“Operação Mobile”: Polícia Civil prende homem condenado por tráfico de drogas, roubos e furtos em Macau
14/10/2025
Foto: PC/Assecom
Policiais civis da 5ª Delegacia Regional (DR) de Macau e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Macau cumpriram, na tarde desta segunda-feira (13), um mandado de prisão condenatória contra um homem de 29 anos, sentenciado em um processo judicial ligado ao crime de tráfico de drogas. A prisão ocorreu na residência do suspeito, localizada na cidade de Macau.
Durante as diligências, as equipes aprenderam celulares ligados a diversos crimes, como roubos e furtos. Somente neste mês de outubro, equipes da 59ª DP de Macau, 61ª DP de Guamaré e da DEAM/Macau conseguiram recuperar dez aparelhos celulares pertencentes às vítimas desses crimes. A devolução faz parte da Operação Mobile.
O funcionamento da Operação é baseado na identificação dos aparelhos furtados ou roubados pelo número IMEI. A Polícia Civil realiza o cruzamento de dados com as operadoras para localizar os celulares reativados ilegalmente. Quando os aparelhos são identificados, os policiais entram em contato com os envolvidos e os convocam a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos.
Se for comprovado que o possuidor do aparelho não tinha conhecimento da origem ilícita, ele é tratado como testemunha e não responde criminalmente. No entanto, caso seja constatada a cumplicidade, o envolvido pode responder pelo crime de receptação.
Essa iniciativa da Polícia Civil do Rio Grande do Norte faz parte de um conjunto maior de ações destinadas a coibir roubos e furtos de celulares. O objetivo principal é devolver os aparelhos aos verdadeiros proprietários, que os adquiriram com tanto esforço, além de alertar a população para a importância de comprar celulares apenas em estabelecimentos comerciais registrados e com nota fiscal.
O homem preso foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população no combate à criminalidade. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.
Essa publicação é um oferecimento