Notícias
Orla de Rio do Fogo: Um sonho está sendo realizado
02/09/2025

Foto: reprodução
A obra de pavimentação da nossa orla está de vento em polpa, um serviço que é sem sombra de dúvidas, mais um sonho do nosso povo que está prestes a se realizar.
O serviço trás uma melhoria gigantesca na infraestrutura da nossa praia de Rio do Fogo.
O Prefeito Márcio de Cici esteve no local acompanhando de perto o trabalho.
Em breve traremos mais detalhes dessa obra.
Aqui, a Gestão investe e trabalha em prol de todas as áreas.
Fonte: Blog de Samuel Araújo
Essa publicação é um oferecimento
Defesa de Cid diz que ex-ajudante de ordens pediu para deixar Exército: ‘Não tem mais condições psicológicas’
02/09/2025

Foto: Ton Molina/STF
O advogado do tenente-coronel Mauro Cid, Jair Alves Pereira, afirmou durante o julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) que o militar “pediu baixa” do Exército. A expressão se refere à saída do militar da atividade nas Forças Armadas, o que significa uma aposentadoria antecipada. Segundo o defensor, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, de 46 anos, “não tem mais condições psicológicas” de continuar a atuar após virar delator no processo.
O anúncio do pedido de desligamento de Cid ao Exécito ocorreu enquanto o advogado defendia a validade do acordo da delação premiada firmado por seu cliente. Os benefícios concedidos a Cid foram colocados em xeque pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que viu omissões nos depoimentos prestados ao longo do processo.
— Se ele dá sustentação e dinâmica dos fatos, e dá, por que ele não teria os benefícios que ele ajustou? Não seria justo que o Estado, agora, depois de fazer tudo isso, depois de ele estar com cautelar diversa da prisão por mais de dois anos, afastado de suas funções. Inclusive, agora, pediu baixa do Exército, porque não tem mais condições psicológicas de continuar como militar — disse o advogado.
Questionado, o Exército confirmou ter recebido o pedido, no qual Cid tenta ir para a reserva, preservando alguns benefícios, como o salário de militar. Pelas regras da Força, essa solicitação é permitida para quem tem mais de 20 anos de serviço prestado. O “pedido de baixa”, contudo, precisa ser analisado por uma comissão, que não tem prazo para responder. Só então, é submetido ao Comando do Exército, que é quem dá a palavra final.
Se for aceito, o militar não tem mais direito a casa funcional. Também não pode ser mais promovido, encerra sua carreira na ativa, porém, pode ter outro emprego. Mantém o plano de saúde e salário, de acordo com a cota proporcional aos tempo prestado na ativa.
A carreira militar do tenente-coronel ficou congelada durante a tramitação da ação penal que ele responde STF. Nessa condição, Cid não poderia ser promovido e o seu nome foi retirado da lista de promoção por antiguidade ou merecimento. Ele ainda poderia responder por crime militar devido aos fatos analisados.
Cid não pode ser transferido para outras localidades, realizar cursos, concorrer a missões no exterior e exercer cargo de comando. Normalmente, militares que viram réus podem cumprir expediente normalmente. Cid, contudo, está afastado do serviço por decisão judicial.
Cid integra a turma da Academia Militar das Agulhas Negras de 2000, que no ano passado entrou no rol de promoções a coronel. O tenente-coronel, contudo, teve a progressão na carreira vetada pelo atual comando da Força.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Governo federal apresenta proposta para fim da obrigatoriedade de autoescola
02/09/2025

Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara/Reprodução
O governo federal apresentou nesta terça-feira (2) o modelo que o Ministério dos Transportes planeja para retirar a obrigatoriedade da autoescola no processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Eis o passo a passo para a habilitação sugerido pelo Ministério:
Candidato abre o processo no Senatran ou no Detran e escolhe a modalidade de curso técnico, que pode ser feito EAD (Ensino a Distância), na plataforma do Senatran, em uma autoescola ou Escola Pública de Trânsito;
Com o certificado em mãos, o candidato vai ao Detran para coletar a biometria e pagar as taxas;
Em seguida, realiza os exames médicos e a avaliação psicológica e, se aprovado, faz a prova teórica;
Caso sinta necessidade, pode realizar aulas práticas em via pública, acompanhado de um instrutor (autônomo credenciado ou na própria autoescola);
Por fim, realiza a prova prática de direção veicular.
O ministério não apresentou mais detalhes.
O assunto entrou em debate no final de julho de 2025, quando o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia acabar com a obrigatoriedade da autoescola para a obtenção da CNH.
Para obter a CNH, o candidato precisa cumprir ao menos 45 horas-aula teóricas e 20 horas-aula práticas em autoescolas credenciadas. Há ainda a exigência de aulas noturnas e em simulador de direção, em alguns Estados. O governo argumenta que essas obrigações elevam o custo do processo sem garantir, necessariamente, melhor qualidade no aprendizado.
O objetivo, segundo o ministro disse à época, é reduzir os custos para tirar a carteira de habilitação no Brasil, calculados em valores de R$ 3.000 a R$ 4.000, a depender do Estado.
“O Brasil é um dos poucos países no mundo que obriga o sujeito a fazer um número de horas-aula para fazer uma prova […] A autoescola vai permanecer, mas em vez de ser obrigatória, ela pode ser facultativa”, disse o ministro em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, na qual fez o anúncio pela 1ª vez.
No anúncio do plano, o ministro também afirmou que a proposta já está pronta e será levada ao presidente para aprovação. Se sancionada, o condutor poderá aprender a dirigir de formas alternativas, mas continuará sendo obrigado a ser aprovado nas provas técnica e prática.
Isso significa que o processo de aprendizagem será regulamentado, porém, com menos obrigações. O candidato poderá decidir quantas horas de aula julga que precisa e se prefere contratar os serviços de uma autoescola ou de um instrutor autônomo credenciado, que não necessariamente estaria vinculado a uma empresa.
Associações manifestaram preocupação com a proposta, afirmando que a medida pode comprometer a formação de motoristas e colocar em risco a segurança viária.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Defesa de ‘kid preto’ entra com recurso para suspender processo da ‘trama golpista’; André Mendonça será relator
02/09/2025

Foto: reprodução
A defesa do tenente-coronel do Exército Hélio Ferreira Lima, integrante do grupo de militares de elite “Kids pretos”, entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão do processo contra o núcleo 3 da trama golpista. Hélio e outros nove réus são acusados de tramarem um plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, conforme a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Por sorteio, o ministro André Mendonça foi designado relator do pedido, que foi feito na última quarta-feira. Segundo a defesa, a decretação da prisão do tenente-coronel, em novembro do ano passado, foi baseada em “alegações genéricas” a partir de arquivos encontrados em seu telefone. O documento afirma, ainda, que a prisão preventiva é “flagrantemente ilegal” devido ao “excesso de prazo na sua duração”, já superior a nove meses.
Os advogados Luciano Alves e Nayara Moura, que compõem a defesa do tenente-coronel, ressaltaram que também ingressaram com uma ação contra a decisão que manteve a prisão, mas “há mais de seis meses o recurso permanece sem qualquer apreciação pela Primeira Turma do STF”.
O pedido afirma que o militar cumpriu “rigorosamente” as medidas cautelares impostas a ele antes da decretação da prisão, como a proibição de contato com demais investigados e a proibição de se ausentar do país. De acordo com a defesa, a prisão cautelar “dois anos após os fatos e sem nenhum descumprimento anterior” é uma “subversão da natureza excepcional” da medida.
“O cumprimento rigoroso dessas cautelares demonstra que o Paciente (Hélio) não representava risco algum que pudesse justificar a medida mais gravosa”, argumenta a defesa no recurso. “A ausência de contemporaneidade, a inexistência de qualquer descumprimento das cautelares, a inexistência de novos fatos relevantes e, sobretudo, o excesso de prazo da prisão, tornam a custódia do Paciente ilegal, desproporcional e violadora de garantias fundamentais”, completa.
A defesa também aponta não haver “nenhum elemento concreto” que vincule Hélio aos atos antidemocráticos, e também questiona a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, definida como “eivada de nulidades” e com “graves contradições e mentiras”.
“O colaborador apenas moldou sua narrativa por estar atemorizado, em resposta a um processo de pressão institucional claramente documentado nos autos”, diz outro trecho, em referência ao “papel ativo e inquisitivo” de Moraes na condução das oitivas com Cid, também utilizado pela defesa como um dos argumentos para o habeas corpus.
A defesa do militar afirmou que o processo “busca sanar graves ilegalidades no processo”, além de destacar “sua confiança na Justiça, convicta de que Deus está à frente de todas as coisas e de que a verdade prevalecerá”.
A notícia da definição de Mendonça como relator animou bolsonaristas. Em meados de julho, o magistrado indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já havia sido escolhido relator em outra ação que tenta paralisar o processo sobre a tentativa de golpe de estado em 2022.
O objeto em questão é um “agravo regimental”, um instrumento legal usado por advogados do ex-assessor presidencial Filipe Martins, também réu no caso (mas em outro núcleo), para questionar a atuação do ministro Alexandre de Moraes no processo. Jeffrey Chiquini, advogado de Martins, alega, entre vários itens, cerceamento de defesa.
Contudo, conforme a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o ministro já sinalizou a interlocutores que, no caso de Martins, independentemente da sua opinião sobre o andamento das investigações que podem levar à prisão do ex-presidente, o mandado de segurança apresentado pela defesa é incabível.
Também chamado de núcleo militar, o núcleo 3 da ação penal que apura a trama golpista também é composto pelos militares Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, acusados de monitorarem autoridades; Bernardo Romão Correa Netto, Fabrício Moreira de Bastos, Márcio Nunes de Resende Júnior, Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros e Ronald Ferreira de Araújo Junior, que teriam atuado para pressionar o comando do Exército; e pelo policial federal Wladimir Soares, acusado de passar informações sigilosas sobre a segurança do presidente Lula.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Bolsonaro “não está com saúde” e “segue firme, mas indignado”, diz Flávio
02/09/2025

Foto: Reprodução/Flavio via X
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, nesta terça-feira (2), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não está com saúde” e, por isso, não foi acompanhar presencialmente o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).
“Ele [Bolsonaro] queria ir, mas, obviamente, não dá. Ele não está com saúde no momento para ficar lá bancando dez horas assistindo àquele teatro do Alexandre de Moraes com tudo já programado, manipulado, combinado”, disse o senador a jornalistas no Senado.
O STF iniciou nesta manhã o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus na ação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
“Estive lá com ele [Bolsonaro] ontem. Ele está lá firme, mas está indignado com isso que não dá para chamar de processo, já que foi manipulado desde o início por Alexandre de Moraes”, declarou Flávio.
O julgamento no STF é realizado pela Primeira Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin (presidente da turma), Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux. O colegiado terá sessões extraordinárias nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro para análise do caso.
Ao criticar o processo no Supremo, Flávio reforçou a defesa pela aprovação de um projeto de anistia “ampla, geral e irrestrita”. Segundo ele, deputados e senadores analisam um novo texto que deve ser apresentado nos “próximos dias”.
A proposta também deve ser debatida com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que veio para Brasília nesta terça.
“Falo com ele [Tarcísio] todos os dias. Tem sido um grande aliado, uma pessoa que é leal ao presidente Bolsonaro, a todo momento está nos ajudando, ajuda na articulação, é uma grande liderança. E a gente vai estar junto hoje, também” disse o senador.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Januário e mais seis seminaristas serão ordenados diácono no próximo dia 7 de outubro
02/09/2025

(Foto: cedida)
Os seminaristas Alex Bruno Oliveira Câmara, Antônio Januário Pereira Júnior, Éwerton Nunes da Silva, Francisco de Assis Nunes Maximiano, Kaio José Alves da Silva, Matheus da Silva Barbosa e Pedro Henrique Rodrigues de Souza serão ordenados diáconos, dia 7 de outubro próximo, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, pelas mãos e oração consecratória do arcebispo Dom João Santos Cardoso.
Os sete seminaristas são alunos do Curso de Teologia, do Seminário de São Pedro. Esta é a última etapa no processo de formação, antes da ordenação sacerdotal.
A celebração também será em ação de graças pelos dois anos de posse de Dom João Cardoso, como arcebispo metropolitano de Natal.
A informação é da Arquidiocese de Natal
Essa publicação é um oferecimento
Tem pesquisa em andamento na cidade de João Câmara, RN.
02/09/2025

Foto: Ilustrativa
O Instituto Perfil, está nas ruas de João Câmara realizando uma pesquisa de avaliação do governo Aize. A pesquisa tem como objetivo medir a percepção dos cidadãos sobre as ações e o impacto da administração do governo local.
O trabalho está sendo feito de forma detalhada, com questionários estruturados, abordando temas como: você votaria na prefeita Aize? votaria nos candidatos de Aize na próxima eçleição? avalie a melhor e a pior secretaria; e por aí vai.
O instituto ainda pergunta, quem é a maior liderança política da cidade, entre os nomes está: Aize, Maurício e Manoel Bernardo.
Vamos aguardar, sem dúvidas vai sair pelas páginas e Instagram ligados a prefeita.
A informação é do netinhofaustinoblog
Essa publicação é um oferecimento
Pedra Preta: Participe do Torneio Solidário Informativo Central dia 20 de setembro de 2025
02/09/2025

Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura de Jandaíra encerra o “Agosto Lilás” com ações de conscientização e fortalecimento da rede de proteção às mulheres
02/09/2025


A Prefeitura de Jandaíra concluiu as atividades do “Agosto Lilás” com um saldo positivo e a certeza de que cada ação realizada contribuiu de forma significativa para o enfrentamento à violência contra a mulher no município.
Ao longo do mês, foram promovidas palestras, rodas de conversa, gincanas educativas e momentos de escuta ativa, alcançando diferentes públicos e comunidades. As atividades foram conduzidas de forma integrada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, com o apoio de profissionais capacitados e engajados na causa.
A proposta do Agosto Lilás foi levar informação, promover o acolhimento e reforçar a importância da denúncia e da proteção às vítimas de violência doméstica. As ações tiveram como foco o fortalecimento da rede de apoio e a sensibilização da população sobre a gravidade e as múltiplas formas de violência contra a mulher.

Com presença ativa nas comunidades, os profissionais envolvidos proporcionaram momentos de diálogo e reflexão, contribuindo para o empoderamento feminino e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A Prefeitura de Jandaíra reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e seguirá trabalhando de forma contínua para garantir políticas públicas efetivas de prevenção e combate à violência.

Essa publicação é um oferecimento
Governo do RN reajusta valor pago a fornecedores do Programa do Leite Potiguar
02/09/2025
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/k/i/Ro8xgHRfynvPURAVQ2Jg/joaovital.jpeg)
Foto: Sethas RN
O Governo do Estado concedeu nesta segunda-feira (01) reajuste de 12,25% para a indústria de laticínios e fornecedores do Programa Leite Potiguar (PLP), executado pela Sethas/RN.
Este é o 6º reajuste do leite na gestão da governadora Fátima Bezerra, assegurando a manutenção econômica da cadeia leiteira potiguar.
A proposta de reajuste eleva os preços a serem pagos na aquisição do leite no âmbito do PLP aos participantes fornecedores, agricultores familiares, médios e grandes produtores e às usinas de beneficiamento contratadas (laticínios).
Para a concessão do reajuste, de acordo com a Resolução nº 028/2025, do Comitê Gestor do Programa Leite Potiguar (CPLP), foram consideradas as constantes e recorrentes altas inflacionárias no custo operacional da indústria de laticínios e nos insumos agrícolas com impacto na cadeira produtiva do leite. O Comitê é composto pela SETHAS, Secretaria de Agricultura, Emater e Idiarn.
Com o reajuste, o litro de leite bovino passa de R$ 4,00 para R$ 4,50, e o caprino de R$ 4,80 para R$ 5,37. O Programa Leite Potiguar faz parte da cesta de produtos ofertados pelo Governo do Estado para garantir segurança alimentar e nutricional à população mais vulnerável do Rio Grande do Norte.
A partir de 2026, o Governo do Estado vai investir anualmente R$ 90 milhões no PLP, um impacto significativo para a cadeia leiteira haja vista as previsões de estiagem que afeta diretamente o produtor e, por consequência, a indústria de laticínio.
Este ano, o orçamento previsto pelo Governo para o PLP é de R$ 81 milhões pela contratação de 19,5 milhões de litros de leite da bacia leiteira potiguar.
Essa publicação é um oferecimento
Mobilização dos educadores de Natal leva secretário a Ato Público e reforça pautas da categoria
02/09/2025

Foto: Sinte RN
O ato público em frente à Secretaria Municipal de Educação (SME) reuniu educadores com cartazes e placas de reivindicação e provocou a presença do secretário Aldo Fernandes, que deixou seu gabinete para dialogar com a categoria.
Ele reiterou que no dia 17 de setembro será realizada uma audiência com o SINTE, quando deverão ser apresentadas informações sobre o retroativo de 2025 e os repasses orçamentários às escolas.
A paralisação teve como foco: valorização profissional, reposição de perdas salariais, atuação de professores especialistas nas disciplinas de Artes, Educação Física e Ensino Religioso, respeito à gestão democrática e regularização dos repasses do orçamento municipal.
Para o SINTE, a participação da categoria na mobilização e a paralisação nas escolas demonstram a força da categoria e respondem à falta de encaminhamento das pautas por parte da prefeitura.
Fonte: Sinte RN
Essa publicação é um oferecimento
ALRN lança canal no WhatsApp com notícias e conteúdo do Legislativo potiguar
02/09/2025

Foto: ALRN/Divulgação
A Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) passa a oferecer um canal oficial no WhatsApp para aproximar ainda mais a Casa do Povo de servidores e da população.
A plataforma reúne, em um só espaço, notícias, informes e vídeos com os principais destaques do Legislativo potiguar — tudo em um só lugar.
A iniciativa substitui o antigo envio de boletins informativos via whatsapp e disponibiliza um meio prático e acessível para acompanhar as ações parlamentares e institucionais, oferecendo também maior privacidade e segurança aos usuários.
O procedimento é simples. Ao clicar no link pelo celular, o usuário é direcionado para a área de canais do WhatsApp, onde deve selecionar a opção “Seguir”. Também é possível ativar o sino de notificações, garantindo que cada nova publicação seja destacada no aplicativo. Depois de inscrito, o canal ficará disponível na aba “Atualizações”, dentro do próprio WhatsApp.
Essa publicação é um oferecimento
Dupla sertaneja morre atropelada após sair de pizzaria com o pai; Samuel & Mateus ganharam destaque nas redes sociais há poucos dias
02/09/2025

A dupla sertaneja Samuel & Mateus morreu após ser atropelada em Corte de Pedra, distrito de Presidente Tancredo Neves, na noite desta segunda-feira (1º). O pai e os dois garotos de 17 e 15 anos, respectivamente, saíam de uma pizzaria numa motocicleta, quando foram atingidos na traseira, por uma caminhonete S10.
O pai dos meninos, cuja identidade ainda não foi confirmada, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Luís Eduardo Magalhães e será transferido para o Hospital Regional. O estado de saúde dele é grave. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar a ocorrência e investigar as causas juntamente com a Polícia Civil. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Valença também foi chamado para realizar a remoção dos corpos.
Samuel & Mateus acenderam nas redes sociais há uma semana
Ver essa foto no Instagram
Samuel & Mateus ganharam destaque na imprensa ao aparecerem cantando “Amor dos Outros”, sucesso da dupla Henrique & Juliano. Eles chegaram a chamar a atenção do cantor Milsinho Toque Dez, que compartilhou a gravação nos stories.
A dupla também estava produzindo um CD, inclusive com músicas autorais. A trágica notícia abala fortemente a população tancredense e todo o Baixo Sul da Bahia.
Blog Petrolina em Destaque/Via Midia Bahia
Essa publicação é um oferecimento
Ministro Mendonça é escolhido relator de pedido para suspender ação sobre suposto golpe
02/09/2025

Foto: Gustavo Moreno-SCO-STF
O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi designado relator de um pedido de liminar para suspender a ação da tentativa de golpe de Estado. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus começa nesta terça-feira (2).
O pedido de habeas corpus foi impetrado pela defesa do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima na última quarta-feira (27), que integra o núcleo 3 do processo da trama golpista. Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro à Corte, foi sorteado relator no dia seguinte.
O habeas corpus também pede que seja declarada a nulidade da colaboração premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Segundo a defesa, os depoimentos do delator são marcados por “contradições e mentiras flagrantes” e teriam sido prestados sem voluntariedade.
A petição sustenta ainda que houve irregularidade na condução da delação, com participação direta do relator da investigação, o que violaria o sistema acusatório e o princípio da imparcialidade.
Os advogados alegam ausência de contemporaneidade dos fatos – ocorridos em 2022 – e sustentam que o militar vinha cumprindo medidas cautelares, como a proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados, sem qualquer descumprimento.
Para os defensores, a prisão é desproporcional e baseada apenas em “alegações genéricas”.
Outro ponto levantado é o excesso de prazo. O agravo contra a negativa de liberdade provisória está pendente de julgamento há mais de seis meses na Primeira Turma, o que, para os advogados, configura constrangimento ilegal.
Mendonça também é relator de um mandato de segurança que tenta atrasar o julgamento sobre a tentativa de golpe.
O processo foi protocolado pela defesa do réu Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro e réu do núcleo 2.
A defesa de Martins questiona a atuação do ministro Alexandre de Moraes, que é o relator da ação penal envolvendo a trama golpista. Segundo os advogados, o ministro não tem respeitado a legítima defesa do ex-assessor e tirando dele, direitos básicos, como a permissão para realizar entrevistas, por exemplo.
No entanto, André Mendonça também não fez nenhuma movimentação no processo desde julho deste ano.
Na denúncia oferecida pela PGR (Procuradoria-Geral da República), Ferreira Lima e Filipe Martins respondem por crimes como organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Orla de Rio do Fogo: Um sonho está sendo realizado
02/09/2025

Foto: reprodução
A obra de pavimentação da nossa orla está de vento em polpa, um serviço que é sem sombra de dúvidas, mais um sonho do nosso povo que está prestes a se realizar.
O serviço trás uma melhoria gigantesca na infraestrutura da nossa praia de Rio do Fogo.
O Prefeito Márcio de Cici esteve no local acompanhando de perto o trabalho.
Em breve traremos mais detalhes dessa obra.
Aqui, a Gestão investe e trabalha em prol de todas as áreas.
Fonte: Blog de Samuel Araújo
Essa publicação é um oferecimento
PGR defende condenação de Bolsonaro e mais 7 por tentativa de golpe: ‘Quando o presidente convoca cúpula militar, golpe está em curso’
02/09/2025

Foto: Antonio Augusto/STF
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu hoje a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras sete pessoas por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. “Havia plano sistemático de ataque”, disse hoje. “O autogolpe também é golpe punível, consistindo em desvio funcional gravíssimo, já que se origina dentro das instituições e opera contra elas.”
Gonet foi o primeiro a falar após a leitura do relatório que resumiu a ação penal. Ele apresentou a manifestação final da PGR antes de as defesas apresentarem seus argumentos e os ministros votarem. Gonet falou na sala de sessões da Primeira Turma do STF após o ministro Alexandre de Moraes, que é relator do processo, ter feito um resumo do caso. Em seguida, a sessão foi suspensa e retorna às 14h.
Ele citou que “a democracia no Brasil assume a sua defesa ativa contra a tentativa de golpe apoiado em violência ameaçada e praticada”. “Nenhuma democracia se sustenta se não contar com efetivos meios para se contrapor a atos orientados à sua decomposição.”
Gonet aponta “nítida organização criminosa”
Ele afirmou que os acusados fizeram uma série de eventos que, encadeados, mostram que é “nítida a organização criminosa”. Segundo ele, todos os denunciados colaboraram, na parte a que coube cada um, para formatar uma tentativa de golpe. Por isso, afirmou, “todos os personagens” do processo são responsáveis pelos eventos e “se concatenam entre si”.
PGR rebate argumentos das defesas. Gonet dedicou sua manifestação a reforçar a gravidade dos fatos e dos atores envolvidos. Também negou que a denúncia narra episódios diferentes e sem conexão entre si. “Organização e método, a propósito, permearam o processo criminoso. Havia previsão de medidas de intervenção inaceitáveis constitucionalmente sobre o exercício das atividades do Poder Judiciário.”
Gonet diz que não é assinatura que consuma crime de Bolsonaro
Sobre a tese da defesa de Bolsonaro, de que ele teria apenas discutido ideias e possibilidades com chefes militares, sem colocar nada em prática, ele reforça que não é necessário haver assinatura de ordens pelo presidente da República para haver a consumação dos crimes. “Em conjunto, esses eventos desvendam não uma maquinação desgarrada da realidade prática, tão pouco meros atos de cogitação, mas a colocação em marcha de plano de operação antidemocrática ofensiva ao bem jurídico tutelado pelo Código Penal
PGR aponta “necessidade de caos”
O procurador-geral da República lembra que, antes da invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de Janeiro de 2023, também atearam fogo em automóveis, e um caminhão com combustível se aproximou do aeroporto de Brasília “destinado à explosão”. “A instauração do caos era explicitamente considerada etapa necessária do desenrolar do golpe para que se atraísse a adesão dos comandantes do Exército e da Aeronáutica”, disse o PGR.
UOL
Essa publicação é um oferecimento
PF indicia mulher que hostilizou Dino na véspera de julgamento de Bolsonaro
02/09/2025

Foto: Antônio Augusto
A PF (Polícia Federal) indiciou uma passageira que gritou, hostilizou e tentou agredir o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), durante um voo de São Luís (MA) para Brasília, na tarde de segunda-feira (1º).
Segundo a PF, a mulher, identificada como Maria ShirleiPiontkievicz, foi indiciada por injúria qualificada, que consiste na injúria em que o autor utiliza meios de comunicação para a divulgação, ou seja, ofender a dignidade ou o decoro de alguém em público ou por meios que facilitem a divulgação.
Ela também foi indiciada por incitação ao crime, ou seja, por estimular ou encorajar outras pessoas a cometerem um delito.
O caso ocorreu um dia antes do início do julgamento onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pode ser condenados pelo STF por tentativa de golpe de Estado. Flávio Dino é um dos cinco integrantes da Primeira Turma, que julga o caso.
A assessoria do ministro informou à CNN que Dino estava sentado e trabalhando, de cabeça baixa, aguardando a decolagem do voo quando a mulher, aos gritos, embarcou e iniciou uma série de agressões contra o magistrado da Suprema Corte.
Segundo a equipe do magistrado, a passageira em questão gritava que “não respeita essa espécie de gente” e que o “avião estava contaminado”. “A mulher tentou avançar em direção ao local de assento do ministro, sendo contida pela intervenção de um segurança, que se colocou entre ambos”, pontuou.
A assessoria do também ex-ministro da Justiça também informou que a passageira ainda gritava frases como “o Dino está aqui”, apontando para o ministro, em uma tentativa de incitar uma espécie de rebelião a bordo, segundo eles.
A mulher cessou a hostilização após ser advertida. Segundo a PF, a passageira injuriou o ministro a bordo, mas os procedimentos foram tomados quando da aterrissagem do avião em Brasília.
Um agente da Polícia Federal lotado no aeroporto de São Luís foi acionado e entrou no avião, e informou à segurança do ministro que iria comunicar à superintendência de Brasília.
“Agressões físicas e verbais, ainda mais no interior de um avião, são inaceitáveis, inclusive por atrapalhar outros passageiros e colocar em risco a operação do próprio voo, que é um serviço essencial”, declarou a equipe do ministro.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Abrigo Deus e Caridade lança campanha por acessibilidade segura
02/09/2025

Foto: Divulgação
Há quase setenta anos, o Abrigo Deus e Caridade de Macaíba dedica-se a uma missão nobre: acolher e cuidar de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Hoje, a instituição precisa da força e da solidariedade da sociedade para continuar garantindo qualidade de vida, segurança e dignidade a quem já caminhou tanto.
Neste mês de setembro, o abrigo lançou a campanha “Pix Solidário”, com um objetivo muito especial: arrecadar recursos para realizar a reforma das rampas e corrimãos, uma exigência do Corpo de Bombeiros que visa aumentar a segurança dos residentes.
O diretor da instituição, Paulo Cerauno, fez um apelo emocionante em vídeo:
“Quem puder ajudar, ajude. Seja com qualquer valor pelo Pix ou até mesmo divulgando a campanha. Cada gesto faz a diferença.”
E é verdade: pequenas contribuições, quando somadas, tornam-se grandes transformações.
Por que ajudar?
O abrigo acolhe idosos que não têm para onde ir, oferecendo carinho, cuidado e dignidade.
A reforma das rampas e corrimãos não é apenas uma obra, mas uma medida vital para garantir a acessibilidade e segurança de todos.
Contribuir é um gesto de amor que ultrapassa o valor financeiro: é um investimento em humanidade.
Como ajudar?
Faça sua doação de qualquer valor via Pix.
Se não puder doar, ajude compartilhando a campanha com amigos e familiares.
PIX do Abrigo: 08213332000166
Essa publicação é um oferecimento
Ex-ministro Paulo Sérgio é o único réu do núcleo 1 presente no STF
02/09/2025

Depoimento do ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira – A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) no segundo dia dos depoimentos dos 8 réus do núcleo 1 da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022. O 1º deles a ser ouvido é o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, que firmou um acordo de delação premiada com a PF (Polícia Federal), homologado pelo STF. Ele é o 1º justamente por ser o réu delator. A ordem dos demais depoimentos respeitará a ordem alfabética. | Sérgio Lima/Poder360 – 10.jun.2025
O ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira foi o único réu do núcleo 1, grupo considerado pela PGR (Procuradoria Geral da República) como “crucial” na tentativa de golpe de Estado, a comparecer ao julgamento nesta 3ª feira (2.set.2025), na 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). O grupo também é formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 6 aliados.
O general chegou à Corte com o ombro imobilizado. Aos jornalistas, afirmou que rompeu o tendão enquanto jogava pingue-pongue com o neto. Nas alegações finais, entregues em 13 de agosto, disse não ter cometido crime e pediu absolvição no processo que apura a tentativa de golpe de Estado.
Ele é acusado de ter apresentado a chamada “minuta do golpe” —um texto que previa a decretação de estado de sítio ou de defesa, que teria de ser aprovado pelo Congresso — durante uma reunião com os comandantes das Forças Armadas, em 14 de dezembro de 2022.
A defesa de Paulo Sérgio sustenta que o ex-ministro aconselhava Bolsonaro a aceitar o resultado das eleições e que era “totalmente contrário à adoção de qualquer medida de exceção, insurreição ou golpe”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro não compareceu presencialmente. Segundo seu advogado, ele “não está bem” de saúde.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Ao vivo: 1ª turma do STF começa a julgar Bolsonaro
02/09/2025
A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começa nesta 3ª feira (2.set.2025), a partir das 9h, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros 7 réus acusados de integrar o núcleo central da tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022. Eles respondem por 5 crimes. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes. A condução das sessões caberá ao presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin.
A análise do caso pode se alongar até 12 de setembro. Em prisão domiciliar, Bolsonaro não deve comparecer ao 1º dia do julgamento. Se for condenado, a pena mínima é de 12 anos de prisão. A máxima pode chegar a 43 anos.
Assista ao vivo:
DATAS E HORÁRIOS DAS SESSÕES
O ministro Zanin convocou sessões extraordinárias para analisar o processo:
2.set.2025: 9h e 14h;
3.set.2025: 9h;
9.set.2025: 9h e 14h;
10.set.2025: 9h;
12.set.2025: 9h e 14h.
QUEM SÃO OS RÉUS
O julgamento envolve o chamado núcleo central da trama golpista, formado por:
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e hoje deputado federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional);
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.
Poder360
Essa publicação é um oferecimento












