BOMBA: PL denuncia fraude em pesquisa sem três nomes ao Senado no questionário, mas Zenaide Maia divulga com nomes
02/04/2026


A primeira pesquisa em 2026 com irregularidade pode ser confirmada no Rio Grande do Norte. O Partido Liberal (RN) entrou nesta quarta-feira (1) com representação no TRE (Tribunal Regional de Eleitoral) ajuizando requerimento sob alegação de indícios de fraude da pesquisa sob registro RN-09960/2026, do instituto Ranking de Pesquisa LTDA, divulgada neste fim de semana. Nas irregularidades supostas apontadas, o questionário aplicado que foi registrado no TRE consta apenas três nomes na estimulada para o Senado com Styvenson Valentim, Fátima Bezerra (que já desistiu da pré-candidatura) e Zenaide Maia. Chamou atenção é que a pré-candidata Zenaide Maia divulgou um resultado desta pesquisa com outros nomes em seu instagram que não estavam no questionário homologado, tais como: do Coronel Hélio, Jean Paul Prates e Samanda Alves, o que gera questionamentos até de “fake News” e passíveis de condenação eleitoral.
Outro questionamento do PL é a pergunta sobre rejeição estimulada ao Senado que só tem os nomes como opção de Styvenson Valentim, Fátima Bezerra e Zenaide Maia, mas no resultado divulgado da pesquisa pelo jornalista Carlos Santos, no blog Coluna do Herzog, com sede em Mossoró, surge na divulgação outros pré-candidatos ao senado, como Coronel Hélio, Jean Paul Prates e Samanda Alves. Ou seja: eles foram excluídos do registro.
Esses resultados com os nomes de Coronel Helio, Samanda Alves e Jean Paul Prates no blog de Carlos Santos e no instagram de Zenaide Maia não constam no questionário cadastrado no site do TRE. O próprio jornalista Carlos Santos divulgou em seu blog revelou os números ao Senado com nomes que não estavam no questionário registrado, como também a divulgação ao Governo do Estado, onde constava até o nome do senador Rogério Marinho, que já retirou sua pré-candidatura, este estava no questionário na estimulada, mas não foi incluso na divulgação.
“São flagrantes os contrassensos entre os dados divulgados e o questionário aplicado na pesquisa. Primeiro, o blog aponta vários nomes que não constam no questionário: Coronel Hélio, Jean Paul Prates e Samanda Alves. Ademais, o blog não divulga o nome de Fátima Bezerra, que consta no questionário. Pois bem, reverberando o princípio datransparência e da moralidade, o partido requerente enxerga flagrante o seu direito de acesso ao relatório completo com os resultados da pesquisa, conforme previsão expressa na Resolução TSE n. 23.600/2019. Nesses termos, requer a Vossa Excelência que receba o presente requerimento para disponibilizar ao requerente o relatório completo com os resultados da pesquisa, abrangendo o acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados do Instituto”, solicita no requerimento o advogado Carlo Virgilio Fernandes de Paiva (OAB/RN n 394).



Essa publicação é um oferecimento

