Manobra de desengasgo: Bombeira viraliza com vídeo ao lado da filha ensinando nova forma de salvar vidas
28/10/2025

A Bombeira Militar Carla Andresa, especialista em primeiros socorros, destacou em um vídeo instrutivo o que fazer em caso de um engasgo infantil, com as novas manobras estabelecidas pela American Heart Association (AHA):
Manobra de desengasgo – Em apenas dois passos em um vídeo com a filha, a capitã do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo viralizou ao mostrar o que fazer em caso de um engasgo infantil.
Passo 1: realizar cinco golpes dorsais firmes entre as escápulas (meio das costas)
Passo 2: caso a desobstrução não seja bem-sucedida, fazer cinco compressões abdominais (antes conhecida como manobra de Heimlich, agora chamada de compressões abdominais)
Neste mês de outubro, a associação atualizou suas diretrizes oficiais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares.
Entre as principais mudanças está a forma de agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas, tanto em bebês e crianças quanto em adultos conscientes.
A profissional explica que os protocolos são constantemente atualizados para garantir a sobrevida das vítimas e que é essencial realizar corretamente as manobras.
No caso das crianças, ela alerta que o erro mais comum costuma ser não agachar para realizar o movimento.
“Quando você não se posiciona direito para formar uma parede para você fazer a manobra com força, a vítima fica solta e a compressão pode não ser tão eficiente”, comenta.
Já no caso dos bebês, o problema costuma ser não inclinar a criança na hora de fazer os movimentos. Isso porque, tanto os golpes dorsais como as compressões torácicas se beneficiam da gravidade para que o alimento ou objeto seja expelido.
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento

