Política

Búzios decide o futuro de Rogério Marinho e o rumo da direita no RN

19/01/2026

Búzios decide o futuro de Rogério Marinho e o rumo da direita no RN

O encontro político que o senador e líder do PL, Rogério Marinho, realizará no próximo dia 22, na praia de Pirambúzios, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, vai selar seu destino político em 2026. Ali será definido se Rogério será, ou não, candidato ao Governo do Estado em outubro.

A decisão ainda não foi anunciada, mas o movimento é claro. Rogério quer reunir seu núcleo duro e aliados mais próximos para comunicar o caminho que pretende seguir. Ele retorna de Brasília com a convicção pessoal de que tem densidade política para disputar o cargo máximo do Estado, sem, contudo, se afastar do tabuleiro nacional.

Há um fator externo relevante: Jair Bolsonaro quer Rogério atuando fortemente na campanha de Flávio Bolsonaro, em uma articulação de alcance nacional. É a engrenagem Brasília–Rio Grande do Norte funcionando em alta rotação.

No tradicional encontro de Pirambúzios, Rogério promete demonstração de força. Estão sendo mobilizados prefeitos, vices e vereadores de cerca de 100 municípios, além de deputados federais e estaduais. O evento também deve marcar novas filiações ao PL e o anúncio de alianças. Nos bastidores, circula o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, hoje no PSDB ligado ao senador Styvenson Valentim.

Essa é a estrutura posta para uma eventual candidatura ao governo. Caso Rogério decline do projeto, o senador Styvenson surge como candidato natural da direita, cenário já antecipado por este jornalista.

Fato é que Pirambúzios não será apenas um encontro político. Será um divisor de águas. A semana é decisiva para a direita e o centro-direita potiguar. Ouvidos no chão. O jogo está em movimento.

Essa publicação é um oferecimento

RAMON MOTO PEÇAS