Produção industrial no RN cai 13,6% e registra a maior queda do país em abril de 2026, diz IBGE
10/06/2026

Foto: reprodução/RPCC
A produção industrial do Rio Grande do Norte caiu 13,6% em abril na comparação com o mesmo mês de 2025, registrando o pior desempenho entre os estados pesquisados pelo IBGE.
O principal impacto veio da fabricação de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis, que recuou 27,8%. A produção de alimentos também caiu 1,7%, após alta registrada em março.
Segundo o IBGE, a queda foi influenciada principalmente pela menor produção de óleo diesel. No setor alimentício, houve redução na fabricação de castanha de caju beneficiada, sorvetes, picolés, balas e outros confeitos. Apesar do resultado negativo, dois segmentos apresentaram avanço em abril: Confecção de artigos do vestuário e acessórios: +56%; Indústrias extrativistas: +16,3%.
Cenário nacional
No Brasil, a produção industrial cresceu 2,7% em abril, com alta em 12 dos 18 locais pesquisados.
Os maiores avanços foram registrados no Espírito Santo (+32,9%) e no Rio de Janeiro (+10,1%). Além do RN, também tiveram queda Maranhão (-5,4%), Amazonas (-4,2%), Pernambuco (-3,8%), Pará (-2,8%) e Ceará (-0,4%).
Acumulado de 2026
De janeiro a abril de 2026, a indústria potiguar acumula retração de 17,9%.
As maiores quedas ocorreram em:
Coque, derivados de petróleo e biocombustíveis: -29,9%;
Produtos alimentícios: -6,2%;
Indústrias extrativistas: -5,6%.
O único setor em alta no período foi o de confecção de vestuário e acessórios, com crescimento de 41,5%.
Resultado em 12 meses
No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial do RN registra queda de 12,4%.
Os destaques positivos foram as indústrias extrativistas (+9,2%) e a confecção de vestuário (+50,2%). Já a fabricação de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis recuou 24,2%, enquanto a produção de alimentos caiu 1,4%.
Com informações de Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento

