Notí­cias

“Ele não é um monstro, ele está doente”, diz filha de ex-deputado assassinado pelo filho

08/11/2025

Foto: Reprodução

 

Familiares, amigos e lideranças políticas se despediram na manhã desta sexta-feira (7) do ex-deputado estadual e ex-presidente do PT paulista, Paulo Frateschi, morto pelo próprio filho, Francisco Frateschi, de 34 anos, durante um surto psicótico.

O velório ocorreu no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em cerimônia aberta ao público, mas sem acesso da imprensa. O sepultamento está previsto para as 15h30, no Cemitério Memorial Parque Jaraguá, na zona norte da capital.

Durante o velório, Yara Frateschi, uma das filhas de Paulo, falou com jornalistas e fez questão de defender o irmão. Emocionada, ela disse que Francisco sofre de uma doença psíquica e não tinha consciência do que fez.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

“Isso é uma doença psíquica. Ele não é um monstro. Ele não sabe o que ele fez. Meu irmão é uma pessoa incrível, e o que aconteceu é uma tragédia que nos destruiu”, afirmou.

A mãe, Yolanda Frateschi, também foi atacada durante o episódio e sofreu uma fratura na região do ombro. Ela precisará passar por cirurgia, mas recebeu liberação médica para comparecer ao velório e se despedir do marido. Assim que o evento terminar, deve ser levada de volta ao hospital para realizar o procedimento.

O crime ocorreu na manhã de quinta-feira (6), na casa da família, na Lapa, zona oeste de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, Paulo foi atingido com golpes de faca na cabeça e no braço. A esposa tentou intervir e acabou ferida. O ex-deputado chegou a ser socorrido ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu.

Francisco segue internado sob custódia policial, acompanhado por uma equipe médica. De acordo com a família, ele vinha enfrentando problemas psiquiátricos, era acompanhado por profissionais e fazia uso de drogas ilícitas.

Durante a cerimônia, Yara lembrou as tragédias que já haviam atingido a família. O casal Paulo e Yolanda também perdeu dois filhos — um aos sete e outro aos 15 anos — em acidentes de carro. Francisco, autor do ataque, também sofreu um acidente grave anos atrás e precisou passar por longo tratamento intensivo.

O velório reuniu nomes históricos do PT e figuras importantes da política nacional. Estiveram presentes o ex-presidente nacional do partido Rui Falcão, o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino, além de diversos parlamentares e militantes.

 

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA