Notí­cias

Notí­cias

Brasil pode registrar neve pela primeira vez no ano

29/05/2025

Arvoes e gramas com gelo e orvalho.

O Brasil pode ter neve pela primeira vez no ano entre a noite desta quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29).

A previsão de neve é para as serras gaúchas e catarinense, além do sul do Brasil, como Paraná, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia também: Chuvas intensas no RN: Inmet faz alerta para 50 cidades

As mínimas devem ficar abaixo de zero grau na serra de Santa Catarina. Em São Joaquim, muitos turistas foram à cidade na expectativa de ver o fenômeno. Os hotéis e pousadas da cidade estão com 90% de ocupação.

 

Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

AABB - JOÃO CÂMARA

Notí­cias

VÍDEO: Veja buscas na mansão de MC Poze do Rodo ao ser preso por elo com o Comando Vermelho

29/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Metro?poles (@metropoles)

Equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, prenderam temporariamente o cantor Marlon Brendon Coelho Couto, conhecido como MC Poze do Rodo. As investigações apontam para uma sólida relação do artista com integrantes da cúpula da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

O funkeiro é presença constante em festas realizadas pelos criminosos dentro de comunidades como o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus, sempre com um arsenal de fuzis sendo exposto em meio à multidão.

As apurações da DRE identificaram que Poze mantinha “ligação sólida” com faccionados, fazendo shows supostamente comprados pelo CV e, com isso, fomentava a lavagem de dinheiro do tráfico.

Os investigadores conseguiram provas robustas para sustentar o pedido de prisão preventiva do artista pelo elo que ele mantém com os criminosos, ajudando, inclusive, a propagar o nome da facção.

Recentemente, Poze comemorou nas redes sociais uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro que determinou a devolução de carros de luxo e joias apreendidos durante uma operação da Polícia Civil, em novembro de 2024.

Carrões e joias

A decisão foi proferida pelo juiz Thales Nogueira, da 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa, que aceitou parcialmente os pedidos da defesa de Poze e de sua esposa, Viviane.

O processo tramita em segredo de Justiça. Entre os itens restituídos, estão veículos de luxo – como uma Land Rover, uma BMW e um Honda HR-V – além de diversas joias.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

Brasileiros trabalham até hoje somente para pagar impostos

29/05/2025

                                                                           Foto: Freepik

 

O brasileiro precisará trabalhar até o dia 29 de maio só para pagar impostos em 2025, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Isso significa que a população praticamente trabalhará apenas para o governo até a próxima quinta-feira, o que totalizará 149 dias.

Isso significa que a tributação, em relação à renda, patrimônio e consumo, levando-se em conta o rendimento médio do brasileiro (média entre a faixas de cálculo no estudo), está atualmente em 40,82%.

E este ano nem foi o recorde registrado pelo IBPT: entre 2016 e 2019, foram necessários 153 dias para pagar as taxas, impostos e contribuições exigidas pelo poder público. No ano passado, essa conta também chegou a 149 dias.

Nesta terça-feira, o Impostômetro, que faz em tempo real o cálculo de impostos, taxas e contribuições, já bateu em R$ 1,617 trilhão.

Além da alta carga tributária, que consome quase cinco meses inteiros dos rendimentos dos brasileiros, outro estudo do IBPT, o Índice de Retorno ao Bem Estar da Sociedade, aponta que o Brasil, entre os 30 países de maior carga no mundo, é aquele que dá o pior retorno à sua população, em relação aos valores arrecadados — com direcionamento à melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o IBPT, hoje se trabalha mais do que o dobro do que se trabalhava na década de 1970, só para pagar a tributação.

O levantamento base para o cálculo do número de dias trabalhados foi feito por faixa de renda, considerando-se o período de maio de 2024 a abril de 2025. Utilizou-se, para fins tributários, a faixa mensal de rendimento de até R$ 3.000,00 (classe baixa), de R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00 (classe média) e acima de R$ 10.000,00 (classe alta).

 

InfoMoney

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Notí­cias

Natal concentra mais de 75% dos empregos criados em abril no RN

29/05/2025

Foto: Alex Regis 

 

Dos 2.927 empregos gerados no Rio Grande do Norte no mês de abril, Natal foi responsável por 75,8% dessas vagas. Os dados foram divulgados na quarta-feira (28), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de abril. O resultado é fruto de 22.089 admissões e 19.162 desligamentos no período no RN.

Na capital potiguar, foram 10.030 contratados e 7.810 demissões, gerando um saldo de 2.220 empregos. É o maior saldo mensal desde o período pré-pandemia. Procurado o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil) comemorou os números de empregos gerados em Natal, no mês de abril.

“Nossa gestão é pautada em ações que estimulem o bom ambiente de negócios e a nossa economia. Assim, vamos impulsionar o setor produtivo e chegar mais próximo do nosso objetivo principal, que é criar cada vez mais meios de renda e de postos de trabalho para os natalenses. Nesse sentido, resultados como o novo Caged indicam que estamos no caminho certo, trabalhando forte para promover o desenvolvimento em nossa cidade e priorizando as pessoas nesse contexto”, afirma o prefeito Paulinho.

O salto dos empregos em Natal foi puxado pelo setor de serviços, que contou com 5.415 admissões e 3.723 desligamentos, produzindo 1.692 novos empregos, o que corresponde a 64,14% do total de trabalhos dessa categoria no Rio Grande do Norte.

Para se ter noção da importância dos números, no mês de março, em Natal, o mesmo setor de serviços fechou com saldo negativo de empregos, com -170. Foram 4.766 admissões e 4.936 desligamentos. Ou seja, houve mais demissões do que contratações.

O setor de serviços é conhecido como o setor terciário da economia brasileira, que vai do papel do comércio de bens à prestação de serviços. O que inclui o comércio, transportes, comunicação, setor de alimentos, administração pública e demais serviços.

O segundo grupo econômico que mais gerou empregos em Natal foi a indústria, no qual apresentou um saldo positivo de 487 postos de trabalho. Com 991 admissões e 504 desligamentos.

 

Tribuna do Norte 

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Notí­cias

Máquina pública ficaria em situação delicada sem alta do IOF, afirma Haddad

29/05/2025

                                                             Foto: Lucio Tavora/Xinhua

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira ter explicado aos presidentes da Câmara e do Senado que o funcionamento da máquina pública ficaria em situação “delicada” sem o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) definido pelo governo.

Haddad se reuniu com Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para discutir a alta do tributo, anunciada pelo governo na semana passada como forma de elevar a arrecadação e equilibrar as contas públicas, em conjunto com um congelamento de gastos públicos.

“São R$ 30 bilhões de cortes de despesas, sendo R$ 10 bilhões de bloqueio e R$ 20 bilhões de contingenciamento, e R$ 20 bilhões de receitas adicionais para cumprir as metas fiscais”, afirmou o ministro.

“Expliquei as consequências em caso de não aceitação da medida [do IOF], o que acarretaria em termos de contingenciamento adicional. Nós ficaremos num patamar bastante delicado do ponto de vista do funcionamento da máquina pública do Estado brasileiro.”

Antes da reunião, Motta classificou o aumento do IOF como infeliz, enquanto Alcolumbre acusou o governo de usurpar poderes com a medida. Questionado sobre uma possível revogação da medida tributária por parte do governo respondeu: “Eu não vim discutir a revogação. O que está sendo discutido é a revogação pelo Congresso.”

A oposição apresentou nos últimos dias uma série de PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) que visam cancela os efeitos da medida do governo. O presidente da Câmara planeja levar o assunto ao colégio de líderes nesta quinta-feira (28), mas disse antes da reunião que a simples derrubada da medida não seria boa para o país.

Haddad disse ter recebido os presidentes das casas do Congresso um pedido de apresentação de “medidas estruturantes, que mexessem com outros aspectos do Orçamento, como gasto primário, gasto tributário”, pensando no médio e no longo prazo.

Implementado na semana passada, o aumento do IOF vem sendo alvo de críticas de setores empresariais e de parlamentares. Na Câmara, até mesmo partidos que integram a base aliada do governo indicaram que poderiam votar favorável ao PDL —foram protocolados mais de 20 projetos desse tipo que miram sustar o decreto do Executivo.

A ideia do encontro entre as autoridades nesta quarta era discutir alternativas ao texto e, assim, evitar que os parlamentares aprovem um projeto que suste os efeitos da norma do Executivo.

 

Folha de S.Paulo

 

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

‘Deus deixou o sertão sem água porque sabia que eu seria presidente’, diz Lula na Paraíba

29/05/2025

                                           Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (28), durante discurso da entrega do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios, na Paraíba, que a histórica seca no Sertão nordestino seria parte de uma missão divina para que ele, um dia, levasse água à região como presidente da República.

A cerimônia marcou a entrega de uma das obras do novo PAC, focada em infraestrutura hídrica da região.  Durante o discurso, Lula lembrou a importância da obra para a região Nordeste.

“Porque era uma obra que muita gente não acreditava que a gente pudesse fazer, porque fazia 179 anos, eu não estou falando de 10 anos, estou falando de 179 anos que se prometia água para essa região”, afirmou Lula, durante o discurso.

“E eu, graças a Deus, descobri uma coisa. Deus deixou o sertão sem água porque ele sabia que eu ia ser presidente da República e que eu ia trazer água para cá. Ele sabia que somente uma pessoa que tinha passado fome, somente uma pessoa que com sete anos de idade carregava pote de água na cabeça”, afirmou o presidente.                      

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

Lula lembrou a importância das obras e disse que a decisão do projeto foi “a mais importante que ele já tomou na vida”.

Mais cedo, ele assinou uma ordem de serviço para ampliação das obras de integração do Rio São Francisco em quatro estados, durante visita a Salgueiro (PE).

O projeto de transposição é a maior obra de infraestrutura hídrica da América Latina, e foi oficialmente lançado em junho de 2007, após décadas de debates sobre a necessidade de levar as águas do “Velho Chico” para regiões historicamente castigadas pela escassez de água.

 

G1

 

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Notí­cias

Senado aprova projeto que proíbe atletas e influencers em anúncio de bets

29/05/2025

                                                                     Foto: Reprodução

 

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (28), projeto que cria regras para publicidade relacionadas às apostas de quotas fixas, conhecidas como bets. A proposta segue agora para a Câmara. O texto impõe uma série de restrições, entre elas uma que proíbe atletas, artistas e influenciadores de participem de peças publicitárias.

A proposta foi aprovada em votação simbólica. Mais cedo, o texto havia passado pela Comissão de Esportes. Para ser votado hoje no plenário, os senadores aprovaram um requerimento de urgência para inclusão da matéria na pauta.

O texto abre exceção para antigos atletas. Profissionais que encerraram a carreira esportiva há, no mínimo, cinco anos, podem participar de peças publicitárias de bets.

Já a publicidade em TV e rádio terão restrição de horário. Propagandas veiculadas na televisão aberta, assinatura, serviços de streaming, redes sociais e demais provedores de internet só podem ser exibidas entre 19h30 e 0h. No rádio, entre 9h e 11h e entre 17h e 19h30.

Também estão proibidas peças direcionadas ao público infantojuvenil. Pelo texto, estão vedadas animações, desenhos, mascotes, inclusive produzidos por inteligência artificial que estimulem crianças e adolescentes.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

MC Poze do Rodo é preso por apologia ao crime e por envolvimento com o tráfico de drogas

29/05/2025

                                                             Foto: Reprodução/ TV Globo

 

O cantor Marlon Brandon Coelho Couto, o MC Poze do Rodo, foi preso no fim da madrugada desta quinta-feira (29) por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Ele é investigado por apologia ao crime e por envolvimento com o tráfico de drogas.

Policiais cumpriram o mandado de prisão temporária na casa dele, em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Poze não quis dar declarações ao sair de casa e ao chegar à Cidade da Polícia. Ao g1, o advogado Fernando Henrique Cardoso Neves, que faz a defesa do funkeiro, afirmou que “vai ver o que é” a nova prisão do artista para depois comentar o caso.

De acordo com as investigações, Poze realiza shows exclusivamente em áreas dominadas pelo Comando Vermelho (CV), com a presença ostensiva de traficantes armados com fuzis, a fim de garantir a “segurança” do artista e do evento.

Ainda de acordo com a DRE, o repertório das músicas de Poze “faz clara apologia ao tráfico de drogas e ao uso ilegal de armas de fogo” e “incita confrontos armados entre facções rivais, o que frequentemente resulta em vítimas inocentes”.

A delegacia afirma que shows de Poze são estrategicamente utilizados pela facção “para aumentar seus lucros com a venda de entorpecentes, revertendo os recursos para a aquisição de mais drogas, armas de fogo e outros equipamentos necessários à prática de crimes”.

“A Polícia Civil reforça que as letras extrapolam os limites constitucionais da liberdade de expressão e artística, configurando crimes graves de apologia ao crime e associação para o tráfico de drogas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e os financiadores diretos dos eventos criminosos”, declarou a instituição.

 

G1

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Após reunião, Haddad diz que não há alternativa para mudanças no IOF

29/05/2025

                                                                   Foto: Reprodução/CNN

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, na noite desta quarta-feira (28), que não foi discutir a revogação do decreto que aumenta a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em reunião com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Haddad disse que explicou aos presidentes das Casas Legislativas a medida do governo e as eventuais consequências se uma revogação fosse tomada. Por exemplo, contingenciamento adicional.

A declaração foi dada em entrevista coletiva após o encontro. A revogação total do decreto pelo governo é um pleito que vem crescendo dentro do Congresso por parte do centrão e da oposição. Tanto Hugo quanto Alcolumbre também já criticaram duramente a iniciativa do governo de aumentar o IOF.

“Não vim discutir a revogação, porque o que está sendo discutido é a revogação pelo Congresso”, declarou Haddad.

Ele indicou que o governo não pretende, no momento, mexer mais no decreto sobre o assunto.

“No momento não há decisão tomada sobre o decreto”, prosseguiu.

Questionado se já não haveria alguma alternativa, ele disse: “Neste momento? Não”.

Haddad disse que “fizemos a correção necessária para aquilo o que foi alterado”, em referência ao recuo parcial do governo.

Questionado pela CNN se o Legislativo iria derrubar o decreto, Haddad respondeu que é uma “atribuição do Congresso”.

O ministro relatou que foi feito um pedido na reunião para que a equipe econômica apresente ao Congresso “medidas de médio e longo prazo mais estruturantes”, que mexam com outros aspectos do Orçamento, como gasto primário e gasto tributário.

Ainda segundo Haddad, em 2025 há certa dificuldade por normas constitucionais de noventena e anualidade, mas se colocou à disposição para tocar o assunto.

“Expliquei o problema de curto prazo que nós temos. Mas falei que é absolutamente possível pensar numa agenda estruturante que tivesse pertinência o Congresso se debruçar imediatamente.”

Haddad e os presidentes das Casas devem voltar a se reunir depois da semana que vem, porque a agenda interessa ao governo também, ressaltou o ministro.

Questionado sobre críticas de Alcolumbre à medida do governo quanto ao IOF, Haddad buscou minimizar, e defendeu ter uma boa relação com ele. Disse ainda que, mais cedo, recebeu um telefonema “muito generoso” do Hugo Motta para se reunirem.

Além de Haddad, Motta e Alcolumbre, também estiveram presentes na reunião a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e outros membros da equipe econômica.

A avaliação de participantes da reunião é que o governo ganhou cerca de dez dias antes que os presidentes da Câmara e do Senado eventualmente decidam pautar a revogação do decreto do IOF. Semana que vem não deverá haver sessões no Congresso devido a um evento do Brics.

Randolfe Rodrigues afirmou que, no encontro, foi falado que há um ambiente no Congresso pela revogação. Mas o governo externou as consequências, como possível shutdown, a paralisação da máquina pública.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Notí­cias

McDonald’s inaugura segunda loja em Mossoró e gera 55 empregos

29/05/2025

Restaurante Drive-Thru é aberto em Mossoró - Foto: divulgação

 

Mossoró acaba de ganhar um presente especial para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer. Nesta quarta-feira (28), o McDonald’s inaugura um novo restaurante, agora no bairro Nova Betânia, na Av. João da Escóssia. Com a novidade a marca passa a contar com duas unidades na cidade, incluindo a já existente no Partage Shopping.

O restaurante reúne uma variedade de canais e soluções digitais de atendimento aos clientes, tudo para que eles possam ter a comodidade de escolher como preferem ser atendidos – seja pelo Drive-Thru, totens de autoatendimento e menu digital, além de encontrarem uma equipe treinada de embaixadores para tirarem qualquer dúvida, tornando a experiência ainda mais especial. O salão conta com espaço para acomodar 80 clientes.

McCafé

Outra novidade é o McCafé, com menu servido exclusivamente até às 11h, com café feito com grãos brasileiros, 100% arábica e um cardápio delicioso para o café da manhã.

A nova unidade da rede gerou 55 empregos diretos, dos quais muitos são a primeira oportunidade formal para jovens que entram no mercado de trabalho. Além disso, o restaurante colocará em prática iniciativas sustentáveis, como a adoção de um programa de reciclagem através da separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos para descarte correto.

 

Blog de Saulo Vale

 

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

Petras e Tércio Tinoco lançam “Tampinha da Inclusão” em Mossoró

29/05/2025

Campanha é lançada na sede da Apae - Foto: reprodução

 

Os vereadores Petras Vinícius (PSD) e Tércio Tinoco (União) lançaram na manhã desta segunda-feira (26), o projeto “Tampinha da Inclusão”, iniciativa que tem como objetivo estimular a consciência ambiental na população, ao mesmo tempo em que possibilita a doação de cadeiras de rodas e de banho para Pessoas com Deficiência (PcD).

O lançamento, que ocorreu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Mossoró, foi prestigiada por representantes de várias instituições que representam as Pessoas com Deficiência, como a AMOR, ASMOR, Lions Clube, APDVM e ADEFIM. “A força da solidariedade está na união. E foi isso que vimos no lançamento do projeto, que foi um sucesso, porque ele já nasce com o apoio de várias instituições parceiras e que acreditam no poder de ajudar o próximo”, afirmou Petras Vinícius.

Ainda segundo o parlamentar, a ideia é levar a campanha para todos os bairros de Mossoró, com pontos de coleta em escolas, estabelecimentos comerciais, entre outros locais. Inicialmente, a campanha já conta com pontos de arrecadação do Gabinete do Vereador Petras (Centro); APAE Mossoró (rua Monsenhor Júlio Bezerra, nº 94, bairro Abolição II); ?Fit Longe Zen (rua Princesa Izabel, nº 8, Doze Anos) e ?Proteína Hype (avenida Rio Branco, na lateral do Teatro Dix-huit Rosado).

No lançamento da campanha, já foram doadas duas cadeiras, uma de rodas e uma de banho, para a Apae Mossoró. “Agradecemos a todos que acompanharam este momento tão significativo, este pontapé para um projeto que une solidariedade e sustentabilidade. Ao vereador Tércio, nossa gratidão por todo o apoio e parceria”, frisou Petras Vinícius.

Sobre a campanmha

A “Tampinha da Inclusão” busca promover conscientização ambiental, com responsabilidade social, por intermédio da arrecadação de tampinhas plásticas, arrecadação que será revertida em doações de cadeiras de rodas e de banho para Pessoas com Deficiência (PcD).

Poderão ser doadas tampinhas de refrigerantes, bebidas, de materiais de higiene pessoal e de limpeza geral, além de tampas de garrafões de água. Lembrando que todas precisam ser de materiais plásticos.

 

Blog de Saulo Vale

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Notí­cias

São João de Natal: Veja o que pode e o que não pode levar para os polos da festa

29/05/2025

As normas, estabelecidas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), estão reunidas na Portaria Especial nº 5745, de 17 de maio de 2025. Foto: Divulgação/Semsur

As normas, estabelecidas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), estão reunidas na Portaria Especial nº 5745, de 17 de maio de 2025. Foto: Divulgação/Semsur

 

A Prefeitura do Natal definiu regras de organização do comércio ambulante e que irão garantir segurança ao público durante os festejos do São João da capital nos polos da Redinha (Avenida da Alegria), Arena das Dunas, Nélio Dias e Cidade da Esperança.

Estabelecidas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), as normas estão reunidas na Portaria Especial nº 5745, de 17 de maio de 2025, e disponíveis no site oficial do município.

Na avaliação do secretário da Semsur, Felipe Alves, este é o maior São João já realizado pela cidade e que, pela primeira vez, uma estrutura dessa magnitude recebe um plano de ordenamento urbano com ações formativas.

“Estamos promovendo um São João grandioso e inovador, que respeita o espaço público e valoriza o pequeno comerciante, sem abrir mão da segurança e da organização. A capacitação oferecida aos ambulantes é um marco nesse processo”, disse Alves.

Todos os comerciantes informais interessados em atuar nos polos devem estar cadastrados. O cadastro é obrigatório para estruturas como tendas, estandes, trailers, carrinhos, food trucks e outros mobiliários removíveis.

Após o preenchimento do cadastro online, o interessado recebe a confirmação por e-mail e precisa apresentar comprovante de pagamento da taxa, conforme previsto na Lei Complementar nº 257/2024.

Também é obrigatória a participação na Palestra Boas Práticas, que foi promovida pela Semsur e parceiros no dia 27 de maio. A habilitação definitiva só é emitida após a presença comprovada na capacitação.

O que pode e o que não pode?

Entre os itens proibidos nos polos estão: recipientes de vidro (de acordo com a Lei nº 0333/2011); materiais sucateados; fogareiros com óleo quente fora da área de alimentação; e estruturas como toldos e barracas fora das áreas designadas pela Semsur.

A Prefeitura reforça também que é vedado o uso compartilhado do mesmo espaço por mais de um comerciante credenciado.

Caso o comerciante deseje utilizar gás natural, é necessário solicitar autorização ao Corpo de Bombeiros. A energia elétrica e o abastecimento de água também devem ser solicitadas previamente aos órgãos responsáveis.

Regras por polo

Redinha (Avenida da Alegria): Proibido comércio ambulante na faixa central da avenida. Mesas, cadeiras e utensílios como facas e fogareiros são restritos à área de alimentação. Barracas extras são proibidas.

Arena das Dunas: Somente permissionários autorizados podem utilizar mesas e cadeiras dentro da área de alimentação. Freezers e materiais deteriorados estão proibidos. O uso do espaço deve ser exclusivo de um único credenciado.

Nélio Dias: As mesmas regras da Arena se aplicam, com controle rigoroso de infraestrutura, incluindo responsabilidade do permissionário pela limpeza da área ocupada.

Cidade da Esperança: Também segue as regras gerais da Portaria 5745, com exigência de cadastro prévio, uso autorizado e responsabilidade individual de cada comerciante.

Regras para o público

Os frequentadores não devem levar recipientes de vidro e devem estar atentos à sinalização de entrada e saída, bem como às áreas destinadas ao público PCD, praça de alimentação e ambulantes. A estrutura dos polos contará com reforço na segurança e acessibilidade.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Pit bull que matou bebê o pegou do colo da mãe, diz bombeiro

29/05/2025

Pit bull que matou bebê o pegou do colo da mãe, diz bombeiro | Goiás | G1Casa foi isolada pela Polícia Militar (PM) após o ataque do cachorro — Foto: Wildes Barbosa / O Popular

 

Um bebê de 10 meses morreu nesta terça-feira 27 depois de ser atacado por um cachorro pitbull, no Jardim América, em Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor.

“A criança ainda estava viva quando nossa equipe de primeira resposta chegou, já muito grave. Conseguimos levar ela com vida para a UPA. Só que a informação que chegou pra mim já chegou parada. Lá a equipe médica tentou reanimá-la, mas sem sucesso”, disse o major dos bombeiros, Favaro.

O cachorro atacou o bebê no colo da mãe, conforme relato do tenente do Corpo de Bombeiros Régys Machado. “Pelo que me informaram, o cachorro pegou a criança no colo da mãe, assim que ela entrou pelo portão”, relatou ao portal g1.

Segundo os socorristas, além do bebê, a mãe e outra pessoa que estava na casa também foram atacadas pelo animal. Elas foram atendidas no local e não precisaram ser levadas à unidade de saúde.

Quando os bombeiros chegaram, o bebê estava inconsciente atrás de uma porta e foi imediatamente encaminhado para a UPA, onde foi a óbito. A Polícia Militar informou que o cachorro só soltou a vítima após ser contido pela equipe.

A Polícia Científica constatou, ao chegar ao local, uma grande quantidade de sangue distribuída em diversos cômodos da residência. Segundo a perícia, as manchas de sangue indicam que a vítima foi deslocada pela casa durante o ataque.

As lesões e a causa da morte do bebê serão investigadas pela equipe da medicina legal para entender a dinâmica exata do ataque. O cachorro também será analisado pela medicina legal veterinária para compreender o comportamento e outros fatores que possam ter contribuído para a agressividade do animal.

A Polícia Civil informou, por meio de nota, que o caso está sendo investigado pelo 7º Distrito Policial de Goiânia para esclarecer o ocorrido e que a investigação segue sob sigilo.

O Corpo de Bombeiros não confirmou a raça do cachorro, disse apenas se tratar de um animal de grande porte. “Um cachorro de grande porte. As informações que a gente tem até o momento é que era um cachorro da família”, disse o major.

 

Fonte: Agora RN

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Notí­cias

IFRN Campus João Câmara abre inscrições para seleção de alunos para o Energilab; de 28 a 30

29/05/2025

Abertas as inscrições para seleção de alunos para o Energilab — IFRN

A Direção-Geral do Campus João Câmara do IFRN faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para a seleção de alunos para atuarem no Projeto de Extensão Laboratório Empresa – ENERGILAB.

Podem se inscrever alunos do Campus João Câmara regularmente matriculados nos cursos Técnico em Eletrotécnica ou Tecnólogo em Energias Renováveis, desde que já tenham cursado e sido aprovados nas disciplinas especificadas no Edital.

Serão selecionados até 08 (oito) discentes, sendo 01 (um) bolsista e 03 (três) voluntários de cada curso. O processo seletivo será realizado em duas fases: 1) análise curricular e de documentação; e 2) Avaliação do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Os interessados poderão se inscrever no período de 28 a 30 de maio de 2025, enviando a documentação abaixo especificada para o endereço de e-mail dener.albuquerque2@ifrn.edu.br:

Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no Anexo I do Edital);

Histórico escolar atualizado;

Fotocópia do RG e CPF;

Documento adicional para comprovação dos pré-requisitos (se for o caso).

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 02 de junho e o resultado final no dia 04/06/2025.

 

Fonte: IFRN João Câmara

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

VÍDEO: “Deus deixou o Sertão sem água porque ele sabia que eu ia ser presidente”, diz Lula na PB

29/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Giro De Notícia Policial (@girodenoticiapolicial)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (28), durante discurso da entrega do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios, na Paraíba, que a histórica seca no Sertão nordestino seria parte de uma missão divina para que ele, um dia, levasse água à região como presidente da República.

“Quando a gente pensou em trazer as águas do São Francisco, muita gente era contra. A Bahia, Alagoas e Sergipe diziam: “O rio é meu.” E eu dizia: Não é de vocês, é de Deus. Eu só quero pegar um pouquinho d’água. Uma obra que muita gente achava que a gente nunca ia fazer. Porque já fazia 179 anos que se prometia trazer água pro povo. E aí eu descobri uma coisa: Deus deixou um Sertão sem água porque sabia que eu ia ser presidente da República e ia trazer água pra cá”, declarou Lula.

Ao iniciar sua fala, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância das parcerias institucionais para a concretização das ações do governo. “Quero agradecer ao João Azevêdo pela parceria com o Governo Federal. Agradecer aos meus ministros, que se matam de trabalhar e nem sabem direito o que eles fazem”, disse.

Nascido no Nordeste, Lula citou condições adversas, especialmente a seca, que marcaram sua infância e foram determinantes para os rumos da sua vida.

“Eu saí de Pernambuco com sete anos de idade, em 1952. Saí por causa da seca. Minha mãe teve que ir pra São Paulo porque meu pai engravidou minha mãe e foi pra lá. Quando meu pai voltou pra buscar minha mãe, eu já tinha sete anos. Era uma falta de possibilidade de conviver. Eu sempre me perguntava se era normal o povo ser tão castigado. Lia nos jornais: “a região com mais analfabetos é o Nordeste”. E eu ficava me perguntando pra Deus o que o Nordeste tinha feito pra sofrer tanto. Eu não encontrava resposta”, relatou.

Por fim, Lula reafirmou seu compromisso com a erradicação da fome no Brasil. Ele destacou que, para ele, o maior legado que pode deixar é garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma alimentação digna

“Será que eu tô predestinado ao fracasso? Aí eu comecei a pensar: por que eu cheguei à Presidência? Se eu terminar meu mandato e cada mulher e cada homem estiver comendo três refeições por dia, eu já terei realizado a obra da minha vida. Porque eu sei o que é fome. Foi por causa da fome que minha mãe foi pra São Paulo”, concluiu o presidente.

 

Fonte: MaisPB/GIRO DE NOTÍCIAS

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Notí­cias

VÍDEO: Não podemos votar em qualquer tranqueira, diz Lula

29/05/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (28) que a população não pode votar em qualquer “tranqueira” nas próximas eleições presidenciais. A fala foi uma referência ao período em que o país foi governado por Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).

“É preciso votar em gente que tenha compromisso, que tenha dignidade, porque esse país não pode mais sofrer o retrocesso que nós sofremos nos últimos 6 anos”, disse Lula, durante evento de entrega de obras em Pernambuco.

Lula ainda voltou a culpar Bolsonaro pelas mortes durante a pandemia de covid-19: “Até contra a covid ele conseguiu mentir, conseguiu inventar um remédio, conseguiu fazer com que 700 mil pessoas morressem, quando a gente poderia ter evitado a morte de pelo menos 50% dessa gente”.

O ato foi o 1º discurso público do petista depois que ele teve uma crise de labirintite na 2ª feira (26.mai) no Palácio do Planalto e teve que interromper a sua agenda. Para se recuperar do episódio, ficou de repouso no Palácio da Alvorada na 3ª feira (28.mai.2025), sem agenda externa. Trabalhou apenas no período da tarde, segundo sua agenda oficial.

Durante a fala, o presidente usou um chapéu e aparentou ficar ofegante ao fim de algumas frases, mas se movimentou e interagiu com o público normalmente.

 

Poder 360 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Entenda por que está na hora de trocar sua parabólica tradicional por uma digital

28/05/2025

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, televisão e texto

Prazo para que famílias do CadÚnico solicitem a substituição 

gratuita termina em 30 de junho

Quem ainda assiste TV por meio da antena parabólica tradicional (aquela grande, que lembra um guarda-chuva invertido) já pode fazer a troca para a parabólica digital e perceber, com essa mudança, uma série de vantagens. O novo equipamento traz imagem de alta qualidade, dando adeus aos chiados e chuviscos, e disponibiliza atualmente mais de 140 canais, repletos de informação, entretenimento, desenhos, filmes, séries, programas religiosos, programação local e muito mais.

O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos, criada pela Anatel para apoiar a população na migração da tecnologia. Em todo o país, quase 5 milhões de famílias já foram beneficiadas.

Atualizar a parabólica é uma evolução necessária e vai permitir que os usuários continuem tendo acesso ao sinal de TV em suas casas, já que a parabólica tradicional deixará de funcionar em breve. Por isso, para não ficar sem assistir à TV, a recomendação é substituir a parabólica antiga pela nova parabólica digital.

Sabendo de todos esses benefícios, a dona de casa Maria das Mercês, moradora de Pé de Serra, no interior da Bahia, não perdeu tempo e solicitou a troca da parabólica. “Antes aqui já não tinha canal nenhum para a gente assistir. Depois que instalaram a nova parabólica digital melhorou bastante. Agora posso ver todos os canais que eu quero e na hora que eu quero”, relata.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, destaca que é importante fazer a substituição da parabólica o quanto antes. O prazo para fazer a solicitação está se encerrando: vai até 30 de junho, às 20 horas (horário de Brasília). “O fim da parabólica tradicional já começou, e quem não fizer a troca a tempo ficará sem sinal. A nova parabólica digital tem muitas vantagens em relação à antiga e a família vai perceber uma verdadeira evolução na hora de assistir TV”, afirma Guerra. 

Troca gratuita

Famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal e que tenham a antena parabólica tradicional em funcionamento podem ter direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. 

Para verificar se tem direito e agendar, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, que também funciona no WhatsApp.

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Notí­cias

Maio Cinza: Mês de Conscientização sobre Tumores Cerebrais alerta para a incidência da doença em crianças

28/05/2025

Durante o mês de maio, a campanha Maio Cinza chama atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce dos tumores cerebrais. A cor cinza foi escolhida para simbolizar a complexidade e, muitas vezes, o silêncio da doença, que pode apresentar sintomas sutis ou facilmente confundidos com outras condições. Apesar de ser uma enfermidade que atinge pessoas de todas as idades, os tumores cerebrais estão entre os tipos de câncer mais comuns em crianças.

Segundo o GACC (Grupo de Apoio à Crianças com Câncer), os tumores do sistema nervoso central representam cerca de 26% dos casos de câncer infantil, número que evidencia a importância do diagnóstico precoce e da atenção aos sinais que o corpo da criança pode dar. Entre os sintomas mais comuns estão dores de cabeça intensas – especialmente pela manhã – acompanhadas de náuseas e vômitos, tontura, perda de equilíbrio, dificuldade na fala, alterações na visão e fraqueza em membros. Em crianças pequenas, o crescimento anormal do crânio também pode ser um alerta.

“Os tumores do sistema nervoso central são a segunda maior causa de câncer em crianças e adolescentes, perdendo lugar apenas para neoplasias hematológicas. Por isso, se faz necessário a vigilância de sinais e sintomas por parte dos pais, educadores, familiares e amigos para a suspeição e diagnóstico precoce, uma vez que o tempo de evolução da doença é fator determinante no sucesso do tratamento, quanto mais cedo se descobre, maior a chance de cura”, destaca o neurocirurgião pediátrico Dr. Fábio Esteves Júnior (CRM 8571-RN / RQE Nº: 5301).

O diagnóstico precoce pode ser um fator decisivo para o sucesso do tratamento e a qualidade de vida da criança. Por isso, campanhas como o ‘Maio Cinza’ são essenciais para informar a população e incentivar a busca por avaliação médica diante de sintomas persistentes.

“Exames como a tomografia computadoriza da e ressonância nuclear magnética são de fundamental importância para a investigação e planejamento terapêutico dos casos. Em sua maioria, se faz necessário a intervenção neurocirúrgica como parte do tratamento, procedimento no qual, além do objetivo de retirar a maior parte de lesão tumoral possível com segurança, coletamos material para o estudo laboratorial (anatomia patológica e imuno-histoquímica). A partir destes, conseguimos entender qual o tipo de tumor e sua biologia molecular, guiando-nos em uma terapia alvo. Além da neurocirurgia, rádio e quimioterapia, é de fundamental importância o tratamento multidisciplinar do paciente, com fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem. Não só o paciente, mas sua família também sofre e adoece, sendo fundamental o apoio e assistência psicológica. Políticas públicas visando, não só o custeio do tratamento, mas também questões educacionais e informativas para a suspeição e diagnóstico precoces, se fazem cada vez mais necessários”, explica Dr. Fábio Júnior.

Neste Maio Cinza, mais do que reforçar a gravidade dos tumores cerebrais, o foco é ampliar o conhecimento e promover o cuidado preventivo, sobretudo entre os pequenos, que dependem da percepção atenta de pais, educadores e profissionais de saúde.

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Bailarina de Zé Felipe, Karol Gerez se cala e restringe redes após boatos de traição

28/05/2025

                                                                     Foto: Reprodução

 

Virginia e Zé Felipe anunciaram o fim do casamento e logo começaram a surgir rumores sobre os motivos do término. Uma das especulações é uma suposta traição por parte do cantor com uma de suas bailarinas. Karol Gerez, que faz parte da equipe do cantor e está com ele em Portugal, precisou restringir os comentários de suas publicações nas redes sociais após ter seu nome envolvido na polêmica.

A bailarina e Zé teriam um tom mais íntimo mesmo na presença da equipe do cantor e estariam se aproximando mais nos bastidores dos shows dele. Karol, inclusive, está em Coimbra para subir ao palco na apresentação de Zé Felipe que acontece nesta quarta-feira, 28. Ela ainda não falou publicamente sobre o caso, mas preferiu limitar os comentários do Instagram para que apenas amigos possam escrever lá.

Na última terça-feira, 27, Karol compartilhou sua chegada em Portugal e que estava se divertindo por lá. Ela estava no show do cantor Veigh, na companhia de outras bailarinas. Enquanto isso, Zé Felipe postou uma foto nas redes sociais onde aparece deitado na cama do hotel onde está hospedado junto com Virginia.

Karol tem 22 anos e é natural de São Paulo. Além de integrar o balé de Zé Felipe, ela já trabalhou com MC Ryan SP, Naldo Benny, a cantora Mari e Davi Kneip, e também atua como modelo fotográfico.

 

Extra Online

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Vídeo: Cachorro ‘voa’ de carro após batida e deixa tutora desesperada

28/05/2025

Foto: Reprodução

 

Um cãozinho “voou” para fora do carro da dona que bateu em um outro veículo em um cruzamento no Bairro Fundinho, região central da Uberlândia, na manhã de terça-feira (27).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

Foto: Reprodução

 

A motorista, que tinha a preferência no cruzamento, foi surpreendida por um veículo branco que avançou a sinalização de “pare”. A batida não foi grave, mas chamou atenção pelo que aconteceu em seguida: um cachorro saltou para fora do carro preto e saiu correndo, assustado, em direção à calçada.

Após o impacto, a motorista desceu do carro visivelmente desesperada e começou a procurar o cãozinho entre os veículos, até avistá-lo do outro lado da rua. Um motociclista também estaciona a moto e vai atrás do animal.

A ocorrência não foi registrada pela Polícia Militar, e por isso a motorista não foi identificada. Testemunhas contaram ao g1 que apenas a equipe da Secretaria de Trânsito esteve no local para controlar o fluxo de veículos até a retirada dos carros do cruzamento.

Ainda segundo relatos de quem estava no local, a tutora do cão estava muito abalada e contou que levav o animal para uma cirurgia quando o acidente aconteceu.

Sem a identificação da motorista, não foi possível confirmar o estado de saúde do cachorro. No entanto, pessoas que presenciaram a cena inusitada disseram que o animal parecia estar bem e saiu ileso do local.

 

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Primeira páginaAnterior Próxima Última página