Mundo

México viveu neste sábado onda global da ‘Geração Z’ contra a corrupção, desigualdade e a ineficiência dos governos.

16/11/2025

Manifestantes tentam invadir o Palácio Nacional do México – Foto: Créditos: Alfredo ESTRELLA / AFP

A Cidade do México viveu uma tarde de tensão neste sábado, 15 de novembro de 2025, com um protesto da “Geração Z” que reuniu milhares de pessoas e resultou em confrontos perto do Palácio Nacional.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por FUTRIKEI?? (@futrikei)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por FUTRIKEI?? (@futrikei)

Os manifestantes marcharam do monumento do Ángel de laIndependencia até o Zócalo, a praça principal em frente à sede da presidência mexicana.

Os participantes, mobilizados principalmente através das redes sociais, gritavam “Fora Claudia (Sheinbaum)!” e expressavam desagrado em relação ao governo da presidente, denunciando a impunidade face à violência que assola o país. O movimento ganhou força após os assassinatos do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo, e de um agricultor em outubro e novembro.

O protesto, que em determinado momento pressionou as barreiras de segurança do Palácio Nacional, degenerou em confrontos. Houve relatos de saques a lojas e depredações por parte de um grupo de encapuzados, que as autoridades estimaram ser em torno de 350 pessoas.

O governo da Cidade do México informou que manteve uma postura sem repressão, apesar das provocações e atos de violência, evitando uma escalada maior dos conflitos.

Este protesto faz parte de uma onda global de manifestações lideradas pela Geração Z em diversos países, impulsionadas pela frustração com a corrupção, desigualdade e a ineficiência dos governos.

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver