Avião que caiu em Copacabana fazia voo irregular de propaganda, diz prefeitura
28/12/2025

Foto: Reprodução
O avião monomotor que caiu no mar de Copacabana, na manhã deste sábado (27), realizava um voo publicitário sem autorização, segundo informou a Prefeitura do Rio de Janeiro. A aeronave pertencia à empresa Visual Propaganda Aérea, que não tinha permissão para executar a campanha exibida no momento do acidente.
Especialistas apontam que o avião pode ter sofrido uma pane no motor ou no sistema de controle. Para o especialista em gerenciamento de risco Gerardo Portela, as imagens do acidente indicam dificuldades para manter o voo. Ele explica que, em situações assim, o piloto precisa se livrar da faixa publicitária, que gera arrasto e reduz drasticamente as chances de um pouso forçado com sucesso.
O piloto, Luiz Ricardo Leite de Amorim, de 40 anos, era o único ocupante da aeronave e estava em seu primeiro dia de trabalho no avião publicitário. O corpo foi localizado mais de duas horas após a queda, que ocorreu na altura do Posto 4. Vídeos gravados por banhistas mostram o momento em que o monomotor atinge o mar e afunda em poucos segundos.
Testemunhas relataram que o resgate foi acionado rapidamente. Segundo uma pessoa que estava na praia, equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local logo após a queda para iniciar as buscas pelo piloto e pela aeronave, que desapareceu rapidamente sob a água.
Funcionários do aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio, confirmaram que o avião partiu do terminal naquela manhã. As causas do acidente, no entanto, ainda não foram oficialmente determinadas.
Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por meio do Seripa III, foi acionado para conduzir a investigação. Segundo a FAB, a equipe vai coletar dados, preservar evidências e analisar os danos para esclarecer as circunstâncias da queda da aeronave de matrícula PT-AGB.
Ver essa foto no Instagram
Com informações do G1
Essa publicação é um oferecimento

