Notí­cias

Ataques de pitbull preocupam: relembre casos recentes no Rio Grande do Norte

12/11/2025

Os episódios de ataques têm levantado discussões sobre a guarda responsável e a necessidade de medidas preventivas por parte dos tutores - Reprodução/Jusbrasil

O ataque que aconteceu em Parnamirim nesta semana se soma a uma série de casos registrados no Rio Grande do Norte apenas em 2025 | BNews Natal - Divulgação Os episódios de ataques têm levantado discussões sobre a guarda responsável e a necessidade de medidas preventivas por parte dos tutores - Reprodução/Jusbrasi.

Na noite da última segunda-feira, uma mulher de 53 anos de idade ficou ferida após ser atacada por dois cachorros da raça pitbull no bairro Jardim Planalto, em Parnamirim, na Grande Natal. O caso em questão reacende o alerta sobre a frequência de ataques envolvendo animais da raça no Rio Grande do Norte, alguns deles com desfechos trágicos.

Por volta das 19h da última segunda, a vítima caminhava pela rua com o próprio cachorro quando os dois animais, que estavam soltos, correram em sua direção e iniciaram o ataque. Câmeras de segurança flagraram o momento. Nas imagens, é possível ver a mulher tentando proteger o próprio animal, que ela segura no colo, enquanto é derrubada pelos pitbulls.

Moradores que ouviram os gritos saíram de suas casas e conseguiram afastar os animais de perto da mulher, que foi socorrida e levada ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, com cortes no queixo, na boca, nas pernas e nos braços.

Ataques recentes no Rio Grande do Norte

O episódio em Parnamirim que aconteceu nesta semana se soma a uma série de ataques registrados no Rio Grande do Norte apenas em 2025. No dia 15 de janeiro deste ano, uma criança de apenas quatro anos morreu após ser atacada por um cachorro da raça pitbull no município de Touros, no litoral Norte potiguar.

O menino estava em casa quando o animal da própria família avançou contra ele. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Homem teve braços amputados

Poucas semanas depois, no dia 1º de fevereiro, um homem de 57 anos de idade teve os dois braços amputados, de acordo com informações de familiares, após ser atacado por dois pitbulls em Extremoz, que também fica na Grande Natal. O ataque ocorreu no bairro Parque das Flores.

De acordo com testemunhas, os cães saíram de um terreno no qual estava sendo construído um condomínio e avançaram contra o homem, que caminhava pela rua. Ele foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde passou por cirurgia de amputação. Os animais foram posteriormente contidos pela Defesa Civil.

Criança fica gravemente ferida após ataque

Já no dia 29 de maio deste ano, uma criança de 1 ano e 4 meses ficou gravemente ferida ao ser atacada por um pitbull em Mossoró, município que fica no interior do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações iniciais sobre o caso, o cachorro, que também pertencia à família, mordeu a criança no pescoço, ombro e tórax. Ela foi levada às pressas para o Hospital Regional Tarcísio Maia e passou por cirurgia de emergência.

Debates sobre responsabilidade e segurança

Os episódios de ataques têm levantado discussões sobre a guarda responsável e a necessidade de medidas preventivas por parte dos tutores dos animais considerados potencialmente perigosos.

Embora não exista uma legislação federal que proíba a criação de determinadas raças, se faz necessário que sejam executados cuidados específicos, além de socialização adequada e uso de equipamentos de segurança durante passeios.

 

Bnews Natal

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver