Notícias
Bazar Elos volta ao Natal Shopping com peças a partir de R$ 20 e descontos
28/05/2025

Foto: Divulgação
A ONG Elos – Arquitetura Social realiza mais uma edição do Bazar Elos no Natal Shopping, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho de 2025. Durante o horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h, o público poderá encontrar peças novas e seminovas, doadas por lojas e voluntários, com preços a partir de R$ 20. Toda a renda arrecadada será destinada à próxima ação social da ONG.
Nesta edição, o evento também une solidariedade e sustentabilidade: quem levar eletroeletrônicos para reciclagem — como ventiladores, TVs, rádios, aparelhos de DVD, controles remotos, fones de ouvido, carregadores e similares — recebe 10% de desconto na compra.
Fundadora da ONG Elos, a arquiteta Mara Lorena destaca que o bazar é uma oportunidade de fazer o bem em diversas frentes. “Além de contribuir para projetos que transformam espaços de instituições filantrópicas, o bazar também reforça o consumo consciente, incentiva o reaproveitamento e convida a sociedade a colaborar de forma simples, mas muito significativa. É uma corrente de cuidado que cresce a cada edição.”
Mais informações sobre o bazar estão disponíveis pelo WhatsApp (84) 99404-5310, pelo e-mail mostraelos@gmail.com ou via direct no Instagram @elossocial.
Sobre a ONG Elos
A ONG Elos atua na humanização de espaços em instituições filantrópicas, como o Hospital Infantil Varela Santiago, o Lar Celeste Auta de Souza, o Instituto Juvino Barreto e o Centro Comunitário Acauã. Os projetos contam com o trabalho voluntário de arquitetos e designers potiguares, levando dignidade e acolhimento a quem mais precisa.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
EntretenimentoVirginia é anunciada como nova rainha de bateria da Grande Rio
28/05/2025
Foto: Reprodução/Instagram
A influenciadora e empresária Virginia Fonseca foi anunciada como a nova rainha de bateria da Grande Rio para o Carnaval de 2026. A própria Virginia confirmou a novidade nas redes sociais, nesta quinta-feira (22), ao publicar um vídeo diretamente da Marquês de Sapucaí.
A escolha da escola de samba foi oficializada durante uma visita da apresentadora ao barracão da agremiação, na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. O convite partiu da diretoria da Acadêmicos do Grande Rio, sediada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Em tom de celebração, Virginia escreveu: “Alô, Comunidade de Caxias! Muita honra de chegar aqui e estar junto com vocês na GRANDE RIO. Que seja o início de uma história linda. O nosso Carnaval já começou!”
Estreia no Sambódromo
Será a primeira vez que Virginia Fonseca desfilará como destaque na Marquês de Sapucaí. Embora novata na avenida carioca, ela promete surpreender. Segundo pessoas próximas à influenciadora, ela já iniciou sua preparação com aulas de samba e treinos intensos de resistência física.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
Regulação das redes: Facebook diz que governo quer ‘censura privada’
28/05/2025

Foto: reprodução
O Facebook — plataforma controlada pela Meta, assim como o WhatsApp e o Instagram — rebateu o pedido de urgência feito pelo governo federal para que o Supremo Tribunal Federal (STF) regule as redes sociais. Por meio de uma manifestação enviada à Corte nesta terça, 27, a plataforma disse que o governo pretende uma “censura privada” dos usuários e que está provocando “tumulto” no processo.
Nesta segunda, 26, a Advocacia-Geral da União (AGU) fez um pedido de urgência em um dos processos que discute a possibilidade de regulação das redes sociais. O braço jurídico do governo federal citou as fraudes dos descontos do INSS, o “desafio do desodorante” do TikTok e a suposta “venda” de remédio para emagrecer pela Anvisa para pedir que a Corte tome providências urgentes para responsabilizar as redes sociais pelos conteúdos que elas permitem que usuários publiquem nos seus espaços.
Os casos estavam parados até esta terça, quando terminou o prazo da vista solicitada pelo ministro André Mendonça em dezembro. Agora, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, pode agendar a continuidade do julgamento. Até agora, no entanto, não houve nenhuma movimentação nesse sentido.
Antes mesmo de ser intimado a se manifestar, o Facebook rebateu o pedido do governo, dizendo que, se o STF atender a AGU, “poderia gerar um efeito inibitório sobre a liberdade de expressão, e consequente levar a Meta a remover conteúdos de maneira excessivamente cautelosa para evitar possíveis responsabilidades legais, o que, na prática, equivaleria a uma forma de censura privada”.
Em outro trecho da manifestação, a plataforma acusa o governo de tentar “tumultuar” o processo com o pedido de urgência apresentado. “Tal conduta colide frontalmente com os princípios da unicidade da jurisdição, da boa-fé processual e da vedação ao comportamento contraditório, além de gerar inegável tumulto processual, ao espalhar pedidos idênticos por diversos instrumentos e instâncias, com riscos evidentes de decisões conflitantes.”
Um dos argumentos da companhia é que o governo já está movendo uma ação civil pública, na Justiça Federal do DF, com o objetivo de obter uma ordem judicial que obrigue a Meta a controlar casos de mau uso de inteligência artificial.
Além desses pontos, o Facebook disse que a Meta tem 40.000 pessoas trabalhando em todo o mundo na segurança das suas redes sociais e que, no período entre 10 e 21 de janeiro deste ano (época que coincide com a polêmica do Pix), removeu meio milhão de anúncios espontaneamente, sem ordem judicial.
“A tentativa de imputar à Meta a responsabilidade pela existência dos anúncios ignora essa realidade histórica e desconsidera que a empresa adota mecanismos robustos de revisão e moderação, como sistemas automatizados de detecção, revisão humana e atuação conjunta com autoridades públicas”, disse a big tech.
VEJA
Essa publicação é um oferecimento
Paulinho Freire homologa a convocação de 407 professores aprovados em concurso da Educação de Natal
28/05/2025

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, assinou a convocação de 407 professores aprovados no concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para fortalecer o quadro da rede municipal de ensino, na tarde desta quarta-feira (28). O certame contempla profissionais de todas as áreas de atuação, atendendo às demandas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito e marca um passo importante para a valorização da educação no município. “Estamos cumprindo um compromisso com a melhoria da qualidade da educação na nossa cidade e com a renovação do quadro de professores. Esses profissionais vão reforçar significativamente a rede de ensino e garantir que nossas crianças e jovens tenham o suporte necessário para se desenvolverem com dignidade e qualidade”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.
Entre os convocados, há profissionais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Pedagogia. Para o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, a convocação é um reflexo do esforço da gestão em priorizar a educação. “Esse é um momento histórico para Natal. A entrada desses 407 professores representa um avanço significativo no fortalecimento do ensino público. A valorização do profissional da educação começa com o reconhecimento da importância do concurso público e da estabilidade para o desempenho de um trabalho de excelência. Vamos fazer o possível para poder convocar quanto antes os 710 professores aprovados”, destacou o titular da pasta.
Além disso, Aldo ressaltou a abertura de 60 vagas para o atendimento educacional especializado, considerando um avanço na rede municipal e diferencial deste certame. Foi a primeira vez que se realizou concurso para a área. A partir da publicação no Diário Oficial do Município, que deverá ocorrer nos próximos dias, os convocados deverão seguir as orientações da SME para apresentação de documentos e exames médicos exigidos no processo de admissão.
Participaram da solenidade a vice-prefeita Joanna Guerra, secretários municipais, vereadores e técnicos das secretarias de educação e administração.
Essa publicação é um oferecimento
PT barra carteira estudantil grátis para manter verba a entidades esquerdistas
28/05/2025

Foto: reprodução
A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) tem se mobilizado para barrar um projeto de lei que cria uma carteira estudantil gratuita no estado.
Apresentado pelo deputado Tenente Coimbra (PL), o projeto de lei (PL) prevê que a Secretaria da Educação passe a emitir, sem custos aos estudantes, a Carteira de Identificação Estudantil do Estado de São Paulo (CIESP), preferencialmente em formato digital.
Na prática, a medida ameaça diretamente a principal fonte de receita de entidades ligadas historicamente à esquerda, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), que há décadas emitem o documento e cobram uma taxa — hoje, R$ 45.
Embora parte das carteirinhas seja distribuída gratuitamente, a venda representa uma fatia relevante da arrecadação da UNE e de outras organizações como a UBES e a ANPG, todas ligadas à esquerda.
Manobras do PT
O PT tem usado manobras regimentais para impedir a votação do projeto. Em abril, por exemplo, ameaçou travar a análise de outros 25 textos para evitar que a CIESP fosse incluída na pauta.
Desde então, articula para barrar a proposta, que deve voltar ao plenário nesta quarta-feira, 28, conforme articulação do presidente da Casa, André do Prado (PL).
Parlamentares que defendem o projeto acusam o PT de querer preservar o monopólio das entidades ligadas à esquerda sobre a emissão das carteiras e alegam que a gratuidade democratizaria o acesso ao benefício da meia-entrada em eventos culturais.
“Apresentei PL da carteirinha estudantil digital e grátis para todo aluno de SP.
A esquerda já correu e barrou.
Motivo? A UNE, aparelhada por eles, perde o monopólio e o lucro de +/- R$ 200 milhões”, escreveu Tenente Coimbra em publicação no X.
O antagonista
Essa publicação é um oferecimento
Parlamentares pressionam Motta para votar texto contra decreto do IOF
28/05/2025

Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados
A Coalizão de Frentes Parlamentares do Setor Produtivo formalizou, nesta quarta-feira (28/5), um pedido para que seja pautado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 214/2025. Trata-se de uma pressão ao presidente da Casa, Hugo Motta (republicanos-PB), que tem o poder de decidir a pauta. O texto susta a decisão do governo federal de aumentar alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), o deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) afirmou que a medida do Ministério da Fazenda pegou os parlamentares e o mercado “de surpresa”. “Foi um tiro no pé que o governo deu, traiu a confiança do mercado”, afirmou.
O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), classificou a decisão como “extremamente grave”, uma vez que afetaria “todos os setores da economia” de forma “direta ou indireta”. Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, disse que as alterações no IOF são “um atentado à competitividade brasileira”.
O grupo é composto por diferentes frentes parlamentares que atuam no Congresso Nacional, representando setores produtivos. A coalizão solicitou que o PDL seja pautado no plenário da Câmara dos Deputados pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
Participam da Coalizão de Frentes Parlamentares:
Frente Parlamentar da Agropecuária;
Frente Parlamentar do Empreendedorismo;
Frente Parlamentar do Livre Mercado;
Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo;
Frente Parlamentar de Comércio e Serviços;
Frente Parlamentar do Biodiesel;
Frente Parlamentar de Gestão de Resíduos e Economia Circular;
Frente Parlamentar do Saneamento Básico;
Frente Parlamentar da Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Alterações no IOF
O IOF incide sobre operações de crédito, câmbio e seguro. A ideia inicial do governo seria arrecadar R$ 20,5 bilhões em 2025, com o aumento das alíquotas, e R$ 41 bilhões em 2026 – ou seja: R$ 61,5 bilhões em dois anos.
As medidas provocaram repercussão negativa no mercado financeiro: o Ibovespa apresentou retração, com baixa foi de 0,44%, o que fez o indicador fechar com 137.272 pontos. O dólar registrou alta de 0,32% e encerrou valendo R$ 5,66. Por causa dessa repercussão, o governo decidiu revogar parte das mudanças anunciadas.
Um dos recuos diz respeito às aplicações de investimentos de fundos nacionais no exterior. Originalmente, a alíquota para tal movimentação era zero. Com as mudanças anunciadas nessa quinta, foi implementada a taxação equivalente a 3,5%. Com o recuo divulgado, o IOF volta, portanto, a não incidir sobre esse tipo de transação.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Após negativa da SEAP, familiar de detenta divulga nota de esclarecimento e denuncia preconceito
28/05/2025

Foto: Sandro Menezes
A negativa da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) ao pedido de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a apenada do regime semiaberto Yasmin Dantas Forte Belo repercutiu nas redes sociais e na opinião pública. Em resposta, a equipe de Yasmin divulgou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (28), reforçando sua trajetória de ressocialização e denunciando o preconceito enfrentado.
Na nota, familiares e apoiadores destacam o histórico da apenada durante os três anos em que esteve em regime fechado. Segundo o comunicado, Yasmin concluiu uma graduação, realizou mais de 60 cursos, incluindo uma formação em Marketing Digital, e ainda trabalhou dentro da unidade prisional, comportamento que contribuiu para sua progressão de regime.
A equipe reforça que, atualmente, Yasmin exerce função administrativa por meio de um processo seletivo interno, autorizado legalmente. “Essa é a verdadeira ressocialização, prevista por lei e garantida a qualquer pessoa que busca reconstruir a vida com dignidade”, diz um trecho da nota.
A manifestação também critica a exposição da imagem de Yasmin e a divulgação de informações sigilosas.
A nota encerra com um apelo contra o preconceito e a desinformação que, segundo a equipe, ainda dificultam o processo de reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional.
Confira a nota na íntegra:

a SEAP teria negado o pedido alegando “grande número de demandas sobre sua responsabilidade”.
Blog do BG
Essa publicação é um oferecimento
Justiça do Trabalho de Salvador analisa pedido de licença-maternidade para “mãe” de bebê reborn
28/05/2025

Foto: reprodução
Um caso inusitado chegou à Vara do Trabalho de Salvador. A autônoma Maíra Campos Leite ingressou com uma ação trabalhista contra uma empresa, pleiteando o reconhecimento de sua maternidade afetiva em relação a uma bebê reborn e, consequentemente, o direito à licença-maternidade e ao salário-família.
Segundo a petição inicial, Maíra considera a boneca, a quem deu o nome de Olívia, como sua filha, com quem estabeleceu forte vínculo emocional. Ao comunicar a situação à empresa e solicitar os benefícios previstos na legislação trabalhista para mães, a recepcionista foi alvo de zombarias e comentários vexatórios, sendo inclusive orientada a “procurar um psiquiatra”.
A defesa da trabalhadora fundamenta o pedido no princípio da dignidade da pessoa humana e no direito ao livre desenvolvimento da personalidade, alegando que o vínculo com a filha reborn é legítimo sob a perspectiva afetiva e emocional.
A advogada da autônoma argumenta que o direito contemporâneo reconhece a maternidade socioafetiva e que esse entendimento deveria ser estendido ao âmbito trabalhista.
Além da rescisão indireta do contrato de trabalho, com o pagamento de todas as verbas rescisórias, a trabalhadora pede indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, alegando abalo psicológico e humilhação. Ela também requer, em tutela antecipada, o imediato reconhecimento da rescisão do vínculo empregatício, com a liberação do FGTS, multa de 40% e guia do seguro-desemprego.
O processo será analisado pela Justiça do Trabalho da 5ª Região.
Essa publicação é um oferecimento
Questão de conceder visto é da alçada do país que emite, diz Mauro Vieira
28/05/2025
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira (28), que decisão de conceder, ou não, vistos à estrangeiros é “exclusivamente” da alçada do país que o emite.
Durante uma audiência na Câmara dos Deputados, o ministro afirmou: “É uma decisão soberana de um país, conceder, ou negar e não tem que dar explicação”.
“A questão de conceder visto é uma questão única e exclusivamente da ossada do país que emite o visto”, acrescentou.
A fala ocorre no mesmo dia em que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a restrição de vistos para estrangeiros, incluindo autoridades, que “censurem” americanos.
Embora o secretário não tenha esclarecido mais detalhes, nem tenha citado nenhum caso em específico, na publicação, ele afirma que autoridades estrangeiras tomaram “ações flagrantes de censura contra empresas de tecnologia americanas e cidadãos e residentes americanos quando não têm autoridade para fazê-lo”.
Ao ser questionado pelos parlamentares sobre o assunto, Mauro Vieira reforçou a importância de que o Brasil tenha também uma exigência de visto para muitos países”.
“Precisa ter um controle sobre as pessoas que entram”, afirmou.
“Os Estados Unidos são livres, a Europa também, todos os países são livres. Todos que querem viajar têm os encontros, as atividades que quiserem, cada um responde por si”, completou Vieira.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
SEAP suspende indicação de apenada para setor de compras e conferência da pasta, alegando “grande número de demandas sobre sua responsabilidade”
28/05/2025
Foto: reprodução
Alegando “grande número de demandas sobre sua responsabilidade”, foi negado pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) o pedido da chefe da Unidade Instrumental de Administração Geral (UIAG), Maria do Socorro Oliveira, para que a apenada do regime semiaberto Yasmin Dantas Forte Belo tivesse acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
“Considerando que a contratada já vem atuando em dois outros setores da UIAG, indeferimos o pedido para evitar equívocos e retrabalho, diante do grande número de demandas sobre sua responsabilidade”, diz o documento assinado pelo Secretário de Estado da Administração Penitenciária Helton Edi Xavier da Silva.
A intenção era que a detenta pudesse atuar para viabilizar pedidos de materiais, inserir no sistema notas fiscais e demais documentos relacionados ao recebimento de materiais pelo Almoxarifado. O pedido havia causado bastante estranheza entre servidores e policiais da própria secretaria, que conta com diversos comissionados e efetivos aptos para a função.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil registra saldo de mais de 257 mil novos empregos em abril
28/05/2025
![]()
O Brasil fechou o mês de abril com saldo positivo de 257.528 empregos com carteira assinada. O balanço é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo a pasta, no acumulado do ano, o país gerou 922 mil novas vagas.
O resultado representa o melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica do Novo Caged, iniciada em 2020. O saldo foi positivo nas 27 Unidades da Federação e nos quatro setores avaliados.
O resultado de abril decorreu de 2.282.187 admissões e de 2.024.659 desligamentos no período. Nos últimos 12 meses (de maio de 2024 a abril de 2025), o saldo positivo é de 1.641.330 novas vagas formais.
Em relação ao estoque, a quantidade total de vínculos celetistas ativos, o país registrou, em abril, um saldo de 48.124.423 vínculos, o que representa uma variação de +0,54% em relação ao estoque do mês anterior.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Questionado sobre o número surpreendente de abril, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que os dados representam um esforço do governo para manter a economia funcionando. Ele voltou a criticar os aumentos na taxa de juros básica do país, a Selic, que está atualmente em 14.75%.
“Os juros estão excessivamente elevados e a gente sempre registra isso. O empresariado reclamando dos juros e a gente sempre alerta para a bússola do Banco Central ser melhor calibrada do ponto de vista de pensar o futuro. O que está acontecendo é a projeção de um crescimento um pouco menor do que foi o ano passado”, disse.
Números
O maior crescimento do emprego formal no mês passado ocorreu no setor de serviços, com a criação de 136.109, postos. Em seguida veio o comércio, com 48.040 novos postos. Na indústria, foram 35.068 postos; na construção, foram 34.295 postos; e na agropecuária foram 4.025 postos.
Os salários também apresentaram crescimento em abril. O valor médio real de admissão foi de R$ 2.251,81, um aumento de R$ 15,96 (+0,71%) em relação a março de 2025, quando o valor era de R$ 2.235,85. Na comparação com abril do ano anterior, o ganho real foi de R$ 6,62, representando uma alta de 0,28%, já descontados os efeitos sazonais.
Os homens foram os que mais conseguiram empregos em abril. Os dados mostram que foram gerados 133.766 para os homens e 123.762 para as mulheres.
Em abril, todos os estados apresentaram variação positiva. Os maiores índices foram em:
São Paulo, com 72.283, novas vagas (variação de 0,50%),
Minas Gerais, com 29.083 novas vagas (variação de 0,58%),
Rio de Janeiro, com 20.031 novas vagas (variação de 0,51%).
Já os estados com menor geração foram:
Alagoas, com 414 postos (variação de 0,09%)
Roraima, com 669 postos (variação de 0,80%)
Acre, com 760 postos (variação de 0,68%)
A faixa etária com maior saldo foi de 18 a 24 anos, com 126.300 postos. O ensino médio completo apresentou saldo de 191.084 postos. No saldo por faixa salarial, a faixa de até 1,5 salários mínimos registrou 178.593 postos. Em relação à raça/cor a parda obteve o saldo de 171.377 postos, enquanto a Branca obteve saldo de 78.400 postos.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro
28/05/2025
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Os aposentados e pensionistas que sofreram descontos ilegais no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão ressarcidos até 31 de dezembro, disse nesta terça-feira (27) o presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior. Em reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), ele disse que o Tesouro Nacional poderá adiantar parte do reembolso, com o valor bloqueado e apreendido das entidades sendo devolvido ao governo posteriormente.
Segundo Waller, o cronograma de devolução sairá em breve. “Com certeza, até 31 de dezembro todo mundo que foi lesado será ressarcido”, disse.
Em relação às fontes de recursos, Waller disse que R$ 1 bilhão em recursos bloqueados das entidades investigadas já estão disponíveis para o ressarcimento. O INSS aguarda a Justiça decidir sobre o bloqueio de outros R$ 2,5 bilhões, pedido pela Advocacia-Geral da União (AGU).
“Mais de R$ 1 bilhão foram bloqueados para garantir ressarcimento ao erário, e a AGU pediu bloqueio de mais R$ 2,5 bilhões, o que está pendente de decisão judicial”, ressaltou o presidente do INSS.
Em seguida, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, acrescentou que o ressarcimento ocorrerá independentemente da busca de recursos pela AGU. A antecipação de recursos do Tesouro Nacional, explicou o presidente do INSS, é cogitada por causa da demora em vender os bens das associações e entidades bloqueados pela Justiça.
Estimativas
Waller reiterou que o valor retirado indevidamente de aposentados e pensionistas ainda é desconhecido, mas ficará menor que os R$ 5,9 bilhões descontados de março de 2020 a abril de 2025 de 9 milhões de aposentados e pensionistas, o que inclui valores retirados com autorização. O desconto médio não autorizado está em R$ 48 por mês, enquanto as retiradas entre R$ 60 e R$ 70 têm percentual menor de contestação.
O presidente do INSS também informou que os descontos ilegais se concentram nos últimos dois anos, não nos últimos cinco anos. Segundo Waller, isso deve diminuir o valor a ser ressarcido.
Há cerca de duas semanas, cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados pelo aplicativo Meu INSS e devem informar se os descontos para associações e entidades foram autorizados ou são ilegais. Nesta terça-feira, o INSS publicou a lista de cerca de 4,7 mil agências dos Correios que atenderão os segurados com dificuldade de acesso à internet.
Decisões suspensas
A reunião do CNPS deste mês não teve a participação dos representantes das associações investigadas pela Polícia Federal, afastados preventivamente pelo ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Por causa do afastamento, a reunião desta terça não teve decisões deliberativas.
O CNPS, que decide sobre questões como o teto de juros do crédito consignado do INSS, só voltará a deliberar após as centrais sindicais indicarem os substitutos dos conselheiros afastados. Há a expectativa de que, no encontro de junho, os nomes dos futuros conselheiros sejam definidos.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Senado aprova PEC que inclui guarda municipal na segurança pública
28/05/2025
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O Senado aprovou nesta terça-feira (27) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que incorpora as guardas municipais e os agentes de trânsito aos órgãos de segurança pública.
O texto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e vai para votação na Câmara dos Deputados.
A Constituição elenca, atualmente, como segurança pública os seguintes órgãos: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; e polícias penais federal, estaduais e distrital.
Pela PEC 37/2022, aprovada pelos senadores, os municípios poderão atribuir funções às guardas ou polícias municipais, como proteção de seus bens, serviços, instalações; policiamento ostensivo local e comunitário; exercício de ações de segurança em seus territórios; e apoio e colaboração com os demais órgãos de segurança pública.
Para isso, os municípios poderão mudar a lei o nome das guardas para "polícia municipal", "guarda civil", "guarda civil municipal", "guarda metropolitana" ou "guarda civil metropolitana".
No entanto, a alteração de nomenclatura terá de ser feita por meio de concurso público ou transformação dos cargos e carreiras dos guardas municipais.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Vereadora Jeska Fernandes consegue aprovação unânime para Audiência Pública sobre Protagonismo Juvenil em João Câmara/RN
28/05/2025
Vereadora Jeska Fernandes PT – Foto: Moisés Araújo
Evento será realizado no dia 27 de maio, no plenário da Câmara Municipal, e debaterá o papel dos jovens na transformação da cidade.
Em sessão ordinária desta segunda-feira (12/05), a vereadora Jeska Fernandes (PT) apresentou um requerimento solicitando à Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Câmara/RN a realização de uma Audiência Pública com o tema “Protagonismo Juvenil: Como os Jovens Podem Transformar a Cidade”. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares e está marcada para o dia 27 de maio, das 14h às 17h, no plenário da Casa Legislativa.
O objetivo da audiência é promover um debate amplo sobre a participação dos jovens nas políticas públicas e no desenvolvimento social, cultural e econômico do município. O evento contará com a presença de estudantes, lideranças juvenis, educadores, gestores públicos e representantes de movimentos sociais, que discutirão formas de fortalecer o engajamento da juventude na construção de uma cidade mais justa e inclusiva.
“Os jovens não são apenas o futuro, mas também o presente. Eles têm ideias inovadoras e energia para contribuir com mudanças reais. Esta audiência será um espaço para ouvi-los e pensar juntos políticas que atendam às suas necessidades”, afirmou Jeska Fernandes.
Com a aprovação do requerimento, a Mesa Diretora da Câmara deverá articular a organização do evento, que será aberto ao público e transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais do Legislativo.
Serviço:
Audiência Pública: Protagonismo Juvenil – Como os Jovens Podem Transformar a Cidade
Data: 27 de maio de 2024
Horário: 14h às 17h
Local: Plenário da Câmara Municipal de João Câmara/RN
Requerimento 254/25
Presença de guardas civis dentro das instalações do mercado, principalmente no dia da feira livre de João Câmara, que acontece aos sábados.
JUSTIFICATIVA
A presença de guardas civis garante a proteção dos comerciantes, clientes e do património público, além de contribuir para a ordem e o bem-estar da comunidade.
Além da segurança, a Guarda Civil também pode atuar na mediação de conflitos, na fiscalização de irregularidades e no apoio a ações sociais e educativas.
Requerimento 255/25
Solicita a passagem da máquina patrol para recuperar a estrada que dá acesso às comunidades rurais de Pedra D’Água e Aroeira.
Blog de Moisés Araújo
Essa publicação é um oferecimento
Atriz faz vaquinha de R$ 1 milhão para congelar corpo do filho: “Só temos mais uma chance”
28/05/2025
Foto: Reprodução
A atriz Clare McCann, de 32 anos, criou uma vaquinha para arrecadar R$ 1 milhão que será destinado a um processo de criogenia para preservar o corpo do filho de 13 anos, Atreyu McCann, que morreu recentemente.
“Só temos mais uma chance de preservar criogenicamente o corpo dele nos próximos 7 dias. Se perdermos essa janela, perdemos também a chance de qualquer possível reanimação futura que a ciência possa oferecer”, escreveu a atriz australiana, em postagem realizada em seu perfil no Instagram.
A técnica de criogenia, um processo ainda em fase de estudo, consiste em armazenar corpos humanos em baixas temperaturas com o auxílio do nitrogênio líquido. No processo, as celulas e tecidos são preservados e a decomposição, de certo modo, é interrompida.
Muitas pessoas procuram por esse tipo de serviço na esperança de, no futuro, a ciência evoluir e descobrir uma cura para as condições dos entes queridos.
Terra
Essa publicação é um oferecimento
Eduardo Bolsonaro: “Moraes vai criar grave incidente diplomático com os EUA”
28/05/2025
Foto: Reprodução
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta terça-feira (27), que a abertura de um inquérito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a legalidade de sua atuação nos Estados Unidos vai desgastar a relação entre autoridades brasileiras e o governo norte-americano.
– [Alexandre de] Moraes e sua trupe de aloprados vão criar um grave incidente diplomático com os EUA – disse o deputado em seu perfil no X.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos em busca de apoio político de autoridades locais enquanto seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é acusado no Brasil de liderar uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Na publicação, Eduardo compartilha um vídeo que mostra a declaração do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, sobre possíveis sanções a Moraes pelo governo de Donald Trump. No último dia 21, o deputado do PL comemorou as possíveis punições ao ministro do STF.
– Venceremos – comentou.
Nesta segunda (26), Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para abrir um inquérito contra o parlamentar pelos possíveis crimes de coação no curso do processo penal, obstrução de investigação contra organização criminosa e abolição do Estado Democrático de Direito.
No pedido de investigação, a PGR afirma que Eduardo Bolsonaro tem se dedicado a conseguir do governo americano sanções a integrantes do STF, do Ministério Público e da Polícia Federal com o “intuito de embaraçar o andamento do julgamento” contra seu pai.
Eduardo Bolsonaro chamou a decisão de abertura do inquérito de “medida injusta e desesperada”. O parlamentar também afirmou que a PGR está agindo politicamente e que o Brasil está em regime de exceção.
O vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL), irmão do deputado licenciado, rebateu as críticas contra Eduardo e afirmou no último domingo (25), que a campanha nos Estados Unidos se assemelha às ações internacionais promovidas por políticos de esquerda durante o período em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve preso.
Pleno News
Essa publicação é um oferecimento
Dois anos antes de separação, Virginia deu jatinho de R$ 17 milhões a Zé Felipe
28/05/2025
Foto: Reprodução
Declaradamente separados desde essa terça-feira (27), Virginia Fonseca e Zé Felipe viveram um relacionamento de cinco anos marcado por declarações amorosas nas redes sociais e trocas de presentes luxuosas.
Em 2023, Virgínia deu de presente de aniversário para o então companheiro um jatinho, avaliado em R$ 17 milhões. Até junho de 2023, no entanto, a aeronave ainda não estava no nome do cantor, pertencendo apenas à influenciadora.
O avião Citation Excel modelo 560XL, fabricado em 1999, da Cessna, tem capacidade para até nove passageiros e ganhou na lataria o desenho da família: o casal, duas meninas e um menino. Eles são pais de Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo, que ainda não fez um ano.
Diário do Nordeste
Essa publicação é um oferecimento
Senado aprova inclusão de guardas municipais e agentes de trânsito no sistema de segurança pública
28/05/2025
Foto: Senado Federal
Após cinco sessões de discussão, o Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (27), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que insere guardas municipais e agentes de trânsito na categoria de profissionais da segurança pública.
O texto, na verdade, incorpora à Constituição Federal uma previsão já estabelecida pela Lei 13.675/2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e elenca os agentes de trânsito como integrantes do sistema de segurança pública.
Apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e relatado pelo senador Efraim Filho (União-PB), a proposta confere mais reconhecimento e segurança jurídica às duas categorias, além de garantir o mesmo tratamento oferecido a outros profissionais da segurança pública.
A PEC segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Essa publicação é um oferecimento
Virginia Fonseca publica vídeo com Zé Felipe após separação: ” Todo final de ciclo é triste. Choramos a noite toda”, diz o cantor visivelmente abalado
28/05/2025
Foto: Reprodução
Após deixar os fãs em polvorosa, com o anúncio do término com Zé Felipe, Virginia Fonseca voltou à internet. Direto de Portugal, a influenciadora e o cantor apareceram juntos e esclareceram dúvidas. No vídeo, Zé Felipe aparece com a voz embargada. Nitidamente a decisão não partiu dele.
O ex-casal anunciou o fim do casamento de cinco anos na noite da última terça-feira (27/5). Juntos, eles têm três filhos juntos, Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo.
Juntos, eles aproveitaram para tirar dúvidas dos fãs. “Postamos depois ontem para vocês que encerramos o nosso ciclo como casal, mas a gente continua como amigos, não é marketing, Zé não vai lançar música, eu não vou lançar produto, não tem nada a ver uma coisa com a outra”, descreveu Virginia.
“A gente só quis acabar da melhor forma possível”, disse o rapaz, antes de ser interrompido pela influenciadora. “A gente não quis dar brecha para um sair odiando o outro, sair brigando com o outro”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Os dois afirmaram que foram juntos passaram os melhores momentos da vida. “A gente construiu uma família, três filhos abençoados, tudo é por eles. Então, é melhor a gente deixar assim e ter uma amizade, um respeito…”, completou.
“No português mais claro, a gente só não está beijando e tananan (gesto de sexo), mas, de resto, amizade continua, parceria continua, carinho continua, tudo continua.
Na sequência, ela pediu para que os seguidores não esperem brigas. “Não esperem a gente chegando em casa e saindo louco com as roupas, enfim, um saindo da casa”, declarou.
Blog de Daltro Emerenciano
Essa publicação é um oferecimento
Babá vê possibilidade de união entre Allyson, Paulinho, Rogério e Styvenson
28/05/2025
Foto: Divulgação
A possibilidade de uma aliança entre as principais lideranças da oposição no Rio Grande do Norte para as eleições de 2026 é vista como concreta pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado (Femurn), Babá Pereira (PL).
Ele disse que o senador Rogério Marinho (PL), o senador Styvenson Valentim (PSDB), o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) vêm dialogando com frequência e devem chegar a um consenso até o final deste ano.
“Acredito que eles devam sair juntos, unidos para o pleito do próximo ano. São lideranças maduras, com experiência política, e que sabem o que está em jogo”, afirmou Babá.
Presidente da Femurn em seu segundo mandato, Babá Pereira disse que, embora sua atuação institucional exija neutralidade, sua posição como político filiado ao PL o insere no campo da oposição estadual. Ele ocupa hoje o cargo de segundo vice-presidente da legenda no Rio Grande do Norte. “Enquanto presidente da Federação, represento os 167 municípios e mantenho independência. Mas politicamente, estou no PL e acredito que Rogério será nosso pré-candidato ao Governo do Estado”, declarou.
Segundo Babá, o PL tem recebido adesões de prefeitos e se articula com outras forças para formar uma chapa competitiva tanto para o Executivo estadual quanto para as disputas proporcionais. Ele também avalia que a oposição trabalha para lançar candidatos ao Senado, à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. “A meta é eleger o maior número possível de deputados federais e estaduais”, disse.
Babá também comentou a atuação do senador Styvenson, que segundo ele, será peça importante nas articulações. “Styvenson é uma figura fundamental nesse processo. Ele, Rogério, Álvaro, Paulinho e Allyson são hoje os principais nomes da oposição. E o tempo vai se encarregar de definir como eles caminharão juntos”, avaliou.
Apesar de atuar politicamente, Babá reforçou que não será candidato em 2026. Segundo ele, o estatuto da Femurn exige isenção de quem ocupa a presidência, para que nenhum prefeito se sinta prejudicado. “Não é ético eu permanecer presidente da Federação e, ao mesmo tempo, ser candidato em algum município onde já represento o prefeito. Se um dia eu for disputar, tenho que deixar o cargo antes”, afirmou.
Bancada federal
Babá também elogiou a atuação da bancada federal potiguar no Congresso, afirmando que deputados e senadores estão se comportando de maneira coerente com as pautas municipalistas. De acordo com ele, sete dos oito deputados federais assinaram apoio à emenda que amplia o parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios de 60 para até 360 meses, prevista na PEC 66. A medida, segundo Babá, é fundamental para aliviar as finanças das prefeituras e possibilitar mais investimentos em áreas como saúde, educação, assistência e infraestrutura.
“Tem município que paga hoje R$ 100 mil por mês de dívida previdenciária. Com a PEC, esse valor pode cair para R$ 20 mil”, exemplificou.
Governo Fátima
Sobre o governo estadual, Babá disse que mantém uma relação institucional respeitosa com a gestão Fátima Bezerra (PT), mas cobrou repasses pendentes referentes à farmácia básica e à dívida ativa. Ele afirmou que houve avanços em outras áreas, como o pagamento do ICMS, do Fundeb e do transporte escolar. “Nosso papel é defender os municípios. Não há bandeira partidária quando se trata de garantir recursos para quem está na ponta”, disse.
Conecta Municípios
O presidente da Femurn também destacou a importância da realização do evento Conecta Municípios Potiguares, promovido em Natal com a presença de representantes das 167 cidades potiguares. I evento reuniu instituições de controle como os Tribunais de Contas da União e do Estado, Ministério Público, CGU e instituições financeiras, além de proporcionar troca de experiências entre os gestores. “Foi o maior encontro municipalista do estado”, resumiu.
Ele ainda comentou sobre sua participação na Marcha dos Prefeitos, em Brasília, que reuniu mais de três mil prefeitos e cerca de 15 mil participantes. Segundo Babá, o evento serviu para reforçar pautas como a PEC 66 e para consolidar a representação do Rio Grande do Norte junto à Confederação Nacional dos Municípios.
Fim da reeleição
Ao final da entrevista, Babá defendeu o fim da reeleição para cargos do Executivo e a unificação das eleições no país. Ele disse apoiar a proposta de mandatos de cinco anos sem possibilidade de recondução. “Com cinco anos, sem eleição no meio do caminho, o gestor poderá planejar melhor e fazer uma gestão mais tranquila”, concluiu.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento











