Notícias
Arsenal de retaliações brasileiras inclui patentes e tributação de multinacionais
10/07/2025

Foto: Cadu Gomes/VPR
O arsenal de medidas estudadas pelo governo Lula como eventual retaliação aos Estados Unidos inclui, como possibilidades, a suspensão de direitos de propriedade intelectual — como royalties audiovisuais, patentes de medicamentos e de sementes agrícolas – e a tributação das remessas de dividendos por multinacionais americanas instaladas no Brasil.
Um mapeamento de toda a artilharia disponível foi elaborado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) em meio às tarifas recíprocas anunciadas por Donald Trump em 2 de abril – o “Dia da Libertação”.
Não significa, ainda, que o Brasil de fato aplicará medidas retaliatórias. Revela apenas, por enquanto, a existência de um inventário de ações possíveis em resposta à escalada protecionista americana.
Essas iniciativas não foram usadas na sequência do “Dia da Libertação” porque o Brasil foi tarifado com a alíquota mínima de 10%. Agora, no entanto, podem ser aplicadas em caso de uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A pasta comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin fez inúmeras simulações sobre o eventual impacto de aplicar sobretaxas para produtos americanos importados pelo Brasil.
O resultado foi avaliado internamente como um “tiro no pé” da indústria brasileira porque boa parte da pauta de importações oriundas dos Estados Unidos é composta por bens intermediários, usados no processo fabril de empresas daqui.
Aumentar as tarifas sobre esses produtos, portanto, seria encarecer a própria produção brasileira. Ou, se a preferência fosse por sobretaxa em bens de consumo finais, atingiria produtos americanos em que a participação do Brasil como comprador é muito baixa.
Na definição de um integrante da equipe econômica, não faria “nem cócegas” nas empresas americanas e não funcionaria como elemento de pressão sobre a Casa Branca.
O mapeamento feito pelo MDIC sugere, como possibilidade mais efetiva, a suspensão de patentes em áreas como medicamentos e sementes agrícolas. São setores em que o mercado brasileiro é representativo para companhias dos Estados Unidos, como farmacêuticas, e a ação do governo poderia representar alguma dor de cabeça financeira.
Outra área citada é a da indústria cinematográfica e musical, incluindo a suspensão de royalties audiovisuais.
Também aparece, como hipótese, a tributação de dividendos remetidos por filiais brasileiras de multinacionais americanas às suas matrizes.
Tudo isso, lembram fontes do governo, tem amparo na nova Lei de Reciprocidade Econômica sancionada por Lula em abril. A lei ainda não foi regulamentada, mas isso depende apenas de decreto presidencial que pode ser editado em questão de dias, caso necessário.
Essas fontes ressaltam, porém, que não existe nenhuma decisão tomada e o assunto sequer foi discutido na reunião ocorrida nesta quarta-feira (9) no Palácio do Planalto.
A reunião no governo foi essencialmente para debater uma “resposta política” a Trump, sem entrar em temas comerciais ou econômicos.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Governo Lula adota medida que eleva preço dos colchões em 35%
10/07/2025

Foto: dixmattress
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) implementou em 3 de julho de 2025 uma medida antidumping que resultou em um aumento estimado de até 35% no preço dos colchões no Brasil, segundo projeções da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões).
A Resolução GECEX nº 754/2025, impôs sobretaxas às importações de poliol poliéter da China e dos Estados Unidos.
O governo diz que a decisão foi tomada após identificar a prática de dumping e prejuízo à indústria nacional. O insumo representa até 55% da composição da espuma.
Conforme dados da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões), as sobretaxas antidumping –que vão de US$ 680,13 a US$ 1.469,16 por tonelada– elevaram imediatamente em 25% a 40% o preço do poliol importado da China e dos EUA.
A entidade estima que entre 50% a 60% do poliol consumido no Brasil é importado, o que ampliou o impacto da medida ao longo da cadeia produtiva.
Como reflexo, o custo da espuma subiu, em média, de 15% a 25%, conforme a fórmula adotada por cada fabricante. Esses aumentos, afirma a associação, já se refletem no preço final dos colchões, com aumento estimado de até 35% em alguns casos.
O único produtor nacional do insumo é a Dow –uma multinacional de capital norte-americano. Ou seja, é uma empresa estrangeira que atua no Brasil e está sendo protegida de concorrência internacional.
A Dow é apontada como articuladora da resolução junto ao governo. Ocorre que a empresa não atende a toda a demanda interna.
Sua participação no mercado brasileiro não passa de 50%, de acordo com estimativas da Abicol e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Isso reforça a dependência das indústrias brasileiras de colchões das importações para suprir o restante da demanda.
A Abicol diz que essa sobretaxa pode provocar:
desabastecimento;
fechamento de fábricas;
transferência de produção para outros países do Mercosul.
A associação acionou a Justiça contra a decisão.
O governo afirma que a medida seguiu normas internacionais e que abriu processo para avaliar o interesse público. Segundo o ministério comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), Abicol e Asinec (Associação das Indústrias de Espuma e Colchões) participaram do processo.
Disse, no entanto, que a medida pode ser revista: “Além da avaliação de interesse público a ser conduzida, o acordo antidumping prevê algumas espécies de revisão, que podem ser realizadas a pedido ou de ofício. Eventuais decisões sobre suspensão ou aplicação em montante diferente do recomendado poderão ser tomadas ao final desses processos, com base em critérios técnicos e dentro dos marcos legais estabelecidos”.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Frio toma conta de Natal e temperatura chega a 19ºC
10/07/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: Reprodução/Instagram @eunonordeste
A noite desta quarta-feira (9) foi marcada por uma temperatura atípica em Natal: os termômetros chegaram aos 19ºC, pegando de surpresa quem circulava pelas ruas da capital potiguar. O registro foi feito pela influenciadora Elaine Gomes, que flagrou uma placa eletrônica indicando a baixa temperatura enquanto trafegava pela cidade. O “frio” gerou reações bem-humoradas nas redes sociais, já que não é comum ver números tão baixos assim na capital do Rio Grande do Norte.
O clima na cidade tem sido diferente nos últimos dias. Céu mais nublado, pouca presença do sol, ventos fortes e temperaturas amenas vêm dominando o cenário e contribuindo para a sensação térmica de frio, especialmente durante as madrugadas e início das manhãs.
De acordo com a Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), a explicação está na ausência de sol, que diminui o aquecimento da superfície e faz com que o solo absorva e libere menos calor ao longo do dia. Além disso, o vento tem influência direta nessa percepção de frio.
A previsão para os próximos dias aponta para uma queda ainda maior nas temperaturas, principalmente entre os dias 10 e 13 de julho, período que inclui o fim de semana.
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: “Seria um mico brigando com um gorila de 500 kg”, diz ex-diretor do BC sobre chances do Brasil numa retaliação aos EUA
10/07/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: Reprodução/Instagram GloboNews
Em entrevista ao Edição18 da GloboNews desta quarta-feira (9), o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman falou sobre a tarifa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros. Segundo ele, as chances do Brasil numa retaliação aos Estados Unidos seria o mesmo que “comprar uma briga com um gorila de 500 quilos”.
“Seria um mico brigando com um gorila de 500 quilos, porque (os EUA) são uma economia muito maior do que a nossa. Já foram mais relevantes. Hoje, a China é o maior mercado brasileiro, depois a União Europeia, e em terceiro lugar vêm os Estados Unidos. (…) Pode tentar seguir por esse caminho, mas do ponto de vista político é mais interessante fortalecer a ideia de que está sendo perseguido, de que qualquer prejuízo que isso venha a causar não é responsabilidade sua, e o responsável é sim o grande irmão do norte. Você consegue encontrar alguém em quem colocar a culpa, e colocar a culpa nos outros é praticamente uma especialidade não só do presidente Lula, como também de boa parte do seu círculo de ministros”, disse Schwartsman.
“Obviamente, a melhor saída seria tentar negociar, mas desconfio que a gente vai responder na mesma moeda e ter um prejuízo econômico. Mas a preocupação maior não é com o prejuízo econômico, é com a possibilidade de conseguir pregar a culpa em alguém”.
GloboNews
Essa publicação é um oferecimento
Brasil enfrenta a maior taxa entre países notificados por Trump
10/07/2025

Foto: Reprodução/Instagram | Ricardo Stuckert/PR
A tarifa de 50% anunciada nesta quarta-feira (9) por Donald Trump sobre produtos brasileiros é a mais alta entre as novas taxas divulgadas até agora pelo presidente dos Estados Unidos.
Na segunda-feira, o republicano iniciou o envio de cartas informando as tarifas que os países terão de pagar a partir de 1º de agosto caso não firmem um acordo comercial com os EUA. No primeiro dia, 14 nações receberam os comunicados.
A segunda leva de cartas foi enviada nesta quarta-feira (9). Ao todo, oito países foram notificados: Argélia, Brasil, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka.
De forma geral, Trump definiu tarifas mínimas sobre produtos importados, que variam entre 20% e 50%, a depender do país, com validade a partir de 1º de agosto.
Entre as 22 nações já comunicadas, o Brasil ficou com a taxa mais alta. A menor tarifa foi anunciada para as Filipinas (20%). A expectativa é que novas cartas sejam divulgadas nos próximos dias.
Veja abaixo a lista de países que já receberam os documentos e as taxas anunciadas por Trump até o momento:
África do Sul: 30%
Argélia: 30%
Bangladesh: 35%
Bósnia e Herzegovina: 30%
Brasil: 50%
Brunei: 25%
Cambodja: 36%
Cazaquistão: 25%
Coreia do Sul: 25%
Filipinas: 20%
Indonésia: 32%
Iraque: 30%
Japão: 25%
Laos: 40%
Líbia: 30%
Malásia: 25%
Myanmar: 40%
Moldávia: 25%
Sérvia: 35%
Sri Lanka: 30%
Tailândia: 36%
Tunísia: 25%
G1
Essa publicação é um oferecimento
[VÍDEO] “Aqui é BR, não é Disney”: PT lança campanha após Trump taxar Brasil
10/07/2025
Vídeo: Reprodução/YouTube Poder 360
O PT (Partido dos Trabalhadores) publicou nesta quarta-feira (9) um vídeo nas redes sociais em reação ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.
Na peça, que aparenta ter sido criada com IA (inteligência artificial), 2 homens conversam em defesa da soberania nacional. Um deles veste uma camisa vermelha (cor associada ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e o outro, uma da seleção brasileira –associada à oposição.
“A gente raramente concorda, mas atacar a soberania do Brasil assim do nada não dá!”, diz o de vermelho. “Finalmente vou ter que concordar com você, quem esse americano pensa que é achando que é dono do mundo? Aqui é Brasil, não é a Disney”, responde o de verde e amarelo.
O vídeo é uma estratégia do partido para atrair a direita e a esquerda contra a medida imposta pelos EUA sob o slogan “O Brasil é soberano”.
TARIFA DE 50%
Trump anunciou nesta 4ª feira (9.jul) uma tarifa de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os EUA.
Ele justificou a medida pela relação comercial “injusta” do Brasil com os EUA e pelo tratamento dado pela Justiça brasileira ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) –réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por suposta tentativa de golpe de Estado.
Lula rebateu o norte-americano. Afirmou que o Brasil é um país que tem instituições independentes e voltou a declarar que não aceitará ser “tutelado por ninguém”.
A medida entra em vigor em 1º de agosto e será aplicada de forma ampla e automática, independentemente do setor ou tipo de mercadoria.
Na prática, isso encarece os produtos do Brasil no mercado norte-americano, podendo reduzir a competitividade de exportadores brasileiros.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Fátima agradece a Lula duplicação da BR-304: “Fundamental para o RN”
10/07/2025
Ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que edital para contratação das obras será publicado ainda este mês

Governadora Fátima Bezerra comemorou autorização do Idema para as obras de duplicação diretamente de Brasília, ao lado do Ministro - Foto: Reprodução
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) emitiu a documentação que permite ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a contratação das obras de duplicação da BR-304. Em audiência nesta quarta-feira (09) com a governadora Fátima Bezerra, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que o edital será lançado ainda este mês.
Com o início das obras, a duplicação terá duas frentes – uma partindo da Reta Tabajara em direção à Mossoró e outra da cidade de Mossoró em direção à capital. “O órgão ambiental do Estado está garantindo a anuência ambiental para, ainda no mês de julho, publicar a licitação da duplicação da BR-304. O RN teve a BR-101 duplicada e, logo, logo, terá a BR-304″, afirmou Renan Filho.
A governadora Fátima Bezerra agradeceu os esforços do ministério e destacou que “a decisão confirma compromisso do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que desde o início da atual gestão se colocou favorável à duplicação. É uma estrada fundamental para o nosso Estado, para nossa economia e para nosso povo”.
O vice-governador Walter Alves considerou a confirmação do edital “excelente notícia. Esta obra ficará marcada no presente e no futuro do nosso Estado. Só temos a agradecer ao ministro Renan e ao presidente Lula”.
BR-304 conecta RN ao Ceará
A BR-304 é a rodovia federal que percorre todo o Rio Grande do Norte de leste a oeste. A duplicação é uma das obras prioritárias do RN e foi inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) pela governadora Fátima Bezerra.
A rodovia é a principal rota de integração do RN ao Ceará, passando por todas as mesorregiões do Estado: Litoral, Agreste, Central e Oeste. Também é responsável pela circulação de pessoas e mercadorias entre Natal e os principais municípios potiguares, favorecendo o desenvolvimento econômico e social.
De acordo com o DNIT, a duplicação da BR-304 será realizada em lotes, com a licitação dos dois primeiros trechos confirmada agora para este mês de julho.
O primeiro lote tem 38,1 quilômetros, no trecho entre o entroncamento da BR-226 (Reta Tabajara) e o município de Riachuelo. O segundo, com 57,6 quilômetros, conecta os municípios de Mossoró a Assú.
Fonte: Diário do RN
Essa publicação é um oferecimento
Edu Guedes se pronuncia após cirurgia para retirada de tumor no pâncreas, agradece as orações e se emociona: “Muito obrigado a todos vocês, do fundo do meu coração”
09/07/2025

Edu Guedes falou pela primeira vez, nesta quarta-feira (9), após passar por uma cirurgia de seis horas, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no sábado (5). O apresentador foi diagnosticado com um tumor no pâncreas ao realizar exames complementares. Em vídeo nas redes sociais, ele explicou como descobriu a doença e se emocionou.
“Olá a todos, aqui é o Edu. Eu queria agradecer o amor, o carinho, as orações de todos vocês. Há duas semanas, eu tive uma crise renal e fui hospitalizado. No exame, o Dr. Joaquim de Almeida detectou uma pedra que havia descido para o canal. Eu tive que fazer uma cirurgia de retirada dessa pedra. Ela tinha aproximadamente 1,6 cm. Ela não ia passar de jeito nenhum. Aí, posteriormente, os exames detectaram inúmeros cálculos nos dois rins e um tumor de 2 cm no pâncreas”, começou ele.
Ainda no relato, Edu contou detalhes das cirurgias:
“E, por incrível que pareça, aquelas pedras que pareciam ser a pior coisa do mundo, mais a investigação do Dr. Joaquim, salvaram a minha vida. A gente decidiu, então, fazer duas cirurgias para os rins estarem bons e fortes, e uma cirurgia mais delicada. Me operaram bem rápido. A cirurgia demorou aproximadamente seis horas e foi um sucesso.”
Ver essa foto no Instagram
“Nela, ele retirou a cauda do pâncreas, alguns gânglios e o baço. Minha recuperação está sendo ótima, já estou no quarto. Eu mando esse vídeo não só para informar, mas para agradecer o carinho de todos e tranquilizar aqueles que, de alguma forma, gostam de mim e do meu trabalho também.”
Para finalizar, o apresentador agradeceu o apoio da esposa, a apresentadora Ana Hickmann, da família, de amigos e fãs: “Agradeço a Ana, a Maria, meus pais que estavam ao meu lado, minha família e tantos amigos e muitos brasileiros que eu não tinha ideia da dimensão, que gostam de mim.”
Muito obrigado a todos vocês, do fundo do meu coração. Até a próxima!”, disse ele com a voz embargada de emoção.
Em seguida, a assessoria de imprensa do apresentador enviou comunicado, informando que ele recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta manhã.
Gshow
Essa publicação é um oferecimento
Serra de São Bento divulga programação completa da 14ª edição do Festival de Inverno
09/07/2025


A charmosa cidade de Serra de São Bento, um dos destinos turísticos mais procurados do Agreste potiguar, acaba de anunciar a programação completa da 14ª edição do seu tradicional Festival de Inverno. O evento acontece nos dias 1º, 2 e 3 de agosto de 2025, e promete aquecer as noites frias da serra com muita música, cultura e diversão.
Entre os destaques está o cantor João Gomes, fenômeno do piseiro, que sobe ao palco no sábado (02), ao lado de outros grandes nomes da música nordestina. A programação traz ainda atrações consagradas como Flávio José, Waldonys, Samyra Show, além de talentos locais e regionais que completam a festa.
O festival é uma das principais celebrações do calendário turístico do Rio Grande do Norte, reunindo milhares de visitantes todos os anos para curtir o clima serrano, gastronomia, artesanato e uma programação cultural diversificada.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (01/08)
• Robelly Ramos
• Flávio José
• Iguinho e Lulinha
• Samyra Show
Sábado (02/08)
• Waldonys
• Tanda Macedo
• João Gomes
• Aline Reis
Domingo (03/08)
• Artistas locais
• Banda Ferro na Boneca
Com entrada gratuita, o Festival de Inverno de Serra de São Bento é uma excelente pedida para quem busca boa música, clima ameno e paisagens deslumbrantes. A cidade se prepara para receber os visitantes com toda a hospitalidade característica do povo potiguar.
O Festival de Inverno de Serra de São Bento é realizado desde 2006, e hoje é considerado o mais importante evento turístico da região, gerando emprego e renda para o município e cidades vizinhas, além de valorizar o programa de interiorização do turismo no novo polo turístico Serras do Agreste Potiguar. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Mais informações sobre a programação completa pelo @festivaldeinvernoserra
Essa publicação é um oferecimento
Primeiro Adora Macaíba acontece nessa sexta (11) e sábado (12)
09/07/2025

Imagem: composição de fotos/Rodrigo Galvão
O primeiro festival dedicado ao público gospel de Macaíba acontece nesta sexta (11) e sábado (12), na Praça Paulo Holanda Paz. O Adora Macaíba vai trazer grandes nomes nacionais e locais da música gospel para uma noite inesquecível de adoração e louvor, com destaque para John Dias na sexta-feira e Som e Louvor, no sábado.
Esse será o maior festival de música gospel que Macaíba já teve. “Estamos preparando tudo com muito carinho para receber você e sua família nos dia 11 e 12 de julho, aqui no Adora Macaíba. Será um momento histórico para nossa cidade”, comemorou o prefeito Emídio Jr. A vice-prefeita Raquel Barbosa afirmou estar emocionada com esse reconhecimento para o público evangélico. “Serão dias em que o céu tocará a terra. Venha com a gente, abra o coração e deixe Deus surpreender você”, convidou ela.
As atrações musicais também convidaram o público da cidade para esse grande louvor. “Vai ser um momento profético. Um momento da graça de Deus aí em Macaíba. Vai ser poderoso. Bora pra cima, você é nosso convidado”, disse o cantor John Dias. O vocalista da banda Som e Louvor, Jedson Aguiar, promete um grande show. “Dia 12 de julho tem festa de crente em Macaíba. Convida todo mundo, vai ser uma noite de milagre e muita celebração. Eu quero ver você e toda sua família lá”, disse ele.
A festa começa sempre a partir das 18h. Na sexta-feira, tem Jhon Dias, Eli Soares, Filhos de Sião e Rayanne Lima. No sábado, sobem ao palco Som e Louvor, Marcos Freire e Banda Fé.
Essa publicação é um oferecimento
Déficit da previdência dos servidores do Estado ultrapassa R$ 150 milhões mensais, afirma presidente do Ipern
09/07/2025

Foto: José Aldenir / Agora RN
O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), Nereu Linhares, afirmou que o déficit financeiro da previdência estadual já ultrapassa R$ 150 milhões mensais. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, Linhares detalhou o histórico de desequilíbrio nas contas, destacou o uso indevido do fundo previdenciário a partir de 2014 e alertou para a situação crítica do sistema no RN.
Segundo Nereu Linhares, a derrocada da previdência pública ocorre em todo o Brasil, mas no Rio Grande do Norte se agravou a partir de decisões políticas que desrespeitaram a função do fundo. Ele explicou que o Ipern foi criado apenas para pensões, e que as contribuições para aposentadoria dos servidores estaduais começaram apenas em 2005. “Quando o Instituto de Previdência do Estado foi criado, ele foi criado apenas para pensões. Nenhum servidor público do RN, até 2005, contribuía para aposentadoria. A contribuição para aposentadoria começou a partir de 2005. E, naquele momento, o Estado transferiu para o Ipern 45 mil aposentadorias de pessoas que nunca haviam contribuído para esse fim”, explicou.
O presidente também destacou que o fundo previdenciário, criado em 2005 para garantir a aposentadoria dos novos servidores, chegou a acumular cerca de R$ 1 bilhão até 2014. No entanto, com a aprovação da Lei 526 naquele ano, os fundos foram unificados, permitindo o uso do recurso para outros grupos, sem previsão de reposição.
“Quando os fundos foram unificados, não houve nenhuma previsão de recomposição desse dinheiro. Absolutamente nenhuma. Antes, existiam dois fundos: o fundo financeiro, que era para o grupo de servidores que entrou até 2005, e o fundo previdenciário, para quem entrou a partir de 2005. Na hora que unificaram, juntaram tudo em um só fundo e extinguiram o outro. Então, não havia mais para onde devolver esse dinheiro, e também não havia nenhuma previsão legal para recompor o recurso que foi usado”, explicou.
Atualmente, mesmo com as contribuições descontadas dos servidores e o aporte patronal, o governo estadual precisa completar mensalmente mais de R$ 150 milhões para pagar aposentados e pensionistas.
Reportagem completa na Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “Caça às bruxas!!!”
09/07/2025

Foto: Alan Santos
Pelo segundo dia consecutivo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Em nova publicação na rede Truth Social, na noite desta terça-feira (8), Trump voltou a criticar os processos enfrentados por Bolsonaro no Brasil.
“Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”
Junto à mensagem, o presidente americano repostou a publicação de segunda-feira (7), onde afirmou que Bolsonaro está sofrendo um ataque político semelhante ao que ele próprio diz ter enfrentado nos Estados Unidos.
“Estarei assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu Trump na segunda.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Escola de Motoristas para Mulheres do SEST SENAT Natal oferece formação gratuita e abre portas no setor de transportes
09/07/2025

Foto: Divulgação
Uma iniciativa inédita no Rio Grande do Norte voltada exclusivamente para o público feminino promete abrir caminho para a inserção de mais mulheres no setor de transportes. O SEST SENAT acaba de lançar, em Natal, a Escola de Motoristas para Mulheres, com 24 vagas gratuitas para formação de motoristas profissionais.
A capacitação busca atender à crescente demanda por inclusão e diversidade no setor, especialmente em empresas comprometidas com práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). A iniciativa vai ao encontro de um movimento que ganha força em todo o país: o reconhecimento da competência e da responsabilidade das mulheres ao volante, inclusive no transporte de cargas.
A trilha de aprendizagem que será oferecida pela escola inclui cursos como o MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos), NR 20 (segurança no trabalho com inflamáveis), prática de direção veicular, além do Smart Drive, módulo voltado à condução
segura e econômica.
Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 21 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria C. As interessadas devem procurar a unidade do SEST SENAT em Natal, onde as inscrições estão sendo feitas presencialmente. Todo o processo formativo é gratuito.
A diretora do SEST SENAT em Natal, Cynthia Medeiros, explica que já existem empresas potiguares interessadas em contratar as futuras motoristas, o que reforça a importância da iniciativa como um elo entre capacitação e empregabilidade. “É uma oportunidade concreta de transformação de vida e de quebra de paradigmas em um setor historicamente masculino”, afirma.
Com esse projeto, o SEST SENAT amplia sua missão social e reafirma o compromisso com a formação profissional de excelência, promovendo não apenas qualificação técnica, mas também inclusão e empoderamento feminino no transporte rodoviário.
*- SEST SENAT Unidade Natal
*- Pré-inscrição pelo link – https://forms.office.com/r/SbTPN9xy9Q até o dia 5 de agosto de 2025
*- Mais informações – WhatsApp: (61) 2017-0073 – @sestsenatriograndedonort
Essa publicação é um oferecimento
PRF prende foragido por homicídio do ex-prefeito e pai em João Dias
09/07/2025

Foto: Reprodução
Um homem de 49 anos, foragido da Justiça e investigado pela morte do ex-prefeito de João Dias (RN) e do pai dele, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de terça-feira (8), na BR-230, em Santa Rita, na Paraíba.
A abordagem foi feita por agentes do Núcleo de Operações Especiais da PRF após o condutor de um Chevrolet Onix vermelho ser flagrado dirigindo de forma imprudente. Ao ser parado, o motorista apresentou um documento de identidade falso e demonstrou nervosismo.
Durante a checagem, os policiais descobriram sua verdadeira identidade e constataram a existência de um mandado de prisão em aberto por duplo homicídio, com validade até dezembro de 2040. Confrontado, ele confessou envolvimento nos crimes ocorridos em agosto de 2024, durante o período eleitoral.
O suspeito também afirmou integrar uma facção criminosa e já ter cumprido mais de 20 anos de prisão em presídios do Rio Grande do Norte e do Ceará, incluindo Alcaçuz, Itaitinga e Pacatuba.
Ele foi preso por uso de documento falso e pelo mandado em aberto, sendo encaminhado à Delegacia da Polícia Federal. O passageiro do veículo foi liberado e permaneceu com a posse do carro.
Via Certa Natal
Essa publicação é um oferecimento
Gestão Nilda amplia horário de funcionamento de Unidades Básicas de Saúde de Parnamirim
09/07/2025

Foto: Divulgação
A saúde de Parnamirim vive uma nova realidade desde o início da gestão da prefeita Nilda Cruz. Com ações assertivas e responsabilidade, a nova gestão municipal tem garantido diversos avanços em busca de melhorar o atendimento aos usuários da rede pública municipal. Para fortalecer ainda mais a atenção básica, a secretaria de saúde anunciou a ampliação do horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estratégicas do município, permitindo que a população busque atendimento fora do horário convencional. Ao todo, são seis UBS´s, funcionando de segunda a sexta das 7 às 19h. São elas UBS Rosa dos Ventos; UBS Santos Reis; UBS Nova Esperança I; UBS Suzete Cavalcante; UBS Parque Industrial e UBS Passagem de Areia II.
Com o novo funcionamento, essas unidades passam a atender em horários ampliados, facilitando o acesso de trabalhadores e estudantes que não conseguem comparecer às unidades durante o horário regular. A medida inclui serviços de consultas médicas, atendimentos de enfermagem, vacinação e outros atendimentos da atenção primária. A ampliação do atendimento nas UBSs é parte de uma série de ações da atual gestão para fortalecer os serviços de saúde no município, garantindo mais acolhimento e resolutividade para os parnamirinenses.
A prefeita Nilda reforça que essa é mais uma ação que evidencia o compromisso da gestão com a saúde pública e com o bem-estar da população. “Ampliar o horário de funcionamento das UBS´s é ampliar também o cuidado com o nosso povo. Estamos investindo para que a saúde de Parnamirim seja cada vez mais acessível, eficiente e humanizada”, destacou.
Essa publicação é um oferecimento
Cajueiro no RN vai perder o posto de maior do mundo com poda? Entenda
09/07/2025

Foto: José Farias
O maior cajueiro do mundo, que fica na cidade de Parnamirim, na Grande Natal, deve passar por uma poda a partir do mês de agosto, por conta de uma determinação judicial, o que tem dividido opiniões de moradores e especialistas.
Mas o que pode de fato pode acontecer caso a poda seja feita? O cajueiro corre o risco de perder o posto de maior do mundo?
Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão estadual responsável pela administração do cajueiro, não há esse risco.
O diretor técnico do órgão, Thales Dantas, explicou que o cajueiro permanecerá como o maior do mundo mesmo com a poda sendo realizada.
“O Cajueiro de Pirangi vai continuar sendo maior do mundo independentemente da poda e do manejo de fitossanitário que nós vamos realizar”, disse.
O Cajueiro de Pirangi – que tem esse nome por estar na praia de Pirangi do Norte – é reconhecido desde 1994 pelo Livro dos Recordes, o Guiness Book, como o maior do mundo, tendo aproximadamente 10 mil metros quadrados de extensão.
O local é um ponto turístico tradicional no litoral do Rio Grande do Norte. Segundo o Idema, em 2024, mais de 350 mil turistas visitaram o cajueiro.
Poda é necessária, diz Idema
Atualmente, é estimado que cerca de 1,2 mil metros da planta ultrapassam a da área cercada, passando por plataformas que levam os galhos por cima das ruas e também perto de casas e comércios.
Em uma das avenidas que cercam o cajueiro, os galhos tomam metade da via. Em outra, uma plataforma foi construída anos atrás para suspender os galhos sobre a pista.
O diretor técnico do Idema explicou que esse tipo de poda é inédita na árvore centenária. Para ele, essa é uma medida para cuidar da planta.
“Sempre que foi feito um manejo higiênico sanitário, ou seja, cortar onde estava o cupim, a broca, mas nunca tinha tido uma poda realmente”, disse.
“O mais importante que a gente quer deixar para a população é que esse manejo fitossanitário é importante para cuidar da planta. São 137 anos e ela nunca passou por um processo realmente de poda fitossanitária”.
Essa publicação é um oferecimento
INFORME PUBLICITÁRIO: Venha você e sua família e deguste o que a de melhor da loja da Cacau Show em João Câmara, RN.
09/07/2025
Ver essa foto no Instagram
A loja Cacau Show em João Câmara, RN, está localizada na Praça Baixa Verde, Nº 70, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Siga-nos em nossa rede social: @cacaushowjoaocamara
Essa publicação é um oferecimento
Servidores do Detran fazem paralisação em todo o RN
09/07/2025

Foto: Magnus Nascimento
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) realizaram nesta terça-feira (8) uma paralisação em todas as unidades do órgão no estado. A mobilização, organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN), é a primeira de duas previstas neste mês. A próxima está marcada para o dia 15 de julho, com ato público no Centro Administrativo, em frente à Governadoria. A categoria protesta contra a ausência de propostas por parte do Governo do Estado para a pauta de reivindicações referente a 2025, e alerta para o risco de deflagração de greve por tempo indeterminado, caso não haja avanço nas negociações.
Após o ato do dia 15, uma audiência com o Governo está agendada para o dia 17 de julho. A data foi confirmada na nota enviada pela Sead, informando que, na ocasião, o tema será discutido de forma direta com os representantes dos servidores.
Na capital, a concentração ocorreu na sede do Detran-RN, localizada na Avenida Perimetral Leste, no bairro Cidade da Esperança. Os trabalhadores cobram uma proposta concreta do Governo do Estado que contemple pontos como autonomia administrativa e financeira da autarquia, reajuste do auxílio-alimentação, implantação do Plano de Incentivo à Qualidade (PIQ), definição de pisos salariais, atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além do fim das terceirizações nos serviços essenciais do Detran.
“O Detran é um órgão superavitário. A sua legislação disciplina que é um órgão que tem que ter sua autonomia administrativa e financeira. O governo não está respeitando isso, de modo que hoje o Detran vive de mesada. A folha de pagamento daqui não chega talvez a 18% de tudo que o Detran arrecada”, afirma Alexandre Guedes, coordenador do Sinai-RN.
Em nota, o Governo, através da Sead, reconheceu o direito à livre manifestação e informou que mantém diálogo permanente com as categorias representativas. “O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos e reforça sua disposição para o diálogo institucional, responsável e transparente, sempre dentro dos limites legais e da responsabilidade fiscal”, finaliza a nota emitida pela Sead.”, informa a nota.
De acordo com o Sindicato, a paralisação comprometeu os atendimentos de registro de veículos, vistorias, emissão de documentos e, em menor grau, os serviços de habilitação. Ainda segundo estimativas do Sinai, atualmente o Detran-RN conta com cerca de 570 trabalhadores, dos quais entre 360 e 380 são efetivos. A estimativa do sindicato é que pelo menos 80% destes tenham aderido ao movimento de paralisação da categoria.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Tremor de terra atinge Currais Novos e é sentido por moradores
09/07/2025

Foto: reprodução
Um tremor de terra foi registrado no município de Currais Novos (RN) na última segunda-feira (7). O evento ocorreu às 15h38 UTC (12h38 no horário de Brasília) e teve magnitude preliminar de 1.8 na escala Richter, segundo dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).
O abalo foi sentido por moradores da região, que relataram rachaduras em paredes de residências. Apesar da baixa magnitude, o fenômeno gerou preocupação entre os habitantes do município.
O último registro sísmico no estado havia ocorrido em 30 de junho, no município de João Câmara, com magnitude de 1.3 mR. Ambos os eventos fazem parte da atividade natural da região, que historicamente apresenta episódios sísmicos esporádicos.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando continuamente a atividade sísmica no estado do Rio Grande do Norte e em toda a região Nordeste do país. Todas as ocorrências são analisadas e divulgadas em tempo real por meio do portal do laboratório e redes oficiais.Um tremor de terra foi registrado no município de Currais Novos (RN) na última segunda-feira (7). O evento ocorreu às 15h38 UTC (12h38 no horário de Brasília) e teve magnitude preliminar de 1.8 na escala Richter, segundo dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).
O abalo foi sentido por moradores da região, que relataram rachaduras em paredes de residências. Apesar da baixa magnitude, o fenômeno gerou preocupação entre os habitantes do município.
O último registro sísmico no estado havia ocorrido em 30 de junho, no município de João Câmara, com magnitude de 1.3 mR. Ambos os eventos fazem parte da atividade natural da região, que historicamente apresenta episódios sísmicos esporádicos.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando continuamente a atividade sísmica no estado do Rio Grande do Norte e em toda a região Nordeste do país. Todas as ocorrências são analisadas e divulgadas em tempo real por meio do portal do laboratório e redes oficiais.
Essa publicação é um oferecimento
Potiguar é procurado após matar apresentador de TV com furadeira em SP
09/07/2025

Foto: Reprodução
Um potiguar natural da cidade de Ipueira, distante cerca de 309 quilômetros de Natal (RN), está sendo procurado pela Polícia Civil de Várzea Paulista (SP), após matar o apresentador de televisão Luiz Flávio de Brito, conhecido como “Fiscal do Povo”. O caso aconteceu no último domingo (06), em Várzea Paulista (SP).
O suspeito foi identificado como Yuk Bayard Costa. Os dois teriam brigado e entrado em luta corporal na Rua Argenta, no bairro Jardim Itália.
Durante a confusão, Yuk teria golpeado Luiz Flávio na cabeça com uma furadeira. Depois da agressão, o suspeito fugiu do local, levando a arma do crime, deixando somente um cabo plástico no chão.
De acordo com a Polícia Militar (PM), Luiz Flávio foi socorrido já desacordado e encaminhado ao Hospital São Vicente, em Jundiaí. Ele teve morte cerebral confirmada na segunda.
Yuk Bayard Costa está foragido.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento










