteceu enquanto a artista cantava numa festa de casamento e o noivo mostrou que sabia toda a coreografia da música.
A cantora ficou visivelmente surpresa e encantada com a performance do noivo, que sabia de cor a coreografia de um de seus maiores sucessos, e o vídeo da interação espontânea rapidamente ganhou as redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Conselheiro de Trump volta a criticar o ministro Alexandre de Moraes: “Caça às bruxas”
16/11/2025

Foto: Reprodução
Jason Miller, um dos principais conselheiros de Donald Trump, criticou publicamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de coação ao tribunal. Miller utilizou suas redes sociais para classificar a decisão como uma “caça às bruxas” e acusou o ministro Alexandre de Moraes de destruir a democracia brasileira.
Miller ecoou as palavras de Donald Trump, que já havia usado o termo anteriormente para descrever as ações do STF contra seus aliados no Brasil, sugerindo perseguição política.
Em diversas ocasiões, Miller já havia classificado o ministro Alexandre de Moraes como a “maior ameaça à democracia no hemisfério ocidental” e o chamou de “Rei Louco”.
Miller demonstrou apoio contundente à família Bolsonaro, chegando a declarar que não irá parar até que o ex-presidente Jair Bolsonaro “seja solto” (livre).
As críticas de Jason Miller fazem parte de uma série de manifestações de aliados de Donald Trump que acompanham de perto os desdobramentos políticos e judiciais no Brasil e sugerem a possibilidade de retaliações diplomáticas caso o Partido Republicano retorne à Casa Branca.
Essa publicação é um oferecimento
México viveu neste sábado onda global da ‘Geração Z’ contra a corrupção, desigualdade e a ineficiência dos governos.
16/11/2025

Manifestantes tentam invadir o Palácio Nacional do México – Foto: Créditos: Alfredo ESTRELLA / AFP
A Cidade do México viveu uma tarde de tensão neste sábado, 15 de novembro de 2025, com um protesto da “Geração Z” que reuniu milhares de pessoas e resultou em confrontos perto do Palácio Nacional.
Ver essa foto no Instagram
Os manifestantes marcharam do monumento do Ángel de laIndependencia até o Zócalo, a praça principal em frente à sede da presidência mexicana.
Os participantes, mobilizados principalmente através das redes sociais, gritavam “Fora Claudia (Sheinbaum)!” e expressavam desagrado em relação ao governo da presidente, denunciando a impunidade face à violência que assola o país. O movimento ganhou força após os assassinatos do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo, e de um agricultor em outubro e novembro.
O protesto, que em determinado momento pressionou as barreiras de segurança do Palácio Nacional, degenerou em confrontos. Houve relatos de saques a lojas e depredações por parte de um grupo de encapuzados, que as autoridades estimaram ser em torno de 350 pessoas.
O governo da Cidade do México informou que manteve uma postura sem repressão, apesar das provocações e atos de violência, evitando uma escalada maior dos conflitos.
Este protesto faz parte de uma onda global de manifestações lideradas pela Geração Z em diversos países, impulsionadas pela frustração com a corrupção, desigualdade e a ineficiência dos governos.
Essa publicação é um oferecimento
GCM de João Câmara conquista pódio no 3º Campeonato de Tiro das Guardas Municipais do RN
16/11/2025

Fotos: @gcm_joaocamara
A Guarda Civil Municipal de João Câmara (GCMJC) marcou presença de destaque no 3º Campeonato de Tiro das Guardas Municipais do Rio Grande do Norte, evento que reuniu profissionais de segurança de várias cidades do estado.
Representando a corporação, os agentes GCM Gonçalves e GCM Nascimento obtiveram excelente desempenho nas provas.
A agente Gonçalves garantiu o 3º lugar, enquanto o agente Nascimento conquistou a 2ª colocação, ambos demonstrando elevado nível técnico, preparo e dedicação.
Em nota, a GCMJC parabenizou os servidores pelo resultado e reafirmou seu compromisso com a valorização e a qualificação contínua dos profissionais que integram a instituição. Com informações da gcm_joaocamara
Essa publicação é um oferecimento
Tragédia – Policial, mulher e filha de 8 anos são encontrados mortos em casa
16/11/2025

Foto: Reprodução
Um policial penal de 40 anos, sua esposa, Larissa Guedes Luz, de 39, e a filha do casal, Ana Luiza, de apenas 8 anos, foram encontrados m0rtos dentro de casa nessa sexta-feira (14). O caso ocorreu em Januária, no Norte de Minas.
A principal suspeita da Polícia Civil é de que o homem tenha m4tado a mulher e a criança e, em seguida, tirado a própria vida.
Segundo a corporação, a cena encontrada pelos investigadores indica que Larissa e Ana Luiza foram mortas a tiros enquanto estavam em um dos quartos da residência. O policial penal foi localizado m0rto no andar superior do imóvel, com um disparo na cabeça.
A descoberta da cena ocorreu após colegas de Larissa, coordenadora pedagógica em uma escola particular da cidade, estranharem sua ausência no trabalho.
Ao chegarem à casa, perceberam que ninguém atendia. O portão foi arrombado e, ao entrarem, encontraram o cenário da tragédia.
Larissa era muito querida no ambiente escolar e atuava há anos na formação pedagógica dos alunos. Sua filha Ana Luiza estudava na mesma instituição e também era conhecida por professores e colegas pela doçura e participação nas atividades.
A escola suspendeu todas as atividades nesta sexta-feira e divulgou nota lamentando profundamente as mortes.
A Polícia Civil instaurou inquérito para esclarecer as circunstâncias do crime. Serão ouvidos familiares, vizinhos, colegas de trabalho e outras pessoas próximas da família.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas neste domingo
16/11/2025

Foto: Divulgação/MEC
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 neste domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão questões de ciências da natureza e matemática. Os procedimentos de segurança seguem os mesmos adotados no primeiro dia de exame.?
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30 (30 minutos mais cedo em relação ao primeiro domingo). A?aplicação segue o horário de Brasília.
A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Já aqueles que quiserem levar consigo o caderno de questões poderão deixar o local de prova a partir das 18h, 30 minutos antes do final da aplicação regular.
Tempo adicional?– O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), terá direito a 60 minutos extras. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acréscimo será?de?120?minutos.
Cartão de Confirmação de Inscrição?– Disponível na Página do Participante, o Cartão de Confirmação de Inscrição apresenta informações essenciais para o exame, como local de prova, data e horário das aplicações, número de inscrição, além de dados sobre atendimento especializado e nome social (quando solicitados) e idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.
Embora não seja obrigatória a apresentação do cartão no dia do exame, o Inep recomenda levar o documento impresso para facilitar o acesso ao local de prova e evitar contratempos.
Documentação?– Para fazer o Enem, o participante deve apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais, conforme especificado em edital.
São aceitos como documentos válidos: Carteira de Identidade (expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal); documentos de identificação profissional emitidos por ordens ou conselhos de classe reconhecidos por lei; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme a Lei n.º 9.503/1997; e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) impressa e emitida após 27 de janeiro de 1997.
Documentos digitais com foto, como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital, também poderão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no app Gov.br.
Fonte: MEC
Essa publicação é um oferecimento
Saque do PIS/Pasep é liberado para 152 mil trabalhadores
16/11/2025

Foto: reprodução
O governo federal liberou, neste sábado (15), um novo saque do PIS/Pasep para 152 mil trabalhadores que ainda não retiraram o abono referente ao ano-base 2023. Desde já, o Ministério do Trabalho informa que o montante disponível soma R$ 156 milhões. Além disso, o benefício contempla funcionários do setor privado e servidores públicos que cumpriram os requisitos legais para receber o abono salarial.
Segundo as regras, têm direito ao pagamento aqueles que trabalharam com carteira assinada durante 2023 e receberam até dois salários mínimos mensais. Também é necessário estar inscrito no PIS ou no Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter exercido atividade remunerada por ao menos 30 dias no ano-base. Conforme a legislação, o valor do abono é proporcional ao período trabalhado. Por exemplo, quem atuou por 12 meses receberá um salário mínimo integral, enquanto quem trabalhou metade do período receberá apenas 50%.
Saque do PIS/Pasep: onde e como consultar
Assim, o processo de pagamento segue dividido entre Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A Caixa libera o crédito diretamente nas contas dos trabalhadores do setor privado, enquanto o Banco do Brasil atende os servidores públicos. Em ambos os casos, o saque pode ser feito presencialmente até 29 de dezembro, o que garante mais tempo para quem deixou o benefício para a última hora.
Além disso, o Ministério do Trabalho orienta que os trabalhadores consultem a elegibilidade pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Depois de acessar o sistema com CPF e senha do portal gov.br, basta tocar em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. Logo, o usuário verá se está habilitado a receber o valor.
O pagamento do abono salarial de 2025, referente ao ano-base 2023, começou em 17 de fevereiro e terminou em 15 de agosto. Como mencionado anteriormente, mais de 24,4 milhões de trabalhadores foram contemplados, totalizando R$ 30,7 bilhões.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
Marcha pelo Clima reúne 70 mil em Belém
16/11/2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
A Marcha pelo Clima levou cerca de 70 mil pessoas às ruas de Belém neste sábado (15) e transformou o centro histórico em um grande corredor cultural, político e social. Além disso, o ato reuniu máscaras de Chico Mendes e do cacique Raoni, alegorias do boitatá e carros de som que variavam entre discursos, carimbó e brega. Segundo os organizadores, a manifestação saiu do Mercado de São Brás e seguiu até a Aldeia Cabana, em um percurso de 4,5 km sob forte calor de 35°C.
Marcha pelo Clima ganha força em Belém
O evento foi organizado pela Cúpula dos Povos e pela COP das Baixadas, reunindo movimentos de diversos continentes, povos tradicionais e comunidades paraenses. Além disso, o clima de mobilização refletiu a preocupação com a falta de ações efetivas no enfrentamento da crise climática durante a COP30.
Darcy Frigo, do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, afirmou que o ato serviu como alerta contra ameaças aos territórios. Em contraste com edições anteriores da conferência, ele destacou a importância de proteger quem defende a floresta para garantir uma transição justa.
Por outro lado, Eduardo Giesen, da Global CampaigntoDemandClimate Justice, criticou o que chamou de “falsas soluções climáticas”. Segundo ele, fundos de financiamento para florestas não substituem medidas efetivas para frear combustíveis fósseis e impedir a exploração de petróleo na Amazônia. Além disso, ele reforçou que a voz dos povos tradicionais deve liderar esse debate.
A marcha também contou com o apoio das ministras Marina Silva e Sonia Guajajara, que subiram no carro principal. Marina afirmou que a COP30 no Brasil permite um encontro direto entre periferias, águas, florestas e cidades, criando um ambiente mais conectado às realidades afetadas pelas mudanças climáticas.
Força amazônica em destaque
Elementos culturais foram essenciais no ato. O Arraial do Pavulagem levou o colorido paraense às ruas, reforçando que tradições urbanas e meio ambiente caminham juntos. Além disso, Marciele Albuquerque, indígena Munduruku, destacou a demarcação de terras como política climática central, lembrando que povos amazônicos pagam o preço das consequências ambientais sem serem responsáveis por elas.
Uma enorme cobra de 30 metros chamou atenção no trajeto. Criada por 16 artistas de Santarém e apoiada pela Aliança dos Povos pelo Clima, a obra carregava a frase “Financiamento direto para quem cuida da floresta”, fortalecendo a campanha Amazônia de Pé.
Movimentos sociais ampliam a pauta
O MTST levou ao ato a discussão sobre moradia e impacto climático. Rud Rafael, coordenador nacional, afirmou que não é mais possível separar habitação e meio ambiente, lembrando dos eventos extremos que atingiram mais de 600 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Além disso, ele reforçou que soluções sustentáveis precisam colocar a periferia no centro.
Entre os participantes internacionais, KwamiKpondzo, do Togo, defendeu a união dos movimentos populares contra o desmatamento, mineração e degradação florestal. Para ele, a soma de forças tem capacidade real de transformar sistemas que prejudicam o planeta.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
Criança brasileira de 9 anos tem dedos decepados em escola de Portugal: Mãe afirma que filho tem crises de choro ao lembrar a violência
16/11/2025

O menino brasileiro José Lucas, de nove anos, teve dois dedos amputados por colegas em uma escola de Portugal na última segunda-feira (10), segundo a mãe dele. Nívia Estevam, de 27 anos, denunciou o caso nas redes sociais.
De acordo com Nívia, o filho tinha acabado de entrar no banheiro quando dois colegas o seguiram e fecharam a porta sobre seus dedos, pressionando-a até amputá-los. Ela conta que o menino tentou abrir a porta usando as mãos, mas não conseguiu, por conta da dor, precisando se arrastar para pedir ajuda.
“A primeira funcionária que o encontrou passou mal. A segunda disse ao meu filho: ‘Por que eu vim mais cedo para a escola?’”, afirmou Nívia. As funcionárias estancaram o sangue, colocaram gelo e telefonaram para a mãe.
O episódio ocorreu cerca de 1h30 depois da chegada do menino à escola. Nívia relata que a professora da turma, Sara Costa, telefonou dizendo apenas que José “estava brincando” com colegas e “amassou o dedo na porta, minimizando a gravidade do caso”.
Ao fundo da ligação, porém, a mãe ouviu alguém pedir que chamassem uma ambulância. Ela correu até a escola — a menos de cinco minutos de casa — sem ser informada de que o filho havia tido dois dedos amputados.
Ao entrar, foi conduzida aos fundos do prédio. Encontrou o menino gritando de dor, com a mão enfaixada e uma atadura na boca para morder por causa da dor.
“Meu filho não bate em ninguém, é uma pessoa boa. Vou ensinar meu filho a bater?”, ela afirma que disse aos funcionários da escola.
De acordo com a mãe, a repercussão só começou quando, na madrugada de quarta para quinta, ela escreveu um comentário em uma página de televisão em Portugal relatando o ocorrido. Nívia afirmou que chegou a reativar o próprio Instagram para publicar informações sobre o caso.
Nívia afirma que José tem crises de choro ao lembrar a violência. “Durante o dia, ele fica bem, mas à noite pergunta por que fizeram isso e quem vai pagar. Eu tento acolher, mas ainda estou digerindo tudo”, disse.
O caso ocorreu na Escola Básica de Fonte Coberta, em Cinfães, no Distrito de Viseu — que fica a cerca de 130 km do Porto. Segundo a mãe, o menino já havia sofrido outras agressões na escola.
Minutos depois, os bombeiros chegaram à escola. De acordo com a mãe, o protocolo local determina que o ferido entre sozinho na ambulância, para evitar que acompanhantes passem mal. O resgate, diz ela, demorou entre 30 e 40 minutos para chegar.
A escola guardou um dos pedaços amputados e o entregou aos paramédicos. Durante o trajeto ao hospital, um dos bombeiros orientou Nívia a transportar uma luva com partes dos dedos do filho. “Eu não sei se eram dois ou três, porque eles não quiseram mexer”, relatou o profissional, segundo a mãe.
O menino então precisou passar por uma cirurgia que durou cerca de três horas. O hospital informou que não seria possível reimplantar os dedos e utilizou parte de um deles para cobrir a área com exposição óssea. José Lucas ficou internado por 1 dia e perdeu a primeira parte do indicador e do dedo maior (especificamente onde fica a unha).
“O dedo maior ficará sem unha e o indicador ficará com apenas a metade”, afirmou a mãe.
O episódio ocorreu cerca de 1h30 depois da chegada do menino à escola. Nívia relata que a professora da turma, Sara Costa, telefonou dizendo apenas que José “estava brincando” com colegas e “amassou o dedo na porta, minimizando a gravidade do caso”.
Nívia contou que o filho já havia sido alvo de agressões antes. Em uma das ocasiões, apareceu com veias estouradas no pescoço. “Eles prenderam meu filho contra a parede e estouraram as veias, deixando marcas roxas”, disse.
A mãe comunicou a professora e afirmou que não toleraria novas agressões. A docente respondeu que conversaria com os alunos.
A mãe relata ainda episódios de puxões de cabelo, pontapés e enforcamento. Segundo ela, a escola nunca tomou providências. Mesmo após a amputação, afirmou, a instituição tratou o episódio como uma “brincadeira”.
A família não acionou diretamente a Embaixada do Brasil, mas parentes contactaram órgãos governamentais, que, segundo Nívia, não prestaram assistência até o momento.
‘Mãe, aquela escola não é para o seu filho’
Após o procedimento, o hospital acionou uma assistente social, que notificou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, responsável por zelar pelos direitos de menores em Portugal. O órgão abriu uma investigação.
A assistente social aconselhou a mãe a retirar o menino da escola. “Eles continuam afirmando que aquilo foi uma brincadeira. Se puder mudar de escola e de cidade, faça isso”, disse à família.
No dia seguinte, relatou ter procurado a polícia local, onde ouviu que se tratava de um acidente, conforme informado pela escola, e que deveria se contentar com essa versão. Ela contou ainda que buscou auxílio na segurança social, mas foi informada de que o atendimento poderia levar de cinco a seis meses.
Mesmo com a repercussão, Nívia está com medo e decidiu mudar de distrito e passou a viver na casa dos sogros. “Vim para Portugal buscar uma vida melhor. Morei no Porto por três anos e depois fui para uma região mais barata. Mas agora preciso mudar tudo de novo. Estou com medo”, afirmou. Ela é de Belém (PA) e mudou de país há sete anos.
Ela disse ainda que seu filho sofreu agressão por ser brasileiro, preto e uma pessoa gorda, além de ser novo na escola. Esse era o primeiro ano de José Lucas na escola.
Em nota, a Direção do Agrupamento de Escolas de Souselo, instituição de ensino que une várias escolas da região, informou que tem conhecimento do caso e abriu um processo de investigação interna, “dando cumprimento à legislação em vigor”.
g1/Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Essa publicação é um oferecimento
Vídeo flagra segurança agredindo mulher em casa de shows no interior do RN
16/11/2025

Foto: Reprodução/redes sociais
Uma mulher foi agredida por um segurança particular na noite desta sexta-feira (14) em uma casa de shows no município de Lajes, região Central do Rio Grande do Norte. A situação ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, que registra o momento em que o funcionário expulsa a cliente de forma violenta.
Nas imagens, o segurança aparece retirando a mulher do ambiente e, em seguida, empurrando-a com força. A agressão só cessa quando a vítima cai no chão. O conteúdo rapidamente circulou entre moradores da cidade e internautas, gerando indignação e inúmeros comentários de repúdio.
Diante da repercussão, uma representante do estabelecimento se pronunciou nas redes sociais. Ela afirmou que o segurança envolvido já foi afastado das atividades e destacou que os proprietários “não compactuam com nenhum tipo de violência ou conduta semelhante”.
A direção informou ainda que procurou a família da vítima para oferecer apoio e toda a assistência necessária após o episódio.
Até o momento, não há detalhes sobre o estado de saúde da mulher nem sobre possível registro de ocorrência policial.
Ver essa foto no Instagram
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento
[Vídeo] Não se assuste com o barulho: Base Aérea de Natal recebe quatro F-39 Gripen para exercícios
16/11/2025

Foto: Thiago Nóbrega/@aircrafts.nat
A Base Aérea de Natal (Bant) recebeu quatro F-39 Gripen no final da manhã desta sexta-feira (14). A expectativa é que as aeronaves participem de exercícios até o próximo mês. É esperado que os caças façam disparos com amarmentos reais durante esse período.
De acordo com as informações preliminares, em sites especializados como o P47 e aircrafts.nat, o foco será o combate Beyond Visual Range (BVR), ou seja, "além do alcance visual". A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não deu detalhes da operação.
Além dos quatro Gripens, a Bant também recebeu dois A-1 AMX, um Embraer E-99 e um P-3 Orion, que darão apoio aos exercícios. A chegada das aeronaves foi acompanhada pelo perfil @aircrafts.nat. Também é esperado que técnico da Saab e da Embraer, fabricantes dos caças brasileiros, acompanhem o andamento da missão no Rio Grande do Norte.
Dessa forma, não se assuste se você ouvir estrondos de aviões. É só a Força Aérea Brasileira em atividade na Base Aérea de Natal e arredores.
Confira as imagens da chegada das aeronaves:
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Tempestades com ventos acima de 100 km/h devem atingir três regiões do país até segunda
16/11/2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho, o nível máximo de perigo, para este fim de semana devido à previsão de tempestades severas no Sul e parte do Centro-Oeste do país.
Segundo o órgão, um ciclone extratropical deve se formar entre a noite deste sábado (15) e a madrugada de domingo (16) na região entre Argentina, Paraguai, Uruguai e o extremo sul do Rio Grande do Sul. A partir dele, uma frente fria intensa avançará sobre os três estados do Sul e parte do Centro-Oeste.
Para o domingo, estão previstas chuvas muito fortes, rajadas de vento acima de 100 km/h, quedas de granizo, grande quantidade de descargas elétricas e volumes de chuva superiores a 100 mm/h.
As áreas mais críticas, segundo o aviso, são o oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul — regiões atingidas por outra frente fria no fim de semana anterior, o que aumenta a vulnerabilidade a novos impactos.
A partir de segunda-feira, estados da região Sudeste, como São Paulo, também entrarão na zona de risco, com tempestades pontuais.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Coral Vozes do Torreão de João Câmara no 31º Encontro de Corais de Natal e 23º Enconat
16/11/2025
Fotos: reprodução
O Coral Vozes do Torreão, do município de João Câmara (RN), participou nesta semana do 31º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 23º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), evento promovido pela Prefeitura do Natal.
A apresentação do grupo ocorreu na noite de abertura, sob regência do maestro Kleber Praxedes.
“É muito gratificante participar mais um ano desse evento tão especial chamado Enconat”, afirmou o regente.
Criado em 2006, o Coral Vozes do Torreão é formado por servidores da Prefeitura de João Câmara. Em 2024, ao completar 15 anos de atividades, o grupo recebeu o título de Patrimônio Imaterial do Município de João Câmara.
Fonte: Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
RN amarga prejuízo de R$ 1,43 bilhão em cortes de geração em 10 meses
16/11/2025

Foto: Alex Régis
O Rio Grande do Norte amargou um prejuízo de R$ 1,43 bilhão em cortes de geração de energia renovável somente entre os meses de janeiro e outubro de 2025, segundo dados da consultoria Volt Robotics, baseados em índices do Operador Nacional do Sistema (ONS). Além disso, o estado foi o mais prejudicado com os “curtailments” (cortes na geração de energia determinados pelo ONS para evitar sobrecarga no sistema) que ocorreram no Brasil em outubro deste ano. No período, o RN perdeu 45,99% da capacidade de gerar energia eólica e solar. O cenário, provocado por descompassos entre a demanda e a transmissão, preocupa especialistas, que defendem ressarcimentos aos geradores e temem que o RN perca investimentos.
No Brasil, entre janeiro e outubro deste ano, os cortes geraram uma perda de receita de R$ 5,4 bilhões nas usinas eólicas e solares centralizadas, especialmente no Nordeste. O monitoramento da Volt Robotics indica que 20,4% de toda a geração renovável que poderia ser produzida no país foi desperdiçada nesse período.
Os “curtailments” são determinados pelo ONS e ocorrem especialmente em dois cenários: quando a energia produzida é maior do que a consumida em determinado horário e quando as linhas de transmissão não conseguem escoar a energia que seria produzida.
Em nota, o ONS explica que os cortes são “uma medida necessária para garantir a segurança e a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN), que tem como premissa fundamental o equilíbrio entre carga e geração”. Para gerir o excedente energético, o Operador pede o desligamento ou a redução de potência das usinas.
Para Sérgio Azevedo, presidente da Comissão Técnica de Energias Renováveis da Fiern (Coere), os cortes ocorrem devido à falta de planejamento na organização do sistema elétrico. “O Governo Federal cometeu um erro de planejamento e tem descontrole do crescimento exponencial da Micro e Minigeração Distribuída [MMGD]. Ele não conseguiu prever que ia ter tanta energia gerada no telhado e não controla essa geração, que compromete o sistema”, explica. A MMGD não sofre cortes, apenas usinas eólicas e/ou fotovoltaicas centralizadas.
O ONS reconhece o impacto da MMGD sobre o sistema elétrico, mas esclarece que não coordena a instalação de Recursos Energéticos Distribuídos (REDs). “Com o crescimento da participação da MMGD na matriz, os REDs passaram a ter relevância e impacto direto na segurança e estabilidade da rede elétrica. Neste cenário, a inclusão dos REDs nos cortes de excedente de geração é uma medida necessária para garantir a operação segura e contínua do fornecimento de energia elétrica à sociedade”, afirmou em nota. “A projeção é que em 2029 cerca de 24% da capacidade instalada será oriunda deste tipo de fonte [MMGD] e não estará sob a coordenação do ONS”, acrescenta.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Banda Feras é reconhecida como patrimônio do RN
16/11/2025

Foto: Divulgação
Consagrada no Rio Grande do Norte e em atividade há 46 anos, a Banda Feras, de Parelhas, entra para a história ao ser reconhecida como Patrimônio Cultural, Artístico e Musical Imaterial do Rio Grande do Norte. O reconhecimento oficial foi formalizado na noite desta sexta-feira (14), quando a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº 12.520/2025, publicada na edição deste sábado (15) do Diário Oficial do Estado.
O ato ocorreu durante o 1º Festival Gastronômico do Pastel de Tangará, evento que celebra a tradição culinária do município e movimenta a economia local com apresentações culturais e ações de valorização da gastronomia regional.
“Neste momento, vejo um filme passando em minha mente. A ajuda da família, o crescimento da banda, que chegou a ter 129 pessoas cuidando dela. Hoje me sinto em casa, ao lado da governadora, uma sertaneja, raiz como eu. Esse reconhecimento é importante, nos dá uma nova energia, é um presente que estamos recebendo”, agradeceu Adonis Antônio, fundador da banda
Essa publicação é um oferecimento














































