Mundo

Número de mortos em protestos no Irã dispara para 3.400: Jovem denuncia massacre; “Estão matando todo mundo”

15/01/2026

O número de mortos nos protestos antigovernamentais no Irã subiu para 3.428 pessoas, informou a ONG Iran Human Rights (IHR, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, 14. Do número total de vítimas, 3.379 eram manifestantes.

O levantamento leva em consideração fontes do Ministério da Saúde e Educação Médica da República Islâmica, além de relatórios e depoimentos colhidos pela organização.

“Segundo o relato de uma testemunha ocular em Rasht, um grupo de jovens manifestantes encurralados na área do bazar, em meio a incêndios e cercados por forças de segurança, levantaram as mãos em sinal de rendição, mas mesmo assim foram mortos a tiros”, disse a ONG em comunicado. “A IHRNGO também recebeu inúmeros relatos de pessoas feridas que foram ‘eliminadas’, com testemunhas relatando que isso ocorreu tanto nas ruas quanto em instalações médicas.”

Os atos contra o aumento do custo de vida e a crise inflacionária tiveram início em 28 de dezembro e se espalharam por todo o país, com mais de 18 mil presos. O balanço também indicou que  “até o bloqueio da internet, os protestos haviam atingido todas as 31 províncias e cerca de 190 cidades”. A ONG disse que, em particular, “Karaj, na província de Alborz, foi palco de uma das repressões mais sangrentas”. Por lá, de acordo com o relatório, “forças estatais em Karaj utilizaram metralhadoras DShK contra os manifestantes”.

 

Informações, Notícias Bacci e Veja/ Foto: AFP

 

 

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL