Mundo

Mundo

Ex-jogador de futebol Daniel Alves é filmado durante pregação em igreja; ele foi absolvido da condenação por estupro

28/10/2025

O ex-jogador de futebol Daniel Alves foi filmado enquanto pregava em uma igreja evangélica pentecostal da cidade de Girona, na Espanha. Desde que deixou a prisão, em março de 2024, Daniel tem mantido perfil discreto e compartilhado mensagens religiosas nas redes sociais. Sua biografia no Instagram agora o descreve como “Discípulo de Cristo Jesús”.

O vídeo, que viralizou nesta segunda-feira (27), foi registrado no domingo (26). Nas imagens, é possível ver que o baiano estava sentado no banco da frente da congregação e tomou a fala após ser chamado pelo pastor que conduzia o culto.

“É preciso ter fé. Eu sou uma prova disso, porque aquilo que Deus promete é o que Deus cumpre”, afirmou o ex-atleta, em espanhol.

Em seguida, Daniel Alves cita o pastor como um “mensageiro de Deus”, diz que ele foi responsável por levá-lo à igreja, e fala de racismo em tom de humor.

“Quando ele veio falar comigo, eu disse: ‘Eu não gosto de negro”. Mas era em tom de brincadeira. Depois, eu mesmo disse: ‘Sim, eu gosto de negro’, afirmou.

Processo e absolvição

Daniel ficou preso por 14 meses, após ser acusado de agressão sexual por uma jovem de 23 anos em uma boate de Barcelona, em 31 de dezembro de 2022. Ele foi detido em janeiro de 2023 e condenado, em fevereiro de 2024, a quatro anos e meio de prisão, além de multa de 150 mil euros e restrição de aproximação da vítima.

Daniel Alves foi absolvido da condenação por estupro em março deste ano. No início de outubro, a modelo espanhola Joana Sanz, esposa dele, anunciou o nascimento do filho do casal. Os dois seguem morando no país.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Metrópoles Esportes (@metropolesesportes)

Relembre apuração da suspeita de estupro

A denúncia contra Daniel Alves veio à tona em janeiro de 2023, quando a Polícia de Barcelona afirmou que estava apurando uma queixa por “importunação sexual” contra o brasileiro. O jogador negou e, em entrevista a uma TV espanhola, disse que nem sequer conhecia a jovem que fazia acusação.

O baiano afirmou que, de fato, estava na discoteca em questão na noite da denúncia, em 30 de dezembro de 2022. Mas negou qualquer contato com a denunciante. Ele mudou de versão três vezes depois disso.

Promotoria de Barcelona recorre de absolvição a Daniel Alves

No entanto, a absolvição anunciada no dia 28 de março não significou o fim do caso. O Ministério Público de Barcelona recorreu em maio e o recurso se uniu ao já apresentado pela defesa da vítima em abril, que reabriu o caso judicialmente.

Agora, Daniel Alves voltará a ser julgado, desta vez no Tribunal Supremo da Espanha, a instância mais alta da Justiça do país. A data, no entanto, ainda não foi divulgada.

Nascimento do mais novo filho

O filho do ex-jogador de futebol com a modelo espanhola Joana Sanz nasceu no dia 1º de outubro. A informação foi divulgada pela mãe nas redes sociais, nove dias após o parto.

O bebê é o primeiro filho do casal. A gravidez foi anunciada publicamente em março deste ano, pouco depois de Daniel Alves ser absolvido. O nome da criança não foi divulgado.

Em um longo desabafo sobre a exposição da família, a influenciadora citou compartilhamentos de informações sobre o bebê sem a vontade dos pais.

“Decidimos que não publicaremos nada sobre o nosso bebê e faremos todo o possível para protegê-lo da mídia. O que não pode ser visto, não pode ser estragado”, destacou a modelo, na ocasião.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Metrópoles Esportes (@metropolesesportes)

G1/CNN Brasil/Foto: Reprodução/Rede social

 

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Mundo

Trump afirma ter deportado 500 mil imigrantes ilegais, mas muitos nem chegaram a entrar nos EUA

28/10/2025

Foto: Reprodução

 

O governo de Donald Trump anunciou que mais de 500 mil imigrantes sem documentação foram deportados desde o início do segundo mandato, em janeiro. Mas atenção: parte desse número inclui pessoas que nem chegaram a entrar de fato nos Estados Unidos.

Os dados divulgados pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) englobam deportações feitas por várias agências, incluindo o ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) e a CBP (Alfândega e Proteção de Fronteiras), e também aqueles barrados na fronteira ou em portos de entrada. Ou seja, gente que nunca teve residência legal no país.

Mesmo com o avanço, autoridades internas continuam frustradas. A meta da Casa Branca é um milhão de deportações por ano, mas o ritmo ainda fica abaixo do esperado. Segundo o governo, decisões de juízes considerados “ativistas” e ameaças às forças de segurança dificultam o cumprimento do plano.

A porta-voz do DHS, TriciaMcLaughlin, defendeu o desempenho das equipes: “Fechamos a fronteira e alcançamos avanços históricos para prender e deportar estrangeiros ilegais que invadiram nosso país”, disse.

Essa publicação é um oferecimento

BARRACÃO DO MARCELO

Mundo

VÍDEO: Trump elogia Bolsonaro antes de reunião com Lula e ignora pergunta sobre nome do ex-presidente na pauta: “Não é da sua conta”

26/10/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

No encontro em Kuala Kampur, na Malásia, o presidente Lula da Silva (PT) teve que ouvir Donald Trump elogiar Jair Bolsonaro (PL) e lamentar a perseguição que o ex-presidente enfrenta no Brasil.

“Sempre gostei dele. Me sinto muito mal pelo que aconteceu com ele. Sempre achei que ele era um cara honesto, mas ele já passou por muita coisa, já passou por muita coisa”, disse Trump

À pergunta da repórter da Globo se Bolsonaro estaria na pauta de conversa com o petista, Trump respondeu à jornalista: “Não é da sua conta”. No momento da pergunta, Lula fez um gesto de quem não gostou do questionamento.

 

Com informações de BZ Notícias

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Mundo

Dois suspeitos de participação no roubo histórico no Louvre são presos na França

26/10/2025

Foto: AP – Thomas Padilla

 

As autoridades francesas prenderam dois suspeitos de envolvimento no assalto ao Museu do Louvre, ocorrido há uma semana. As detenções aconteceram na noite de sábado (25).

Um dos homens foi capturado no aeroporto Charles-de-Gaulle, em Paris, quando tentava embarcar para a Argélia. O outro foi preso na região metropolitana da capital, supostamente prestes a fugir para o Mali.

Segundo o Le Parisien, ambos têm cerca de 30 anos, são da região de Seine-Saint-Denis e já eram conhecidos da polícia por envolvimento em furtos. As investigações indicam que eles possam ter atuado a mando de terceiros.

A apuração está sob responsabilidade da Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) e do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC), com cerca de 100 investigadores mobilizados.

Os dois suspeitos foram levados à polícia judiciária de Paris e podem permanecer sob custódia por até 96 horas.

 

Com informações de UOL e RFI

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

Tarifas podem ser negociadas muito rapidamente, diz Trump sobre reunião com Lula

26/10/2025

Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

 

O presidente Donald Trump afirmou a jornalistas, na entrada da reunião com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que as tarifas impostas ao Brasil podem ser negociadas muito rapidamente. O encontro aconteceu Kuala Lampur, na Malásia, na tarde deste domingo (26) no horário local (manhã de domingo no Brasil).

“A circunstância com a qual estamos lidando agora ainda será discutida, e eu acho que provavelmente chegaremos a uma conclusão bem rápido. Nós nos conhecemos, sabemos o que cada um quer. Acho que chegaremos a uma conclusão”, disse ele.

Ainda antes da reunião, questionado se as penas contra o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, eram uma das condições para as negociações com o governo brasileiro, o líder americano disse que isso não era da conta dos jornalistas. “Eu gosto de Bolsonaro. Ele é um bom sujeito. Nós ficamos incomodados com as penas contra ele”, afirmou Trump.

Membros do governo brasileiro afirmaram após o encontro, porém, que o ex-presidente foi um assunto brevemente tocado na conversa, sendo mencionado por Lula apenas para deixar claro que Bolsonaro foi julgado pelo Judiciário brasileiro, um órgão independente.

Embora o encontro estivesse acertado há dias, e tenha ocorrido nessa tarde, a reunião permaneceu fora da agenda oficial da presidência para evitar que, caso ocorresse algum imprevisto, o governo brasileiro ficasse em posição sensível.

A apreensão foi semelhante à vivida pelo governo durante a organização da reunião. A preferência para que fosse em um país terceiro se deu devido ao temor de que Trump seria uma figura imprevisível, e que uma visita a Washington para discutir o problema poderia colocar Lula em uma situação inadequada.

O medo era de que o americano fizesse uma espécie de emboscada para o brasileiro, a exemplo do que fez com outros líderes europeus na Casa Branca. Os dois presidentes participam como convidados na Malásia da cúpula da Asean (Associação dos Países do Sudeste Asiático, em português).

O encontro também foi precedido por apreensão do governo devido a falas de Lula em seu giro pela Ásia. Quando passou por Jacarta, na Indonésia, o presidente tocou em temas sensíveis para os americanos, como a Venezuela, e criticou o protecionismo do país sem citar Trump nominalmente.

Em conversa com jornalistas, Lula disse que traficantes são “vítimas” de usuários de drogas, referindo-se aos ataques dos EUA a embarcações da Venezuela.

Em conversa com jornalistas logo após decolar, Trump afirmou que poderia diminuir as tarifas do Brasil “sob circunstâncias certas”. Já Marco Rubio, ao falar com a imprensa a bordo do Air Force One após a saída do Catar, disse que é melhor para o Brasil, a longo prazo, que o país seja parceiro comercial dos EUA, e não da China.

O secretário de Estado afirmou ainda que questões políticas podem estar ligadas ao possível acordo com o Brasil.

“Obviamente, temos alguns problemas com o Brasil, particularmente com a forma como eles têm tratado alguns de seus juízes, com o setor digital nos Estados Unidos, com os indivíduos localizados nos Estados Unidos, por meio de postagens nas redes sociais. Teremos que resolver isso também”, disse ele.

“Isso se tornou um problema em tudo isso. Mas o presidente vai explorar se há maneiras de resolver tudo isso, porque achamos que será benéfico fazê-lo. Vai levar algum tempo.”

 

Folhapress

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Mundo

Lula diz que teve ‘ótima reunião’ com Trump e anuncia retomada imediata das negociações sobre tarifas

26/10/2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nas redes sociais que teve uma “ótima reunião” com o americano Donald Trump neste domingo (26), na Malásia. Segundo o brasileiro, o encontro foi “franco e construtivo” e serviu para tratar da agenda comercial e econômica bilateral. Lula destacou que as equipes de ambos os países vão se reunir “imediatamente” para buscar soluções sobre tarifas e sanções aplicadas a autoridades brasileiras.

A reunião ocorreu no Centro da Cidade de Kuala Lumpur (KLCC), às 15h30, horário local (4h30 de Brasília), e durou cerca de 50 minutos. Foi o primeiro encontro presencial entre os dois desde uma breve conversa durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, e acontece no contexto das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros impostas pelos EUA e das sanções a autoridades brasileiras relacionadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No encontro, Lula afirmou não haver assunto proibido e pediu que o tarifaço fosse suspenso enquanto durassem as negociações. Estiveram ao lado do presidente brasileiro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor do Ministério do Desenvolvimento, Márcio Elias Rosa, e o diplomata AudoFaleiro, ligado ao assessor especial da presidência, Celso Amorim. Pelo lado americano, participaram o secretário de Estado Marco Rubio, o secretário do Tesouro Scott Bessent e o representante de Comércio JamiesonGreer.

Na primeira parte do encontro, os líderes conversaram com a imprensa por cerca de 10 minutos. Questionado sobre a possibilidade de redução das tarifas, Trump disse que o assunto seria discutido: “Sabemos o que cada um quer”. O americano afirmou ainda ser uma “honra” estar com Lula e que provavelmente fariam “alguns bons acordos”.

 

Com informações do O Globo

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Mundo

Trump autoriza envio do maior porta-aviões do mundo para a América Latina

25/10/2025

Os Estados Unidos elevaram o tom nesta sexta-feira (24) nas ações militares que Donald Trump tem ordenado contra o narcotráfico. Um dos principais grupamentos navais americanos foi deslocado para a América Latina.

O Gerald Ford é o maior e mais poderoso porta-aviões do mundo. Ele pode transportar 5 mil militares e 75 aviões e helicópteros. Destroyers também fazem parte do grupo de ataque. O porta-aviões está no Mediterrâneo, perto da costa da Croácia. Deve levar de sete a dez dias para chegar ao Caribe.

Ele vai se juntar a oito navios de guerra, um submarino nuclear, caças F-35 e 10 mil soldados que já estão na região, em uma escalada de tensão sem precedentes com a Venezuela. O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, publicou nas redes sociais:

“A presença reforçada das forças americanas na área de responsabilidade do Comando Sul reforçará a capacidade dos Estados Unidos de detectar, monitorar e desmantelar atividades e atores ilícitos que comprometam a segurança e a prosperidade dos Estados Unidos e nossa segurança no Ocidente”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Nacional (@jornalnacional)

O Comando Sul é responsável por uma área que engloba 31 países da América Central, América do Sul e Caribe. Inclui Venezuela, Colômbia e Trinidad e Tobago – países de onde eram alguns dos suspeitos que estavam nos barcos bombardeados pelo Exército americano.

Nesta sexta-feira (24), o secretário de Guerra, Pete Hegseth, divulgou imagens de mais um ataque a um barco no Caribe. Seis pessoas morreram. Hegseth disse que o barco estava sendo conduzido por integrantes do cartel Tren de Aragua, da Venezuela. Desde setembro, foram dez ataques: oito no Caribe e dois, esta semana, no Pacífico. Quarenta e três pessoas morreram.

 

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Lula diz que ainda não há exigências de Trump e aposta em acordo para encerrar tarifaço

25/10/2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (25) que o governo brasileiro ainda não recebeu nenhuma exigência formal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à redução ou retirada do tarifaço imposto contra o Brasil. Segundo Lula, o diálogo entre os dois países será o caminho para encontrar uma solução equilibrada. “Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Pode ficar certo que vai ter uma solução”, disse o petista, em Kuala Lumpur, na Malásia.

As declarações de Lula ocorreram após Trump afirmar que está “aberto a rever as tarifas” sobre produtos brasileiros, desde que certas condições sejam atendidas. O americano falou com jornalistas ainda a bordo do Air Force One, pouco depois de deixar Washington rumo à Malásia. “Sim, sob as circunstâncias certas, seguramente”, declarou, ao ser questionado sobre a possibilidade de flexibilizar o tarifaço.

O encontro entre Lula e Trump está previsto para este domingo (26), no Centro de Convenções de Kuala Lumpur, em um campo neutro escolhido para o diálogo entre os dois líderes. O presidente brasileiro ponderou que o acordo pode não sair de imediato, mas demonstrou otimismo com o avanço das negociações. “Espero que role. Vim aqui com disposição para que a gente possa encontrar uma solução”, afirmou.

As equipes diplomáticas dos dois governos ainda discutem detalhes sobre o formato da reunião e se haverá uma sessão aberta à imprensa. O entorno de Lula busca evitar situações de constrangimento público, mas auxiliares do Planalto afirmam esperar uma conversa cordial, como nas últimas interações entre os dois chefes de Estado.

 

Com informações do Estadão

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Mundo

Lula chega na Malásia onde pode se reunir com Trump no fim de semana

25/10/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Kuala Lumpur, capital da Malásia, nesta sexta-feira (24) para participar da cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), podendo também se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Uma autoridade da Casa Branca, afirmou na quarta-feira (22) que Trump “está interessado em encontrar o presidente brasileiro”, na Malásia.

Lula disse nesta sexta-feira (24) que está confiante na possibilidade de conseguir fechar um acordo para solucionar a crise tarifária com os Estados Unidos, mas reconheceu que “isso não vai acontecer na reunião que deverá ter com Donald Trump no fim de semana”, ainda sem confirmar totalmente a bilateral.

O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos EUA, desde que os dois chefes de Estado se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

O presidente brasileiro estava na Indonésia, onde realizou uma visita de Estado em uma viagem de quatro dias pelo Sudeste Asiático

Em Jacarta, capital indonésia, como parte da agenda, Lula se reuniu com o presidente indonésio, PrabowoSubianto, os dois assinarão atos e memorandos de cooperação entre os países.

 

CNN /Foto: Ricardo Stucker

Essa publicação é um oferecimento

POUSADA PARAISO - JOÃO CÂMARA/RN

Mundo

Flávio Bolsonaro sugere que EUA ataquem barcos com drogas na Baía de Guanabara

24/10/2025

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado e Andrew Caballero-Reynolds / AFP

 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes sociais nesta quinta-feira (21) para sugerir ao secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, que “ajudasse” o Brasil no combate ao tráfico de drogas pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou uma publicação de Hegseth em que o secretário do governo Donald Trump informa que o Departamento de Guerra atacou uma embarcação de uma organização terrorista no Pacífico Leste.

’Que inveja’

Na publicação, Hegseth compartilha um vídeo do momento do ataque. Ao compartilhar o conteúdo, Flávio escreveu: “Que inveja. Você não gostaria de passar alguns meses aqui nos ajudando a combater essas organizações terroristas?”.

 

R7

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Mundo

Trump confirma: ataques terrestres á Venezuela estão prontos para começar

24/10/2025

Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

 

Durante uma coletiva nesta quinta-feira (23), o presidente Donald Trump confirmou que os Estados Unidos se preparam para ataques terrestres na Venezuela, intensificando a ofensiva contra o regime de Nicolás Maduro.

“Eles veem que algo vai acontecer, e estão certos — algo muito sério vai acontecer, o equivalente do que está ocorrendo por mar”, declarou Trump.

Segundo o republicano, o Congresso norte-americano será apenas “informado das ações”, e não consultado para aprovação. A fala gerou reações internacionais e aumentou a tensão diplomática na América do Sul.

O Pentágono ainda não detalhou o alcance das operações, mas fontes indicam que a estratégia inclui intervenções combinadas por terra e mar, com o objetivo declarado de “salvar vidas e restabelecer a democracia”.

 

Folha do Estado

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Mundo

Lula ganha festa de aniversário antecipada na Indonésia

24/10/2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta 5ª feira (23) de uma celebração antecipada de seus 80 anos durante viagem oficial à Indonésia. A comemoração ocorreu no Palácio Presidencial Merdeka, em Jacarta, durante um banquete de Estado oferecido pelo presidente indonésio, PrabowoSubianto.

Inicialmente, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) informou que se tratava apenas da festa de aniversário do presidente indonésio. No entanto o evento acabou uma homenagem para ambos. Subianto completou 74 anos em 17 de outubro, e o petista chegará aos 80 na próxima 2ª feira (27.out).

comemoração, Lula vestia uma camisa de manga longa vermelha tradicional da cultura indonésia, conhecida como Batik. Conforme informações da Unesco, o tecido é conhecido como Patrimônio Cultural Imaterial e simboliza beleza artística e conforto.

 

Poder 360/ND+

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Mundo

Night Stalkers: quem é o grupo de elite dos EUA visto perto da Venezuela e que atuou na morte de Bin Laden

24/10/2025

Foto: Departamento de Defesa dos EUA

 

Helicópteros militares dos Estados Unidos, conhecidos como “Night Stalkers”, foram vistos sobrevoando a região do Caribe, perto da costa da Venezuela.

A aparição de helicópteros chamou a atenção por um motivo que vai além das tensões com a Venezuela. As aeronaves faziam parte dos “Night Stalkers”, uma unidade de elite do Exército americano especializada em operações secretas e complexas. Em 2011, o grupo teve papel importante na ação que matou o terrorista Osama Bin Laden, no Paquistão.

A presença da tropa de elite é mais um elemento que dá o tom da tensão entre o presidente americano, Donald Trump, e o ditador venezuelano, Nicolás Maduro.

O jornal americano The Washington Post foi o primeiro a noticiar que as aeronaves foram avistadas no mar caribenho, no começo do mês.

Uma autoridade a mericana disse ao jornal que os helicópteros faziam um treinamento na região. Eventualmente, podem se envolver em operações contra traficantes de drogas no mar ou dentro da Venezuela, caso o presidente Donald Trump autorize a missão.

Ainda segundo uma análise do Washington Post, imagens de redes sociais indicam que as aeronaves sobrevoaram a região costeira de Trinidad e Tobago, a 145 quilômetros da costa venezuelana.

Quem são os “Night Stalkers”?

Os helicópteros avistados fariam parte do 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos, conhecido por realizar operações de precisão em baixa visibilidade.

Os Night Stalkers são a principal unidade de aviação para operações especiais do Exército americano, cujo objetivo é exclusivamente apoiar missões em ambientes complexos, de difícil acesso e alta ameaça.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SARGENTO GONÇALVES (LAGARTÃO ?) (@sargentogoncalves22)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SARGENTO GONÇALVES (LAGARTÃO ?) (@sargentogoncalves22)

CNN Brasil/ Foto: Departamento de Defesa dos EUA

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Mundo

Cometa verde raro passará pela Terra e será visível no Brasil: quando e onde ver

24/10/2025

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

 

Um cometa raro descoberto recentemente vai se aproximar da Terra e poderá ser visto em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Conhecido como Lemmon, ele é considerado um dos mais brilhantes do ano, e sua observação será possível a olho nu, dependendo das condições do céu.

O cometa C/2025 A6 passará pela Terra entre outubro e novembro, em um evento raríssimo. Segundo a NationalGeographic, esta será sua primeira e única aparição em mais de mil anos.

O corpo celeste foi descoberto recentemente, em 3 de janeiro de 2025 por especialistas do observatório MountLemmon, localizado no Arizona (EUA).

Além de possuir uma cauda dupla, formada por gás, gelo e poeira, é considerado um dos mais lindos e brilhantes que passarão próximos à Terra.

O cometa apresenta coloração verde, por isso recebeu o nome Lemmon (limão, em inglês). Isso ocorre devido à presença de moléculas de carbono diatômico em sua estrutura, que, ao serem excitadas pela luz solar, emitem luz verde.

Visível no Brasil.

De acordo com o site Star Walk, especializado em astronomia, a visibilidade será maior no Hemisfério Norte, mas também poderá ocorrer no céu brasileiro durante seu pico de brilho.

Entre 31 de outubro e 1º de novembro, em pleno Halloween, o cometa atingirá seu pico de luminosidade.

No Brasil, o momento ideal para observação será após o pôr do sol, entre 18h30 e 20h, no horário de Brasília.

O uso de binóculos é recomendado por especialistas. O Star Walk relata que “será possível avistar um ponto nebuloso com um núcleo mais brilhante e uma cauda curta apontando para longe do Sol”.

A olho nu. Dependendo das condições do céu, o cometa poderá ser visto sem equipamentos. Locais com céu limpo, sem nuvens, afastados das grandes cidades e sem luz artificial proporcionam a melhor experiência.

Embora o pico de luminosidade ocorra entre 31 de outubro e 1º de novembro, o cometa permanecerá visível até 17 de novembro, ainda que com menor intensidade.

 

UOL/Foto: Ilustrativa /IA

 

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Mundo

Governo russo diz que EUA são inimigos e ‘entraram de vez no caminho da guerra’

23/10/2025

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev, aliado de Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (23) que os Estados Unidos são inimigos da Rússia e que o governo Trump “entrou de vez no caminho da guerra” contra o país.

“O cancelamento da cúpula em Budapeste por Trump. Novas sanções contra o nosso país por parte dos EUA. O que mais? Haverá novas armas, além dos infames [mísseis] ‘Tomahawks’? (…) Os EUA são nosso inimigo, e o seu falastrão ‘pacificador’ [Trump] agora entrou de vez no caminho da guerra contra a Rússia. (…) As decisões tomadas são um ato de guerra contra a Rússia. E agora Trump se solidarizou completamente com a insana Europa”, afirmou Medvedev.

As novas ameaças de Medvedev, que também é vice-presidente do Conselho de Segurança russo, ocorrem após sanções econômicas do Tesouro americano contra as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia por conta “da recusa do presidente Putin em encerrar essa guerra sem sentido”, segundo o governo americano.

As sanções econômicas foram adotadas após o cancelamento de um novo encontro entre Trump e Putin para discutir o fim da guerra da Ucrânia, que completará quatro anos em fevereiro, e podem conotar certa frustração do presidente dos EUA com a dificuldade de negociar com o líder russo.

As sanções impostas pelo governo dos EUA à Rússia na quarta-feira (22) atingiram as petrolíferas russas Lukoil e Rosneft— as maiores do país — e ocorre em meio ao crescente descontentamento de Trump com o presidente Vladimir Putin em relação ao conflito. Esta foi a primeira rodada de sanções aplicada à Rússia devido à guerra contra a Ucrânia no segundo mandato de Donald Trump.

Também na quarta-feira, a Rússia realizou um grande exercício militar com uso de armas nucleares. Segundo o governo russo, foram lançados mísseis balísticos com capacidade de carregar ogivas nucleares a partir de bases terrestres, submarinos e aeronaves. Alguns dos mísseis utilizados têm alcance para atingir os EUA.

Em julho, Medvedev havia dito que “cada novo ultimato de Trump é mais um passo em direção à guerra” contra os EUA após o republicano ter dado um prazo “de 10 a 12 dias” para a Rússia aceitar um cessar-fogo no conflito, sob ameaças de aplicar tarifas de 100% sobre o país. No final das contas, a trégua não foi aceita e as tarifas, aplicadas.

 

g1/ Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images /Foto Trump: EPA

 

Essa publicação é um oferecimento

POUSADA PARAISO - JOÃO CÂMARA/RN

Mundo

Lula diz que disputará as eleições de 2026 durante visita à Indonésia: “Eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato”

23/10/2025

Foto: Ricardo Stuckert

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na madrugada desta quinta-feira (23), que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República.

A declaração foi feita durante discurso ao lado do presidente da Indonésia, PrabowoSubianto, em visita de Estado ao Palácio Merdeka, em Jacarta.

“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, disse Lula.

“Meu mandato termina no final de 2026, mas nós estamos preparados para disputar outras eleições”, completou o mandatário.

A afirmação foi feita após Lula comentar a relação bilateral entre Brasil e Indonésia e destacar que pretende aprofundar os laços comerciais e diplomáticos entre os dois países nos próximos anos.

A declaração ocorre em meio à agenda internacional do presidente pelo Sudeste Asiático.

 

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

Janja recebe Lula em hotel onde ficarão hospedados na Indonésia

23/10/2025

A primeira-dama Janja Lula da Silva recebeu nesta 4ª feira (22.out.2025) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no hotel em que ficarão hospedados durante visita à Indonésia. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a mulher do petista aparece fazendo gestos de coração com as mãos. Em seguida ela abraça e beija Lula, assim que ele entrou no saguão do hotel.

O presidente desembarcou em Jacarta (Indonésia) por volta das 18h desta 4ª feira (22.out) no horário local –8h no horário de Brasília. O Poder360 apurou que Janja chegou algumas horas antes de Lula. Os compromissos do chefe do Executivo do país começam na 5ª feira (23.out) e seguem até a 6ª feira (24.out), quando o petista segue para a Malásia.

Janja esteve nos últimos dias em Paris representando o governo brasileiro no “Seminário Internacional Diálogos Transatlânticos: Transição energética, educação ambiental e ODS”, a convite da Associação AutresBrésils. Antes, ela passou 4 dias em Roma, onde acompanhou Lula no Fórum Mundial da Alimentação, evento organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).

Em 12 de outubro, o presidente Lula publicou decreto aumentando os poderes de Janja no Gabinete Pessoal da Presidência. A medida oficializa que ela agora pode contar com funcionários, cargos comissionados e orçamento próprio para desenvolver projetos e participar de representações oficiais. Além disso, as ações e viagens oficiais da primeira-dama passam a ter respaldo jurídico.

A visita de Lula à Ásia, a 6ª de seu atual mandato, busca fortalecer as parcerias estratégicas com os países do Sudeste Asiático e ampliar a presença do Brasil na região.

 

Poder360/ Foto: Reprodução

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Mundo

Idosa de 83 anos pula de bungee jump no ponto mais alto da Índia e impressiona

22/10/2025

Uma mulher de 83 anos, natural do Reino Unido, protagonizou um momento que rapidamente se tornou viral nas redes sociais: ela realizou o salto de bungee jump no ponto mais alto da Índia, localizado em Shivpuri, Rishikesh (Uttarakhand), demonstrando que idade não define limites para a aventura.

No vídeo compartilhado pelo operador do salto, é possível vê-la dançando com alegria na plataforma, visivelmente animada antes de se preparar para o salto. Com os braços abertos e um sorriso no rosto, ela salta confiantemente, flutuando no ar num movimento que evocou comparações com uma bailarina em voo.

A plataforma de bungee jump de Shivpuri chega a aproximadamente 83 metros de altura — o que a torna a mais alta do país para esse tipo de atividade.

A repercussão foi imediata. Comentários de admiração inundaram as redes: “Ela está em seu próprio mundo, aproveitando o momento” ou “Veja como seus braços se movem como uma bailarina no ar”, foram alguns dos elogios. Muitos destacaram que o salto é um lembrete de que “idade é apenas um número”.

Mais do que um salto físico, a ação representa uma quebra de estereótipos sobre envelhecimento e uma afirmação de que a vontade de viver intensamente permanece, independentemente dos anos. Para muitos, esse salto não foi apenas sobre adrenalina, mas sobre liberdade, escolha e entrega ao momento.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Paulo Mathias (@paulomathias)

zaz.br/Foto: reprodução

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Mundo

Eduardo Bolsonaro escapa de cassação no Conselho de Ética; PT e PSOL sofrem derrota histórica

22/10/2025

Foto: Reprodução/Youtube

 

O Conselho de Ética da Câmara arquivou, nesta quarta-feira (22), o pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O relator Marcelo Freitas (União-MG) considerou que as declarações do deputado estão protegidas pela imunidade parlamentar, com 11 votos a favor e 7 contra a ação apresentada pelo PT.

A acusação do PT afirmava que Eduardo teria quebrado decoro parlamentar ao atacar instituições como o STF e tentar pressionar autoridades estrangeiras para impor sanções contra o Brasil, incluindo tarifas, cancelamento de vistos e medidas contra o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, com base na Lei Magnitsky, defendidas por Eduardo em defesa das ações do governo Trump.

Para Marcelo Freitas, parlamentares têm o direito de se manifestar livremente, tanto no Brasil quanto no exterior, e não podem ser responsabilizados por decisões de governos estrangeiros. “Estou defendendo o direito legítimo de qualquer parlamentar se manifestar livremente”, disse o relator, que prometeu proteger “com todas as forças de sua alma” essa liberdade. Já Chico Alencar (PSOL-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ) classificaram o arquivamento como “uma vergonha” e prometem recorrer no plenário.

Apesar de escapar da cassação, Eduardo ainda corre risco de perder o mandato por faltas. Desde julho, ele acumula ausências não justificadas, e o limite é 33% das sessões. O deputado também responde a outras representações e é investigado no STF e pela PGR por crimes contra a soberania nacional, incluindo tentativa de influenciar processos contra o pai usando sanções dos EUA.

 

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Mundo

Presidente eleito diz que Bolívia “respira ventos de mudança e renovação”

20/10/2025

Foto: Reprodução 

 

Eleito presidente da Bolívia neste domingo (19.out.2025), Rodrigo Paz Pereira (Partido Democrata Cristão, centro-direita) disse em seu discurso de agradecimento que o país “respira ventos de mudança e renovação para seguir em frente”.

Em um pronunciamento depois do anúncio do resultado da eleição, Paz afirmou que “Deus, pátria e família” são a base de uma visão que ele e seu vice-presidente, Edman Lara, têm “para o país e para todos os bolivianos”.

“Manter uma relação próxima com um dos governos mais influentes do mundo é parte essencial das soluções que precisamos implementar e da forma como iniciaremos este governo com firmeza. Com as mãos estendidas dentro do país, do Parlamento ao setor privado e às diversas organizações nacionais, compartilhamos um mesmo propósito: abrir a Bolívia ao mundo”, disse Paz.

A vitória de Paz encerra 20 anos de hegemonia da esquerda liderada pelo MAS (Movimento ao Socialismo) que governou o país desde 2006 sob liderança de Evo Morales e, depois, de Luis Arce, e marca uma guinada de centro-direita no cenário político boliviano.

A Bolívia enfrenta uma crise econômica, com inflação elevada (23,32% em setembro), reservas cambiais baixas e escassez de combustíveis e produtos básicos, o que culminou na baixa popularidade de Arce.

Paz derrotou Jorge “Tuto” Quiroga (Aliança Livre, direita) no 2º turno. O senador e ex-prefeito de Tarija teve 54,6% dos votos contra 45,39% de Quiroga, segundo resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia.

A posse do novo presidente está marcada para 8 de novembro.

Rodrigo Paz Pereira, 58 anos, nasceu em Santiago de Compostela, na Espanha, durante o exílio de sua família. Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora (1989-1993), iniciou sua carreira política no início dos anos 2000. É senador e ex-prefeito de Tarija em 2015 e 2020. Formado em relações internacionais, tem especialização em economia, e mestrado em gestão política pela American University, em Washington D.C.

Sua campanha defende um modelo de “capitalismo para todos”, com foco na formalização da economia, combate à corrupção e reformas institucionais para limitar a reeleição e fortalecer a Justiça.

 

Poder360

 

Essa publicação é um oferecimento

POUSADA PARAISO - JOÃO CÂMARA/RN

Próxima Última página