Mundo

Refém do Hamas que cavou própria cova reencontra familiares e amigo de infância que também foi sequestrado

15/10/2025

Foto: Reprodução/X

 

Entre os 20 reféns israelenses libertados pelo Hamas na segunda-feira, Evyatar David, de 24 anos, foi recebido com o carinho e as saudações de seus amigos e familiares ao chegar em Israel — e retribuiu com um sorriso largo e constante. Ele ficou conhecido por protagonizar um dos vídeos mais chocantes divulgados pelos terroristas durante a guerra, em que é obrigado a cavar a própria cova, mesmo em condições cadavéricas.

Há pouco mais de dois meses,  ele foi filmado por terroristas do Hamas, que o sequestraram em 7 de outubro de 2025, cavando um buraco que ele dizia ser sua própria cova. Nesta terça-feira (14), David foi gravado novamente, mas, desta vez, por um bom motivo.

Ele estava no grupo dos últimos reféns vivos ainda sob poder do Hamas que foram libertados na segunda-feira (13), como parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo. E ainda reencontrou um amigo de infância que foi também Guy Gilboa-Dalal, um amigo de infância que também seu colega de cativeiro por cerca de dois anos.

As novas imagens de Evyatar David mostram o momento em que os dois se veem em um hospital de Tel Aviv para onde os reféns libertados foram levados. David e Gilboa-Dalal foram sequestrados juntos pelo Hamas quando estavam no Nova festival, a festa rave no sul de Israel invadida pelos terroristas em 7 de outubro de 2023.

O Hamas libertou os últimos reféns israelenses vivos de Gaza na segunda-feira, sob um acordo de cessar-fogo, e Israel enviou para casa ônibus lotados de detidos palestinos, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciava ao Parlamento israelense que a paz havia chegado ao Oriente Médio. O Exército israelense informou ter recebido todos os 20 reféns confirmados como vivos, após sua transferência de Gaza pela Cruz Vermelha.

 

O Globo/Metrópoles/Foto: Reprodução/X

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL