Universidade Estadual do RN – UERN realiza solenidade de formatura das turmas do programa Uern 60+
02/12/2025

Foto: Divulgação/UERN
Na tarde desta segunda-feira foi realizada mais uma solenidade de formatura das turmas do programa Uern 60+, voltado para qualificação de idosos.
Foram 101 pessoas beneficiadas pela iniciativa que marca o perfil inclusivo e includente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
O projeto de extensão é realizado numa parceria com a Prefeitura de Mossoró e a Igreja Católica, que cederam espaços para a realização dos cursos.
Os certificados alusivos ao semestre 2025.2 foram entregues pela reitora Cicilia Maia, a secretária municipal de assistência social Shirley Targino, a secretária mu8nicipal de cultura Janaina Holanda e o pró-reitor de extensão Esdras Marchezan.
Ao longo do semestre foram ofertados cursos como “cidadania e qualidade de vida” e “Cidadania e Letramento Digital”.
O orador das turmas foi Juarez Viana Rodrigues que destacou a alegria de estar participando da solenidade. “Esse já é meu segundo curso e vi nessa experiência o gostinho de sentar novamente nas cadeiras de uma universidade”, frisou. “Essa ação nos ajudou a aprender um pouco mais. Construímos famílias, carreiras e agora temos um pouco de mais tempo para cuidar de nós”, acrescentou.
“Provamos para nós mesmos que a curiosidade e a sede de saber não tem prazo de validade”, destacou.
O pró-reitor Esdras Marchezan disse ser um motivo de alegria a formatura das turmas do Uern 60 + e destacou o crescimento do projeto. “Isso mostra a importância de um programa voltado para pessoas idosas e mostra que as pessoas idosas querem viver mais e melhor”, declarou.
O discurso de encerramento foi proferido pela reitora Cicilia Maia que destacou que a solenidade marca a Uern como sendo uma instituição para todos e todas do Rio Grande do Norte.
Cicília destacou a trajetória da escritora Cora Coralina que publicou o primeiro livro aos 75 anos de idade como uma inspira, sobretudo para mulheres. “Sua trajetória inspira nós mulheres brasileiras de que cada etapa da vida é fértil e que a idade não limita a criação. Pelo contrário”, afirmou.
A reitora avaliou que a sabedoria dos idosos permitiu uma troca de experiências que fortalece a universidade. “O Uern 60+ nos mostra que a universidade é um lugar de pertencimento. Hoje comemoramos conquistas que ultrapassam a sala de aula. Celebramos aqui a coragem de recomeçar e a grandeza de caminhar juntos”, lembrou.
Fonte: UERN
Essa publicação é um oferecimento

