Mundo

Nicolás Maduro canta Imagine, de John Lennon, em apelo de paz aos EUA

17/11/2025

Diante da ofensiva dos Estados Unidos no Caribe, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recorreu à música “Imagine”, de John Lennon, para pedir paz ao país comandado por Donald Trump. Em evento realizado no sábado (15/11), o líder chavista cantou o refrão da canção que se tornou um hino mundial pacifista.

O gesto de Maduro surge em meio à tensão que tomou conta do Caribe nos últimos meses, após o envio de força militar norte-americana para a área.

Os Estados Unidos intensificaram a presença militar no Caribe sob o argumento de combater o que a Casa Branca chama de “narcoterrorismo”.

Desde julho, Washington acusa o presidente venezuelano de liderar o cartel de Los Soles — grupo recentemente classificado como organização terrorista pela administração Trump.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CNN Política (@cnnpolitica)

Até o momento, cerca de 20 bombardeios nas águas do Caribe e do Pacífico mataram ao menos 80 pessoas.

Na quinta-feira (13/11), o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, anunciou o lançamento de uma operação militar na América Latina, após ordens de Trump.

Maior porta-aviões do mundo chega ao Caribe e aumenta pressão dos EUA sobre a Venezuela

A Marinha dos Estados Unidos anunciou neste domingo (16) a chegada do grupo de ataque do USS Gerald Ford — o maior porta-aviões do mundo — ao Mar do Caribe. De acordo com comunicado oficial, o comboio cruzou pela manhã a Passagem Anegada, perto das Ilhas Virgens Britânicas.

O USS Gerald Ford navega acompanhado dos destróieres USS Winston Churchill, USS Mahan e USS Bainbridge. A operação conta ainda com o sobrevoo de jatos de ataque e de um bombardeiro B-52 Stratofortress, ampliando a demonstração de força americana na região.

A chegada do porta-aviões intensificou o clima de tensão entre o governo Trump e o regime de Nicolás Maduro, alimentando receios sobre uma possível ação militar dos Estados Unidos contra a Venezuela.

 

g1/Metrópoles

 

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA