Confronto – Indígenas e manifestantes invadem sede da COP30
12/11/2025

Foto: Reprodução
Houve um confronto na sede da COP30 em Belém, na noite de terça-feira, 11 de novembro de 2025, envolvendo um grupo de manifestantes, incluindo indígenas e ativistas ligados ao PSOL, e a equipe de segurança do evento.
Ver essa foto no Instagram
Os manifestantes, incluindo membros do PSOL e indígenas da região do Baixo Tapajós protestavam com gritos de ordem para “taxar bilionários” como forma de financiar políticas climáticas e criticavam a exploração de petróleo na Amazônia.
O grupo tentou invadir a “Blue Zone”, área restrita da ONU onde ocorrem as negociações oficiais. Houve confronto físico com os seguranças. Imagens mostram manifestantes quebrando portas e derrubando detectores de metal.
Um segurança ficou ferido durante o tumulto. Como resultado do incidente, toda a programação da COP30 para a noite foi encerrada, e o prédio foi evacuado.
As atividades na sede do evento foram suspensas temporariamente, e a segurança prometeu ser reforçada para os dias seguintes, já que os manifestantes indicaram que retornariam.
Essa publicação é um oferecimento

