Morre o nadador potiguar Adriano Gomes, medalhista paralímpico
08/02/2026

Foto: Divulgação/CPB
O nadador potiguar e medalhista paralímpico Adriano Gomes de Lima morreu, nesse sábado (7), aos 52 anos. Ele tratava um câncer ósseo há cerca de dois anos. Adriano Gomes foi um dos precursores do paradesporto no RN. Com mais de 30 anos de carreira nas piscinas, esteve em seis Paralimpíadas (1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016), nas quais conquistou nove medalhas (um ouro, cinco pratas e três bronzes).
No ano passado, na celebração dos 30 anos do Comitê Paralímpico Brasileiro, Adriano foi um dos 12 homenageados por suas trajetórias e por ajudarem a construir a grandeza do esporte paralímpico no país.
A natação entrou na vida de Adriano aos 17 anos, como processo de reabilitação após um acidente de trabalho que o deixou paraplégico. Além das participações e medalhas em Paralimpíadas, Adriano disputou ainda cinco edições de Jogos Parapan-americanos, conquistando 30 medalhas. Tem também 12 medalhas em Mundiais de natação.
A Sadef lamentou a morte do paratleta. "Adriano nadou pela Sadef no começo dos anos 90, e durante toda a sua carreira, levou o RN e o Brasil ao pódio em competições ao redor do mundo. Deixa um legado imenso para as gerações de paratletas que vieram depois e para as que ainda estão por vir", lamenta Dario Gomes, presidente da Sadef.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) emitiu nota de pesar. "Nossos sentimentos à família e amigos. Que a trajetória de Adriano seja sempre lembrada", destacou.
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento

