Mais de 300 mulheres acolhidas: Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Maternidade Januário Cicco celebra um ano de funcionamento
07/11/2025

Foto: Divulgação
A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, comemora seu primeiro aniversário de funcionamento entre os dias 3 e 8 de novembro, com uma programação especial.
As ações têm como objetivo promover a confraternização e a integração entre pacientes, acompanhantes e a equipe multiprofissional.
Para marcar a data, será realizada uma série de eventos, incluindo uma reunião com mães da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) sobre autocuidado no puerpério, um encontro científico sobre a prevenção da mortalidade materno-infantil, um bate-papo com as usuárias da casa e uma exposição de depoimentos no corredor térreo da maternidade.
O bate-papo com as usuárias acontece nesta sexta-feira (07), das 9h às 12h, na Casa da Gestante, e será um encontro para celebrar e reafirmar a importância do cuidado e apoio às mães e filhos.
De acordo com a enfermeira da MEJC/Ebserh, Bruna Cristina Carneiro, ao longo desse período de funcionamento, a Casa da Gestante tem se consolidado como uma extensão do cuidado hospitalar, com um toque humano e acolhedor. “Sua existência reforça o compromisso da MEJC com um modelo de assistência integral e humanizada, que valoriza tanto o bem-estar físico quanto o emocional das mulheres e seus filhos”, destaca.
A profissional ainda ressalta a importância que o espaço representa para mães e profissionais. “Para as usuárias, a casa é um verdadeiro refúgio. Todo o acompanhamento tem ajudado a fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e bebê, contribuindo para a recuperação e o desenvolvimento saudável de ambos.
á para os profissionais de saúde, a Casa da Gestante se tornou um espaço de aprendizado e de prática do cuidado centrado na mulher e na família. A atuação conjunta tem favorecido a troca de experiências e o aprimoramento das práticas assistenciais”, acrescenta Bruna.
Um ano de cuidado humanizado
Inaugurada em novembro de 2024, a Casa da Gestante já se tornou um pilar importante na assistência perinatal da MEJC. Aproximadamente 300 mulheres, entre gestantes e puérperas, já foram acolhidas pelo espaço, que funciona como uma extensão do cuidado hospitalar.
O local é destinado a mulheres que necessitam de vigilância clínica, mas não demandam internação hospitalar, bem como àquelas em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso ao hospital enquanto seus recém-nascidos estão internados na UTI Neonatal ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).
A Casa da Gestante conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e residentes. Entre as atividades realizadas no espaço, destacam-se: seguimento clínico e de enfermagem; oficinas educativas; rodas de conversa e grupos de apoio emocional; visitas de seguimento de profissionais de saúde; incentivo ao vínculo mãe-bebê, ordenha à beira-leito e amamentação exclusiva; além da articulação com a rede de atenção básica para continuidade do cuidado após o retorno definitivo.
Fonte: UFRN/Ebserh
Essa publicação é um oferecimento

