Notí­cias

Pronatec oferece 2.399 vagas em cursos gratuitos em diversas áreas; veja oportunidades no RN

28/08/2026

Foto: IFSP/Olhar Imaginário

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece 2.399 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional voltados à área ambiental. Em setembro, são 24 cursos disponíveis em 23 estados.

As oportunidades podem ser consultadas no Painel de Oportunidades do Pronatec, utilizando o filtro “Vagas Verdes”. Para se inscrever, é necessário atender aos requisitos de cada curso e seguir as orientações do edital da instituição responsável pela oferta.

Entre as opções estão cursos relacionados a empreendimentos florestais comunitários, desenvolvimento socioambiental, agricultura orgânica, aquicultura, energias renováveis, conservação ambiental, fruticultura, sistemas fotovoltaicos, veículos elétricos, biodigestores e biocombustíveis.

As chamadas “Vagas Verdes” são voltadas à formação de profissionais para atividades ligadas à preservação, conservação e recuperação ambiental, além de áreas relacionadas à sustentabilidade e às mudanças climáticas.

Criado em 2011, o Pronatec tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica no país. O programa oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para contribuir com a formação e a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Confira as vagas disponíveis no RN

Macaíba

Agente de Alimentação Escolar — 200 vagas — UFRN

Auxiliar de Produção de Biocombustíveis — 20 vagas — UFRN

Auxiliar Pedagógico — 38 vagas — IFRN

Energia Eólica: Fundamentos — 30 vagas — UFRN

Horticultor Orgânico — 60 vagas — UFRN

Instalador de Sistemas Fotovoltaicos — 30 vagas — UFRN

Operador de Beneficiamento de Pescado — 25 vagas — UFRN

Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos — 95 vagas — UFRN

Profissional de Manutenção em Sistemas Energéticos e Equipamentos Industriais — 40 vagas — UFRN

Natal

Auxiliar Pedagógico — 38 vagas — IFRN

Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local — 37 vagas — IFRN

Profissional de Manutenção de Veículos Elétricos Leves e de Duas Rodas — 45 vagas — IFRN

Profissional de Manutenção de Veículos Elétricos Leves e de Duas Rodas — 45 vagas — IFRN

João Câmara

Agente de Informações Turísticas — 38 vagas — IFRN

Auxiliar Pedagógico — 37 vagas — IFRN

Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos — 35 vagas — IFRN

Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos — 36 vagas — IFRN

Operador de Computador — 25 vagas — IFRN

Ipanguaçu

App Clicks? Construção Rápida de Apps para Mídias Digitais — 25 vagas — IFRN

Drones e Impressoras 3D: Operação e Manutenção — 25 vagas — IFRN

Horticultor Orgânico — 34 vagas — IFRN

Negócios Inovadores Apoiados por IA — 25 vagas — IFRN

Santa Cruz

App Clicks? Construção Rápida de Apps para Mídias Digitais — 25 vagas — IFRN

Cuidador Infantil — 34 vagas — IFRN

Negócios Inovadores Apoiados por IA — 25 vagas — IFRN

Pau dos Ferros

Auxiliar Pedagógico — 37 vagas — IFRN

Auxiliar Pedagógico — 38 vagas — IFRN

Campo Grande

Cuidador Infantil — 30 vagas — RN-SEEC

Horticultor Orgânico — 29 vagas — RN-SEEC

Mossoró

Energia Eólica: Fundamentos — 45 vagas — IFRN

Profissional de Manutenção em Sistemas Energéticos e Equipamentos Industriais — 41 vagas — IFRN

Parelhas

Instalador de Sistemas Fotovoltaicos — 41 vagas — IFRN

Parnamirim

Instalador de Sistemas Fotovoltaicos — 45 vagas — IFRN

Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos — 41 vagas — IFRN

Caicó

Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos — 45 vagas — IFRN

Canguaretama

Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos — 41 vagas — IFRN

Ceará-Mirim

Cuidador de Idoso — 34 vagas — IFRN

Como se inscrever

As vagas podem ser consultadas no Painel de Oportunidades do Pronatec, utilizando o filtro “Vagas Verdes” e selecionando o Rio Grande do Norte. Os interessados devem verificar os pré-requisitos, o período de inscrição e as regras de cada curso diretamente com a instituição responsável pela oferta.

As chamadas Vagas Verdes são voltadas à formação profissional em áreas relacionadas à preservação, conservação e recuperação ambiental, além de atividades ligadas à transição energética e à sustentabilidade.

 

Fonte: IRFN

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!