Pôr do Samba confirma Grupo Revelação e inicia venda de ingressos
18/07/2025
O Grupo Revelação, um dos maiores nomes do samba no Brasil, desembarca em Natal no dia 13 de setembro para apresentar a turnê “Revelação 30 anos” no evento Pôr do Samba, que acontecerá no Aeroclube. Os ingressos já estão à venda através da plataforma Bilheteria Digital.
Celebrando três décadas de trajetória musical, o grupo traz ao público potiguar um espetáculo que mistura sucessos consagrados como “Tá Escrito”, “Deixa Acontecer” e “Ô Queiroz” com novos arranjos e participações especiais registradas em seu novo projeto audiovisual, gravado no Espaço Hall, no Rio de Janeiro.
A apresentação em Natal será uma oportunidade única para os fãs vivenciarem de perto a energia e a emoção desse marco histórico para o samba brasileiro. O projeto “Revelação 30 Anos” é um tributo à longevidade do grupo, que ao longo dos anos soube manter sua essência e renovar seu público com autenticidade e carisma.
Além do Grupo Revelação, o Pôr do Samba promete reunir outras atrações que serão anunciadas nos próximos dias, celebrando o ritmo, a cultura e o encontro de gerações em um ambiente especial ao pôr do sol.
O evento conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, com incentivo da Unimed Natal, e do Governo do Estado do RN, através da Lei Câmara Cascudo, com incentivo da Coca-Cola e da Sterbom.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo link: https://www.bilheteriadigital.com/por-do-samba-13-de-setembro. Mais informações serão divulgadas nas redes sociais oficiais do evento. Siga @pordosambanatal.
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Bolsonaro diz não ter dúvidas de que será condenado
18/07/2025
Imagens: Reuters
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (18) que tem certeza de que será condenado no processo que apura suposto plano de golpe de Estado em 2022.
“Não tenho dúvida da minha condenação, o ministro Alexandre de Moraes tem certa ascendência”, afirmou em entrevista à Reuters.
O ex-presidente afirma nunca ter cogitado deixar o Brasil e que o processo contra ele é meramente político.
“Não é um processo normal, eles querem me tirar, de vez, do jogo político, eu sou o único que pode ganhar do Lula”, disse. Bolsonaro, que está inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou que é candidato em 2026.
O ex-presidente foi alvo de busca e apreensão nesta sexta (18) e obrigado a utilizar tornozeleira eletrônica.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Tarcísio defende Bolsonaro: ‘Se as humilhações trazem tristeza, o tempo trará a justiça’
18/07/2025
Foto: Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou nesta sexta-feira em seus perfis nas redes sociais que não imagina a dor que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sentindo após ser alvo de medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal.
– Coragem é um atributo que quem conhece Jair Bolsonaro sabe que nunca lhe faltou. Não faltou quando atentaram contra a sua vida. Não faltou para lidar com as crises sem precedentes que este país passou quando ele era presidente. Não faltou para defender a liberdade, valores, ideais e combater injustiças. E não vai faltar agora, pois ele sabe que estamos e seguiremos ao seu lado – escreveu o governador em seus perfis nas redes sociais.
Na sequência, o governador emendou que o ex-presidente foi humilhado:
– Não conheço ninguém que ame mais este país, que tenha se sacrificado mais por uma causa, quanto Jair Bolsonaro. Não imagino a dor de não poder falar com um filho. Mas se as humilhações trazem tristeza, o tempo trará a justiça. Não haverá pacificação enquanto não encontrarmos o caminho do equilíbrio. Não haverá paz social sem paz política, sem visão de longo prazo, sem eleições livres, justas e competitivas. A sucessão de erros que estamos vendo acontecer afasta o Brasil do seu caminho. Força, presidente — escreveu Tarcísio.
A declaração ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar uma série de medidas cautelares contra o ex-presidente, entre as quais o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de se aproximar de embaixadas e o recolhimento domiciliar aos finais de semana.
Nesta sexta, Tarcísio tem apenas uma agenda pública. Às 16h30, ele fará uma palestra na Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT).
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Lula afirma que Jair Bolsonaro “certamente será condenado”
18/07/2025
Fotos: Ricardo Stuckert/ Isac Nóbrega/PR
Nesta quinta-feira (17), Lula (PT) disse que acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado. Ele deu declarações à CNN Internacional, no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). Ele conversou com a jornalista Christiane Amanpour.
Bolsonaro é réu desde março por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo o petista, o líder da direita está sendo julgado pelos atos.
– Bolsonaro não está sendo julgado pessoalmente, ele está sendo julgado pelos atos, ele tentou organizar um golpe de Estado, ele ameaçou secretamente, ele planejou a morte do vice-presidente, de mim mesmo e do chefe de Justiça. Ele poderia estar sendo julgado só por isso – falou.
E acrescentou:
– Ele certamente será condenado, eu acredito nisso.
Ele ressaltou que “não é o presidente Lula que acusa, é a procuradoria”. As informações são da CNN.
Pleno News
Essa publicação é um oferecimento
Polícia Civil deflagra "Operação Final de Linha" e prende três suspeitos envolvidos em ataques contra forças de segurança em Guamaré
18/07/2025
Foto: PC/Assecom
Policiais civis da 5ª Delegacia Regional (DR) de Macau, em ação conjunta com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM/Macau), Polícia Militar e Guarda Municipal de Guamaré, deflagraram, nesta sexta-feira (18), a “Operação Final de Linha”, com o objetivo de localizar e identificar membros de facções criminosas.
Durante as diligências investigativas, três homens, de 18, 21 e 27 anos, foram presos, e um adolescente de 15 anos foi apreendido. Eles são suspeitos de planejar ataques contra forças de segurança, além de envolvimento em crimes de roubo e furto no distrito de Baixa do Meio.
Na ação, foram apreendidas três armas de fogo, objetos subtraídos de vítimas e diversas motocicletas. A operação será intensificada nos próximos dias, com abordagens na cidade, patrulhamento e ações de inteligência policial.
Todos os integrantes das facções já foram identificados e estão sendo localizados. Os suspeitos de liderar os grupos criminosos também foram identificados, porém seguem foragidos.
Os homens presos na ação foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN - SECOMS.
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Vítima de homicídio em Caicó havia denunciado ameaças em vídeo nas redes sociais
18/07/2025
A mulher assassinada a tiros na tarde da última quinta-feira (17), em Caicó, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, havia feito um desabafo público nas redes sociais relatando ameaças que estaria sofrendo de um ex-companheiro. A vítima foi identificada como Cíntia Michele da Costa. O crime aconteceu no bairro Boa Passagem, zona norte da cidade, quando ela saía de casa acompanhada da filha.
Minutos depois do assassinato, começou a circular um vídeo gravado pela própria Cíntia e publicado no Instagram. No registro, a mulher cita situações de assédio, perseguição e ameaças — e chega a mencionar que o homem em questão seria policial.
“Eu quero viver a minha vida sem tá preocupada com policial”, diz ela no trecho do vídeo.
Ainda na gravação, Cíntia afirma que já havia deixado claro que não queria retomar o relacionamento, mas o homem continuava insistindo.
“Já faz muito tempo que eu digo que não quero nada com essa pessoa e ela fica insistindo”, relata.
“Você perder a paz por uma pessoa, você sair do seu canto, seu lugar, e atormentar uma pessoa que está dizendo não.”
A vítima também reforça que, caso algo mais grave acontecesse, ela já havia deixado tudo registrado:
“Se acontecer algo mais grave, tá tudo aqui registrado. Eu mereço viver do jeito que eu sempre vivi.”
Equipes da Polícia Militar, do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil estiveram no local do crime, que foi isolado. O corpo foi recolhido para exame de necropsia e os primeiros levantamentos foram iniciados, mas até o momento, a motivação do homicídio não foi confirmada oficialmente.
A Polícia Civil deve aprofundar as investigações nos próximos dias, levando em consideração o conteúdo do vídeo e outros possíveis registros de denúncia feitos anteriormente por Cíntia Michele. A Delegacia de Caicó vai conduzir o inquérito.
Portal da Tropical
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: É uma ‘suprema humilhação’ e nunca pensei em sair do Brasil, diz Bolsonaro após colocar tornozeleira
18/07/2025
Ver essa foto no Instagram
Em fala à imprensa na manhã desta sexta-feira, 18, o ex-presidente Jair Bolsonaro, alvo de Operação da Polícia Federal, declarou que acredita ser alvo de perseguição e que sofre uma “suprema humilhação” pelo judiciário brasileiro.
“Nada me coloca num plano golpista que nunca existiu, nem os outros. A suspeita é um exagero, eu sou ex-presidente da República, tenho 70 anos, isso é uma suprema humilhação”, declarou ele na cidade de Brasília. “”Eu não tenho a menor dúvida que é perseguição, que provas tem contra mim? São só suposições. Quando se fala algo criminal, tem que ter algo concreto. O que foi falado foi Estado de Sítio, quando se convoca a Defesa e manda o projeto para o Congresso. Não saiu disso”.
Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão e medidas cautelares diversas da prisão contra o ex-presidente. Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em endereços ligados ao ex-presidente, incluindo sua residência e locais vinculados ao Partido Liberal (PL).
A ação se desenrola no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe, que visava reverter o resultado das eleições de 2022. O ex-presidente agora enfrentará uma série de restrições — incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, toque de recolher, e a proibição de se comunicar com alguns aliados, como seu filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro.
Exame
Essa publicação é um oferecimento
Mulher é assassinada a tiros na frente dos filhos em Caicó
18/07/2025
Foto: Reprodução
Uma mulher foi morta a tiros, na tarde da última quinta-feira (17), no bairro Boa Passagem, em Caicó, cidade da região Seridó do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Cíntia Michele da Costa, que, segundo testemunhas, estava saindo de casa com a filha para o trabalho quando foi surpreendida por homens armados.
O crime aconteceu na Rua José Pereira dos Santos. De acordo com informações preliminares, os suspeitos se aproximaram no momento em que o filho da vítima retornava para fechar a porta da residência. Cíntia foi atingida por disparos na região da cabeça e morreu ainda no local, antes de receber atendimento.
Ela era mãe de três filhos e frequentava uma igreja evangélica da região. O ex-marido, conhecido como “Taroba dos Capacetes”, faleceu durante a pandemia vítima de Covid-19. Agora, os filhos do casal enfrentam a perda da mãe de forma trágica e repentina.
A Polícia Militar isolou a área do crime até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, que realizaram os procedimentos legais. O corpo foi recolhido para exames de necropsia.
Até o momento, a autoria e a motivação do assassinato são desconhecidas. Ninguém foi preso. A Polícia Civil segue investigando o caso.
Portal da Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Oposição reage a novas medidas contra Bolsonaro: “Perseguição política disfarçada de ação judicial”
18/07/2025
Foto: Jefferson Rudy
Líderes da oposição no Congresso divulgaram, nesta sexta-feira (18), uma nota oficial criticando duramente as recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. As medidas incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais e de contato com aliados e diplomatas. Os parlamentares afirmam que se trata de uma escalada autoritária e denunciam uma suposta tentativa de silenciar o principal líder da oposição no Brasil.
Confira a nota na íntegra:
NOTA OFICIAL
O Brasil assiste, mais uma vez, a um grave episódio de perseguição política disfarçada de ação judicial. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi novamente alvo de medidas cautelares arbitrárias determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, que, em nome da autoridade, tenta impor o silêncio ao principal líder da oposição no país. As medidas impostas — como a proibição do uso das redes sociais, de comunicação com diplomatas estrangeiros, de manter contato com aliados políticos e até com seu próprio filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, além da imposição de tornozeleira eletrônica — não se sustentam juridicamente e ferem princípios constitucionais fundamentais, como o devido processo legal, a dignidade da pessoa humana e a proporcionalidade.
Não há condenação. Não há provas inequívocas de crime. Há, sim, uma escalada autoritária e o uso do aparato judicial como instrumento de repressão política. Trata-se de um movimento perigoso, que ameaça as bases do Estado de Direito e transforma a divergência em delito. A criminalização de opiniões, o cerceamento da liberdade de expressão, o cerceamento do direito de defesa e de prerrogativas de advogados, tudo na tentativa de neutralizar lideranças por vias judiciais, que colocam em risco a própria democracia. Criticar autoridades, denunciar abusos e participar do debate público são direitos garantidos pela Constituição — e não podem ser tratados como afrontas institucionais.
O contraste com o passado recente é evidente. Em 2016, Dilma Rousseff discursou na ONU para denunciar um suposto golpe. Em 2017, advogados de Lula foram à Europa questionar decisões do Judiciário brasileiro. Em 2018, a defesa do ex-presidente recorreu à ONU para impedir sua prisão, enquanto ele próprio, mesmo condenado, pôde viajar ao exterior para fazer denúncias contra instituições brasileiras — sem sofrer qualquer censura, prisão domiciliar ou restrição de fala. Por que, então, agora se trata com tamanha rigidez um ex-presidente que sequer foi condenado?
Enquanto se restringem liberdades e se tenta calar adversários, vemos, ao mesmo tempo, a relativização da corrupção de réus confessos da Lava Jato, o perdão bilionário de escândalos que drenaram os cofres públicos, o abandono dos aposentados, o aumento do custo de vida e o avanço do aparelhamento do Estado. Uma cortina de fumaça encobre o caos econômico e moral instalado no país, desviando a atenção para perseguições políticas seletivas.
Diante desse cenário, o Congresso Nacional precisa reassumir seu papel constitucional. É dever do Legislativo agir com independência e responsabilidade para conter os excessos de um Poder que, cada vez mais, ultrapassa os limites da legalidade e da razoabilidade. Quando decisões individuais violam liberdades fundamentais, silenciam representantes eleitos e interferem diretamente na vida política nacional, o Parlamento deve reagir com firmeza para restabelecer o equilíbrio entre os Poderes e proteger os direitos do povo.
É hora de a sociedade brasileira se posicionar com coragem. O povo deve voltar às ruas, de forma pacífica e ordeira, para exigir respeito à Constituição, à liberdade e à democracia. Nenhuma toga está acima da lei. Nenhum cargo autoriza a perseguição. Nenhum brasileiro deve ser silenciado por pensar diferente. Somos 213 milhões de cidadãos livres. E a Constituição é clara: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
Por tudo isso, reafirmamos nosso repúdio à censura, à intimidação e à tentativa de humilhação de um ex-presidente da República. O silêncio jamais será uma opção diante da injustiça.
Rogério Marinho
Líder da Oposição no Senado
Carlos Portinho
Líder do PL no Senado
Izalci Lucas
Líder da Oposição no Congresso
Zucco
Líder da Oposição na Câmara
Sóstenes Cavalcante
Líder do PL na Câmara
Essa publicação é um oferecimento
Primeira Turma do STF forma maioria para manter decisão de Moraes que impôs tornozeleira e medidas cautelares a Bolsonaro
18/07/2025
Foto: Antônio Augusto/STF
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria, nesta sexta-feira (18), para referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) use tornozeleira eletrônica e cumpra outras medidas cautelares na investigação sobre atentado à soberania nacional.
O plenário começou às 12h e segue até a próxima segunda-feira (21). Além de Moraes, votaram para referendar as medidas contra Bolsonaro os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin. Ainda faltam os votos de Cármen Lúcia e Luiz Fux.
O julgamento ocorre após Moraes autorizar a PF (Polícia Federal) cumprir mandados de buscas e apreensão na casa do ex-presidente e na sede do PL (Partido Liberal), em Brasília. Os agentes apreenderam cerca de US$ 14 mil na casa do ex-presidente.
Bolsonaro é investigado pela PF pelos crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional.
A investigação foi instaurada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma taxa de 50% sobre as exportações brasileiras, em razão da suposta perseguição política contra Bolsonaro.
Na decisão que determina as cautelares, Moraes justifica que Bolsonaro e do filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atuaram contra a soberania nacional, para instigar e auxiliar “o governo estrangeiro a prática de atos hostis ao Brasil e à ostensiva tentativa submissão do funcionamento do Supremo Tribunal Federal aos Estados Unidos da América”.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Parazinho: Prefeita Rita de Luzier participa de encontro com produtores de umbu-cajá
18/07/2025
Nesta sexta-feira (18), a prefeita de Parazinho, Rita de Luzier, participou do II Encontro de Produtores de Umbu-Cajá, realizado na Granja Deus Seja Louvado, do agricultor Moacir, localizada na zona rural do município.
Em publicação nas redes sociais, a gestora destacou a importância do evento para o fortalecimento da agricultura familiar, a troca de saberes e a valorização da produção local.
“Seguimos firmes no compromisso de apoiar os pequenos produtores e desenvolver o campo com sustentabilidade e dignidade”, afirmou Rita.
O encontro contou com a presença de professores da UFERSA, técnicos da EMATER, movimentos sociais, representantes do Banco do Nordeste, além de secretários municipais, vereadores, produtores locais e o prefeito Berguinho, do município de Bento Fernandes.
O evento reforça o compromisso da gestão de Parazinho com o desenvolvimento rural sustentável e o incentivo à agricultura como pilar da economia local.
Ver essa foto no Instagram
Imagens Rafael Hadji
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
INFORME PUBLICITÁRIO: Venha você e sua família e deguste o que a de melhor da loja da Cacau Show em João Câmara, RN.
18/07/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram
A loja Cacau Show em João Câmara, RN, está localizada na Praça Baixa Verde, Nº 70, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Siga-nos em nossa rede social: @cacaushowjoaocamara
Essa publicação é um oferecimento
Por ordem de Moraes, Bolsonaro terá de usar tornozeleira eletrônica
18/07/2025
Foto: Reprodução
Além das buscas em endereços ligados a ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de medidas restritivas impostas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito na Corte que aura suposta tentativa de golpe de Estado.
Segundo apurou a coluna, Moraes ordenou ao menos três medidas restritivas: 1) uso de tornozeleira eletrônica; 2) proibição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro e 3) proibição de redes sociais.
Mais cedo, agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Bolsonaro, entre elas, a casa do ex-presidente e no escritório político dele, na sede do PL, em Brasília.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Major Andrey encerra sua missão à frente do 14º BPM de João Câmara
18/07/2025
Foto: reprodução/instagram
Após seis meses de atuação à frente do 14º Batalhão da Polícia Militar, sediado em João Câmara, o Major Andrey se despede do comando, deixando uma marca de profissionalismo, dedicação e proximidade com a comunidade.João Câmara real estate
Desde que assumiu o posto, em um momento de grandes desafios para a segurança pública, o oficial conduziu uma gestão firme, mas também pautada no diálogo e na aproximação com os moradores. Sua liderança foi percebida nas ruas — com maior presença policial, ações integradas e operações estratégicas — e também na forma como buscou fortalecer os laços entre a Polícia Militar e a população local.
Moradores, comerciantes e lideranças comunitárias reconheceram a importância do trabalho realizado nesse curto, porém intenso período. O sentimento que fica é de gratidão por um trabalho realizado com zelo, disciplina e compromisso.
A saída do Major Andrey representa o fim de um ciclo, mas também o início de novos desafios em sua carreira militar. Ele parte deixando um legado de respeito, confiança e, acima de tudo, serviço público de qualidade.
Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Formação do Programa Juventude no Controle mobiliza estudantes em João Câmara/RN
18/07/2025
Fotos: reprodução/instagram
Na manhã desta quinta-feira, 17 de julho de 2025, a cidade de João Câmara/RN foi palco de uma importante iniciativa voltada para o fortalecimento da cidadania entre os jovens. A Casa de Cultura Popular Palácio Gumercindo Saraiva recebeu a formação do Programa Juventude no Controle, promovida pela Comissão do programa com o apoio da 16ª DIREC.
O encontro reuniu estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos das Escolas Estaduais Prof. Miguel Monteiro e Profª Marluce Lucas. Por meio de dinâmicas interativas e atividades práticas, os participantes foram incentivados a refletir sobre o papel do cidadão na fiscalização das políticas públicas e na promoção da transparência governamental.
O Juventude no Controle é uma iniciativa da CRONTOL, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Seu principal objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela coisa pública e promover o protagonismo juvenil no controle social.
Durante a formação, os alunos puderam aprender de forma lúdica e colaborativa como funcionam os mecanismos de gestão pública, quais são os deveres dos gestores e, principalmente, os direitos dos cidadãos. A proposta é mostrar que o jovem também pode — e deve — participar ativamente das decisões que impactam sua comunidade e sua escola.
Essa publicação é um oferecimento
Prefeita anuncia rompimento com vice após ataques e baixaria
18/07/2025
Cinthia (Prefeita) e Galego (Vice): fim de parceria política - (Foto: arquivo)
A prefeita do município de Grossos, Cinthia Sonale (União Brasil), anunciou nesta quinta-feira o rompimento com o vice-prefeito Galego Caetano (PSDB).
Para quem acompanha a política da região, nenhuma supresa. Os dois se destestam há meses numa relação marcada por ataques e baixarias.
Segundo Cinthia, o vice-prefeito tem feito “chantagens e ameaças”.
No vídeo, ela mostra o momento em que Galego chega a debochar, em um vídeo feito por ele mesmo, do problema de saúde do filho dela, que, segundo ele, teria sido usado por ela para tirar proveito eleitoral.
“Foi por isso que tomei a decisão de dizer a vocês que hoje chega ao fim a nossa parceria [com o vice]”, disse a prefeita, emocionada.
Confira o vídeo.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Condutores potiguares a partir de 65 anos não pagam mais taxa ao renovar habilitação
18/07/2025
Cerca de 140 mil condutores enquadram-se na medida, que já está em vigor
Governo do RN isenta pagamento de renovação da CNH para terceira idade. Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT.
Na manhã desta quinta-feira (17), o Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Detran/RN, iniciou a isenção de todas as taxas de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores com 65 anos ou mais. O benefício, válido para as categorias A, B, C, D e E, já estava previsto na Lei Estadual nº 10.157/2017.
Segundo levantamento do setor de estatística do Detran/RN, 139.518 motoristas nessa faixa etária estão aptos a usufruir da vantagem, o equivalente a aproximadamente 13,3% do total de habilitados no Estado. Dentre eles, 2.407 condutores exercem atividade remunerada, representando 1,73% do grupo isento.
O chefe de Gabinete do Departamento, Osmar Paiva Filho, informou que a economia para o Estado pode chegar a R$ 24 milhões em cinco anos, incluindo isenção de R$ 13 milhões das taxas de renovação e cerca de R$ 11 milhões destinados aos exames médicos e psicológicos em clínicas credenciadas.
“É importante destacar que o processo de renovação da CNH para os condutores beneficiados segue o mesmo procedimento dos demais motoristas do estado. A diferença é que, para esse grupo, não há cobrança de taxas. A renovação é realizada por meio do Portal de Serviços do Detran, com os passos habituais, sendo concluída nas clínicas credenciadas”, explanou Osmar Paiva Filho.
O único custo não contemplado pela isenção é a taxa dos Correios de R$ 12,00, opcional para quem deseja receber o documento em casa. Caso contrário, é necessário retirá-lo presencialmente em uma unidade do Detran.
Como renovar com isenção
Acesse o Portal de Serviços do Detran/RN.
Faça login e navegue até: Habilitação > Renovação CNH > Iniciar Processo de Renovação > + Renovação CNH.
Preencha as informações e selecione uma clínica credenciada para exames.
Após a conclusão, emita o certificado de isenção e apresente-o no momento da renovação.
Condutores com atividade remunerada devem passar por exame oftalmológico e testagem psicológica.
Vencimentos da CNH por idade
65 a 69 anos: renovação a cada 5 anos.
A partir de 70 anos: renovação a cada 3 anos.
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 1.046.222 habilitados, dos quais 176.629 mantêm registro de atividade remunerada. As taxas padrão para renovação são R$ 177,00 (sem atividade remunerada) e R$ 262,00 (com atividade remunerada).
Fonte: O POTI
Essa publicação é um oferecimento
Eliminada por meros 0,4 décimos de segundo em teste físico, candidata deve ser reinserida em concurso da PMRN
18/07/2025
Foto: reprodução
O Poder Judiciário potiguar determinou que uma candidata seja reinserida em um concurso da Polícia Militar após ter sido eliminada em um teste de corrida por ter ultrapassado o tempo da prova em 0,4 décimos de segundo. A decisão é dos juízes da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Rio Grande do Norte, que, por maioria de votos, deram provimento ao recurso interposto.
De acordo com o recurso interposto, a autora requer a declaração da nulidade do ato de eliminação da prova, por ter violado o princípio da vinculação ao edital do concurso. Alega que o exame foi realizado de forma irregular, em local inadequado, diferente do local onde fora executado o exercício por outros candidatos (primeiro grupo), caracterizando-se quebra do princípio da isonomia e flexibilização indevida à previsão editalícia.
Além disso, pediu pela consideração de aptidão do teste físico, em função do princípio da razoabilidade, tendo em vista que o tempo ultrapassado foi de 0,4 décimos de segundo do tempo exigido na regra. A segunda opção requerida pela candidata seria a realização deste exame específico novamente, nas mesmas condições dos demais candidatos do primeiro grupo, ou seja, em uma pista de atletismo com aderência ideal, sendo possibilitado o prosseguimento nas demais etapas, uma vez que obteve êxito nos demais testes físicos realizados.
O relator do processo, o juiz Fábio Filgueira, evidenciou a cronometragem feita a partir das filmagens apresentadas nos autos. “A mensuração realizada do tempo do exercício pela candidata chega a 12,8 décimos de segundo, ou seja, em vez dos 0,4 décimos de segundo, apontados pela Comissão, o excesso consiste em três décimos de segundo, o que demonstra, com clareza, a possibilidade de erro da cronometragem manual, em particular quanto à medição em décimo, centésimo ou milésimo de segundo, o que leva a considerar a probabilidade de a contagem oficial ter apresentado falha”, analisa.
Portanto, o relator destaca que a deficiência do registro do tempo de execução realizado a partir de medição manual não é precisa, de modo que fica suscetível a erro, a justificar eventual falha de cronometragem em circunstâncias que envolvem excesso de tempo na casa dos décimos de segundo. “Pelo exposto, conheço do recurso interposto, dou-lhe provimento e determino que a candidata seja reinserida no certame na etapa em que fora excluída, submetendo-se às etapas subsequentes”, concluiu.
Com informações do TJRN
Essa publicação é um oferecimento
PAC da Saúde: Rio Grande do Norte receberá 524 equipamentos e obras em 163 municípios
18/07/2025
Foto: Agencia Gov
O Sistema Único de Saúde (SUS) vai receber um grande reforço nos próximos meses. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram, nesta quinta-feira (17), em Juazeiro (BA), um investimento de R$ 6 bilhões por meio do novo PAC Seleção 2.
O objetivo é fortalecer a saúde pública em todos os estados do Brasil — e o Rio Grande do Norte está entre os destaques.Best beaches in Rio Grande do Norte
Serão 524 equipamentos e obras destinadas a 163 municípios potiguares, representando um avanço importante na qualidade do atendimento e no acesso aos serviços de saúde para a população, conforme postou o deputado fedral Fernando Mineiro.
Entre os investimentos para o RN estão:
21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
5 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
18 Unidades Odontológicas Móveis
2 Policlínicas
11 Ambulâncias para o SAMU
167 Kits de Teleconsulta
299 Combos de Equipamentos para UBSs
Esses investimentos permitirão a ampliação da cobertura, a modernização de serviços e a interiorização do acesso à saúde, chegando a municípios que mais precisam.
Essa publicação é um oferecimento
Lula e Trump sobem tensão, enquanto Brasil segue sem avanços contra tarifas
18/07/2025
Foto: Montagem com fotos de Brenno Carvalho/Agência O Globo e Jim Watson/AFP
Declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira (17), aumentaram a tensão em torno da imposição do tarifaço americano de 50% aos produtos brasileiros.
Enquanto isso, o Brasil segue sem avanços para uma resolução concreta ao problema. O tarifaço entra em vigor em 1º de agosto.
Em entrevista à CNN, Lula criticou o anúncio surpresa do aumento de tarifas e a forma como o governo americano comunicou a decisão — por meio de carta nas redes sociais.
“Não podemos deixar o presidente Trump esquecer que ele foi eleito para governar os EUA. Ele não foi eleito para ser o imperador do mundo”, afirmou o presidente brasileiro.
A resposta da Casa Branca foi rápida.
“O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o mundo devido à forte liderança deste presidente”, disse a porta-voz do governo Trump, Karoline Leavitt.
Além de atacar diretamente Trump, Lula voltou a ameaçar as big techs americanas com a possibilidade de novas tributações — uma medida que desagrada ao Trump, conhecido por seu histórico de proteção às gigantes do Vale do Silício.
“Esse país só é soberano porque o povo brasileiro tem orgulho desse país. Eu queria dizer para vocês que a gente vai julgar e cobrar impostos das empresas americanas digitais”, afirmou Lula, em evento em Goiânia. Ele não detalhou quais companhias seriam afetadas nem como essa taxação ocorreria.
Questionadas pela CNN, lideranças do governo no Congresso não souberam explicar como se daria a cobrança, tampouco têm previsão para uma eventual implementação. O discurso de Lula reativou críticas dos Estados Unidos, que acusam o Brasil de manter regras que prejudicam empresas americanas.
“Há anos sabemos que as regulamentações digitais do Brasil e a fraca proteção à propriedade intelectual minam as empresas de tecnologia e inovação dos EUA. Sua tolerância ao desmatamento ilegal e outras práticas ambientais coloca os produtores, fabricantes e pecuaristas americanos em desvantagem competitiva”, afirmou Karoline Leavitt.
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), já chegou a declarar que reverter o tarifaço é mais urgente do que a investigação dos EUA contra o Brasil sobre essas supostas práticas. Ele continua nesta sexta-feira (18) com reuniões com empresários de setores que serão impactados pelas tarifas. No entanto, a percepção entre governistas e opositores é de que o governo federal ainda não conseguiu consolidar um canal efetivo de negociações com autoridades americanas.
A escalada de tensão causa preocupação no setor privado brasileiro, especialmente entre os representantes da indústria e do agronegócio, que temem que o conflito político entre os líderes inviabilize a negociação de um acordo sobre o tarifaço. Empresários envolvidos nas conversas com o governo brasileiro relatam insegurança sobre os rumos do processo.
Em meio às dificuldades do governo brasileiro de conseguir uma sinalização positiva dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro se apresentou para tentar negociar com Trump. “Se o Lula sinalizar para mim, eu sei que não é ele que vai dar o passaporte, eu negocio com o Trump.”
Paralelamente, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado e filho do ex-presidente, foi citado em reportagem do Washington Post sobre sua tentativa de convencer o governo americano a impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O clã Bolsonaro também aposta em um possível gesto de apoio de Trump para impulsionar o projeto de anistia que tramita no Congresso — proposta que beneficiaria o ex-presidente brasileiro. No entanto, o Congresso entrou em recesso sem avançar no tema.
Em nova carta divulgada nesta quinta, Donald Trump voltou a defender Bolsonaro. O republicano pediu que o julgamento contra o ex-presidente brasileiro seja imediatamente interrompido.
Ele também atacou o governo Lula, afirmando esperar que o Palácio do Planalto “mude de rota”, em referência ao que classificou como “ataques a opositores” e “regime ridículo de censura”.
CNN – William Waack
Essa publicação é um oferecimento