Notí­cias

Veja momento em que Silvinei Vasques é preso no Paraguai; ex-diretor da PRF foi condenado pelo STF a mais de 24 anos de prisão

27/12/2025

Foto: reprodução

 

A prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, nesta sexta-feira (26/12), foi registrada em vídeo. Uma filmagem mostra o momento em que ele é conduzido dentro do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção.

Silvinei Vasques foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 24 anos e 6 meses de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Sua condenação no STF ocorreu no último dia 16 de dezembro, junto com o chamado núcleo 2 da organização criminosa. A decisão da Primeira Turma do Supremo considerou que Silvinei atuou para monitorar autoridades e impedir a votação de eleitores, especialmente no Nordeste, por meio de operações da PRF no segundo turno do pleito.

Segundo o diretor da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, Silvinei foi detido durante a madrugada no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, ao tentar embarcar para El Salvador.

Antes de ser preso nesta sexta, Silvinei rompeu a tornozeleira eletrônica em Santa Catarina, deixou o Brasil sem autorização judicial e seguiu para o Paraguai. Assim que o rompimento foi identificado, foram disparados alertas nas fronteiras e acionada a adidância brasileira no país vizinho.

Relator do processo penal, o ministro Alexandre de Moraes votou para condenar Silvinei e outros três réus por todos os crimes pelos quais eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR):

golpe de Estado; abolição do Estado Democrático de Direito; dano qualificado; deterioração do patrimônio tombado e organização criminosa.

Segundo informou a Direção Nacional de Migração, os inspetores de imigração do aeroporto identificaram Silvinei, que tentava burlar os controles de imigração se passando por cidadão paraguaio, com o nome de Julio Eduardo Fernandez. Assim, a prisão do ex-diretor da PRF foi realizada com apoio da Polícia Nacional.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Jornal Nacional (@jornalnacional)

Do g1/Jornal Nacional

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO