Notí­cias

INSS – Polícia Federal cumpre mandado no RN e outros estados durante nova fase da Operação Sem Desconto

13/11/2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi preso em Brasília

A nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quinta-feira (13) pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), cumpre mandados em 15 estados e no Distrito Federal, incluindo o Rio Grande do Norte. O principal fato revelado é a prisão do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, como um dos alvos da operação.

A operação investiga um amplo esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS. Estão sendo cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão, expedidos pela Justiça Federal.

Além do Rio Grande do Norte, a ação ocorre em outros 14 estados (como São Paulo, Sergipe, Amazonas, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e Paraíba) e no Distrito Federal.

Um dos presos é Alessandro Stefanutto, que presidiu o INSS recentemente e é suspeito de ter permitido os desvios durante sua gestão.

Os crimes apurados incluem organização criminosa, estelionato, corrupção e lavagem de dinheiro, relacionados à inserção de dados falsos em sistemas governamentais para permitir os descontos indevidos.

As investigações apontam para um esquema bilionário que lesou milhares de aposentados e pensionistas em todo o país.

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA