Auditores Fiscais de Natal continuam em greve
11/02/2015
Até agora não houve retorno do secretário chefe do gabinete civil, Jonny Costa, sobre as reivindicações dos auditores fiscais de Natal e também do agendamento de uma possível reunião com o prefeito Carlos Eduardo. Representantes da categoria foram recebidos pelo secretário após um manifesto no Palácio Felipe Camarão, na última quarta-feira, dia quatro de janeiro. Jonny Costa, que assumiu recentemente o cargo, falou que já tinha ciência dos pleitos dos servidores, e ia fazer o possível para dar uma resposta ainda nesta semana.
Enquanto isso, a arrecadação cai. Só com o IPTU em janeiro houve um prejuízo aos cofres públicos de 10 milhões de reais. A greve foi deflagrada no dia primeiro de dezembro, depois de várias tentativas frustradas de negociação com o executivo. O movimento já chegou até a ser suspenso, após um pedido da prefeitura. O tempo foi dado pelos auditores, mas o poder público não se posicionou.
Reivindicações:
Os auditores reivindicam a aprovação da lei orgânica do fisco, que prevê a reestruturação da carreira, estabelece direitos e deveres dos profissionais, uma autonomia financeira à Semut, Secretaria de Tributação e a implementação do fundo de modernização da Administração Tributária. A prefeitura também está em débito com os profissionais no pagamento dos prêmios por desempenho fiscal. A categoria exige a realização de um concurso público. Atualmente apenas 77 profissionais exercem as atividades de fiscalização dos tributos da capital potiguar. O ideal seriam 250 e o último processo seletivo foi realizado em 2008.
