Diretor-geral da PF diz que abriu investigação sobre possível interferência dos EUA nas eleições brasileiras
04/10/2026

Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Polícia Federal abriu uma apuração preliminar sobre uma possível interferência dos Estados Unidos nas eleições brasileiras, segundo o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.
A investigação começou após uma representação encaminhada pela Advocacia-Geral da União (AGU), motivada por uma reportagem do jornal The Guardian sobre um projeto norte-americano que teria destinado cerca de R$ 5 milhões a grupos de oposição a supostos abusos do Judiciário e censura do STF.
Segundo Andrei, o caso foi encaminhado à Diretoria de Inteligência da PF. Ele ressaltou que ainda não houve a instauração formal de um inquérito e que a apuração está em fase preliminar.
O diretor-geral também afirmou que não há, até o momento, “risco efetivo ou elemento concreto” de um plano contra as embaixadas dos Estados Unidos e da Austrália em Brasília. As duas representações suspenderam atendimentos consulares antes das eleições por questões de segurança relacionadas a uma suposta ameaça de ataque terrorista.
Essa publicação é um oferecimento

