Notí­cias

Notí­cias

Vou morrer, não vai demorar, diz Bolsonaro sobre possível prisão

17/05/2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira, 16, que vai “morrer na cadeia” se for condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.

“Eu, com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia. Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí”, afirmou em entrevista ao canal no YouTube AuriVerde Brasil.

O ex-presidente fez referência ao fato de estar em Orlando, sede de parques da Disney, nos Estados Unidos, no dia 8 de janeiro de 2023, quando os prédios públicos foram depredados em Brasília.

Durante o julgamento que o tornou réu em 26 de março, os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino destacaram que a presença física na capital federal na ocasião não seria obrigatória para a responsabilização no caso.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outras sete pessoas acusadas de formar o “núcleo crucial” do plano de golpe. A votação foi unânime.

Os réus são acusados de cinco crimes: organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União. As penas em caso de condenação podem chegar a 43 anos de prisão.

“Está previsto 40 anos de cadeia. Me prendam. Estou com 70 já, quase morri em uma cirurgia. Vou morrer, não vai demorar”, disse Bolsonaro.

 

Isto É

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Brasileiro é escolhido entre as 100 crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo

17/05/2025

                                                             Foto: Reprodução

 

O brasileito Caio Temponi, de 16 anos, foi escolhido como um dos 100 adolescentes e crianças mais inteligentes do mundo pelo Prêmio Global Child Prodigy 2025 (GCP Awards). Caio venceu na categoria ‘Inteligência e Memória – Ql’ e receberá um prêmio no próximo dia 26, no Parlamento Britânico, no Reino Unido. O brasileiro está prestes a terminar duas faculdades, de Matemática e Direito.

Nascido em Três Rios, no Rio de Janeiro, Temponi foi o mais jovem brasileiro a ser aprovado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e conseguiu ingressar 18 vezes em universidades federais do país, um feito inédito. Segundo a mãe, Laurismara Temponi, em entrevista ao portal Só Notícia Boa, Caio demonstrava a superdotação ainda bebê.

“Ele, com menos de 2 anos, ganhou um quebra-cabeça de seus padrinhos e aquele jogo virou uma diversão para ele, onde ele amava montar”, relembrou. Além de suas conquistas acadêmicas, Caio também atua como pesquisador, mentor de jovens talentos e palestrante.

 

Terra

 

Essa publicação é um oferecimento

39 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Em três dias, 1,34 milhão de aposentados e pensionistas do INSS solicitam reembolso por fraudes

17/05/2025

                                                           Foto: Volha_R/Shutte rstock.com

 

Até esta sexta-feira (16), terceiro dia de operação do sistema, 1.345.817 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram o reembolso por descontos irregulares identificados em seus benefícios.

A fraude, revelada pela Polícia Federal, consiste no uso indevido de dados para realizar descontos automáticos em aposentadorias e pensões, vinculados a associações e entidades sem autorização dos segurados.

A investigação da Polícia Federal apontou que associações que oferecem serviços a aposentados estavam cadastrando pessoas sem autorização, utilizando assinaturas falsas para descontar mensalidades diretamente dos benefícios pagos pelo INSS. Segundo estimativas, o esquema pode ter desviado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Aposentados e pensionistas apontaram 41 entidades associativas que fizeram descontos indevidos. Esse número corresponde a todas as associações cadastradas que praticaram os descontos considerados indevidos.

Como os pedidos de ressarcimento são feitos

Os pedidos de ressarcimento são realizados pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Para registrar o pedido de contestação e reembolso, o segurado deve acessar o aplicativo e seguir os passos:

Fazer login com a conta gov.br.

Clicar na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Verificar as associações que realizaram os descontos e os respectivos valores.

Marcar se autorizou o desconto ou não.

Fornecer um número de celular e e-mail para contato.

Declarar que os dados são verdadeiros.

Enviar a declaração para finalizar.

Não será necessário incluir documentos ou comprovantes no primeiro momento.

O que acontece após a contestação

Após a contestação, as entidades terão 15 dias úteis para enviar ao INSS a documentação que comprove o vínculo com o segurado e a autorização para o desconto. Caso a documentação apresentada pela entidade não comprove a legalidade do desconto, o INSS determinará o ressarcimento ao beneficiário.

A devolução do valor poderá ser feita pela entidade por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor será encaminhado diretamente ao Tesouro Nacional e ressarcido ao beneficiário na folha de pagamento do INSS.

“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o Tesouro, e o INSS vai ressarcir em folha. Não informe nada a ninguém, não assine nada, não dê qualquer tipo de informação”, alertou João Waller, presidente do INSS.

O INSS notificou cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos nos últimos cinco anos e podem ter sido vítimas da fraude. A notificação foi feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS – não haverá contato por telefone ou SMS.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, destacou que não há necessidade de pressa, pois o prazo para pedir o ressarcimento não tem data de encerramento. Além disso, ele pediu que pessoas que não sofreram fraudes evitem acessar o sistema apenas por curiosidade, para não sobrecarregar a plataforma.

“Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes, então, curiosos, não acessem o sistema. Vocês já foram avisados quem está livre de descontos. Deixe as pessoas fazerem os requerimentos naturalmente”, frisou Waller.

Canal de atendimento

Os segurados também podem acessar o serviço pelo canal telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para evitar congestionamentos, o INSS recomenda ligar após as 16h ou aos sábados.

Caso o beneficiário não tenha condições de pagar a multa pelos descontos indevidos, poderá solicitar a isenção, mediante análise do juiz responsável.

Cuidados e orientações

O INSS alerta que o pedido de ressarcimento deve ser feito somente por canais oficiais. Evite fornecer dados pessoais por telefone ou mensagem. Desconfie de contatos que peçam informações ou documentos.

O órgão também está monitorando os canais de atendimento para garantir o suporte necessário aos segurados. Nenhuma comunidade será excluída do procedimento, garantindo que todos os prejudicados possam solicitar a devolução dos valores.

 

G1

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Notí­cias

Governo muda regra de permanência no Bolsa Família

17/05/2025

Governo muda regra de renda e diminui tempo de permanência no Bolsa Família  | Blogs | CNN Brasil                                                                Foto: Lyon Santos

 

Na quinta-feira (15), o governo federal anunciou uma alteração significativa nas regras do programa Bolsa Família, conforme publicado no Diário Oficial da União. A mudança, assinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, afeta a regra de permanência do programa, que se aplica a famílias cuja renda per capita ultrapassa o limite de R$ 218, mas permanece entre R$ 206 e R$ 718. Essas famílias, que precisam comprovar vulnerabilidade, atualmente têm direito ao benefício por dois anos.

Com a nova portaria, a duração do benefício será reduzida para um ano, e o valor pago será de apenas 50% do que seria originalmente concedido. Importante destacar que essa alteração não afetará as famílias que já estão sob a regra de permanência. Para essas, o benefício de dois anos continua válido. A mudança impactará apenas aqueles que ingressarem no programa a partir de junho.

A decisão visa ajustar o programa às novas diretrizes do governo, mas levanta questões sobre o impacto nas famílias que dependem desse auxílio. A redução do tempo de permanência e do valor do benefício pode representar um desafio significativo para as famílias que já enfrentam dificuldades financeiras. A medida, que já está em vigor, será aplicada a partir do próximo mês.

 

Tribuna do Norte

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Enem 2025: prazo para pedir recurso na isenção da taxa termina nesta sexta (16)

16/05/2025

Solicitante deve acessar página do participante e enviar documentação necessária

Imagem da noticia Enem 2025: prazo para pedir recurso na isenção da taxa termina nesta sexta (16)

Provas do Enem 2025 serão no mês de novembro, em dois domingos | Divulgação/José Cruz/Agência Brasil

SBT News

Os candidatos que tiveram isenção negada na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 tem até esta sexta-feira (16) para apresentar recursos contra a decisão.

O mesmo prazo vale para candidatos do Enem 2024 que tiveram a justificativa de ausência nas provas reprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

+ MEC divulga lista de espera das vagas remanescentes do Fies

Veja como fazer

O candidato deve acessar a Página do Participante, no site do Enem para solicitar o recurso.

Para entrar com recurso da justificativa de ausência e do pedido de isenção da inscrição, é preciso enviar nova documentação.

Deverá constar nome completo em toda a documentação apresentada. As declarações devem estar datadas e assinadas. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB).

Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos, por exemplo, por pais ou responsáveis dos participantes.

+ Norte e Nordeste lideram déficit de professores com formação adequada e têm piores médias no Enem

No caso de recurso da isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025, o participante deve enviar nova documentação que comprove uma das situações definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Matriculadas na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;

Que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;

Em situação de vulnerabilidade socioeconômica e Integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e com renda familiar de até três salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo;

Participantes do programa Pé-de-Meia.

Os resultados finais com análise de recursos serão conhecidos a partir da próxima terça (22).

O candidato que tiver o pedido do recurso negado em definitivo deverá pagar a taxa para se inscrever no exame de 2025 entre 26 de maio e 6 de junho. As provas desta edição estão agendadas para dois domingos, dias 9 e 16 de novembro. As datas definidas foram anunciadas pelo MEC na última sexta (9).

 

SBT News

 

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Notí­cias

Maio Laranja: Conselho Tutelar de João Câmara participa da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes

16/05/2025

                                                                Foto: ctjoaocamararn

 

Na manhã desta sexta-feira (16), o Conselho Tutelar de João Câmara marcou presença no lançamento da programação oficial alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de João Câmara e contou com a presença de autoridades, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, que juntos reforçaram o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.

A programação visa mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da denúncia e do enfrentamento às diversas formas de violência sexual contra o público infantojuvenil, promovendo ações educativas e preventivas ao longo do mês.

 

Fonte: Blog de Assis Silva

 

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Taxa de desemprego entre adultos de 18 a 24 anos atinge 14,9% no 1º trimestre de 2025

16/05/2025

                                                             Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

 

A taxa de desemprego dos adultos de 18 a 24 anos foi de 14,9% no 1º trimestre de 2025. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta 6ª feira (16.mai.2025). Esse foi o menor nível de desocupação para o período da série histórica, iniciada em 2012.

A taxa de desocupação subiu de 12,9% no 4º trimestre de 2024 para 14,9% no 1º trimestre de 2025. A alta no início de cada ano é um movimento sazonal. Entre outros motivos, o fim dos empregos temporários de fim de ano contribui para a elevação da taxa nos 3 primeiros meses.

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua Trimestral. O instituto detalha estatísticas sobre o mercado de trabalho por faixa etária, cor da pele, sexo e região do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o cargo com a taxa de desemprego dos mais jovens em 16,4%, no 4º trimestre de 2022. Para o BC (Banco Central), a atividade econômica demonstra resiliência mesmo com a taxa básica, a Selic, em patamar restritivo para controlar a inflação. Um dos motivos é o mercado de trabalho aquecido.

O melhor desempenho do mercado de trabalho contribui para o aumento da renda e eleva o consumo. Segundo o Banco Central, há “ganhos reais acima da produtividade”. A autoridade monetária disse que a “inflexão” no mercado de trabalho é parte do mecanismo de política monetária, o que significa uma perda de dinamismo.

TAXA DE DESEMPREGO

O pico da taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos foi no 1º trimestre de 2017, quando foi de 28,1%. Historicamente, a desocupação do público mais novo é maior que a média da economia. O Poder360 mostrou que a taxa de desemprego entre todos os públicos foi de 7% no 1º trimestre.

Leia abaixo as taxas de desocupação por faixa etária no país no 1º trimestre de 2025:

De 14 a 17 anos: 26,4%, a mais baixa para o período desde 2014;

De 18 a 24 anos: 14,9%, menor para o período da série histórica;

De 25 a 39 anos: 6,5%, a mais baixa para o período da série histórica junto com o 1º trimestre de 2014;

De 40 a 59 anos: 4,7%, menor para o período desde 2015;

De 60 anos ou mais: 3,1%, a mais baixa para o período desde 2015.

Segundo o IBGE, as taxas subiram do 4º trimestre de 2024 para o 1º trimestre de 2025. Saiba o quanto aumentaram:

De 14 a 17 anos: de 24,7% para 26,4%;

De 18 a 24 anos: de 12,9% para 14,9%;

De 25 a 39 anos: de 5,8% para 6,5%;

De 40 a 59 anos: de 4% para 4,7%;

De 60 anos ou mais: de 3% para 3,1%.

Em números absolutos, a desocupação aumentou em todas as faixas de renda no Brasil do 4º trimestre de 2024 para o 1º trimestre de 2025. Leia abaixo:

De 14 a 17 anos: de 476 mil para 490 mil desempregados;

De 18 a 24 anos: de 1,93 milhões para 2,22 milhões de desempregados;

De 25 a 39 anos: de 2,4 milhões para 2,69 milhões de desempregados;

De 40 a 59 anos: de 1,74 milhão para 2,04 milhões de desempregados;

De 60 anos ou mais: de 267 mil para 272 mil desempregados.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

A venda de tadalafila no Brasil subiu 20 vezes em 10 anos e bate recorde

16/05/2025

                                                                Foto: Reprodução/TV Globo

 

Venda de tadalafila no Brasil saltou de 3 milhões em 2015 para 64 milhões em 2024, segundo a Anvisa.

A venda de tadalafila é quase 20 vezes maior agora do que há dez anos no Brasil. Para ter uma ideia, de cada 1 comprimido que era vendido antes, hoje são 20. Só em 2024 foram vendidos 64 milhões de unidades do medicamento – um recorde.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda da Metbala, uma gominha à base do medicamento que vinha sendo divulgada por um influenciador. O produto ajuda a explicar a alta no interesse pela “tadala” no país, puxada justamente pelo hype nas redes sociais, onde ganhou fama de recurso para “turbinar” o sexo e até promessas de que poderia aumentar o tamanho do pênis – o que não é verdade.

A tadalafila é um medicamento usado para tratar a disfunção erétil e está no mercado desde os anos 2000. Ela veio para substituir a sildenafila, o popular viagra, com ação prolongada e menos efeitos colaterais.

As redes sociais ajudam a explicar esse aumento. São milhares de vídeos de jovens e adolescentes contando que usam a “tadala”, como foi apelidada, antes de dates, de qualquer sexo e às vezes todos os dias. O medicamento virou até música, com o refrão: sabe qual é o segredo para aguentar a noite todinha? Tadalafila.

Os números mostram apenas os remédios à base de tadalafila produzidos por farmacêuticas e não incluem o mercado de medicamentos manipulados. Ou seja, o volume pode ser ainda maior.

A “tadala” é vendida sem retenção de receita. Com o fácil acesso, as farmácias relatam vender dezenas de caixas por dia. Segundo especialistas, estima-se que o país tenha cerca de 16 milhões de homens com disfunção erétil, e a fama do remédio ajudou quem tinha a doença, mas sentia vergonha de se medicar ou buscar ajuda.

A disfunção erétil é uma doença que se caracteriza pela dificuldade de ter ou manter uma ereção satisfatória para a penetração. A doença é diferente de episódios em que não se consegue ter uma ereção. A frequência é que determina a doença.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Carla Zambelli diz que não sobreviveria à cadeia

16/05/2025

                                                             Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputado

 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que não resistiria a uma eventual prisão, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão em regime fechado. “Pedi relatórios aos meus médicos, e eles são unânimes em afirmar que eu não sobreviveria à cadeia”, declarou. Segundo a parlamentar, ela sofre de síndrome de Ehlers-Danlos, depressão e uma disfunção cardíaca chamada taquicardia postural ortostática. Mesmo assim, garantiu que, se necessário, vai se apresentar à Justiça: “Mas não me vejo capaz de ser cuidada da maneira como devo ser cuidada”.

Zambelli foi condenada por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de falsidade ideológica. A defesa contesta a decisão e afirma que ela se baseia apenas em depoimentos de Walter Delgatti, responsável pelo ataque cibernético. O STF ainda vai publicar o acórdão, e a defesa pretende entrar com recursos. Até o trânsito em julgado, Zambelli permanece solta e mantém o cargo de deputada.

 

CBN Vale

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Urgente: Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em aves comerciais

16/05/2025

                                                                        Foto: Pixabay

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou, na quinta-feira (15), um foco de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A detecção ocorreu no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi informada na manhã desta sexta (16).

Com a confirmação, foi iniciado o protocolo de emergência sanitária: a área foi isolada, as aves remanescentes foram eliminadas e será feita uma investigação em um raio de 10 km para evitar a propagação do vírus.

Apesar do alerta, o consumo de carne de frango e ovos segue seguro, segundo o Ministério. A gripe aviária não é transmitida por meio da alimentação, e o risco para humanos é considerado baixo, restrito principalmente a pessoas com contato direto com aves infectadas.

O governo já informou aos órgãos internacionais e parceiros comerciais do país sobre a ocorrência.

Conforme o governo federal, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país — antes as ocorrências eram em aves silvestres. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.

*- O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave).

A China vai interromper a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias, informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à TV Globo, em Goiás.

Com a confirmação da doença, a área em Montenegro foi isolada e as aves restantes eliminadas. A Secretaria acrescentou que será conduzida uma investigação complementar em um raio inicial de 10 km da região de identificação do foco.

De acordo com a pasta, também foi registrada mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul. O local está fechado para visitação, e a Secretaria aguarda resultado dos testes realizados.

 

g1

 

 

Essa publicação é um oferecimento

GÁS - GST - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976, diz IBGE

16/05/2025

                                                              Foto: Isabel Pavia/GettyImages

 

Em 2023, o Brasil teve o menor número de nascimentos desde 1976, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados do Registro Civil divulgados nesta sexta-feira (16) mostram que, em 2023, foram registrados 2.518.039 nascimentos no país, um recuo de 0,8% em relação ao registrado em 2022. Foi o quinto recuo consecutivo. Para comparação, em 1976 foram 2.468.667, e, em 1977, 2.566.020.

O IBGE destaca, no entanto, que os dados da década de 1970 podem estar subestimados, devido à maior subnotificação de nascimentos naquela época.

A queda nos nascimentos é multifatorial, explica a pesquisadora do IBGE Klivia Brayner.

“As pessoas estão tendo cada vez menos filhos. Fazendo um link com o Censo e outras pesquisas, vemos a população crescendo em velocidade cada vez menor. O que a gente observa é que as mulheres estão adiando a vontade de ter filhos”.

Outros dados divulgados nesta sexta confirmam essa tendência:

Em 2023, 39% das mães tinham mais de 30 anos ao dar à luz; em 2003, eram 23,9%

Já o número de mães adolescentes caiu de 20,9% em 2003 para 11,8% em 2023.

No entanto, há diferenças regionais:

No Norte, 18,7% dos nascidos ainda são de mães com até 19 anos. O Acre lidera com 21,4%, seguido pelo Amazonas (20,5%).

Já o Distrito Federal tem a maior proporção de mães com 30 anos ou mais: 49,4%. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul e São Paulo, ambos com 44,3%.

Segundo projeções divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira vai começar a encolher em 2042. Segundo os números, sairemos dos atuais 203 milhões para 220 milhões em 2041 e, a partir do ano seguinte, começamos a encolher até chegar a 199,2 milhões em 2070.

 

g1

 

Essa publicação é um oferecimento

39 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Mãe e padrasto que confessaram ter matado filha de 2 anos têm prisão preventiva decretada

16/05/2025

                                                                              Foto: Reprodução

 

A Justiça do Rio Grande do norte decretou a prisão preventiva da mãe e do padrasto que confessaram ter matado a filha de dois anos, Maria Catarina Matias Firmino. A audiência de custódia do casal foi realizada na tarde de quinta-feira (15). O juiz homologou a prisão em flagrante e decretou a prisão preventiva.

A Polícia Civil do estado divulgou na manhã de quinta-feira (15) a investigação do caso que chocou o município de Afonso Bezerra, localizado na Região Alto Oeste do RN, a 176 quilômetros de distância de Natal (RN).

De acordo com a polícia, a menina de dois anos teria sido morta e enterrada pela mãe e pelo padrasto, que confessaram o crime. Ainda segundo a investigação, o corpo da criança não tinha sido localizado.

O casal estava detido na Delegacia de Polícia Civil de Angicos. A Justiça não informou para onde eles foram encaminhados após a audiência de custódia.

A Delegacia Regional da Polícia Civil está à frente do caso, que está sendo tratado como homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

O homem, que seria o padrasto da criança, levou os policiais até uma área de mata onde o corpo teria sido enterrado há cerca de um ano. No entanto, devido à extensão e à vegetação do local, o corpo ainda não foi localizado.

As diligências seguem em andamento para esclarecimento dos fatos e localização do corpo da vítima. A Polícia Civil do RN solicita o apoio da população com informações que possam colaborar com as investigações, por meio do Disque Denúncia 181.

A repercussão do crime provocou forte comoção não apenas em Afonso Bezerra, mas em todo o estado, reacendendo discussões sobre a vulnerabilidade de crianças em ambientes domésticos e a necessidade de fortalecimento das redes de proteção social.

 

Novo Notícias

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Notí­cias

[VÍDEO] 16 de MAIO: Dia do Profissional da Limpeza Urbana

16/05/2025

                                                                               Vídeo: Divulgação

 

Nossa homenagem e reconhecimento à categoria que, todos os dias do ano — faça chuva ou faça sol — é exemplo de trabalho e dedicação, atuando incansavelmente para manter nossas cidades limpas e mais humanas.

Aos Garis, Margaridas, Varredores, Coletores, Motoristas e Fiscais em todo o Brasil, Parabéns e Muito Obrigado!

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Notí­cias

Entenda decisão que condenou cabo por chamar tenente de “bunduda”

16/05/2025

Entenda decisão que condenou cabo por chamar tenente de “bunduda” - Blog do  BG                                                                       Foto: Reprodução

 

Uma decisão recente da Justiça Militar da União (JMU) condenou um cabo da Aeronáutica pelo crime de desacato a superior. A razão da condenação foi por chamar uma tenente da corporação de “bunduda”, em junho de 2024. A decisão reforça as implicações significativas relacionadas a questão de gênero no país.

O caso, analisado com base no protocolo de julgamento com perspectiva de gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), envolveu comentários inapropriados e de cunho sexual direcionados a uma segunda tenente da Aeronáutica.

Segundo a denúncia do Ministério Público Militar (MPM), o cabo Expedito Ferreira Neto foi acusado de desacatar a tenente em duas ocasiões.

Descrição do caso

O primeiro incidente ocorreu em 6 de março de 2024, durante uma ação institucional, quando o cabo, que atuava como motorista, dirigiu elogios inapropriados à tenente, chamando-a de “linda”, “a tenente mais simpática” e “mais linda”, mesmo após ela ter pedido para que parasse e informado que era noiva de outro militar e estava constrangida. Uma outra oficial testemunhou parte do ocorrido e confirmou o constrangimento da vítima.

O segundo fato, considerado mais grave pela corte, aconteceu em 5 de junho de 2024. A tenente entrou em contato com o cabo Expedito para solicitar transporte de vacinas, procedimento comum na época devido à inatividade do telefone do setor de transporte. Durante o trajeto, o cabo fez novas insinuações, convidando-a para “fugir com ele”.

Após a recusa firme da tenente, ele proferiu um comentário de cunho sexual: “ah tenente, que pena que seu coração já tem dono” e, ao chegarem ao destino, acrescentou que “a filha deles seria linda, pois ela é bunduda e ele também é bundudo e ia ser uma filha bundudinha”, deixando a tenente “estarrecida”.

A tenente Lira procurou sua superior, que a orientou a formalizar a ocorrência.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Das 6h às 17h: Ponte de Igapó deixará de ter terceira faixa a partir de segunda-feira; entenda a mudança

16/05/2025

                                                                  Foto: Heilysmar Lima

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que, a partir de segunda-feira (19), será iniciado a pavimentação da última faixa da Ponte de Igapó, no sentido Centro/zona Norte. Com isso, o tráfego será reduzido para duas faixas – no lado zona Norte/Centro – conforme já acontecia.

De acordo com o Dnit, os serviços serão realizados das 6h às 17h. Após esse horário, a terceira faixa voltará a ser liberada para o fluxo de veículos.

“Apesar dos transtornos temporários, a previsão é de que, até o final deste mês de maio, todas as quatro faixas da ponte estejam plenamente liberadas para o tráfego”, explicou o Dnit.

Segundo informações repassadas ao PORTAL DA TROPICAL, a expectativa é que a ponte seja totalmente liberada na quinta-feira (22). No entanto, a informação ainda não foi confirmada pelo Dnit.

“As intervenções são fundamentais para garantir a segurança viária e o pleno funcionamento da estrutura, beneficiando milhares de condutores que utilizam diariamente esse importante corredor de ligação com a zona Norte da capital”, acrescentou a autarquia.

O Dnit solicitou ainda a colaboração de todos os motoristas, reforçando a importância da atenção redobrada e do respeito à sinalização temporária e às orientações dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), que estarão presentes para apoiar a operação durante esta etapa da obra.

 

Portal da Tropical

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Jovem de 14 anos com leucemia busca doador de medula óssea compatível

16/05/2025

                                                                            Foto: reprodução

 

Bernardo, um adolescente de 14 anos, foi diagnosticado com leucemia em 2023 e desde então vem enfrentando a doença com coragem e alegria. Agora, ele precisa da solidariedade para encontrar um doador de medula óssea compatível.

Uma campanha de doação está sendo feita nas redes sociais pede que voluntários busquem o Hemonorte no dia 17 de maio, das 13h às 18h, para realização de cadastro. A ação busca cadastrar possíveis doadores que se enquadrem na faixa etária de 18 a 34 anos e 6 meses.

A campanha reforça que a esperança de Bernardo pode estar na medula de qualquer um de nós. “Você pode ser a chance de salvar sua vida!”, destaca o apelo feito nas redes sociais.

A doação de medula é um gesto simples, mas que pode salvar vidas.

 

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Notí­cias

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

16/05/2025

                                                               Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem confirmar diretamente no aplicativo (app) Meu INSS se o desconto de mensalidades de associações identificado em seu benefício foi autorizado pelo próprio segurado ou não.

Também é possível fazer pela Central de Teleatendimento 135 o mesmo procedimento de confirmação ou não da autorização e o pedido de devolução do dinheiro. O serviço telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h e já está disponível. Na última terça-feira, o INSS enviou notificação para os que tiveram descontos indevidos em seus contracheques.

Desde a semana passada, quem não teve descontos associativos recebeu a seguinte mensagem: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício."

Canais oficiais

A Central 135 e o aplicativo Meu INSS são os únicos canais que o governo federal está usando para informar sobre os descontos indevidos e para pedir o reembolso. Os beneficiários também podem conferir o nome das associaçõe que autorizaram os descontos.  

O canais foram disponibilizados nesta semana depois que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem, no fim de abril, a Operação Sem Desconto, com foco  nas autorizações indevidas de descontos nos contracheques dos segurados do INSS.

À Agência Brasil, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está colaborando com a área técnica do INSS para planejar atendimento presencial dos aposentados e pensionistas lesados. As agências dos Correios poderão atender em especial aqueles beneficiários com dificuldade para acessar os meios digitais.

Passo a passo no app

Para confirmar se autorizou ou não os descontos, os aposentados e pensionistas devem baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets.

Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço "Consultar Descontos de Entidades Associativas". Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o internauta poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.

Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, o internauta verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.

No próximo passo, as entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista.

Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes. Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.

Vítimas dos descontos

A aposentada de Brasília, Neide Freitas, de 71 anos, recebeu na terça-feira a mensagem de que havia a ocorrência de descontos no benefício mensal relativos a mensalidades de associações. Menos de 24 horas depois, ela conseguiu notificar o INSS que os valores foram descontados indevidamente. Neide já sabia dos descontos desde 2023.

“Na época, eu liguei para o INSS e falei com a moça que eu não tinha autorizado aquele desconto e ela falou que ia bloquear.”

O bloqueio solicitado foi feito com sucesso, mas, até os dias atuais, o valor mensal de cerca de R$ 79 nunca retornou. “Só parou de descontar e pronto”, lamentou a aposentada.

Neide não quer ficar no prejuízo e aguarda o reembolso dos valores. “Eu me senti lesada porque é um dinheiro que faz falta e diminuiu o meu orçamento.”

Outra aposentada moradora do Distrito Federal, Lucinéia Siqueira, acessou o aplicativo Meu INSS no primeiro dia em que a notificação sobre o desconto foi disponibilizada e recebeu prontamente a confirmação.

A aposentada, então, registrou nesta quarta-feira (14) a opção de que não tinha consentido qualquer débito. “Eu me sinto lesada e invadida porque eu não autorizei isso.” No mesmo momento, entra a mensagem de que o pedido de devolução do dinheiro foi realizado com sucesso, com o respectivo número do protocolo.

A confirmação de que houve desconto no benefício da segurada não chega a surpreender Lucinéia. Em janeiro deste ano, ela havia percebido o débito de R$ 87 em seu extrato de pagamentos. Lucinéia, então, reclamou no telefone 135 e não houve novos descontos nos meses seguintes. Porém, a aposentada não sabe quando a fraude teve início em sua aposentadoria, porque ela não acessava o dispositivo há alguns meses e, depois, não conseguiu visualizar os extratos anteriores.

Agora, a vítima das cobranças indevidas tem esperança de que os valores sejam devolvidos. “Estou acreditando que o dinheiro vai voltar para mim porque se a gente perder a fé, o que a gente faz? Mas eu tenho esperança que me devolvam.”

Alerta de golpes

Em seu site, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail, Whatsapp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. [...] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia em nota.

As informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas pelos meios oficiais do instituto: o site do INSS e as redes sociais oficiais do INSS com símbolo de conta verificada. Em caso de dúvidas, os cidadãos devem ligar na central de teleatendimento 135. 

 

Agência Brasil

 

Essa publicação é um oferecimento

39 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Mossoró realiza vacinação contra a Influenza neste sábado (17)

16/05/2025

                                                                 Foto: Rodrigo Nunes/MS

 

A Prefeitura de Mossoró irá disponibilizar pontos extras de vacinação contra a Influenza neste sábado (17). A população poderá buscar o serviço nos seguintes locais: UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel); UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição). O funcionamento ocorrerá das 8h às 16h.

Além da vacinação contra a Influenza, a população poderá se imunizar com as demais vacinas de rotina, conforme critérios de faixa etária, preconizados pelo Ministério da Saúde para cada tipo de imunizante.

É importante que no ato da vacinação contra a Influenza, as pessoas levem documentos comprobatórios que pertencem a um dos grupos prioritários. E ainda, se faz necessário apresentação de um documento oficial.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Das 6h às 17h: Ponte de Igapó deixará de ter terceira faixa a partir de segunda-feira; entenda a mudança

16/05/2025

                                                                  Foto: Heilysmar Lima

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que, a partir de segunda-feira (19), será iniciado a pavimentação da última faixa da Ponte de Igapó, no sentido Centro/zona Norte. Com isso, o tráfego será reduzido para duas faixas - no lado zona Norte/Centro - conforme já acontecia.

De acordo com o Dnit, os serviços serão realizados das 6h às 17h. Após esse horário, a terceira faixa voltará a ser liberada para o fluxo de veículos.

"Apesar dos transtornos temporários, a previsão é de que, até o final deste mês de maio, todas as quatro faixas da ponte estejam plenamente liberadas para o tráfego", explicou o Dnit.

Segundo informações repassadas ao PORTAL DA TROPICAL, a expectativa é que a ponte seja totalmente liberada na quinta-feira (22). No entanto, a informação ainda não foi confirmada pelo Dnit.

"As intervenções são fundamentais para garantir a segurança viária e o pleno funcionamento da estrutura, beneficiando milhares de condutores que utilizam diariamente esse importante corredor de ligação com a zona Norte da capital", acrescentou a autarquia.

O Dnit solicitou ainda a colaboração de todos os motoristas, reforçando a importância da atenção redobrada e do respeito à sinalização temporária e às orientações dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), que estarão presentes para apoiar a operação durante esta etapa da obra.

 

Portal Tropical

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

Gkay, Jojo Todynho e mais: veja as celebridades que ainda devem ser ouvidas na CPI das Bets

16/05/2025

                                                                 Foto: Reprodução

 

Ao longo das próximas semanas, a CPI das Bets do Senado pode ouvir uma nova leva de celebridades.

A comissão de inquérito tem uma extensa lista de convocações e convites já aprovados e que aguardam apenas o agendamento dos depoimentos. Cabe ao presidente do colegiado, senador Hiran Gonçalves (PP-RR), definir a pauta.

Após os depoimentos de Virginia Fonseca e Rico Melquiades, a CPI tem 18 influenciadores digitais e famosos na lista de convocados e convidados.

A maior parte deles (nove) foi convocada a depor na condição de investigado, o que torna a presença facultativa.

Entre os nomes, estão dois dos cantores mais ouvidos do Brasil, Wesley Safadão e Gusttavo Lima, e as celebridades Gkay e Jojo Todynho, que juntas têm mais de 40 milhões de seguidores.

Sete influenciadores foram convocados na condição de testemunha — o que obriga o comparecimento. Estão nessa categoria nomes como os ex-BBBs Viih Tube, Rodrigo Mussi e Eliezer.

Outros dois famosos foram convidados a prestar depoimento — e podem escolher ir ou não à CPI. São eles: Felipe Neto e Mayk Santos.

A relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), acredita que as oitivas vão ajudar a desenhar as estratégias de comunicação e atração de novos apostadores, além de discutir uma possível regulamentação da publicidade de apostas.

Há, ainda, uma frente de investigação sobre a existência de cláusulas contratuais que podem garantir aos influenciadores um bônus sobre as perdas de apostadores.

As celebridades investigadas

Gusttavo Lima

Wesley Safadão

Jojo Todynho

Gkay

Tirulipa

Jon Vlogs

Kaká Diniz

Pâmela Drudi

Adélia Soares

Os influenciadores que são testemunhas

Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra

Viih Tube

Eliezer

Rodrigo Mussi

Felipe Prior

Chefinho

 

G1

 

Essa publicação é um oferecimento

39 MILHÕES DE ACESSOS!

Primeira páginaAnterior Próxima Última página