Política

PESQUISA DATAFOLHA: Lula e Flávio Bolsonaro permanecem tecnicamente empatados em cenário de segundo turno

04/09/2026

Foto: Carla Sena/Arte Metrópoles

 

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3/9) pelo Instituto Datafolha traz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto, contra 44% do senador Flávio Bolsonaro (PL), num confronto hipotético de segundo turno.

A diferença de apenas dois pontos percentuais configura uma situação de empate técnico, considerando os parâmetros estatísticos do levantamento. Os números revelam uma disputa muito equilibrada entre as duas principais correntes eleitorais no cenário nacional.

Confira o resultado:

Lula (PT): 46%

Flávio Bolsonaro (PL): 44%

Em branco/nulo/nenhum: 9%

Indecisos: 2%

Foto: Reprodução/CNN

 

No último levantamento realizado pelo mesmo instituto e divulgado no dia 21 de agosto, Lula liderava com 47% das intenções de voto para o 2º turno; seguido por Flávio Bolsonaro que tinha 43% — a diferença era de 4 pontos percentuais, no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

PRIMEIRO TURNO

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3/9), um mês antes das eleições, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 38% das intenções de voto no 1º turno contra 33% de Flávio Bolsonaro (PL).

O levantamento também confirma a ascensão do escritor Augusto Cury, que marcou 8% — uma subida de seis pontos percentuais em relação ao último levantamento, de 21 de agosto.

Ao todo, 13 candidatos concorrem ao Palácio do Planalto. Veja os resultados:

Lula (PT): 38% (- 1 p.p)

Flávio Bolsonaro (PL): 33% (=)

Escritor Augusto Cury (Avante): 8% (+ 6 p.p)

Ronaldo Caiado (PSD): 4% (- 1 p.p)

Renan Santos (Missão): 3% (- 1 p.p)

Romeu Zema (Novo): 2% (- 1 p.p)

Samara Martins (UP): 1% (=)

Edmilson Costa (PCB): 1% (=)

Rui Costa Pimenta (PCO): 1% (=)

Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 0 (=)

Clariana Barão (DC): 0 (=)

Hertz Dias (PSTU): 0 (=)

Em branco/nulo/nenhum: 6% (=)

Indecisos: 3% (-1 p.p)

O candidato Pablo Marçal (PRTB), que está inelegível, não foi considerado na pesquisa.

No último levantamento feito pelo mesmo instituto e divulgado no dia 21 de agosto, Lula liderava com 39% das intenções de voto entre os entrevistados; seguido por Flávio Bolsonaro que tinha 33%.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 125 cidades na terça-feira (1º) e quarta-feira (2). A pesquisa, contratada pela TV Globo e pela Folha, está registrada no TSE com o código BR-03669/2026.

 

Com informações de Metrópoles

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL