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Black Friday: Fecomércio aponta que consumidor potiguar aposta em planejamento e busca descontos vantajosos em 2025

17/11/2025

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Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

 

O consumidor potiguar chega à Black Friday 2025 mais preparado e confiante. É o que revela pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC) sobre o comportamento de compra para o período em Natal e Mossoró.

No total, a expectativa é de uma movimentação de R$ 947,4 milhões no estado, o que representa um crescimento de 2,8% em relação ao ano passado. Em valores nominais, a movimentação esperada é de R$ 340,7 milhões na capital potiguar (+2,4%) e R$ 75,9 milhões no cenário mossoroense (+3,4%).

Apesar do otimismo, o levantamento aponta desafios: o crédito mais restritivo e a sensibilidade do consumidor ao preço seguem exigindo transparência e descontos reais do varejo. Ou seja, se por um lado, o varejo potiguar entra na Black Friday com vento a favor, as lojas precisarão unir estratégia e credibilidade para transformar intenção em resultado.

Em Natal, 63,1% dos consumidores afirmam que pretendem aproveitar as promoções – o quarto ano seguido de alta na intenção de compra. O destaque fica para os eletrodomésticos (33,9%), seguidos de roupas (24,5%) e eletrônicos (19%). O levantamento mostra ainda uma mudança no comportamento financeiro: 47,8% dos natalenses devem pagar à vista, o maior percentual da série histórica. Já metade dos entrevistados (50,6%) pretende antecipar as compras para a semana anterior ao evento, consolidando a tendência de planejamento.

O cenário mossoroense também é positivo, com 52,9% dos consumidores dispostos a comprar – alta em relação ao ano passado. As roupas lideram as preferências (34%), seguidas dos eletrodomésticos (27,2%) e dos eletrônicos (18,9%). A pesquisa mostra a força do comércio de rua (42,1%) e do parcelamento, que será o caminho escolhido por 69,4% dos consumidores.

De acordo com a pesquisa do IFC, as duas maiores cidades do estado mostram comportamentos distintos, mas complementares. “Natal pede o combo de preço à vista e entrega rápida, enquanto Mossoró recompensa o bom parcelamento e a presença forte do comércio local, sem abrir mão do digital”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Os dados indicam ainda que o ciclo positivo de renda e emprego no Rio Grande do Norte tem contribuído para o aumento da confiança do consumidor. A antecipação das compras amplia o período de promoções, e o avanço dos pagamentos à vista em Natal deve impulsionar a conversão de vendas.

 

Fonte: Fecomercio RN

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Ótica Rodrigues - João Câmara/RN