Política

Coronel Hélio cresce nas pesquisas e vira nova aposta da direita ao Senado em 2026

13/11/2025

Foto: reprodução rede social

 

O pré-candidato ao Senado Coronel Hélio (PL) foi o nome que mais cresceu nas intenções de voto em Parnamirim nos últimos três meses. É o que aponta comparativo entre as pesquisas do Instituto Consult (agosto) e do Instituto Média/O Potengi (novembro). Parnamirim é o 3ª maior município do Rio Grande do Norte, com 141 mil eleitores cadastrados.

Na Consult de agosto, Hélio tinha 0,8% no 1º voto estimulado para o Senado. No Instituto Média, passou para 5%. O aumento foi superior a 500%. Já considerando os dois votos para o Senado, o líder da direita tinha 4,2% e agora aparece com 13,7%, mais do que triplicando suas intenções de votos em menos de três meses.

Com o desempenho, Hélio teve a maior taxa de crescimento proporcional entre todos os pré-candidatos ao Senado. O resultado expressivo sinaliza o avanço do pré-candidato especialmente entre o eleitorado conservador e bolsonarista da Grande Natal, além de conquistar eleitores que buscam renovação e independência política. Em 2022, Parnamirim deu a Jair Bolsonaro (PL) maioria de votos na disputa presidencial.

Hélio é o único pré-candidato na disputa que nunca ocupou cargo eletivo. Ele é uma das principais lideranças da direita potiguar, tendo participado dos principais movimentos bolsonaristas no Estado nos últimos anos.

Nas eleições de 2026, cada eleitor poderá votar em dois candidatos ao Senado. O senador Styvenson Valentim (PSDB) tem liderado a corrida pela reeleição. Neste cenário, Coronel Hélio tem despontado como nome competitivo para o eleitor de direita, que busca um segundo voto coerente.

A pesquisa do Instituto Consult foi realizada em 2 de agosto, com 500 entrevistas no município de Parnamirim. A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Já o levantamento do Instituto Média ouviu 800 eleitores de todas as regiões do município entre os dias 3 e 5 de novembro. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais.

 

AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER