Mundo

Night Stalkers: quem é o grupo de elite dos EUA visto perto da Venezuela e que atuou na morte de Bin Laden

24/10/2025

Foto: Departamento de Defesa dos EUA

 

Helicópteros militares dos Estados Unidos, conhecidos como “Night Stalkers”, foram vistos sobrevoando a região do Caribe, perto da costa da Venezuela.

A aparição de helicópteros chamou a atenção por um motivo que vai além das tensões com a Venezuela. As aeronaves faziam parte dos “Night Stalkers”, uma unidade de elite do Exército americano especializada em operações secretas e complexas. Em 2011, o grupo teve papel importante na ação que matou o terrorista Osama Bin Laden, no Paquistão.

A presença da tropa de elite é mais um elemento que dá o tom da tensão entre o presidente americano, Donald Trump, e o ditador venezuelano, Nicolás Maduro.

O jornal americano The Washington Post foi o primeiro a noticiar que as aeronaves foram avistadas no mar caribenho, no começo do mês.

Uma autoridade a mericana disse ao jornal que os helicópteros faziam um treinamento na região. Eventualmente, podem se envolver em operações contra traficantes de drogas no mar ou dentro da Venezuela, caso o presidente Donald Trump autorize a missão.

Ainda segundo uma análise do Washington Post, imagens de redes sociais indicam que as aeronaves sobrevoaram a região costeira de Trinidad e Tobago, a 145 quilômetros da costa venezuelana.

Quem são os “Night Stalkers”?

Os helicópteros avistados fariam parte do 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos, conhecido por realizar operações de precisão em baixa visibilidade.

Os Night Stalkers são a principal unidade de aviação para operações especiais do Exército americano, cujo objetivo é exclusivamente apoiar missões em ambientes complexos, de difícil acesso e alta ameaça.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SARGENTO GONÇALVES (LAGARTÃO ?) (@sargentogoncalves22)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SARGENTO GONÇALVES (LAGARTÃO ?) (@sargentogoncalves22)

CNN Brasil/ Foto: Departamento de Defesa dos EUA

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO